Assista Agora

Crítica: Salt

Filme feito de camadas de referências não vai além do superficial

Marcelo Hessel
29 de Julho de 2010

Salt

Salt

Salt
EUA , 2010 - 100 minutos
Ação / Suspense

Direção:
Phillip Noyce

Roteiro:
Kurt Wimmer

Elenco:
Angelina Jolie, Liev Schreiber, Chiwetel Ejiofor, Olek Krupa, Daniel Olbrychski, Hunt Block, August Diehl

Regular
salt
salt
salt

"Quem é Salt?", quer saber a campanha de divulgação do filme de ação e espionagem Salt. A pergunta procede. É muito difícil identificar essa pessoa debaixo de tantas plásticas.

Salt começou como um filme desenvolvido para Tom Cruise. O personagem, Edwin A. Salt, era um oficial da CIA acusado de ser espião russo por um desertor soviético da época da Guerra Fria. A missão de Salt é evitar ser preso e provar sua inocência - a rotina de sempre. Cruise não ficou; deixou o filme para fazer Encontro Explosivo. Entra Angelina Jolie. No roteiro, Wimmer mudou o básico: Edwin Salt se tornou Evelyn Salt.

Mas, desculpe a insistência, quem é Evelyn Salt?

Primeiro há o óbvio: ela é um Jason Bourne que precisa de mais tintura de cabelo para se disfarçar. (Por extensão, o diretor Phillip Noyce faz o genérico de Paul Greengrass.) Salt também é, como Bourne, uma versão moderna de MacGyver, improvisando armas com todo tipo de objeto de cena. Salt é meio Nikita, com seu olhar gelado de quem mata sem sofrer, mas tem o coração de uma personagem de O Jardineiro Fiel, com suas cenas de intimidade filmadas com fotografia estourada.

É de todas essas camadas de pele de outras pessoas que Salt é feita, e sob elas Jolie fica evidentemente engessada. A atriz trabalha toda a sua canastrice, suas viradas de rosto e seus beicinhos como se fosse, na verdade, a garota-propaganda em um daqueles comerciais com historinha da Chanel em forma de perseguição. Apesar dos andares de referências, tudo em Salt é superfície.

O que faz com que as viradas na trama, absurdas por natureza, se tornem potencialmente cômicas. Como o mistério da premissa de Salt é solucionado logo na metade do roteiro, fica difícil entrar em detalhes sem entregar demais.

Dá pra argumentar, no fim, que a impessoalidade do filme é inerente a esse subgênero da espionagem, estilo O Chacal, em que a essência do herói é justamente não ter uma personalidade só. Mas o problema de Salt é outro. O filme depende da nossa conexão emocional com a personagem de Jolie para funcionar, mas se relacionar com um manequim que só se presta à troca de figurino é pedir demais.

Assista a cenas
Saiba onde o filme está passando


Compartilhar

Comentários (87)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Alerson Alerson (10/02/2012 18:22:05)   930 1
Eu daria 3 ovos,é um bom filme.



Optimus Optimus (18/07/2011 22:44:43)   -217 2
achei o filme bem legal em termos de ação recomendo !



Kevin Kevin (27/02/2011 00:05:05)   95 -1
esperei demais, por esse filme, mas me decepcionei,filme não empolga nem um pouco



Rodolfo Rodolfo (07/02/2011 11:55:36)   5 1
dois ovos é justo... o filme é fraco.

a única coisa boa dele é a Angelina Jolie, mas também é boa por ser boa, porque faz tempo que ela não faz uma grande atuação.



Diego Calixto Diego Calixto (21/01/2011 23:25:17)   4 1
Meus amigos, amigos criticos do omelete, que tal chamar críticos especialistas no gênero para fazer as críticas?... Eu nem gosto de filme de ação direito, prefiro aventura... E gostei de Salt... Voces já mataram outros, e já estou farto... 3 ovos e meio para Salt!



