57

Crítica: Senna

Documentário aumenta mito em torno do piloto

Marcelo Forlani
11 de Novembro de 2010

Senna

Senna

Senna
Brasil , 2010 - 107 min.
Documentário

Direção:
Asif Kapadia

Roteiro:
Manish Pandey

Elenco:
Ayrton Senna, Alain Prost, Frank Williams, Ron Dennis, Jean-Marie Balestre

Ótimo
Senna
Senna
Senna

A geração passada se lembra até hoje onde estava no dia em que o homem pisou na lua. A atual tem duas datas bem mais tristes para guardar: 11 de setembro de 2001 e, antes dela, 1º de maio de 1994. Foi naquele cinzento domingo que uma batida, algo até que corriqueiro entre os esportes de motor, entristeceu o mundo. O capacete amarelo acostumado a vitórias estava imóvel e tombado mostrando o fim de um herói.

A morte de Ayrton Senna da Silva (1960-1994) é parte do documentário Senna (2010), mas não é o seu assunto principal. O filme da britânica Working Title, mais conhecida por comédias românticas como Quatro Casamentos e Um Funeral, reforça a ideia de Senna como um mito, alguém que beirava à perfeição não só dentro das pistas, mas também fora delas. Diferente do formato tradicional do gênero, Senna não tem entrevistados parados, olhando para a câmera. Usando o vasto acervo das TVs que cobrem a Fórmula 1 e, pela primeira vez, os arquivos da Família Senna e da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o longa-metragem reconstrói a carreira de Senna desde um campeonato mundial de kart, em 1978. "Aquilo era corrida de verdade. Não havia política envolvida", relembrava Senna.

Senna era viciado em vencer. Em um dos momentos ele diz que quando estava no cockpit era como se estivesse dentro de um túnel e que todo o mundo ao seu redor deixasse de existir. No mundo real, porém, as coisas eram bem diferentes, cheias de interesses comerciais e políticos. Ele começou a perceber isso no já famoso GP de Mônaco de 1984, em que levou sua limitada Toleman até o pódio - e só não venceu porque a corrida foi encerrada antes da hora, com vitória de Alain Prost. O francês se tornaria seu maior rival e protagonizaria disputas dentro das pistas e nos bastidores, como as conturbadas decisões das temporadas de 89 e 90 no Japão. Mas se Prost é o Darth Vader, Jean-Marie Balestre (presidente da FIA na época) é o Imperador Palpatine, que em uma reunião de pilotos não pensa duas vezes antes de bravejar "A decisão correta é a minha decisão".

São momentos como estes, nunca antes vistos pelo grande público que fazem a diferença em relação a outros documentários ou reportagens sobre os bastidores da Fórmula 1. É ali que o diretor Asif Kapadia (O Retorno) e o roteirista Manish Pandey conseguem dar o realismo que um projeto destes pede. Não daria para recriar um Nelson Piquet fazendo um comentário sarcástico e ver a inquietação com que Senna recebe o comentário. Mas não espere mais sobre as rivalidades com o brasileiro ou o inglês Nigel Mansel, muito menos fofocas sobre seus relacionamentos com Xuxa ou Galisteu - embora a Rainha dos Baixinhos protagonize um dos momentos de alívio cômico do filme.

Seguindo à risca a ideia dos três atos, o filme mostra o desenvolvimento (os primeiros anos na F1, a primeira vitória, a mudança para a McLaren), clímax (o tri-campeonato mundial conquistado no Japão e que lhe rende até hoje o status de semideus por lá) e o desfecho. Antes de chegar ao fim de semana do GP italiano, os cineastas mostram sua mudança para a Williams em 1994, a desconfiança de que a Benetton de Michael Schumacher usava tecnologia não permitida e seu descontentamento com o próprio carro. O drama toma de vez o paddock em Ímola, quando, no mesmo fim de semana, Rubens Barrichello bate forte na sexta e o austríaco Roland Ratzenberger morre no sábado. Parecia um aviso.

O acidente é mostrado inicialmente de forma bastante racional, para só depois mostrar a emoção dos pilotos, dos brasileiros, de todo mundo que acompanhou sua carreira até ali. Neste momento, lágrimas invevitavelmente driblarão as chicanes. E assim Ayrton Senna é canonizado de vez. Se ele cometeu deslizes, se algum dia desejou mal a alguém, tudo foi perdoado. De herói, ele virou mito. O documentário, assim como vida do piloto, tem seus lados negativos, mas se os diretores optaram por não mostrá-los ao público, faremos o mesmo relevando os pequenos deslizes do filme. Tudo em nome das manhãs de domingo que não são mais as mesmas.


Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários (57)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Luiz Luiz (28/12/2011 19:04:24)   6 0
É interessante lembrar que além da morte de Senna em 1994, houve a introdução do Plano Real e sua equiparação monetária com o dólar e o tetracampeonato da seleção brasileira de futebol, fazendo com que este ano tenha sido, em parte, agridoce para nós brasileiros. Sobre o filme, foi opção da equipe técnica criar lugares-comuns dos quais o público iria reconhecer, identificar-se e torcer (por que não, a magia do cinema permite esta imersão fílmica).
Por tal razão é colocada em destaque a rivalidade entre Senna e Prost, ao invés de mostrar seus outros adversários dentro e fora das pistas; preteriu-se o recurso típico dos documentários em mostrar os entrevistados para deixar que as imagens falassem por si mesmas e fossem complementadas pelos relatos; se um pouco mais de espaço fosse dado para que o público conhecesse melhor o circo da Fórmula 1, algum tempo da película tornaria-se enfadonho para o espectador médio que segue a trilha do protagonista e não se importa com o background histórico (o que seria um ótimo material para extras em DVD).
No mais, discordo do revisor ao "vilanizar" as figuras de Alain Prost e Jean-Marie Balestre: um dos pontos tratados pelo documentarista é explicitar a rivalidade entre os companheiros de equipe e, em um grau mais acima, em como a nacionalidade e o temperamento deles poderia ser cooptados para alimentar um clima de desigualdade na escuderia Mclaren. No final das contas, são pessoas reais que cometem erros, se sentem atacadas e se defendem de uma maneira que aos olhos de outro pode soar como arbitrária e equivocada.
Excelente documentário, por fim.



Patrão Bruce Patrão Bruce (19/11/2011 03:19:12)   532 0
o comentario de piquet nao foi sarcastico, pelo contrario. ele fez uma critica velada sobre a sacanagem q fizeram com senna e propos algo para nao se repetir, e todos aprovam... ron dennis, chefe da mclaren apoia com um sorriso. Senna estoura por causa do fato ter sido tocado, isso sim.



Wagner Wagner (06/08/2011 16:50:25)   158 0
Só agoora vi esse filme em dvd...

Perfeito.Impossível não se emocionar.



João Luiz João Luiz (21/04/2011 15:12:12)   22 0
O Brasil é um país de grandes atletas, sem dúvida nenhuma, mas Ayrton Senna foi com certeza O MAIOR DE TODOS ELES, e será durante muito tempo!!! Grande caráter e personalidade!!! Deixou Muitas Saudades!!!



Fernando Fernando (11/04/2011 20:35:41)   0 0
Fantastico, um Grande Brasileiro, Documentario feito pra ver e rever inumeras vezes.



Mr. Jhon :  ] Mr. Jhon : ] (03/04/2011 16:26:28)   330 0
Para se ter uma ideia, até mesmo quem nao entende muito sobre corrida de formula 1 acaba se interessando.
E, apesar de sabermos o que acontece com Senna, torcemos o tempo todo para que o acidente nunca tenha acontecido e ele nao venha a morrer.



Mr. Jhon :  ] Mr. Jhon : ] (03/04/2011 16:25:07)   330 0
Belo filme, pelo documentario de uma grande brasileiro.
Falta agora somente um filme sobre a vida do Senna, coisa que nossos cineastas ja deveriam ter pensado ao inves de gastar tempo e dinheiro com porcarias nacionais como Lula o filhdo do brasil e bruna surfistinha.



Mr. Jhon :  ] Mr. Jhon : ] (03/04/2011 14:13:23)   330 0
Vale a pena assistir e assistir mais uma vez.



Mr. Jhon :  ] Mr. Jhon : ] (03/04/2011 14:12:53)   330 0
Acabei de assistir esse documentario sobre o Senna e resumo em tres palavras: Fantastic, Brilhante e Inteligente!!!



Oswaldo Oswaldo (07/02/2011 18:57:42)   0 0
Queria tanto assistir mas não sei aonde aqui no Mato Grosso do Sul :(



Jardel Jardel (26/12/2010 14:27:37)   4 -1
H Romeu (12/11/2010 22:09:10) “Triste do povo que precisa de heróis” - Bertold Brecht.

