Assista Agora

Crítica: Segurança Nacional

Thiago Lacerda é o Jack Bauer brasileiro em filme de ação repleto de erros

Marcelo Forlani
06 de Maio de 2010

Segurança Nacional

Segurança Nacional

Brasil , 2010 - 97 min.
Ação

Direção:
Roberto Carminati

Roteiro:
Roberto Carminati, Bruno Fantini, Daniel Ortiz,

Elenco:
Thiago Lacerda, Milton Gonçalves, Ângela Vieira, Gracindo Júnior, Ailton Graça, Viviane Victorette, Joaquin Cosio, Javier Robles, Márcio Rosário, Gilberto Torres, Sônia Lima, Tanah Correa, Cesar Cabrera

Ruim
Segurança Nacional
Segurança Nacional
Segurança Nacional

Sejamos sinceros e diretos: por que você acha que um filme que foi rodado em 2006 só chega aos cinemas agora, 4 anos depois? Falta de bons contatos não é, pois teve apoio do Ministério da Defesa, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e até da Presidência da República. Tem efeitos especiais, usou aviões, iates e locações até em prédios oficiais do Governo Federal, então, falta de dinheiro também não deve ser. Desistiu? Eu digo o porquê: PORQUE É MUITO RUIM!

O nome do projeto é Segurança Nacional (2010), o filme que tenta pegar carona (atrasado) no sucesso de Tropa de Elite produzindo um thriller de ação e coloca o Thiago Lacerda no papel do Jack Bauer brasileiro, com direito a presidente negro (Milton Gonçalves), armas de destruição em massa e terroristas. Ok, não é uma premissa inovadora, mas esse não é o maior dos problemas.

Para começar, falta ao roteiro uma lógica, uma linha de continuidade básica que prenda a atenção do espectador. O vilão, o traficante colombiano (Joaquin Cosio), só encontra paralelos no mundo do entretenimento com o Coiote dos desenhos do Pápa Léguas. Todos os seus planos são facilmente desmontados pelo ágil e inteligente Agente Marcos "Bip Bip" Rocha (Thiago Lacerda), o que o deixa mal entre os outros traficantes e só aumenta a sua raiva. É dele a ideia de enviar uma bomba atômica para destruir o SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), que custou 3 bilhões de reais dos cofres públicos e está destruindo a sua principal rota de entrada de drogas no país.

Poderia passar o resto do texto descrevendo incoerências do roteiro, como o presidente chegando em uma escola primária, cumprimentando as crianças e depois fazendo um discurso sobre terrorismo e como é o dever de todos eles zelar pelo bem do pais. Hein? As crianças devem pegar nas armas, então? E esse é só um dos exemplos. Tentar entender a lógica de algumas outras sequências é um trabalho que deveria ser entregue apenas a quem consegue completar aqueles livrinhos de Sudoku nível avançado.

Enfim, Segurança Nacional é uma sucessão de erros. Os atores declamam suas falas como se estivessem numa telenovela mexicana e não convencem. A música, sempre equivocadíssima, sobe (e muito!) sempre na hora errada, em alguns momentos até atrapalhando o clima que pretendia construir. O roteiro tem crateras maiores do que a floresta amazônica que eles querem proteger. As cenas de ação são lentas e a montagem não ajuda, tornando-as sem emoção alguma. E literalmente por último, naqueles textos que aparecem no fim do filme para dar a última contextualizada, está escrito "Braileiro" (sic). Tudo bem, todo mundo erra, mas não precisava repetir tanto, né?



Publicidade

Comentários (59)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Luiz (25/12/2013 14:22:08)   0 0
Caramba! Fica até difícil dizer alguma coisa que alguém ainda não tenha dito, de tão ruim que o filme se mostra. Além dos clichês, da imitação dos "trash" de ação americano, o filme consegue ser uma ficção do próprio gênero de ficção, pois que não chega nem perto do realismo que, pelo menos, os americanos alcançam nas cenas.
A ficção vai ainda mais longe quando tentam mostrar um presidente revestido de um nacionalismo devotado que nunca existiu por aqui. Um presidente que se oferece em sacrifício pelo país é um perfil que nunca tivemos desde o Brasil colônia. A performance dos atores também ficou abaixo do sofrível diante de diálogos tão bobos e um enredo tão ruim. No lugar deles eu não faria sequer constar no curriculum minha participação, que denigre a carreira de qualquer ator que se preze. Lamentável!



