Assista Agora

Crítica: Tropa de Elite 2

A diversão está garantida e com algo a mais

Marcelo Forlani
06 de Outubro de 2010

Tropa de Elite 2

Tropa de Elite 2

Tropa de Elite 2
Brasil , 2010 - 116 min
Ação / Drama

Direção:
José Padilha

Roteiro:
José Padilha, Bráulio Mantovani

Elenco:
Wagner Moura, André Ramiro, Maria Ribeiro, Pedro Van Held, Irandhir Santos, Seu Jorge, Milhem Cortaz, Fernanda Machado, Tainá Müller

Ótimo
Tropa de Elite 2
Tropa de Elite 2
Tropa de Elite 2
Tropa de Elite 2

O Capitão Nascimento (Wagner Moura) está de volta. Mas passados quase 15 anos da primeira vez que o acompanhamos morro acima, ele agora não comanda mais a ação no campo, colocando sua cara para bater - ou, no caso, para levar tiro. Ele agora é Tenente-Coronel Nascimento, continua no BOPE e lidera os Caveiras, mas quem está na rua é o Capitão Matias (André Ramiro), que há muito tempo deixou de ser o ingênuo aspira lá de trás. O cenário é crítico: Bangu 1 foi tomado e só a Tropa de Elite pode resolver a situação. Mantendo sua posição de que bandido bom é bandido morto, Nascimento quer mais é que eles acabem uns com os outros lá dentro. Mas no seu caminho está Fraga (Iradhir Santos), um ativista dos Direitos Humanos, que vê os métodos "não convencionais" dos Caveiras com um olhar crítico - e ele tem o apoio do governador do estado do Rio de Janeiro, que não quer repetir Carandiru e assim minguar suas chances em ano de eleição. E aí o bicho pega!

Esses são apenas os minutos iniciais de Tropa de Elite 2 (2010), filme que dá sequência à trajetória de enorme sucesso de um personagem que não vive para meios tons, que faz de tudo para cumprir sua missão e, se precisar, até bota na conta do Papa. O primeiro Tropa virou assunto primeiro por ter vazado e rapidamente virado ganha-pão dos pirateiros que vendem DVDs nas ruas. Depois, pela forma explícita como trata temas como tráfico de drogas, tortura e execução dos que não trabalham do lado da lei. Desta vez, o diretor José Padilha e seu comparsa de roteiro Bráulio Mantovani continuam atirando primeiro e perguntando depois. Mas o alvo agora é outro ou, como diz o subtítulo do filme: "O Inimigo Agora é Outro".

Nascimento virou subsecretário de segurança do Rio de Janeiro, o grande responsável pela inteligência do lugar, comandando grampos e investigações. Era o lugar mais alto que um Caveira já tinha chegado, mas ele sabe que só chegou ali porque em época de eleição político nenhum quer ficar contra o povo... e o povo está do lado dele. Com esse poder nas mãos, ele consegue dar um jeito no tráfico da capital fluminense, mas isso não quer dizer que acabou a bandidagem. As pessoas logo descobrem outras formas de ganhar dinheiro e surgem assim as milícias, ainda mais lucrativas do que a "mesada" que antes vinha dos traficantes e como bônus também servem de cabo eleitoral, afinal, quem não quer sua morada livre das drogas?

E assim Tropa 2 continua violento, continua polêmico, continua pingando limão na ferida. O novo filme deixa de apontar o dedo na cara do playboy e dizer que é a maconha que ele compra que financia e mata gente no morro. O alvo da vez são os políticos e demais corruptos, que se beneficiam de toda e qualquer situação para ganhar sempre mais dinheiro e poder. .

O filme deixa também de ser a história do Matias, para ser a do Nascimento. Antes narrador, o personagem agora é também o protagonista e muita coisa vai acontecer nas quase duas horas de duração. E Wagner Moura está lá de novo para mostrar o lado humano do personagem, dar textura e profundidade ao personagem duro que sai para as ruas para combater o crime e volta para casa com os ombros cada vez mais caídos, como se estivesse carregando sozinho todos os problemas que existem no mundo. Mas ele não brilha sozinho. Se os personagens de André Ramiro, André Mattos (Fortunato) e Sandro Rocha (Russo) adicionam dramaticidade e canastrice à trama, cabe ao Fábio interpretado por Millhen Cortaz algumas das frases desde já candidatas a novos bordões, como "Cada cachorro que lamba a sua caceta", "Quer me foder, me beija" e "Tá de pombagirice?!".

