Crítica: O Último Mestre do Ar

M. Night Shyamalan se afasta mais do espetáculo e inaugura o cinema zen de ação

Marcelo Hessel
19 de Agosto de 2010

O Último Mestre do Ar

O Último Mestre do Ar

The Last Airbender
EUA , 2010 - 103 minutos
Ação / Fantasia

Direção:
M. Night Shyamalan

Roteiro:
M. Night Shyamalan

Elenco:
Noah Ringer, Dev Patel, Nicola Peltz, Jackson Rathbone, Shaun Toub, Aasif Mandvi, Cliff Curtis

Regular
last airbender
last airbender
last airbender

Toda a tradição do showbiz dos Estados Unidos está ligada à ideia de performance, do vaudeville à comédia stand-up. Não é difícil, então, entender por que M. Night Shyamalan tem sido tão espinafrado por lá. Cada vez mais, os filmes do diretor parecem ir contra o princípio do espetáculo.

Evidentemente, Shyamalan colabora com a crucificação - pelo menos desde 2006, quando sua rixa com a Disney serviu de tema de livro e os críticos viraram motivo de piada em A Dama na Água. Se o cineasta já parecia confortável interpretando o papel do autor incompreendido, esse processo se consumou este mês quando o estadunidense de ascendência indiana disse que seus filmes têm "uma sensibilidade europeia" que seus compatriotas não entendem.

O Último Mestre do Ar (The Last Airbender, 2010) é defeituoso, independente do continente onde seja exibido, mas está longe de ser o desastre nuclear que a crítica dos EUA pintou. Não dá pra julgar o filme sob a ótica do espetáculo se a sua proposta é o minimalismo e a interiorização. Aliás, nesse ponto, o longa é o avesso da série animada que lhe deu origem, que recorre ao humor o tempo todo, como um escape, para aliviar o peso do arco dramático. (Comparamos o desenho e o filme mais detalhadamente no Da Frigideira.)

A síntese da política antiespetáculo de Shyamalan, se dá pra chamar assim, é a maneira como ele enquadra e coreografa a ação, privilegiando os acontecimentos no segundo plano e a fluidez dos planos-sequências. É uma atitude zen por excelência - a luta de Aang (Noah Ringer) não é contra a Nação do Fogo, mas para superar o luto, encontrar sua paz interior etc. Centralizar o herói no primeiro plano e ver como ele reage (ou como não reage) a tudo o que acontece panoramicamente ao seu redor é o teste que Shyamalan impõe à concentração de Aang.

Fazer cinema zen de ação é uma contradição de termos? Talvez. Mas as escolhas de mise-en-scène têm sua justificativa; é no roteiro que está o ponto fraco. Os filmes anteriores do diretor lidavam com um volume restrito de informações - na verdade, no suspense, o essencial é omiti-las o máximo possível. Já em O Último Mestre do Ar, o primeiro trabalho de Shyamalan com um roteiro adaptado, a quantidade de dados é consideravelmente maior - afinal, toda a primeira temporada do desenho é condensada. No fim, a exposição acaba dominando a cena.

Isso significa que a maioria dos diálogos serve a um propósito funcional: sempre existe alguma informação a ser transmitida, e até na última fala do filme recebemos dados novos. Quem conhece o desenho talvez não se sinta tão perdido na torrente expositiva. Quem não conhece pode sair de O Último Mestre do Ar com a sensação de ter se afogado no didatismo.

Omelete Entrevista: M. Night Shyamalan
Assista a clipes

Saiba onde O Último Mestre do Ar está passando



Comentários (224)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Guilherme Santos Guilherme Santos (25/01/2014 11:36:03)   -1 -1
Não tem nada a ver com o anime.



sem avatar Rômulo (13/01/2014 21:44:32)   6 0
Este filme resume toda temporada da série de animação o último mestre do ar.



André Filipe André Filipe (10/06/2013 08:21:23)   1031 -2
olha,eu quando vejo adaptações,eu analiso sempre a fidelidade,e a historia do filme foi fiel.

n foi um filme fantastico,mais foi um bom filme!!



