Filmes

Crítica

Crítica: Substitutos

Ficção científica tem ação decente, mas escorrega nos detalhes

22.10.2009, às 15H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H54

Androides não são novidade para os roteiristas John D. Brancato e Michael Ferris, dupla que assinou Exterminador do Futuro 3 e Exterminador do Futuro: A Salvação. Imagino que Substitutos (Surrogates) tenha saído justamente daí, das conversas para delinear o universo de T-800s e resistências humanas, afinal a nova ficção científica poderia funcionar como uma espécie de futuro alternativo, quando a tecnologia dos Exterminadores foi empregada no auxílio dos humanos - e não contra eles.

Acontece que, como nerds, Brancato e Ferris estão um pouco ultrapassados. A história simplesmente ignora fatos atuais que poderiam delinear melhor o universo do filme.

Substitutos

None

Substitutos

None

Substitutos

None

Na trama, ambientada em 2054, 90 e tantos porcento da humanidade trocou sua existência diária, de carne-e-osso, por androides substitutos da Virtual Self. No melhor estilo Matrix, os usuários podem sentar-se em confortáveis poltronas de conexão e projetar suas consciências em bonecos perfeitos. Diferente do clássico recente da sci-fi, porém, em Substitutos o controlador não pode ser morto caso alguma coisa acontece ao seu androide... até que um terrorista tecnológico descobre como mudar isso.

A chance de viver uma vida em um corpo completamente diferente do seu está devidamente pesquisada e registrada hoje em dia. O que são o Second Life e os MMORPGs se não exatamente isso? A oportunidade de deixar seu corpo para trás e embarcar em aventuras e situações que você não viveria de outra forma? Mas no mundo de Substitutos a opção parece meramente estética e sexual. Flerta-se usando um corpo do sexo oposto, praticam-se esportes radicais com mais frequência ou situações de risco são abraçadas sem medo... mas é só. Basicamente, as pessoas têm os mesmos empregos enfadonhos e a sociedade opera da mesma forma - só que todos são bonitos como Barbies e Kens. Excluindo dois solitários esquisitos que aparecem no Metrô, onde estão as pessoas aladas, os alienígenas, a moda extravagante que é abundante no Second Life? Brancato e Ferris simplesmente ignoram que os Substitutos de certa forma já existem.

Mesmo que aceitemos que a sociedade seguiu seu curso sem grandes abalos, há outros erros no filme - e são ainda mais problemáticos. Se em Mulher-Gato a dupla já havia recheado o roteiro de chavões, aqui repetem a mania: o policial vivido por Bruce Willis, encarregado de capturar o assassino, tem todas as características de seus pares menos criativos do gênero. E tome problemas em casa e tormentos passados...

E se é nos detalhes que mora o capeta, o texto e o diretor Jonathan Mostow, também de Exterminador do Futuro 3, ainda conseguem criar outros momentos constrangedores. A sede da maior empresa de tecnologia do planeta tem segurança inferior a qualquer hotel de esquina (sério que dá pra descer de elevador em qualquer andar do prédio e entrar na sala de pesquisa desejada?). E quando a segurança existe é baseada em formato do rosto - e qualquer um pode ter a face que quiser no filme, inclusive o de outra pessoa. Enfim, detalhes que podem até passar batidos pelo grande público, mas não escapam aos fãs da boa ficção científica.

Dessa forma, sobra pouco que se aproveite. A ação é decente e inclui uma cena de perseguição de um "Willisnator" que é bem interessante. Os efeitos são competentes, especialmente a mudança dos robôs de "ocupados" para "desocupados" e a maquiagem, que faz com que todos pareçam exageradamente belos. Mas o melhor mesmo é que não há a eterna preocupação de estabelecer uma franquia. O filme tem começo, meio e fim - e não deixa pontas ou pistas para o futuro. Se considerarmos que se trata de um filme Disney, isso sim parece ficção científica de verdade...

Assista aos clipes do filme
Saiba onde o filme está passando

Nota do Crítico
Regular
Substitutos
Surrogates
Substitutos
Surrogates

Ano: 2009

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 104 min

Direção: Jonathan Mostow

Roteiro: Michael Ferris, John D. Brancato

Elenco: Bruce Willis, Radha Mitchell, Rosamund Pike, James Cromwell, Ving Rhames, Helena Mattsson, Boris Kodjoe, Ian Novick, Devin Ratray, Jack Noseworthy, Danny F. Smith, Jeffrey De Serrano, Michael Cudlitz, Trevor Donovan

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.