Mas os momentos de alívio cômico só funcionam tão bem porque o restante do filme é bastante recheado de ação e tensão. Padilha e seu montador (Daniel Rezende, indicado ao Oscar por Cidade de Deus) te levam pela mão até onde querem e te largam lá, com o coração batendo forte e rápido como as balas que saem das metralhadoras. E não se engane imaginando que as balas dali são cegas como as dos filmes hollywoodianos. Tal qual o BOPE, Padilha não poupa seus personagens e quem tiver que morrer para dar realismo à trama, não vai durar na tela.

Fascista, aproveitador, maniqueísta... todos os termos já devem ter sido utilizados para descrever Nascimento, Padilha e o filme. E as críticas continuarão, porque o BOPE está na área e não vai facilitar para ninguém. A diversão do povão está garantida e aqueles que quiserem ainda poderão levar para casa alguns pensamentos sobre a atual situação política brasileira.


Compartilhar

Comentários (265)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Ruy (31/12/2011 09:37:04)   1 1
Gostei muito do filme, embora essas ocorrências é o minimo do que acontece em nossa sociedade. Os bandidos estão se candidatando e se elegendo, para defender seus proprios interesse, mas o mal não vencerá o bem.



sem avatar Víctor (20/12/2011 12:45:12)   5 1
Você acha mesmo que o problema é tiririca,romário etc? O problema são esses políticos que falam tudo certinho pra dar uma de inteligente,aparecer e ganhar dinheiro. Claro que Tiririca não era pra ser Deputado por não saber nada sobre isso. Mas tenho certeza que o Corrupto dentro la dentro não é ele. Tropa de Elite 2 é realmente um filme muito bom. Um dos melhores filmes nacionais dos últimos tempos. Gostaria muito se fosse indicado ao oscar. É um filme muito bem dirigido,um bom roteiro e ótimas atuações. Mas se Cidade de Deus,que foi o melhor filme nacional que eu já vi,não foi Indicado ao oscar de melhor filme estrangeiro,fica difícil pra Tropa de Elite,que não chega ao mesmo nível. Mas quem sabe não é indicado em outras categorias,assim como Cidade de Deus foi.



Alessandro Alessandro (28/11/2011 10:31:53)   14 0
Só tive o prazer de assistir esse filme agora. E é simplesmente ótimo. O roteiro casa de uma forma excepcional e a mensagem não poderia ser melhor transmitida. As várias camadas e grupos que o filme mostra e interliga fazem com que você não consiga desgrudar os olhos da tela.

E a hora que o Nascimento dá um pau no Guaracy, é como se estivesse batendo junto. Todo mundo sentiu prazer nessa cena, todo mundo gostaria de fazer isso com Sarneys e Maulufs da vida.



Lauro Lauro (17/09/2011 19:10:22)   91 0
Eu gostei muito do segundo filme.Na minha opinião ficou melhor que o primeiro filme.E eu não achei que ele foi menos agressive que o 1o filme,pelo contrário.Aquele final é quase um soco no estomago.Eu posso tá exagerando,ou não,mas eu acho que é o melhor filme brasileiro já feito até o momento!



sem avatar Pedro (06/03/2011 17:27:01)   1 0
Filmaço pra colocar qualquer um de Hollywood no chinelo , mostra a real situação do país que não vai mudar nunca enquanto continuarem a eleger Tiririca , Collor de Mello , Romário e etc ...



gisele gisele (10/02/2011 14:56:45)   0 0
subindo as esferas e mostrando tudo,é assim mesmo que tem de ser,amadurecimento e um tapa na cara do brasileiro novamente.quem quer um baseado ai?



Carlos Carlos (09/02/2011 09:11:06)   1944 1
Excelente filme...

Sem dúvidas uma das melhores obras produzidas pelo cinema nacional!

Não consigo entender como que o filme não levou a nota máxima...
É simplesmente incrível!



misack misack (08/02/2011 05:40:12)   -36 2
Tiraram um OVO porque o filme é Brasileiro?? só pode... porque esse filme é maravilhoso é como um filme brasileiro deve ser , a perfeição do enredo é sem Par!



vinicius vinicius (06/02/2011 18:48:25)   16 0
No meu ponto de vista,é simples,O MELHOR DO ANO!



Rodolfo Rodolfo (31/01/2011 17:08:59)   5 0
MUITO MELHOR QUE O PRIMEIRO.

Este vai na ferida mesmo...

Merecia 05 ovos.



Publicidade
sem avatar allan (21/11/2010 19:49:42)   2 0
Caveirão 2 - O retorno.

Enquanto o primeiro filme apela para as cenas de violência, desperdiça o potencial crítico da película em uma discussão muito rasa sobre o financiamento (real) do tráfico pela classe média e explora muito pouco o intimo de cada personagem, a continuação aumenta a carga dramática, melhora as cenas de ação, aprofunda as relações humanas e propõe uma discussão política mais ampla e sustentável do que no primeiro. Neste segundo filme o diretor consegue transferir o problema da esfera da violência para o meio político.