Rogue Rogue (28/04/2012 22:06:10)   708 0
De fato o roteiro de 'O ultimo mestre do ar' deixou a desejar, mas não há como negar a qualidade tecnica do filme que é incrivel. A direção de arte está fantastica e a trilha sonora também. Enfim,visualmente o filme está impecavel mas é como o Hessel falou as informações chegando a todo o instante chegam a irritar. Mas a meu ver a qualidade tecnica consegue superar essas falhas de roteiro, e foi uma pena que a franquia tenha afundado antes mesmo de começar, porque até a cena final dá um gostinho de 'quero mais só que dessa vez acertem onde erraram!' rsrsrs

Mas a nova ( e não menos excelente ) animação 'A lenda de Korra' tá aí para quem sabe tentarem fazer algum filme novamente...é... sonhar nerdisticamente não custa nada...



Alerson Alerson (21/02/2012 17:20:29)   1290 0
Honestamente eu gostei do filme,uma pena que não há um mínimo comentário sobre uma continuação,pois minha personagem preferida q é a irmã do Zuko só aparece na última cena.



sem avatar Rodrigo (05/12/2011 10:54:56)   -2 -2
Na real não assisti o desenho, por que achava meio chato...mas achei o filme bom, está longe de ser um sucesso e tal, mas gostei das cenas, da história, achei que foi muito bem contado, gostei muito das cenas de luta (pô vai disse que dragon ball fico bom rsrs), em vistas dos outros filmes que eram desenhos ou games e transformaram em filme esse foi show de bola! curti pra caramba, quem é leigo igual eu na história acho que em nenhum momento ficou perdido, agora to ansioso pela continuação!!!



Paulo Paulo (10/04/2011 01:39:35)   16 -2
Excelente filme. Excelente.



- Muuka - Muuka (27/02/2011 10:06:32)   108 -2
Eu curti. O 3D foi horrível, mas achei um bom passatempo.

Para quem gosta de entretenimento, é bom até .



edgar edgar (27/02/2011 06:16:48)   143 0
@lukas espero que você esteja sendo ironico.
@Carlos,você esqueceu da divulgação!
foram 110 milhões ou seja 260 milhões ou seja fracasso.



sem avatar lukas (30/01/2011 13:33:14)   -5 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Publicidade
gisele gisele (25/01/2011 00:28:49)   1 0
cade a insegurança do personagem principal que viamos na historia original...tinha uma pitada grande de humor que nao vi no filme...ai ai.nao gostei.



Rogério Rogério (24/01/2011 21:01:50)   -1 0
Não sei se foi por que eu vi só umas partes do desenho e ja entendia mais ou menos ele (assim como o shyamalan deve ter visto) achei o filme bem divertido, o visual ficou perfeito. Quanto ao roteiro, bom acho que só ia ficar no mesmo nivel do desenho se tivessem feito uma série ou um filme bem compridão mesmo, a lá senhor do seu anel.



giuseppe giuseppe (08/01/2011 01:36:32)   56 1
que puta filme medonho de ruim. desde os atores até os efeitos especiais. gagada feia para o shyamalan



Carlos Carlos (14/12/2010 20:27:43)   1818 0
Bem fraco o filme...

Acho que o Shyamalan poderia ter feito uma adaptação muito melhor do desenho (que é muito bom)...
Mas infelizmente ele só usou e abusou dos efeitos (que por sinal são excelentes) e esqueceu de desenvolver os personagens e o roteiro!!
O filme não chega a ser tão ruim quanto os críticos americanos falaram, mas podia ter sido bem melhor...

Espero que o Shyamalan concerte os erros do 1º e faça uma continuação digna do desenho!!

Obs.: Creio eu que vá sair uma continuação já que o 1º filme foi razoável em bilheteria (Custou 150 milhões de dólares e fez 318 milhões em bilheteria mundial)



Tiago Dos Santos Tiago Dos Santos (13/12/2010 18:11:49)   -12 0
O desenho é ótimo e como já vi nos comentários merecia uma adaptação melhor. Isso é o que dá escolher um diretor DECADENTE como o tal do M. Night...esse BOSTA arruinou o filme.OBS: a dublagem brasileira tá péssima. Alguém devia ter avisado a eles que apesar de escrever Ang lê-se Eng.