E, além disso, como piloto eu sou muito mais o Nelson Piquet !

------

Pelo seu avatar da pra entender o quão burro você é.

Piquet foi um grande piloto, mas Senna foi muito melhor.

Sorte de nos brasileiros que tivemos 3 grandes pilotos.

Ah, o sobre o Herói, seu comentário foi tão burro quanto seu avatar.




Henrique Henrique (22/12/2010 00:39:45)   62 1
Muito bem dirigido e editado, este documentário narra a trajetória de Ayrton Senna nas pistas, tendo como pano de fundo a época áurea da "Fórmula Um".

Um compilado que resulta em uma obra digna do piloto, mais emocionante do que alguns filmes de corrida, muito melhor e mais interessante do que qualquer prova que já vi (se bem que depois da morte de Senna nunca mais assisti corrida alguma... Só ouvi falar).

Muito bacana observar o amadurecimento de Senna, suas vitórias e derrotas contra a política na "Fórmula Um", sua relação com Alain Prost, com o presidente da FIA (Balestre), com Ron Dennis (chefe da equipe McLaren), dentre outros.

Além da luta fora das pistas contra a "política das corridas" e por mais segurança, chama a atenção a ocasião em que decide se vingar do "sistema" na mesma moeda e seu caráter revela uma grande frustração com a maneira que agiu. E depois ainda há a inovação tecnológica na Williams e o momento em que Senna decide sair da McLaren para adentrar a equipe dominante, agora sem a tecnologia "mágica".

O clímax é o GP de San Marino em Ímola, que antes de ser cenário da morte de Senna, teve Barrichello voando alto em um acidente muito feio, e a morte do austríaco Ratzenberger, ambos durante os treinos de qualificação. Sem contar os pneus do acidente com J.J. Lehto arremessados contra a arquibancada, ferindo pessoas.

Estava assistindo a corrida quando Senna faleceu e, apesar de ter me emocionado com sua morte novamente durante o documentário, a sensação é muito diferente do dia da fatalidade. Ao assistir o documentário até o final a sensação é de que a tragédia se fecha da forma adequada, com uma vitória mais abrangente de Senna.

Considerando o cenário histórico brasileiro, as corridas, e os bastidores destas, não à toa Senna virou um tipo de herói nacional e no Japão foi aclamado com fanatismo.

Pra quem acompanhava o piloto, faltaram poucas coisas pra deixar o documento completo, como por exemplo, a vez em que Senna foi carregado pela multidão quando venceu Interlagos em 1993, a amizade com Gerhard Berger, e sua relação com Mansell, principalmente quando pegou uma carona com ele em Silvertone.

Pessoalmente não acho Senna um herói, mas sim um homem determinado, inteligente e com bons valores, que tomou algumas atitudes exemplares e deixou mensagens importantes.

Grande abraço!

Henrique Mumme



Jardel Jardel (24/11/2010 09:05:33)   4 0
Apenas para mostrar o que a maldita FIA fez contra o nosso Ayrton.

-
Rogério Morais Martins:

“ De acordo com o primeiro boletim clínico emitido pela Dra. Maria Teresa Fiandri às 16:30 o paciente Ayrton Senna teve dano de cérebro com choque hemorrágico e encontra-se em coma profundo. Entretanto, a equipe de médica não notou nenhuma ferida na caixa toráxica ou no abdômen. A hemorragia foi causada pela ruptura da artéria temporal. O neurocirurgião que examinou o Senna no hospital mencionou que as circunstâncias não exigiam uma cirurgia porque a ferida foi generalizada no crânio.

Às 18:05, a Dra. Fiandri leu um outro comunicado, com a voz agitada, anunciando que Senna estava morto. Nesse momento ele ainda estava ligado aos equipamentos que manteve sua pulsação do coração. A liberação pelas autoridades italianas dos resultados da autópsia de Senna que revelaram que o piloto tinha morrido instantaneamente durante a corrida em Imola, inflamou ainda mais controvérsia. Agora haviam perguntas a serem respondidads pelo diretor da corrida e pelas autoridades médicas. Embora os porta-vozes do hospital indiquem que Senna ainda estava respirando na chegada a Bolonha, a autópsia em Roland Ratzenberger [que morreu um dia antes] indicou que a morte tinha sido instantânea. Sob a lei italiana, uma morte dentro do circuito exigiria o cancelamento da corrida e toda a área deveria ser mantida intacta para para a investigação.