Diego Calixto Diego Calixto (21/01/2011 23:23:18)   4 0
Se eu começasse a levar a sério as críticas do Omelete eu não iria mais assistir aos meus filmes favoritos... Ví Salt duas vezes! muito bom! ótimo filme de ação, bem ao estilo decada de 90, cheio de mentiras, com muitos cocos, chutes, armas, maluquices, histórias ficticia que se funda em um mito da guerra fria, caramba! é um filme americano, mas foi muito bom! O Omelete tá vendo filme Francês demais...



R@finha R@finha (13/12/2010 12:55:53)   15 0
Legazin,pra mim os filmes de espionagem ainda são bem vindos mas achei que o roterista viajou na maionese!Sei lá fico meio que "fantasioso"!


Salt + ou - rules!!!!!



Carlos Carlos (04/12/2010 14:14:13)   1944 0
O filme não é nenhuma maravilha, mas dá para entreter...
A Angelina continua linda como sempre!!
Eu daria 3 ovos...



sem avatar Mauro (22/11/2010 10:16:00)   -1 0
Eu juro que prometi pra mim mesmo que nunca entraria aqui pra me envolver com críticas de cinema. Mas esse filme me obrigou.

Marcelo, vc devia estar em estado de graça ao dar 2 ovos.

Consegui assistir até a metade, e quando vi que estava sendo enganado por mais um filme de 5a da Angelina, passei para o avanço rápido velocidade 16. Que alívio.



sem avatar Dario (16/11/2010 12:58:49)   0 0
Achei este filme muito interessante, concordo que pareçe uma mistura de Jason Bourne c/ um magaiver moderno, mas a história é boa. Só acho que quiseram manter um clima de suspense tão grande q deixaram muito complexo. Por exemplo: Pq ela não cumpriu a missão de matar o presidente russo, mas foi pra casa branca aparentemente pra matar o presidente americano, outra duvida, quando ela descobriu q o safado do chefe dela era espião tb, ela ficou feliz, mas só quis mata-lo quando descobriu que ele armou pra ela...
Afinal ela tem dupla personalidade, não sabe o que fazer a não ser cumprir a missão para a qual foi preparada a vida toda, não sabe o que fazer, pois ve q sua vida é uma mentira?
Conceteza terá o 2, espero que essas duvidas todas sejam tiradas com uma explicação, tipo uma reflexão dela, ou coisa do tipo.



Publicidade
Gustavo Gustavo (06/09/2010 21:15:07)   0 0
há tempos que visito o Omelete, mas hoje eu resolvi criar coragem e me cadastrar neste site, e como estopim foi o filme "Salt".
Sinceramente, eu não tenho nada contra filmes clichês, mas para mim se algum filme se arrisca neste perigoso universo, ele deveria ser no mínimo completo, algo que Salt não realizou.
O filme começou confuso, e sinceramente com um gancho ridículo; teve uma ação padrão e depois o filme se lançou numa trama que aparentava ser complexa e profunda, mas dei tanto crédito a ela que para mim o filme ficou apenas na tensão supeficial de um mar enorme de tramas inexploradas e realmente ficou vazio.
Gerou algumas surpresas, mas nada realmente bombástico,e a atuação da Angelina não foi das melhores, o filme parecia estar tentando forçar alguma coisa que eu ainda não descobri e nem pretendo mais.



sem avatar Mariana (02/09/2010 09:54:00)   0 0
Não entendo pq tentam procurar profundidade num filme que, ao meu ver, só serve pra uma coisa: ser legal.
E consegue!

Uma hora e meia de Angelina Jolie espiã fazendo o impossível, explodindo coisas, chutando traseiros.

É clichê? Ah, é, mas daí acharam clichê até no "A Origem", que, sinceramente, não me empolgou tanto.
Achei ótima a arquitetura dos sonhos, me agradou, mas não vai marcar o cinema como foi "Matrix", que tinha um visual que se tornou "style", moveu uma geração nerd e inovou com efeitos.

Quero me divertir ao ver um filme, e, bem Salt diverte DEMAIS. Tem tudo lá: ação, perseguição, reviravoltas, uma desculpa 'emocional'.

É um filme curto, não cansa, você talvez nem fique ansioso porque sabe que a mocinha vai dar um jeito de se safar.

Eu confesso que achava que superestimavam a Jolie, mas, depois de Salt, confesso: ela ganhou meu respeito.