Fernando Fernando (07/10/2010 23:22:58)   0 0
Então, achei que perderam a chance de criar uma trilogia de uma proporção parecida com O senhor dos aneis, pelo que pode se aproveitar de cenas, clima e batalhas , com filmes longos mas que entreterem bastante e nos faz comprar depois e assistir sempre ... abraço a todos



Fabio Fabio (06/10/2010 00:17:02)   -1 0
O filme é bem fraco mesmo. Mal estruturado, atuações péssimas, personagens sem sal, diálogos rasos e por aí vai.
Mas vale a pena dar uma conferida. O problema maior é que a história do desenho até que é bacana. Merecia uma adaptação melhor



sem avatar Roberto (03/10/2010 21:17:42)   0 0
Nunca vi o desenho Avatar na vida e vi o filme hoje(torrent).

Na boa,foi um bom passatempo.Se é fiel ao original ou não,é outra coisa.

Não é o bicho papão que muita gente pintou.
Uma opinião de quem apenas curte um entretenimento....



Marcio Marcio (03/10/2010 15:01:03)   0 0
Decepção total com este filme.
Shyamalan anda pisando na Bola feio.



sem avatar Leonardo (01/10/2010 17:34:06)   0 0
Nunca assisti o desenho e tenho que falar que não concordo com as críticas ao filmes, pois em momento nenhum eu fiquei perdido no filme. Logo, não acho que é necessário ter visto o desenho para entender.

O único porém do filme são as atuações são péssimas. O ator do Aang e da Katara são muito ruins.

No mais achei um filme divertido com cenas de bem coreografadas com problemas sérios nas atuações e alguns problemas de edição.



Publicidade
Rodrigo - O Original Rodrigo - O Original (29/09/2010 21:10:21)   7 0
Achei muito fraquinho o filme.
O roteiro até pega as partes mais importantes da primeira temporada, mas as desenvolve muito porcamente. Talvez com uma maior duração desse pra resolver isso. Sei lá, acho que associaram desenho = crianças = filme de duração curta.
E os furos de roteiro são grosseiros. Só pra citar um exemplo bem do comecinho do filme, como que a Katara faz todo aquele discurso de que o Aang era responsabilidade deles, que tinham de salvá-lo... e só tem a curiosidade de perguntar o nome dele após TODA a viagem até o templo dos nômades do ar?
Os personagens estão todos meio "bleh", não tem nenhum com um arco dramático bem trabalhado. Zhao era simplesmente patético.
Os diálogos não são interessantes e alguns são muito ruins (como quando a Yue conta sobre a cor do cabelo). Além disso, o filme é excessivamente expositivo.
Os efeitos estão razoáveis, não os melhores, mas suficientes para a história que é contada. O figurino e as locações estão ok.
As cenas de ação, bem... as melhores já foram TODAS mostradas nos trailers. Se as cenas não empolgam, ao menos não são filmadas com cortes e movimentos de câmera rápidos ininteligíveis (o que hoje em dia é um elogio). 2 momentos anti-climáticos me irritaram (Katara vs Zuko e Aang em modo avatar).
O tom do filme não convence. Tenta-se passar um clima de seriedade que simplesmente não funciona. A tensão não funciona, já que o telespectador (pelo menos no meu caso) pouco se importa com os personagens [SPOILER] "morre logo, yue, não tô ficando nenhum pouco comovido com seu sacrifício" [/SPOILER]. A trilha sonora enche o saco, sempre tentando passar um tom solene que não funciona no filme.
Quanto ao 3D, muitas vazes parecia se aplicar apenas às legendas.
Quando fui assistir não tava achando que seria dos melhores, mas também duvidava que era essa bomba toda que a crítica estava pintando. Expectativa era de um passatempo razoável, não 102 min que demoraram uma eternidade para passar.