Dessa forma, eles teriam evitado a morte de Ayrton.



sem avatar Alexandre (24/11/2010 08:58:53)   0 0
Uma dor irreparável, até hoje não conseguimos superar a perda do maior simbolo que o Brasil já teve e a F1.
Hoje os domingos não são mais os mesmos e a F1 passou a ser tão disputada quanto ao Golf.
Dizer que o SS Schumi é melhor ou foi melhor que o Senna é comentário para querer aparecer, não esquentem com este tipo de individuo.
Saudades ..



Jardel Jardel (24/11/2010 08:48:00)   4 -1
Alessandro (16/11/2010 16:22:37) Porem o Schumi é melhor que o Senna!

---

Só para ilustrar minha resposta, sabe quantas vezes Shumacher foi pole position enquanto Senna ainda era vivo?

Resposta: 0

Senna em 1993 tinha um carro horroroso, a Willians talvez o melhor carro construido, isso fez Senna que a muito tempo queria correr pela Ferrari ou Willians ir para a equipe de Frank Willians, mas o que aconteceu?

O carro da Willians em 1993 era tão superior aos demais carros que proibiram todos os aparatos eletronicos do bólido.

Senna em seu talento inigualavel vinha em todas as entrevistas lamentando o quão ruim estava o carro, e ele tinha experiencia no assunto, ja que a McLaren de anos anteriores era assim.

O resto da história todos sabem, poucos sabem que em 1994 Shumacher e Flávio Briatore utilizam de um esquema fora das regras para ganhar tempo nos boxes, retiravam uma peça da bomba de combustivel que economizava cerca de 1,5 segundos algumas vezes 2 segundos em cada Pit Stop, procurem no google sobre o fato e o que ocorreu com o segundo piloto da equipe.

Agora falando do filme, ainda não o assisti, leio todas as criticas.

Acho bom que não foi um brasileiro que o produziu, fico imaginando caso fosse a cada 5 minutos o tema da vitoria ou a voz do Galvão Bueno ou mesmo do odiavel Reginaldo Leme.

Senna é um herói nacional, eu com meus 11 anos guardo até hoje toda a lembrança daquele domingo tragico, domingo que era para não ter acontecido tais fatos, pelos acidentes que aconteceram na maldita pista vitimando dois pilotos, vitimando um herói, nos deixando um vazio que tão cedo teremos outro campeão mundial.

Moro em uma cidade pequena, não sei se vai passar o filme, caso nao irei a uma cidade vizinha é o minimo que eu posso fazer para ver um herói na tela grande



ChloMoLover ChloMoLover (16/11/2010 21:46:41)   -73 1
Meus olhos enchem de lágrimas ao ver tudo que ele foi. Um orgulho total pro Brasil, com certeza.

Esse quero ver!



Jader Jader (16/11/2010 20:21:06)   1 0
Elton, em relação a afirmação do Alessandro nem precisa de tanto... Só quero me digam quando em menos de uma volta ele passou 3 campeões mundiais largando em 4°. Ou, quando ele realmente teve um rival para correr. Quando o Alonso apareceu, o Alemão já estava com os títulos dele. O Schimi é bom, mas na frente dele tem Prost, Lauda, Fanjo, Stwart entre outros... Se quer precisa mencionar o nome do Ayrton. Tem muita gente que fez mais gols na carreira que o pelé, ou tocava guitarra mais rápido que Hendrix... Nem por isso os números os apontavam como os melhores... Alessandro, não são números, são as façanhas!



Elton Elton (16/11/2010 18:40:35)   0 0
Ah.. ta bom.. ja tão querendo criar polêmica.. Tudo bem Alessandro.. tu ta no teu direito... So me avisa quando o "Schumi" conseguir terminar uma corrida com a caixa de câmbio travada na 6º marcha na chuva, ou então quando ele descer do carro no meio da corrida (abrindo mão da vitória) pra ajudar um companheiro que bateu e está preso no cockpit...



Ruy Ruy (15/11/2010 23:49:23)   0 0
As imagens da câmera onboard do carro do Senna, entrando na Tamburello, me levaram de volta a um episódio obscuro da minha vida que eu preferiria ter deixado lá atrás.
Não imaginava que depois de tanto tempo isso pudesse me causar tanto impacto. Me senti o molequinho de 11 anos, semi-órfão, daquela tarde de novo. Não foi nada legal.