William William (24/02/2011 21:32:27)   -78 0
Alex, olha kra,ai já é questão de gosto. Concordo que Cidade de Deus é um excelênte filme e diria até memorável mas Abril Despedaçado, O Invasor, O Homem do Ano, Os Matadores e O dia que meus pais sairam de férias não dá né? São muuuuuuuito chatos.



Ruben Ruben (30/09/2010 09:56:22)   2 0
O filme tem erros? Tem sim.
Mas só de sair do gênero, favela, polícia corrupta ou chifrudos, tá de bom tamanh.
Valeu a tentativa, que venham outros!



alexandre alexandre (30/09/2010 03:52:36)   10 0
Vi ontem em DVD e achei algumas cenas hilárias, como o Thiaguinho jogando seu motorola c-10 (sic) na piscina e o presidente milton gonçalves perguntando a Ministra sobre a situação do sequestro do senador...pensei que era a secretária...kkkkk. Não poderiam colocar uma atriz mais velha, para fazer o papél? A garota parecia que estava lendo o roteiro pelo monitor...kkkk. No mais, confesso que não dá pra aturar o T.L como agente..não convence nem o Buttman..kkkk



Gabriel Gabriel (16/09/2010 16:42:24)   12 1
Dia 24 vou participar de uma oficina com o diretor,Roberto Caminatti.
Quem sabe eu pergunto pra ele onde está a tal da lógica do filme.



Edu Edu (02/06/2010 16:07:14)   -2 0
Deviam fazer um filme sobre os madeireiros involvidos com assassinatos de freiras e financiadores de políticos em Brasilia, daria um bom filme. Só não conseguiria financiamento na Lei Rouanet



Fabricio Fabricio (31/05/2010 20:15:58)   -1 0
O filme é tão ruim, tão ruim, mas tão ruim mesmo, que acabou virando uma boa comédia involuntária de erros...que vai se tornar uma bom filme ruim!!! Via virar cult.



amo amo (27/05/2010 13:12:45)   2 0
no quesito de 1 a 5 ovos q o omelete faz eu nao olho.Pois tem filmes q eu achei otimo e q merecia 5 ovos eles colocaram 3.Mais sinceramente neste caso esse filme mereceu 1 ovo só pelos efeitos 'mau-feitos',ultrapassados,era melhor nao terem feitos...rsrs



Regis Regis (22/05/2010 22:49:07)   0 0
O filme é ruim... Tudo bem, tudo bem. Mas eu louvo pelo menos a tentativa de se inserir no país algo além dos filmes "cabeça" ou de apelo social no triângulo favela-nordeste-comédia. Nada contra esse tipo de filme mas de vez em quando queremos algo que nos divirta descompromissadamente ao invés de sairmos "ruminando" idéias políticas sobre isso ou aquilo. E tambem é uma ótima oportunidade de nossos filmes ganharem escala e dividendos para que os estúdios possam caminhar com as próprias pernas sem a necessidade de recursos federais. Certo! Escrevi tudo isso e SN continua sendo um filme ruim? Bem então que tal Transformers 2, se retirarmos todas as papagaiadas digitais e o sem número de espoletas trovejantes do Bay-Bomber só sobra uma gostosa, um nerd e o catalogo da GM pra você encomendar seu carro amarelo, e mesmo sendo tão ruim, deu lucro e dinheiro pra uma continuação, e isso pra não falar de Spirit e um sem número de filmes espoleta que sobrevivem à décadas em nossas programações de TV, prateleiras de videolocaloras e supermercados. Temos que parar de torcer o nariz pra o que é feito em nossa terra só de ouvir "isso" em vez de "yeah". Que esse filme sirva pelo menos pela experiência em se tentar achar um jeito brasileiro de fazer ação.



sem avatar Nalumafe (16/05/2010 19:51:52)   -1 -1
Achei o filme super bem feito e o tema muito importante. Tudo que diz respeito a Amazonia é importnte ainda mais neste pais de dimenção continental aonde nada se sabe do que acontece naquela região. Quanto a ficar tres anos para terminar o filme a razão é simples . Aqui no Brasil o diretor tem que fazer tudo e depois sair de pires na mão para buscar patrocínio. Pior do que o Filho do Brasil não existe, mas teve patrocínio das maores empresas brasileiras só pq falava deste presidente beberrão. O contrabando, o narcotráfico a biopirataria são temas muito importantes e não acho nada demais mostrar num filme de ação. Parem de comparar e insentivem o cinema nacional qdo é bem feito. Eu recomendo



Publicidade
Alex Alex (16/05/2010 05:27:13)   112 0
Fora este este filme que é uma bosta! e também todos da Globo Filmes, existem filmes nacionais ótimos, só pra citar alguns: Cidade de Deus, Abril Despedaçado, O Invasor, O Homem do Ano, Os Matadores, O dia que meus pais sairam de férias, então como disse um cara num comentário mais abaixo, é só procurar que tem muito filme nacional de altíssima qualidade!!