Ela segurou a onda direitinho de um protagonista que deveria ser o Tom Cruise.
Aliás, que BOM que trocaram.
Salt com o Cruise ia ser um saco.

...E não me lembro de uma cena "fim de vilão" daquelas.

Vale o ingresso, vale a pipoca, vale o dvd, caso vc seja fã.
E que venha a continuação.



Jefferson Jefferson (31/08/2010 20:35:22)   0 0
Eu gostei do filme. Jolie como sempre arrasando.



Letícia Letícia (16/08/2010 10:02:21)   120 0
Eu achei o filme ruim. Os efeitos são legais, mas parece a mesma história de sempre.
É uma cópia do bourne, só que ruinzinha.



sem avatar José da Pena (11/08/2010 15:52:56)   0 0
O filme é mais um clichê típico, não acrecenta nada... Os americanos parecem não se conformarem ainda com o fim da guerra fria, e insistem em filmes com russos tentando destruí-los...
O roteiro é fraco, o que poderia ser um filme com um final surpreendente, acabou sendo um em que ela simplismente sai atirando em todo mundo, e no final você entende o que ela pretendia, sem graça nenhuma..
E CLARO, que o final não poderia deixar de ter uma frase puxando a sequencia...
2 ovos



Pedro Pedro (05/08/2010 21:13:27)   1 0
Nossa mãe!! Qto esculacho pra não acrescentar nada, hein! Eu vi e me amarrei!!

Os absurdos fazem parte deste tipo de filme e cumprem muito bem sua função!! Se não fosse assim, o filme seria chatíssimo.

...ou talvez nem teria sido feito.

VEJAM! =)



RAFAEL RAFAEL (04/08/2010 11:02:15)   9 0
Só assistindo mesmo..............



Tuco Tuco (03/08/2010 22:46:57)   0 0
Como sempre...foda-se a crítica, pq o filme é divertido pra caralho! E quem perde tempo se atentando a detalhes não curte o entretenimento que o filme proporciona! Vão assitir Prepúcio!



alekis alekis (02/08/2010 22:36:04)   -33 0
Angelina Jolie = Péssima atriz.
Filmes de espionagens = já deu o que tinha que dar com Jason Bourne, Ethan Hunt e etc...
Quem vai assistir já sabe o que esperar e não tem o que reclamar... de porcaria em porcaria eu prefiro as nacionais.



Fabio Fabio (02/08/2010 21:29:30)   -2 0
adoroohessel, mas
adoroajolie +++
so:
if
ação-cérebro = cinema
and
jolie-hessel = pipoca
then
go to movies on tuesday/$$$ is cheaper!



Publicidade
Ygor Ygor (02/08/2010 19:10:43)   0 0
Eu só espero que o omelete não invente de substituir a critica escrita por video criticas como outros sites por ai...Eu vi SALT HJ , very good!



P. P. (02/08/2010 18:46:44)   0 0
Um filme para viver um breve momento de ausência...nada que exija refletir, nada de conteúdo coerente...uma verdadeira ''defecação cinematográfica''...mas, claro: isso vende... e muito!

Superficialidade, ideologia barata,uma heroína imortal que salva o mundo...o entretenimento perfeito para vãs mentalidades medíocres.

Lamentável...



yuri yuri (02/08/2010 17:27:10)   -2 0
esse filme é ruim d+

A Jolie é boa pra fazer papel de sapata e vadia de resto é uma merda.



Fabiano Fabiano (02/08/2010 00:53:35)   164 0
Acho que é um conjunto de fatores, tem o público, que hoje está ávido por sentir-se mais próximo de seus heróis e universos ficcionais, e por isso gostamos tanto das desmistificações dos heróis. Jason Bourne é um exemplo, os Batmen do Nolan são outro.

Tem os marketeiros apressados da indústria, que analisam os porquês do sucesso de alguma obra da forma mais superficial possível, talvez pra chegar nos números finais logo.

O que fez Jason Bourne especial não foi o plot propriamente dito, foi o fato de colocar o espião, uma figura geralmente tão distante e inalcansável, como um simples mortal, como qualquer um de nós, só que muito bem treinado, com objetivos que nós mesmos íamos perseguir se estivéssemos no lugar dele.