Deivison Deivison (15/11/2010 23:34:30)   1 0
Quem não conhece o "Melhor de Todos" ,simplesmente não pode deixar de ver este documentário...
Que saudades dos tempos da F1 qdo os pilotos faziam a diferença...
Saí com lágrimas nos olhos por relembrar o legado que o SENNA proporcionou ao esporte e ao Brasil...



Jader Jader (15/11/2010 22:50:05)   1 0
É duro comentar qualquer coisa quando tem um sentimento envolvido... Imagino que até pro Forlani que é um cara que já deu toda a letra que é ligado em esporte, deve ter sido difícil ver o filme com olhar de crítico. Mas confesso que tem muito da história do Senna que não foi pro filme, dentro do campo profissional, também dentro do pessoal, que senti falta. Alguns projetos de exploração de imagem como gibi Senninha no Brasil, ou até um mangá Japonês falando do piloto poderiam receber destaque... mas, não era a tônica do documentário, por isso, acho que o trabalho dos britânicos foi super coeso e bem realizado, se fosse feito por fãs brasileiros ou japoneses... Sei não!
Não abraçaram o circo todo, pegaram só o Prost (pra mim Senna é o melhor, mas Prost é melhor que o Schumi)e aquele crápula do Jean-Marie Balestre. Dá pra ver o "professor" francês mais humanizado e sem aquelas provocações baratas de Mansell e Piquet, de boa a escolha foi certa, Prost estava a altura do Ayrton.
Forlane, parabéns pela crítica, confesso que me emocionei, principalmente lendo o final dela, tanto quanto lembrar do Ayrton, tanto quanto ver o documentário, tanto quanto lembrar aquela certa música tocando nas manhãs de domingo, quando ainda tinha lembranças do meu pai me dizendo a seguinte frase... Hoje é dia de musiquinha, vamos ver a largada filho...



sem avatar Robson (14/11/2010 15:28:53)   4 0
Pois é Alek ..CONCORDO que "F1 é dinheiro, tecnologia, engenharia, trabalho de equipe e piloto."

Está certo, mas nao confundir "trabalho de equipe" com JOGO SUJO DE EQUIPE.

A RBR mostrou este ano o que é trabalho de equipe sem jogo sujo. Venceu o melhor e venceu O ESPORTE!

CHUPA ALONSO! CHUPA FERRARI (trapaceiros)(E o idiota ainda quis ficar bravo com o cara que não deixou ele passar..tsc tsc tsc.. LASTIMAVEL. ALONSO É O NOVO SCHUMACHER...




sem avatar Isadora (14/11/2010 13:52:01)   22 0
E eu que vi poucas cenas desse filme e já achei foda, com essa crítica então...

E olha que eu nem me ligo no universo da Fórmula 01 e fico pouco me lixando se o Fulano ganhou do Beltrano.



O dalit O dalit (13/11/2010 22:29:48)   4 0
boa noite meu povo.

O Senna é o cara...

apesar de não conhecer nada da vida de Piquet (mas creio que ele tenha sido um piloto completo, não foi tricampeão a toa) eu desconheço os motivos de um brasileiro, com a mesma quantidade de títulos, não ter o mesmo sucesso que Senna -- falar que seria por conta de sua lingua ferrenha é fácil...

acredito que assim como muitos pilotos Senna foi desenvolvendo sua noções de mecânica, aerodinamicas, entre mais equivalentes do Piquet com o passar dos tempos. Mas piloto isso ele já trazia no "bolso", não desenvolveu, aconteceu como as chuvas que o abençoava e o tornava imbatível nas pistas.

Sem câmbio, sem aceitar regras adversas que beneficiavam poucos, Sem os dois dois ombros que haviam esparmos... o Cara é o Génio. Viva Airton!



Júlio César Júlio César (13/11/2010 16:14:03)   -1 -1
Eu acredito em heróis, não em classes. Eu acredito no indíviduo, não no coletivo.

A Fórmula 1 só teve três gênios: Fangio, Clark e Senna. O resto é resto!



H Romeu H Romeu (12/11/2010 22:09:10)   102 1
“Triste do povo que precisa de heróis” - Bertold Brecht.

E, além disso, como piloto eu sou muito mais o Nelson Piquet !