Alex Alex (16/05/2010 05:21:00)   112 0
"Thiago Lacerda é o Jack Bauer brasileiro" sem comentarios...



Dan Dan (14/05/2010 16:34:55)   199 0
Remake do Homem da capa preta já, com uma abordagem mais real e em 3D, já pensou, sensacional!!rsrs



RAFAEL RAFAEL (13/05/2010 22:50:24)   9 0
Preciso ver apenas por curiosidade.........



sem avatar Mikhael (13/05/2010 21:47:37)   -42 0
cara...e eu pensando que se eu fosse você 2 e os filhos de francisco 2 eram o cumulo!ainda vem segurança nacional 2-pq toda MERD@ continua! acho que os brasileiros tão aprendendo com os americanos... digo com o michael bay...



Letícia Letícia (13/05/2010 11:35:32)   123 0
Eu confesso q num gosto muito dos filmes brasileiros, mas eu sei muito bem q existem muitos q são bons realmente, eu ainda num assisti esse, mas pretendo ver pra poder dar uma opinião formada. Eu acho q aqui no país as pessoas ja tem uma opinião formada sobre alguns tipos de filmes pq estão acostumados com aqueles q são estadunidenses, se agente for parar pra pensar, todo mundo tem mania de comparar os filmes do Brasil com as "obras primas" dos de la... eu particularmente prefiro os filmes norte-americanos, mas isso num quer dizer q as pessoas devam discriminar os daqui!Acho q agente deve pesquisar direito os filmes q existem no nosso país do q só esperar esses q mal aparecem no cinema.. pq até aqui mesmo no país o cinema brasileiro não é muito de se valorizar, num é a toa q abrem espaços demais para os outros... o Brasil deveria dar mais valor pro seu proprio cinema.



edgar edgar (10/05/2010 22:03:47)   151 0
tentando imitar 24 horas!qualquer episodio de 24 horas da 10x0 nisso aeh eu assiti e decepcionante as cenas e falas não da pr entender
UMA MERDA!



marcelo marcelo (08/05/2010 19:36:51)   4 0
concordo com o rômulo . antes de criticar essa bomba pelo menos se dar ao trabalho de assistir , vi o filme e realmente não gostei , talveis um ator que a público levasse mais a sério como o " jack bauer " tupiniquim ajudasse , mais o roteiro realmente não ajuda , de bom só a iniciativa de um filme nacional se arriscar num gênero que não seja o do agreste ou das favelas , quem sabe na´próxima .....



Felipe Felipe (08/05/2010 13:09:41)   0 0
se as produções do cinema nacional tiverem o nivel desse filme, eu nao gasto do meu dinheiro....acho que o governo deveria criar o BOLSA FILMERUIM....AI SIMMMMM EU VOU.....GASTAR O DINHERO COMPRANDO CHICLETE!



Punisher Punisher (08/05/2010 08:50:03)   39 0
Achei legal a iniciativa desse filme, já tava na hora do cinema nacional aspirar novos efeitos e novos estilos, claro que ainda falta muito mas o ponto de partida foi dado, antes de meter o pau voceS deviam pelo menos assistir o filme, ver alguns trailers, algo assim. EU ASSISTIR, não gostei muito mas posso dar uma opnião, tem uma turma aí que se acha crítico e não sabe de P N, nem assistiram o filme, pelo amor de Deus.



Publicidade
Matheus Matheus (08/05/2010 03:49:46)   0 0
Em vez de ir ver Segurança Nacional, esta semana estréia 'Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo', road-movie nacional, sem comparação.

Em vez de só reclamar, procurem por um filme nacional bom e vão assistir. Simples.



Andrés Andrés (08/05/2010 03:09:23)   49 0
"Pera aí!"
Por favor, alguem que tenha vísto o filme pra falar alguma coisa aqui...por favor?



Renan Pacheco Renan Pacheco (08/05/2010 01:21:41)   -1 0
Mais uma "comédia" do cinema nacional!

Os cara podia fazer um bom filme, e vai lá e pega todos os clichê dos filmes de ação estadunidenses, terroristas, bomba atômica, presidente negro...
Até o nome eles copia, tem aquela comédia com o Martin Vovózona Lawrence com esse titulo.

Só queria saber uma coisa, esse filme e Federal é o mesmo? Mudaram o nome, ou aquele é outro?