O Bond não precisaria ter ficado tão parecido com o Bourne assim pra fazer sucesso. Poderia muito bem ter desmistificado de uma outra forma. O próprio Pierce Brosnan tinha começado esse trabalho timidamente em O Mundo Não é o Bastante. Ele continuava sendo um espião super treinado que 'catava' todas as mulheres, mas por baixo disso tinha um cara que tinha construído todo um cinismo em relação à vida pra poder se manter vivo. Foi um começo sutil e eu tinha esperana que a série se desenvolvesse dessa forma, mas logo depois tudo voltou ao que era antes e em seguida mudou completamente pra ceder à Bournalização.

Eu gostei de ter conhecido o Bourne, de verdade, mas uma idéia só é original da primeira vez que ela é aplicada. Da trocentésima, já começa a virar clichê.

Poxa, tem tantas formas de explorar o universo da espionagem, pq tem que ser só uma de cada vez?



Nelson Nelson (02/08/2010 00:03:54)   -1 0
puts mesmo eu não tendo visto o filme ainda concordo com que o fabiano disse sobre os novos espiões.
Mas na verdade é o formato do filme que pede isso, não do herói.

Hessel, parabéns novamente pela crítica. até agora NUNCA discordei de vc.



Raquel Raquel (01/08/2010 21:48:54)   0 0
Para quem deu 4 ovos para Cloverfield, se mata!
Angelina arrebentou nesse filme.
Ponto.



Fabiano Fabiano (01/08/2010 21:03:24)   164 0
Agora quanto ao filme:

Não achei espetacular, mas achei bom. Gostei dessa coisa de deixar a platéia em dúvida se deve ou não torcer pra ela, mas por medo do público perder a conexão com a personagem, deram tanta pista sobre quem ela realmente era, que eu já tinha deduzido (quase) tudo antes da metade do filme.

Uma coisa com a qual eu nunca tive paciência com a Angelina Jolie foi esse excesso de bicos e poses que ela faz. Ela parece que não sabe que é gostosa sem precisar disso e acaba fazendo parecer que não sabe atuar. Nesse filme ela não deixa de fazer isso, mas diminuiu bastante. Eu enxerguei ali bastante atuação, sim, e ela conseguiu sutilmente expressar a ambiguidade proposta pelo filme. Eu me perguntei muitas vezes "ei que ela está preocupada, mas com o que exatamente?"

Quanto essa coisa de Jason Bourne/Nikita, isso é um mal que tá se alastrando por Hollywood, não só nesse filme. Agora todos os espiões tem que cair pra esse formato. Até o James Bond já entrou de cabeça no movimento. Nossa última esperança agora na variação no assunto espionagem recai sobre os ombros do impossível Ethan Hunt.



Fabiano Fabiano (01/08/2010 20:44:53)   164 0
É a opinião do cara. Eu não concordo com boa parte, mas a crítica é boa, som,porque observa aspectos importantes da obra.

Eu nunca leio as críticas do omelete antes de ver o filme pq não gosto de ser influenciado e porque poucas vezes eu concordo, mas depois que eu volto da sessão eu gosto de ler, pq até nos pontos que eu discordo é um convite a refletir. Aliás, acho esse um dos grandes motivos da crítica existir.

Quanto às contradições das críticas, é claro que vão haver.. aliás, isso nem é contradição. O Omelete é formado por pessoas com opiniões diferentes, e são as pessoas que fazem as críticas, não o Omelete.

É que o cronograma deles deve ser muito complicado, mas o ideal mesmo seria ver 3 críticas do mesmo filme, cada uma de um autor diferente, cada um iria ver as coisas de um ponto de vista diferente e seria bastante enriquecedor pr quem gosta de ler e pensar.



sem avatar Wadson (01/08/2010 20:34:42)   23 0
O Hessel mais uma vez mandou bem absorvendo exatamente o que foi o filme. Quando vi os trailers e aquele excesso de poses e beicinhos já sabia o que ia esperar. E foi exatamente o que vi. O filme tem algumas cenas de ação bacanas e só. E se algum dia Angelina jolie foi boa atriz, há pelo menos 10 anos esqueceu disso (talvez lembrando raramente em "A promessa") e na boa, Kut Wimmer quando escreve parece roteirista de campanha publicitária, só pensando em poses, figurinos chamativos e afins ...