Filipe Filipe (12/11/2010 19:37:10)   5 0
Bela resenha. Parabén, Marcelo Forlani! Espero assistir logo este que é um dos filmes do ano desde já. Com certeza, a F1 nunca mais foi mesma depois de Senna. Acho que se ele tivesse sobrevivido (ou nunca sofrido o acidente), teria entrado em conflito grave com toda essa politicagem envolvendo a categoria. Seria legal de ver.

Quanto ao filme, tenho certeza que lágrimas rolarão pela face.



sem avatar Fernando (12/11/2010 17:49:01)   0 0
Muito bom filme mesmo,porém não posso deixar de destacar que pra mim que amo velocidade desde garotinho o piloto mais genial que já conheci foi com certeza Nelson Angelo Piquet,que era além de um fantástico piloto(prova disso os 3 títulos mundiais e a maior ultrapassagem em corridas de todos os tempos em cima do próprio Senna),ele que tinha noção de mecânica,aerodinâmica incríveis ao ponto de deixar seu carro melhor do que os concorrentes,pena que ninguém se lembra dele,obviamente por seu temperamento explosivo!



Renan Pacheco Renan Pacheco (12/11/2010 14:50:56)   -4 0
Na epoca de Senna existiam pilotos de verdade, tinha que ser fera pra dirigir um V12 de cambio manual, era raça meu amigo. Pra mim esse não é simplesmente um filme de Senna, e sim um filme sobre os bons tempos de F1, onde vc vibrava assistindo, era tão - ou até mais - emocionante que uma partida de futebol. Senna será lembrado para sempre, a geração atual não, voce não verá daqui uns vinte anos um filme de Massa ou de Rubens, ou melhor, daqui a vinte anos quem foi Massa ou Rubens? E sabe porque? Porque só herois são eternos. Eu sou um amante da F1, e aquele domingo de 1994 e a tipica data que uma pessoa como eu que esquecer da mente, mas triste como foi ver a morte de Senna, é ver uma outra morte que já aconteceu, a da Formula 1. Com certeza verei esse filme, e eu acho que vou chorar na sessão, e não tenho vergonha se isso acontecer, porque não e chorar por um homem, é chorar por Senna.



Agente da HYDRA Agente da HYDRA (12/11/2010 14:16:49)   10 0
Nossa. Deu nó na garganta.



sem avatar Pablo Lisandro (12/11/2010 13:16:00)   42 0
Alek, você tem razão. Vou tomar cuidado pra não fazer parte dos haters do Omelete. Eu tambem não gosto desses caras que desrespeitam a opinião dos outros. Desculpe aí minha crítica a você.

Agora, você está certo de uma forma realista. Os tempos realmente são outros, F-1, pelo menos pra mim, deixou de ser emocionante, virou agora um ponto de venda. Ingresso, camisetinha, modelos gostosas, bonézinhos e outros afins... tudo isso é o que sustenta essa ''modalidade''. Meu pensamento pode ser superficial até, mas o encanto já passou.

Se o que importa são as escuderias competindo, e não mais os pilotos mesmo, então nem merece ser chamado de esporte. Mesmo assim, acredito que haverá um piloto brasileiro com personalidade e amor o suficiente pra enfrentar o ''sistema'', meu amigo. Isso eu acredito.



Juliana Juliana (12/11/2010 12:50:15)   1 0
Ontem vi o trailer do filme e só nisso já me arrepiei.

Eu era nova, tinha 6 anos quando Senna morreu, mas as manhãs de domingo eram outra coisa mesmo... Tinha coração.

Vou correr pra ver esse filme. =D



sem avatar Capitão Obviedade (12/11/2010 12:43:43)   2 0
Cala boca, Rodrigo. Pára de falar merda



alek alek (12/11/2010 12:27:19)   -18 0
Pablo, cuidado. Mais um pouco e você entra na turma dos haters do omelete.

Se você acha que F1 é competitividade entre os pilotos, você precisa se atualizar e sair do pensamento superficial, cara.
F1 é dinheiro, tecnologia, engenharia, trabalho de equipe e piloto.

Michael Schumacher ganhou 7 títulos por causa de seu talento? Aff, ganhou porque a equipe era foda, tinha boa estratégia e um ótimo carro.




lennao lennao (12/11/2010 12:25:40)   91 0
chorei lendo a crítica, imagina vendo o filme.

senna vive.