David Macedo David Macedo (08/05/2010 00:06:56)   34 0
Acho que dá pra fazer SIM uma boa história de ação ambientada no Brasil. Tudo depende nas mãos de quem esse filme será feito. O que emperra são roteiros pobres, falhos, muitas vezes meras cópias baratas de material estrangeiro, sem identidade (e quando a possui, fica a sensação de vazio quando sobe os créditos [vide Besouro, que aliás assisti na pré estréia do Omelete, fuck yeah!!!]), e porra, olha esse Segurança Nacional, 3 malucos fazem o roteiro e o baguiu ainda sai uma merda.

E Julius, filme nacional de qualidade tem a rodo, tudo depende a que nicho você se restringe.



sem avatar jef (07/05/2010 23:10:54)   -1 0
Então Marcelo,

O filme deve ter vários erros mas,
quando um diretor entra numa sala de aula de crianças e fala que precisamos lutar contra as drogas ele não quer quer ninguém vai pegar em armas (exceto a polícia) pra combater bandidos.
Condenar um filme que usa a mesma lógica em outro contexto (terrorismo) é equivocado na minha opinião.
Esperava mais desse filme, nao vi ainda, mas confio nessa critica. O brasil nao é pais de James Bond.



Júlio César Júlio César (07/05/2010 21:48:01)   6 0
É uma pena. Infelizmente ainda raro filmes nacionais de qualidade como "Cidade de Deus" ou "Tropa de Elite"!



sem avatar Fernando (07/05/2010 18:32:23)   2 0
Eu até concordo que filmes nacionais devem sair do eixo Rio-Favela-Nordeste, mas primeiro, para isso devem pensar em algum roteiro decente antes.



David Macedo David Macedo (07/05/2010 15:51:40)   34 0
Eu rachei com "Desistiu? Eu digo o porquê: PORQUE É MUITO RUIM!", hauhau. Ainda ecoa na minha mente "MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM, MUITO RUIM"



Dan Dan (07/05/2010 15:13:58)   199 0
O vilãozinho do filme no cartaz tá parecendo um Cesar Millan (O encantador de cães)malvado, que medo...kkkkkkkk



Dan Dan (07/05/2010 15:12:11)   199 0
talves se fosse lançado em 1990 seria uma obra prima do cinema brasileiro ou "braileiro", racheikkkk



Publicidade
Diaz Diaz (07/05/2010 14:11:05)   -1 0
bom nao vi este filme to louco para ver acho qui vai ser muito bom a tematica e bom e instigante acho qui vai valer a pena....



Richard Richard (07/05/2010 14:05:35)   0 0
Pena estava com a esperança que esse fosse um bom filme,mas valeu pela critica que foi uma das que mais me fizeram rir huauhauahua



Vagno Vagno (07/05/2010 13:24:47)   1 0
Essa crítica do Forlani ficou parecendo mais um desabafo, ahahaha.
E o pôster dos caras, se basearam em Onze Homens e Um Segredo?



sem avatar Vitor (07/05/2010 13:14:42)   0 0
É uma pena quando vi que ia ser lançado surgiu a esperança de ver um bom filme entretenimento de ação nacional...

Criticam a imitação do cinema comercial americano, eu aguardo ansiosamente que essa imitação ocorra e os bolsos dos nossos atores, diretores e etc se encham de dinheiro;

Pelas criticas nos comentários parece até que filmes como SWAT, Rambo, Duro de Matar e series como 24h são realistas...

Todo filme é irreal mas irreal sem roteiro que entretenha é dificil de engolir...



Filipe Filipe (07/05/2010 12:40:04)   5 0
E eu aqui pensando que esse poderia ser um bom filme...



sem avatar Celso (07/05/2010 10:12:02)   0 0
Ai ai, eu adoro o Brasil! kkkkkkkkkkkkk



R@finha R@finha (07/05/2010 08:18:42)   20 0
Podia lançar a bomba atomica lá em Brasilia!

Explosão rules!!!!!



camila camila (07/05/2010 02:52:32)   -2 0
esse só merece 1 ovo pela tentativa de fazer um bom filme, pq o filme em si é uma bosta...eu pelo menos não gostei nem dos Trailers.



Marcos Aurélio Marcos Aurélio (07/05/2010 00:56:37)   3 0
O cinema brasileiro, qdo quer emular o americano, é TÃO patético q chega dar dó... cara... na boa... o único "comentário" q vem em mente? Quer saber? Hum... rsrsrs... hehehe... hahahahahah... hUAHUahuAHUahuAHuahUAHuahUAHUahUAHuah!!!