Fábio Henrique Fábio Henrique (01/08/2010 17:47:30)   41 0
Crítica bem capenga... Típica de quem viu o filme com má vontade. Merecia 3 ovos.



Publicidade
Thiago Thiago (01/08/2010 17:32:55)   2 0
Aos críticos da crítica, um pulo ao RottenTomatos mostra que o filme teve 89 resenhas positivas e 67 negativas. Discordar do texto e da nota não significa que o crítico está errado. É a opinião dele e pronto.

E, cacete, o que seria "viemos aqui para ler os pontos do filme"??



Pedro Pedro (01/08/2010 16:18:43)   0 0
Desculpem mas.... gostaria de fazer uma única crítica a crítica acima...

Quando assisto a um filme em que aparece ... Angelina Jolie.... só penso em uma coisa..... pqp que mulher!!!!!!!!!! O resto do filme que se dane.

Ela fez por merecer toda essa babação assim como fizeram..... Brigitte Bardot, Sophia Loren, Marylin Monroe, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Kim Novak, Ursula Andress, Claudia Cardinale….




Pedro Pedro (01/08/2010 16:06:45)   0 0
Desculpem mas.... gostaria de fazer uma única crítica a crítica acima...

Quando assisto a um filme



Rafael Rafael (01/08/2010 14:52:43)   25 0
É impressionante essas críticas do Omelete. Às vezes eles babam o ovo de um filme até não poder mais (vide homem de Ferro 2)e em outras eles detonam o filme por completo,como Salt.

Eu não achei Jolie canastrona de forma nenhuma. Ela até trabalha bem aqui. E o filme tem um ótimo ritmo, prende a atenção do início ao fim. Eu que gosto de filmes de espionagem me diverti bastante. Vale a pena...Não deixe de assistir!!



dilson felipe de oliveira dilson felipe de oliveira (01/08/2010 14:32:36)   -31 0
assisti ao filme, gostei do que vi, se bem que no epílogo deu pra perceber q estavam apostando num sucesso de bilhetria para filmarem uma continuação, aquela deixa no final então...cenas de ação bem boladas, embora ache que o climax do filme foi na cena da catedral , boa opção de entretenimento!



sem avatar João Marcos (01/08/2010 09:39:48)   1 0
O filme não é tão ruim assim. É bem filmado, mantém um bom ritmo o tempo todo...

Quem quiser ler minha crítica ta aí o link: http://pipocadosoutros.blogspot.com/2010/07/salt.html

abraços!



Khalil Khalil (01/08/2010 03:49:43)   1 0
Não sei o que reclamam da crítica, está muito coerente, que filmezinho ruin! Pra variar mais uma tentativa frustrada de reviravolta que só revira o estomago mesmo.



sem avatar Leonardo (01/08/2010 00:58:35)   -1 0
viix, Angelina Jolie é MUITO GATA!!!



Ryan Ryan (31/07/2010 15:10:40)   6 0
Amador? A crítica foi ruim mas os comentários se superam puts....




sem avatar Desirée (31/07/2010 11:39:04)   0 0
Já foram boa as criticas do Omelete, Eles agora estão ficando igual ao José Wilker, metido a intelectual só gostam daqueles filmes bizarros e chatos, tipo...Almodova, Wood Alen e cia!!! Um sacooooooo!!!!!