Pri Pri (16/09/2010 13:54:38)   -1 -1
Não gostei... filme fraquinho fraquinho!!



Luigi Luigi (08/09/2010 14:35:45)   0 0
Eu acompanhei o desenho desde de o primeiro episódio até o último,e vi o filme...Não gostei muito pois,o filme erra e oculta algumas coisas do desenho,como exemplo:O tio do príncipe zuko no desenho é gordão e com cabelo branco já no filme colocam um ator magro com cabelo preto,eles não q a princesa da nação da água do norte tinha ja um casamento arranjado,que a Katara não pode no ínicio treinar a dominação de água por ser mulher e o avatar do desenho é engraçado e faz um monte de brincadeiras já no filme é um japa totalmente sério....sem falar sobre a dublagem q não tem nada haver com o desenho,tirando o príncipe zuko,pois sua dublagem é igualzinha a do desenho.
Teve outros erros no filme como passarem muito algumas coisas,mas se vc nunca viu o desenho,vai adorar o filme



sem avatar andré (05/09/2010 12:45:57)   0 0
me cadastrei no site só pra comentar desse filme. nunca assisti o desenho e fui ao cinema por causa da minha noiva, fã do desenho. EU GOSTEI MUITO DO FILME.só achei estranho muitos atores indianos (como alguem disse em um coment anterior) e ocidentais, deveria ter mais japas no filme. e o não uso do nome AVATAR



sem avatar Filipe (03/09/2010 13:53:39)   0 0
Foi mal ae Vismael, mas os produtores só deram um toque.....eles mesmos na ficaram meio sem querer comentar o filme....rsrss Os produtores só falaram por cima para que esse animal do ShyaMALA(Mauro) não fizesse uma merda pior. Já pensou como seria sem eles??? E tem mais. Aang com depressão? Não poderia ser mais errado. Os nômades do ar são monges, a morte para eles é só uma passagem. Por isso no desenho o foco não é a depressão, mesmo que o Aang ainda fique triste com a morte do seu povo. Alguem também notou a falta de(como posso dizer) ritmo entre os golpes e as dobras? Te umas partes onde o Aang movimenta os braços de um lado para o outro e a água só sobe. rsrsr Se o mais legal do desenho era essa movimentação. Só tenho a dizer: JABULANIIIII



joao joao (01/09/2010 20:58:37)   -3 0
Eu achei o filme bom, poderia ser melhor. Com tudo, O Último Mestre do Ar, não foi uma adaptação tão ruim quanto falam por aí, Dragon Ball Z Evolution ainda conseguiu ser pior! Isso sem contar que filme “A lenda de Chin li foi tão ruim quanto um peido cheiroso.



sem avatar Carla (01/09/2010 08:51:50)   1 0
Fora o sono que acaba vindo graças a falta de ação e burrice do personagem principal!



sem avatar Carla (01/09/2010 08:49:52)   1 0
Decepção! Como sempre jogos e desenhos que viram filme nos decepcionam! Final que simplesmente deixa bem claro que haverá o 2, deixando com que o filme ficasse incompleto! Vale 2 OVOS no máximo!



sem avatar rafael clayton (31/08/2010 09:10:17)   0 0
O curioso é que as críticas quase me levaram a não assisti-lo, por sorte, me esquivei. Como bom fã de M. Night fiquei com raiva do usurpador AVATAR de Cameron que de enredo foi um fracasso. Enfim, as críticas servem simplesmente para medir o grau de egocentrismo de cada um. O filme é bom e espero que tenha continuações. A única ressalva é Sokka que é muito sem graça. Ah, a cena final é de arrepiar.



sem avatar rafael clayton (31/08/2010 09:05:47)   0 0
Assisti ao filme e fiquei impressionado. Assisto à séria pela tv a cabo e gostei bastante dos efeitos especiais apresentados na tela do cinema. O que foi relevante para mim, na medida em que o filme começou, foi a simplicidade das cenas e seus efeitos, o que se faz necessário em um filme que tem algo a dizer sobre bondade e etc.