Pedro Pedro (07/05/2010 00:46:00)   20 0
Só a parte do SIVAM funcionar pra parar tráfico de drogas tá além da ficção científica, é pura fábula que nem o Dr Parnassus ia entender. Que o cinema do Brasil tenha que sair do eixo nordeste-seca-pobreza tem mesmo, mas bora manter o pé no chão. Presidente do brasil declarar guerra ao terrorismo é uma coisa que só vai ter sentido uns 30 anos depois que se der um jeito em coisas como tráfico de drogas nas favelas, facção do pcc e o próprio disk sequestro, isso pra ficar só no ramo da segurança



Publicidade
Zombie Joker Zombie Joker (07/05/2010 00:38:17)   13 0
fala serio,quem copiar 24 horas de todo o jeito....o filme podia ter como viloes deputados,senadores..sei la



jucelio jucelio (06/05/2010 23:12:03)   -126 0
será, que é imitação holliudiana? deve ser legal alguns atores da globo pra estragar é tudo bem.



Davi Davi (06/05/2010 23:04:33)   5 0
Isso q dá colocar astro de novela pra fazer filme brasileiro. E, cara, se são essas pessoas q fazem a SEGURANÇA NACIONAL, me diz, quem faz a nossa segurança contra Thiago Lacerda e o Mílton Gonçalves (Barack brasileiro)?????



Kaos Kaos (06/05/2010 22:28:10)   3411 0
AHUAHAUHAUAHU eu já sabia... eu vi o trailer uma época e achei ridículoooooo. Poucos filmes nacionais se salvam.



Marco Antonio Marco Antonio (06/05/2010 22:18:10)   16 0
Não tinha como ficar bom!

Tem até a Sônia Lima no elenco!

E quem é esse Joaquin Cosio?

Receita do sucesso:

Tania Kalil semi-nua e Danny Trejo como vilão!

O roteiro poderia ser até uma bosta, mas valeria à pena assistir!



Alina Alina (06/05/2010 22:00:04)   3 0
Nada a ver, bomba atômica na Amazonia... querer imitar Jack Bauer é demais, até pro cinema brasileira, nunca esperaria isso. Mas conseguiram ser mais patéticos que antes.



Fabio Alexandre Fabio Alexandre (06/05/2010 21:10:31)   200 0
Até um Cego consegue acompanhar as Novelas.
Que são mais focados no Dialogo do que no Visual.

Não tem variação de Camera, só focam o Rosto do Ator.
Não usam Cameras inusitadas, como filmagens de Baixo pra Cima.

Não usam recursos visuais pra Contar a História.
Como Filmes de Spielberg que Focalizam o Rosto do Ator, e sem ele dizer Nada, já sabemos que algo surpreendente está acontecendo.



Fabio Alexandre Fabio Alexandre (06/05/2010 21:10:05)   200 0
Que Horror, por isso é que não vamos pra Frente.

Acho que nessas situações tem de se chamar Atores Desconhecidos.
Que não estejam infectados com o Estilo Global de interpretação.

Já perceberam que Novelas da Globo dá pra assistir até de olho Fechado.
Os Personagens falam tanto e insistem nos mesmos Comentários dezenas de vezes.



sem avatar Pablo Lisandro (06/05/2010 20:54:52)   182 0
Como Ostan é generalista...

valeu, Marcelo, pela crítica. Gargalhei muito. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Não vejo a hora de ler a crítica daquele filme sobre alienigenas com Murilo Rosa e Thania Kalil. Essa deve ser de matar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Filmes como esses sempre procuram estragar o tanto que foi feito para reconstruir a qualidade do nosso cinema... mas tinha vir da iniciativa própria do governo do Lula...
Milagre não terem colocado isso como concorrente do Oscar...



Luiz Gustavo Luiz Gustavo (06/05/2010 20:30:35)   39 0
Tentativa mega-frustrada... Eu acho é bem feito.
Cinema nacional não precisa apelar pra esse tipo de filme. Temos identidade própria, temos história, temos verdadeiros guerreiros que fizeram e fazem milagre pra produzir coisa de qualidade sem contar com orçamentos exorbitantes. Do outro lado temos meia-dúzia de acéfalos que não conhecem NADA de cinema nacional e aindam enchem a boca pra chamar tudo isso de lixo, como se cinema nacional fosse um gênero. Assistiram meia-dúzia de porcaria e acha que isso é parâmetro pra alguma coisa. Se essa gente burra se isolasse em casa, seria ótimo. Mas geralmente são os que mais querem aparecer.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.