Alessandro Alessandro (12/11/2010 12:20:29)   7 0
1° de Marco de 94. Uma das poucas vezes que meu pai chorou.



sem avatar Pablo Lisandro (12/11/2010 11:27:12)   42 0
''Vá, que por vencido, ninguém o conheça.''




sem avatar Pablo Lisandro (12/11/2010 11:22:31)   42 0
Depois dessa do Alek, eu tenho que dizer umas coisas sobre o nosso amigo:

1- Ele deve ter tido uns 5 aninhos (no máximo) no ano em que o Senna morreu;
2- Deve ser torcedor da equipe Ferrari. Sugiro então que se mude pra Itália e se naturalize italiano;
3- Faz parte de pessoas que adoram fazer polêmicas sem nexo, ou simplesmente chamar atenção.

Infelizmente hoje em dia, não é mais a paixão pelo esporte (o automobilismo, no caso) que move o interesse, mas sim o dinheiro, a preocupação em manter o ''cenário'' da escuderia campeã. Que existe algum aspirante a piloto que tenha personalidade forte, garra e principalmente, paixão por correr o suficiente para enfrentar os mecanismos escrotos dos bastidores da F-1 existe sim. Acredito que existe. Mas vai demorar muito pra aparecer..



Laércio Laércio (12/11/2010 11:06:57)   0 0
O que falta pra garotada hoje em dia é um herói de carne e osso, alguém que sirva de exemplo a ser seguido. As crianças atualmente estão muito alienadas. Os mais pequenos cada vez mais idiotizados por desenhos babacas sem conteúdo como ben 10 e derivados. E os maiores estão mais preocupados em ter um ipod ou um iphone mais moderno que o outro. Eu tenho orgulho de ter vivido essa geração Senna com meus 8, 10 anos. Recordo muito bem das manhãs de domingo eu que meu avô organizava um churrasco em família para torcer pelo Senna. Assistindo a corrida em uma tv 14 polegadas na garagem, com a imagem meio turva e quase sem cores, e meu avô tentava melhorar ajustando a antena com um pedaço de bombril na ponta. Creio que Senna não foi só um herói nas pistas com seu incrível dom de pilotar com maestria, mas também pelo exemplo de pessoa. Sua humildade fora dos circuitos demonstravam o quanto ele era uma celebridade que não deixava o sucesso subir a cabeça, além de ser muito caridoso fundando e ajudando algumas instituicoes de caridade. Algo que deveria servir de exemplos para os atletas de hoje em dia, que estão mais preocupados com seus status, de como apareçer adequadamente em um publico, ou torrar todo o dinheiro em carros do ano ou bancando baladas astronomicas. Parabens Senna pelo exemplo de ser humano que foi, estou muito curioso em assistir seu documentario. Grato pela bela infancia que proporcionou a mim e a milhares. Saudades eterna.



Scops Scops (12/11/2010 11:01:07)   0 0
@Robson

"Não falarei do Barrichelo, tampouco do Massa para os meus netos, mas do Senna sim."

Ótima frase, isso resume tudo...



Robson Robson (12/11/2010 08:56:00)   0 0
@Alek
Amigo, nada contra a sua pessoa OK.

Mas discordo sobre amar o esporte e não o ídolo. Vai falar isso pro Alonso e pro Schumacher...eu duvido que eles teriam as mesmas atitudes dos solidários e bem pagos barrichelo e do massa....
É a nossa bandeira amigo! Alguém que represente o nosso país com dignidade, isso sim que a gente precisa. Todos pelo mundo afora, lembram do Senna com um carinho especial, mas nós brasileiros temos orgulho por ele pertencer ao nosso Brasil e ser um exemplo de raça, e perseverança.
Não falarei do Barrichelo, tampouco do Massa para os meus netos, mas do Senna sim.




Everton Everton (12/11/2010 04:46:37)   22 0
Vi o filme na terça-feira numa pré-estreia.

Um dos melhores momentos do filme é na sala de pilotos antes das corridas. Muito legal ver essas cenas e saber o que rola antes das corridas.

Na epoca que o Senna morreu, eu vi pela Tv e tnha 12 anos. Mas pelo filme/documentario da pra ver que a partir do momento que Senna entra na F1, o Prost começa a sumir.

E aquele presidente safado francês da FIA, fez sacanagem com Senna durante anos... e beneficiou Prost durante anos.

E uma coisa que talvez ninguém tenha falado:
Mas quando Senna foi pra Willians em 93 a FIA resolveu tirar a suspensão eletronica da Wllians... deixando o carro inferior a Benetton. Mais outra sacanagem contra ele.