Publicidade
sem avatar Ana (31/07/2010 10:28:59)   8 0
Só não entendo uma coisa. Como pode com um corpo anoréxico como aquele Jolie conseguir segurar o tranco da pistola ? rsrsrsrs. Não cola. Ela é muito fraca fisicamente para o papel. Em Tomb Ryder que é ruim de doer até que dava pro gasto. O filme é bem fraco. O Procurado é melhor. Sou mais Uma Thurman nos filmes de ação. Essa sim convence. E Sigourney em Alien, sempre poderosa.



sem avatar Nicolas (30/07/2010 20:25:46)   0 0
fui ver Salt, só pra comprovar essas, se oq foi dito na critica é verdade, achei muito pessoal essa critica,pois o filme é excelente, com ótima performance de Angelina Jolie, por sinal uma de suas melhores, e claro q ela abusa de cabelo, face e lábios, porque pelo oq me lembro esses foram os atributos, para q ela ganhar 3 vezes seguidas como a mulher mais linda do mundo,, pois é, o filme é ÓTIMO, ASSISTAM !!!!



Β•Я•Ц•Ŋ•Ø Β•Я•Ц•Ŋ•Ø (30/07/2010 18:59:10)   18 0
Nossa qto fanboy tendo ataque de pelanca pela Jolie...Ela é uma gata, qlqer homem aqui pegaria e tudo mais, mas isso ñ é motivo pra defender esse filmeco.
"- E aí, o filme foi bom?"
"- Err,... a Jolie ta linda!"



sem avatar Vinicius (30/07/2010 18:53:20)   0 0
Eu dei 4 ovos para o filme. É divertido e exagerado como um filme de espiões deve ser. Ver esse filme e não gostar dos exageros é como ver duro de matar 4 e reclamar da cena do Caça! Um filme deste, sem estes exageros, não tem graça nenhuma. As viradas do filme são legais e não são previsíveis. Angelina está no piloto automático (algo que Tom Cruise também faria), mas o Liev Schreiber está muito bem. Fui ao cinema esperando um lixo e saí bastante satisfeito! Realmente torcer pela personagem se tornou um pouco dificil. Confesso que torci contra ela no final do filme. Mas enfim.



Ygor Ygor (30/07/2010 18:27:35)   0 0
Nunca vi uma critica tao pessoal ! Vcs nem sequer citaram coisas boas do filme. é só um filme passatempo, sem compromisso, vou ver ele amanha e sei que vou ver um bom filme da angelina, que por mais que esteja com o rosto meio estranho continua linda e compensa todo o filme!!

*FAZAM CRITICAS MAIS COERENTES!
eu ainda curto esse site



Thiago Thiago (30/07/2010 15:56:20)   22 0
Nunca imaginei que logo o Omelete faria uma crítica tão "afetada" e pessoal como essa...Em todas as críticas que li a respeito de "Salt" é unânime que o filme cumpre com muita eficiência o que ele se propõe a ser...Um filme de Ação! Acabei de assistir o filme é achei muito legal!! E a Angelina tá um espetáculo!!!



sem avatar Juan (30/07/2010 14:03:14)   4 0
Nossa!!! Quantos boiolas tem comentado por aqui!! Angelina Jolie é 10!!!
Vou ver o filme sim!!
Só pelos beicinhos já valeu a pena.



Rodrigo Rodrigo (30/07/2010 13:30:19)   19 0
Assisti ontem graças a promoção do omelete, achei um filme legal... nada mais que isso, acelera em alguns momentos e esfria em outros!!!
mas pra quem for pagar (hehehe) vale o ingresso!! uma hr e meia d diversão!!



Sergioguto (NP - Nerd Power) Sergioguto (NP - Nerd ... (30/07/2010 12:59:10)   18 0
O melhor filme de Angelina Jolie foi "Gia - Fama e Destruição", principalmente na cena em que ela aparece transando com a Elizabeth Mitchell, a Juliet da finada série "Lost", e atual Erica Evans, da série "V".

NP - Nerd Power
Essa marca é suprema!!!
Veja nosso hino: http://www.youtube.com/watch?v=09XQLmBNrCo
A NP – Nerd Power é uma marca registrada da Nerdy Power Corporation. Não aceite imitações.



Ad Samp Ad Samp (30/07/2010 12:51:27)   184 0
Todos querem filmar uma "Jason Bourne", afinal ganhou 3 estatuetas da Academia. Mas achar outro "GreenGrass" é tarefa dificílima. Aí vemos porcarias como: Salt, Ponto de vista, 007(Quantum), Encontro explsivo e por aí vai. Sad.



Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.