Publicidade
Vismael Vismael (31/08/2010 02:47:01)   181 0
@Mateus "Más se o diretor não tinha capacidade para fazer isso, devia ter convidado um fã da série para ajudá-lo,"

Se não me falha a memória, li aqui mesmo no Omelete q os CRIADORES do desenho ajudaram Shyamalan a fazer o roteiro.

Seus argumentos são tão fracos q me fez perder o desejo de contra argumentar.

Parece q tem um monte de gente aqui q se "contamina" e se sugestiona: é só alguém falar mal de alguma coisa q vem um monte descer a lenha com os mesmos argumentos repetidos, e nem se dão o trabalho de LER ou tentar entender o q os outros dizem.

É a reclamação pela pura e simples reclamação.



sem avatar Mateus (30/08/2010 12:12:10)   0 0
Tem um filho de .......uta que questionou os "fanzóides". Vai para a ....ta que o ....iu. Se o filme não foi feito para os fãns, para os id.... que nunca ouviram falar da história ou se interessaram por ela é que não foi. Suker! Mother fucked!



sem avatar Mateus (30/08/2010 12:09:16)   0 0
Sou fã do desenho e fico triste pois o filme me decepciou de tal maneira que me fez perder o desejo de assistir os próximos. Entendo que as adaptações sempre detonam com as histórias originais, mas chegar ao ponto de recriar a história e modificar o cerne de onde foi baseado é um abuso.

Assisti ao filme em 3D e confesso: - Não vale à pena. O filme não foi feito em 3D e por isso não tem nenhuma cena feita com impacto suficiente para utilizar essa tecnologia.

História - Até entendo que compactar mais de vinte capítulos em uma hora e meia de filme é difícil. Más se o diretor não tinha capacidade para fazer isso, devia ter convidado um fã da série para ajudá-lo, assim o filme ficaria fiel a história.

Filme comercial - Dá vontade de mandar esse filhos de uma .... enfiar o filme no ..... Fizeram um filme com um monte de efeitos especiais colocaram bordões e mataram os personagens. A Katara parece uma biblioteca ambulante. O Aang estava com depressão e o Sokka era uma tarado sem graça e sem a atitude de lutador que ele tem. O Momo quase não aparece e o Apa ficou em quinquagésimo plano. O Zuko é um otário e o tio Ayro, ele é cômico e inteligente, dotado de grande sabedoria, por que no filme não tem isso? O Zao é idiota a um ponto irritante e o Senhor do fogo parece um biba errustida.

Outra coisa, quem disse que o filme era para ser feito na índia. Nunca vi tanto ator com descendência árabe ou indiana em um filme da índia, por que tinha que ser assim no Avatar?

E o abuso de dizer que os dobradores de fogo não podem criar o fogo do nada. O filme ficou uma ......

Esse Shyamala precisa pegar o documento que prova que ele é um diretor e enfiar tão fundo no buraco negro dele, que assim ninguém mais vai contratar ele.

Não precisamos que ele estrague outra grande história, como fez com essa.



dr Victor dr Victor (30/08/2010 10:39:07)   5 0
Achei justissima essa crítica. Sim, faltou o elemento comico, mas o maior problema foi a quantidade de informações em um filme que deveria ter no mínimo duas horas.
Espero que tenha uma versão do diretor em DVD, valeria bem mais a pena.



Mauro Mauro (30/08/2010 06:52:49)   41 0
Alias esse povo do fogo é da mesma origem do ShyaMALA né??? kkkkkkkkkkkk...



Samuel Samuel (30/08/2010 02:22:26)   34 0
Acho que o Marcelo Hessel pegou pesado.

É como disseram. 2 Ovos mereciam outras adaptações aí, que realmente ficaram ruins e distorceram completamente o conceito orignal de suas obras. Dragon Ball cocolution, Chun-LANA, entre outros, estão nesta lista.

Olha só, duas coisas que a "crítica" não tem do por quê reclamar:

1- Fator Cômico do Aang. Pohaaaaa, o muleque foi responsável pela morte do templo INTEIRO dele, como querer cobrar a personalidade completamente destrambelhada que ele tinha no desenho? No desenho funciona pq estamos lidando com algo feito para crianças e talz, mas.. filme é filme, né?