Pelo filme/documentario Senna teve que aguentar anos e anos de sacanagem do maldito presidente francês da FIA.



sem avatar Robson (12/11/2010 01:22:23)   4 0
Alek

Discordo totalmente do que você disse. "Importar a equipe" é uma EVOLUÇÃO da F1? Que evolução camarada?

Um cara (massa) estar em PRIMEIRO com a vitória nas mãos e praticamente PARAR o carro na pista para o Alonso passar é evolução? Isso é uma afronta ao senso de competitividade que todo esporte deve ter (e você disse que devemos amar o esporte, certo?)

E o pior de tudo não é isso. É o BA-NA-NA dar entrevista com a maior cara de sonso falando de EQUIPE, EQUIPE...

E o pior do pior.. O mesmo banana dá uma entrevista meses depois dizendo que jamais assinaria contrato para ser SEGUNDO lugar. Então pq diabos ele não acelerou aquela m*** de carro? Seria mais honesto ele vir a público e dizer: galera, é o seguinte, tô aqui pelo dinheiro, meu salário é espetacular, gosto de correr e não me importo em ser o segundo piloto.
----------------------

É desse tipo de piloto que estou falando (o banana) e também do piloto/equipe que joga sujo, como o Schumacher, que ganhou mais de um título com ultrapassagens "questionáveis" (e que voltou este ano para quase esmagar no muro o carro do Barrichelo).. Lastimável...

Antes que falem, o Senna não foi santo. Tbem venceu um campeonato logo na largada batendo de propósito no carro de Prost. OK. Mas foi o troco pelo incidente do ano anterior. Mas perto do Schumacher, Senna é SANTO sim.

obs.: o nome "massa" foi escrito em minúsculo INTENCIONALMENTE.











alek alek (12/11/2010 00:36:16)   -18 0
Antes, a vitória pertencia ao piloto, agora é a equipe que importa.

Temos que respeitar a evolução das coisas e parar de choramingar ficando nesse espaço comum de falar mal dos pilotos de hoje em dia.

Eu acho que devemos amar o esporte acima do ídolo, mesmo que esse ídolo seja o imortal Senna.



Mateus Mateus (12/11/2010 00:13:49)   0 0
Eu gostaria de acrescentar mais uma data inesquecível.
2 de março de 1996 - Morte dos Mamonas.
E com isso morreu a minha infância.




sem avatar Renan (12/11/2010 00:06:04)   0 0
Esse é pra assitir no cinema.
E vou não apenas pelo piloto e idolo que foi e é o Senna, mas pela epoca em geral, que contava com pilotos de um nivel muito, mas muito alto, alem de terem colhões, com boas pistas, e carros em sua maioria competitivos.
Saudades da dessa epoca.



BTS BTS (11/11/2010 23:00:19)   10 0
Assisti o trailer desse documentário no cinema e me deixou bem empolgado para ver!

O melhor dessa crítica foi o "Tudo em nome das manhãs de domingo que não são mais as mesmas". Pior que é muito verdade! Quem lembra bem daquela época sabe como as manhãs de domingo eram bem mais empolgantes enquanto Senna pilotava... A F1 perdeu pelo menos uns 60% da graça para o público brasileiro, após a morte do Senna...



Fábio Henrique Fábio Henrique (11/11/2010 22:58:09)   19 0
Independente de seus delizes pessoais (afinal, somos todos humanos e quem nunca pecou que atire a primeira pedra) Senna foi o melhor piloto que já vi nas pistas! Certas façanhas e manobras eu só vi Senna fazer. E aquela foi a época de ouro da F1. Acho que a morte de Senna, inclusive, funciona como um divisor de águas. A divisão entre uma era de pilotos de verdade e outra, de pilotos medíocres, sem fibra e, por vezes, desonestos.

Ah, e grande crítica, Forlani! Parabéns!



sem avatar Eric Nascimento (11/11/2010 22:31:07)   1 0
Olha Forlani acho que essa foi a critica mais apaixonada que vc fez de um filme apesar do seu esforço de não deixar a gente perceber que tinha muito de fã na mesma....

Parabéns isso só fez aumentar a minha certeza de que vocês do omelete realmente gostam do que fazem e são sinceros com as suas opiniões e sentimentos. Parabéns.



sem avatar Guilherme (11/11/2010 22:18:38)   0 0
Bela crítica Forlani!

Quero muito ver esse documentário, parece ser muito bem feito e digno da pessoa que foi o Senna.




None