Tenho certeza que se ele fosse o "engraçadão" a crítica ia reclamar do mesmo jeito. Acabariamos caindo naquele famoso erro do "nada ta bom".

2- Muita informação. Ta legal, realmente é muita .Eu não assisti o desenho, achei muita mesmo, mas no final não atrapalhou muito. O lance é: tinha outro jeito de fazer isso? O cara teve que comprimir uma temporada inteira em um filme, era óbvio que ia dar nisso, sendo que o objetivo é seguir a linha "1 filme por livro".

Enfim... poha, omelete! Coitado do filme, ele merecia uns 3 ovinhos, vai?



Thiago-Impulso Thiago-Impulso (29/08/2010 23:44:45)   92 0
Ha sim... Todo mundo que está reclamando do filme com certeza tb conhece muito bem o desenho.
Não acho que os fãs de Senhor dos Aneis tenham gostado tanto do filme quanto aqueles que nao leram o livro antes de ver o filme.(entres outros ...)

*Filipe (um comentario bem anterior)
Eh bom ver a opiniao de um outro praticante de Kung-fu.
Eu pratico Kung-fu/Wushu Shaolin do Sul a 10 anos,atleta de Sanshou a 5 anos e tenho um conhecimento básico em outras áreas do kung-fu e posso te dizer que as lutas do filme são (na minha visão) 80% tai chi (de nivel iniciante) e 10% wushu (nivel iniciante tb) e 10% improviso (bem feio!)
Eu acho q houve uma tentativa de respeito para com as variaçoes do kung-fu, por assim dizer.Mas colocar um muleque como akele que fez o Aang pra fazer uma postura correta eh bem complicado.

Obs:No desenho se vc olhar os creditos após cada episódio vc verá que há um Sifu que é responsavel pela consultoria de artes marciais. E só por curiosidade, pra quem lembra do episódio dos dragões, no qual eles fazem os movimentos para conseguir o Ovo dourado... O movimento não fica tao longe assim do Taolu do Dragão praticado no Kung-fu Shaolin do Sul



Thiago-Impulso Thiago-Impulso (29/08/2010 22:53:45)   92 0
Bom, parece que eu estou com a minoria...

Acabei de ver o filme e acho q ele merecia ao menos 3 ovos.
Isso pq o filme foi o mais fiel possivel em uma adaptação, temos q ser realistas, a parte cômica do desenho eh para mante-lo na classificação infantil... é sem duvida uma mudança muito drástica tirar o humor quase que por completo.(mas se o desenho não tivesse o humor seria mt perto do q é o filme)

Mas acho que o que encanta os adultos a vermos Avatar não é propriamente o humor mas sim as artes marciais.
Claro, concordo, é muuuita informação ao mesmo tempo... mas pra resumir o livro 1 inteiro a um filme nao poderia ser diferente.
Quanto a escolha dos atores, realmente há MUUUUITOS problemas, mas achei tolerável... exceto por Ozai... que parece mais gerente de callcenter na India.(ficou RUIM demais)
Fora isso deu pra tolerar o guardião do Aang será o unico negro entre os nomades do Ar, a Katara ser branca.. e o Zuko tem uma marca que soh se consegue ver com muuuuuita força de vontade.

E achei mt correto o fato de dobradores de fogo nao poderem criar, afinal no desenho ele sao os unicos que criam e inteligente o fato de alegarem que soh os mais poderosos conseguem criar fogo a partir do próprio Chi.
Mas no total... Gostei muuuito do filme, espero realmente que façam filme dos outros livros.



sem avatar July (29/08/2010 21:55:31)   -3 0
Eu gostei do filme. Vi toda a série na Nick, o filme é uma adaptação para o cinema e como tal tem os seus defeitos. Acho isso normal e aconteceu com TODOS os filmes adaptados que já vi, de desenhos a livros. Se querem ver a história na integra e com toda a sua beleza, assistam ao desenho.



Julien Julien (29/08/2010 14:50:44)   0 -1
Nossa, o que está havendo com o nível dos comentários ake no Omelete? Meu Deus, será que as pessoas estão tão estúpidas assim mesmo ou é só aqui? Nunca li tantos argumentos sem propósito.
O Aang sério ficou demais, será que vocês não entendem nada de "clima de um longa"? Será que vocês não entendem que no desenho funcionava ele ser bobão, no filme não? Será que o fato dele ter um clima denso NÃO O TORNA RUIM? O que torna o filme fraco são outras razões, mas são sempre os fanzóides que falam as coisas sem pensar direito.



Publicidade
Lücasb Lücasb (29/08/2010 11:36:13)   0 0
Eu não sei o que realmente achei desse filme... as vezes acho que foi um fiasco, as vezes acho que não foi tão ruim...
Acho que o principal ponto perdido foi o fato do desenho ser mais cômico. Não gostei do fato das informações serem vomitadas para você de uma forma muito rápida e as vezes meio confusa... Falo isso porque eu assisti todos os capitulos do desenho.
Tenho a impressão que The Last Airbender poderia ser uma série, que seria muito mais legal e com certeza mais fiel.



Mauro Mauro (29/08/2010 11:06:52)   41 0
Q filme PODREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE..
ShyaMALA conseguiu estragar mesmo esse filme! Incrível como ele esta conseguindo virar uma piada como diretor de cinema...



sem avatar marcelo (28/08/2010 20:27:22)   131 0
caramba! vcs viram essas cenas de thor?

http://www.youtube.com/watch?v=EK2tWVj6lXw



dr Victor dr Victor (28/08/2010 19:40:46)   5 0
Tambem acho que o filme tá longe de ser o desastre que a critica internacional falou. Mas o que eles tem contra o Shymalan?
Vismael, nem todos os personagens foram respeitados.
O Senhor do Fogo é um exemplo.



Vismael Vismael (28/08/2010 15:31:41)   181 0
Pra não dizer q gostei de tudo, me incomodou um pouco no início a dublagem dizendo "dominadores" o tempo todo e os movimentos dos golpes, q apesar de gostar, achei q alguns foram longos demais. 5 segundos de movimento antes da dobra propriamente dita ficou um pouco demais em alguns momentos.

Fora isso, acho q o filme cumpriu seu papel, de ser o capítulo 1, apresentar o universo e os personagens.

No próximo, com certeza terão mais oportunidades de fazer mais ação e um pouco mais de humor.

De qualquer forma, não entendo pq tanta raiva contra o filme e toda essa discussão de "o q é melhor". Filme é filme e não foi tão ruim, como o Hessel disse.

Querem reclamar de adaptações ruins? É só olhar qualquer trailler de Dragon Ball, A lenda de Chun-li, e os filmes de Resident Evil e comparar com os originais - Goku adolescente num mundo normal; a namoradinha do super de Smallville; Alice em... peraí, tem alguma Alice nos games de Resident Evil??? Cadê o Leon???????

Acho q o pessoal reclama demais. A idéia foi mantida e os personagens foram respeitados.



Vismael Vismael (28/08/2010 15:21:01)   181 0
Putz, será q só eu gostei do filme?

Pq todo mundo vem falar como se o desenho fosse a oitava maravilha do mundo? O desenho é ótimo, assiti a primeira temporada toda antes de ir ver o filme, mas convenhamos, todo o "humor" do desenho está ali por dois motivos: o público alvo q é infantil (o desenho é da Nicklodeon) e pra manter um ritmo leve e descontraído.

Quanto às reclamações de q faltaram coisas, sim, claro q faltaram! Qual é, tem muitos episódios do desenho q estão ali só pra encher linguiça, nem tudo é tão importante q tivesse de estar no filme, e todo mundo sabe q tem q enxugar as coisas quando vai pro cinema. As guerreiras não fizeram a menor falta.

O q eu acho q tem q manter é o clima, a personalidade dos personagens e o objetivo central da trama, e acho q isso foi mantido.

Quanto ao humor Ang não está de cara fechada o tempo todo como o povo pensava e até tem umas cenas com o Sokka, só q - concordo - não ficaram engraçadas. As reações dele no desenho são ótimas...

No mais os efeitos estão muito bons, gostei muito das dobras, e não achei tão ruim o fato dos dobradores de fogo não criarem seu próprio fogo, afinal os de Água não criam água. Acredito q o q fizeram no desenho foi optar por uma saída mais simples, pq terra e ar tem em todos os lugares, água, dá-se um jeito, tem por aí na natureza, rios e lagos, mas fogo não existe por si só na natureza, então eles criam.
Gostei da idéia, no filme, de q eles são apenas MANIPULADORES dos elementos, logo apenas um muito forte teria condições de criar a partir do seu próprio Chi. Não achei essa mudança tão absurda.

E por fim acho melhor ter poucas lutas do q ter lutas inúteis. Se a filosofia é acabar com a guerra, sem guerra, uma boa demonstração de força é sim suficiente. Volverine lutou com todos os coadjuvantes do filme Origins e ficou uma bela porcaria! A luta com Gambit foi inútil; a luta com Blob desnecessária... isso é recurso de quem não se importa com a história, só fica enfiando cena de ação o tempo todo.

Acho tb q Shyamalan até se conteve, não ficou colocando suas marcas.
Manteve seus longos planos sequencias, mas não fez nenhuma ponta (não q eu tivesse reparado) e não usou truques de mostrar cenas através do reflexo de alguma coisa (ele sempre faz isso kkk).

E a coisa do JEDI, ah... todo mundo faz isso, é inevitável.
Até o novo Karatê Kid se compara no seu filme com um Jedi, assim como Matrix tinha seu Escolhido, e a Árvore Esquisita de Pandora jogou as sementinhas no Escolhido do Avatar.



Igor Igor (28/08/2010 06:42:54)   119 0
2 ovos foi de bom coração! Não merecia nem meio ovo. O filme é horrível. Muito longe da qualidade do anime.



Henrique Henrique (28/08/2010 00:45:53)   70 -1
Observação: Nunca assisti a série animada, mas todos que a assistiram são
unânimes em afirmar que se trata de obra muito mais valorosa do que a adaptação
live-action (o que pra mim parece ser verdade).



Henrique Henrique (28/08/2010 00:35:30)   70 0
Filme infanto-juvenil grandioso, permeado por filosofia zen-budista, adaptado da série animada de sucesso, cujo formato me lembrou alguns filmes de fantasia e aventura de minha infância, como "Willow - Na Terra da Magia", "A Caravana da Coragem", e "A História Sem Fim".

O roteiro é simples, os diálogos são "piegas", e as interpretações caricatas, no entanto, se adequam perfeitamente ao estilo, que uma vez compreendido e aceito, permite emoção e divertimento como na infância.

Toda conjuração dos elementos (ar, água, terra e fogo) é acompanhada por "katas" belos e graciosos, e o uso propriamente dito destes poderes está fantástico, com efeitos tecnicamente primorosos.

Apesar da escalação do elenco fugir um pouco do padrão, o enredo é daquele tipo que coloca as crianças como protagonista, e adultos ficam em segundo plano, porém, resultando em uma obra muito mais bem sucedida do que "Nárnias & Cia".

Espero que esteja atingindo as crianças de hoje da maneira como este tipo de filme atingiu as de ontem.

Abraço!

Henrique Mumme



sem avatar lodisval (27/08/2010 12:31:31)   4 0
Eu assisti ao desenho e para mim o filme foi uma decepção. Ver a história ser projetada em fragmentos que por vezes parecem perder sua conexão, todo o bom humor varrido da tela e ter o foco redirecionado para eu que sou fã foi um choque. Pouco restou da quimica dos personagens que a principio parecem exageradamente artificiais como rascunhos do que se via no desenho. Apesar do mesmo ser uma produçao simples soube construir melhor todo o universo da personagem e as relações que a envolviam. Acho que os que não conhecem a animação podem se divertir mais e se decepcionar menos.



Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.