No primeiro filme, Capitão Nascimento sobe a favela para limpar a sujeira que os playboizinhos fazem. Neste segundo ele se pergunta a quem realmente a seu trabalho favorece e a quais interesses ele está servindo. Essa dúvida não vai apenas pairar sobre a cabeça do personagem mas de todos (ou pelo menos assim deveria) que veem o filme.

crítica completa em: http://amahet.blogspot.com/2010/11/tropa-de-elite-2-o-inimigo-agora-e.html



Jardel Jardel (14/11/2010 08:01:11)   5 0
Acabo de chegar da sessão (agora que o filme foi lançado na “cidade” que moro).
Tive diversas oportunidades de ver o filme de forma ilegal, graças a Deus tive o prazer de ficar em uma sala de cinema (não é das melhores) com minha esposa, uma pipoca e refrigerante, por quase duas horas, nos 30 minutos iniciais de filme já tinha uma certeza, eu estava diante do melhor filme brasileiro já produzido.
O elenco é fantástico, cada ator não poderia ser substituído no seu papel, assistir a interpretação de Matias é como estar dentro da ação, sentir a sua raiva, Nascimento então, dizer o que cada minuto que vemos em ação Wagner Moura.
Realmente é de se pensar se Wagner conseguirá largar o fardo e seguir a vida sem ser traumatizado pela interpretação dessa magnitude.
Sobre o filme:
Ao primeiro olhar o professor não passa de mais um querendo ver direitos onde não tem nada de humano, o apresentador fanfarrão que demonstra a principio apoiar os atos do BOPE é exatamente o oposto do que se imagina.
Tudo não passa de uma simples “manipulação” por parte do diretor, fazendo que todos percebam, nem tudo é o que aparenta ser.
A primeira ação em Bangu 1 mostra que Nascimento criou o monstro que ele precisava para a função de substituir a si mesmo, Matias demonstra ser o cão de caça que todo criminoso e vagabundo tem pavor, é o Cruegger de todos que vão deitar seja por sono ou por efeitos de alucinógenos e os fazem ter pesadelos, “Matias e o BOPE um dia vai me pegar”.
Uma seqüência que merece entre as mais marcantes do cinema nacional e lógico mundial, Capitão Matias com certo sentimento de ódio sobre o seu mestre mostra que a granada do primeiro filme, que o fez ficar acordado para que não se explodisse assim como seu mentor fazendo-o aprender o conceito sobre estratégia.
Seqüência épica, com um desfecho que faz qualquer pessoa com mais de 2 neurônios funcionais pensar um pouco sobre a realidade da policia seja Fluminense, Paulista, Mineira ou Alagoana, é obra fictícia? Para quem vive em condomínios de luxo e bolhas protetoras sim, para quem segue a vida lutando cada dia contra o seu próprio “sistema” entende-se que o fictício é apenas um modo de não ser execrado por expor a realidade e ser caçado por algo que devíamos ter sempre que é o direito de expressão.
Não vou comentar mais sobre as cenas do filme, gastaria no mínimo umas 20 páginas para fazer uma resenha sobre o que José Padila
O filme tem de tudo.
- Ação na medida certa (reduzida em relação ao primeiro filme);
- Atuações merecedoras de prêmios da Academia (ah não! Lula que vai concorrer, triste);
- Louco obcecado por direitos humanos dando a cara para bater e usando a família do rival como escudo;
-Apresentador fanfarrão que prova o quanto a mídia manipula o que lhe convém;
- Governo que só mostra na mídia o que lhe interessa, usa o BOPE, Policia como pau mandado ou cachorro de coleira (Nascimento nem o governo consegue corromper, tornando-se o inferno na terra para todos os governantes tirando “uns 6 ou 7 de ficha limpa);
- Coronel Nascimento; o “Jack Bauer” brasileiro sem medo do sistema querendo apenas **** o mesmo;
De longe o melhor filme brasilieiro, seguido apenas pelo seu predecessor, a qualidade é tanta que me faz sentir raiva de mim mesmo. Como eu posso ter gastado meu suado dinheiro em tanta merda Holywoodiana? Assistir esse filme deveria é um dever de todo cidadão sendo informado ou não, pobre ou de classe média, menos lógico para os noiados, traficantes de merda, políticos corruptos, ratos de esgoto, filhos de papai sustentadores do tráfico entre tantas “classes” que não fazem nada a não ser desculpe a palavra, foder ainda mais tudo ao seu redor.
Esses não devem ver o filme, devem continuar na ignorância e liberdade de sonhar que nunca serão pegos, um dia se Deus quiser e os Nascimentos da realidade colocarão fim ao buraco que encontra-se a sociedade.
Não vou me alongar mais, não sei se seria bom (lógico que seria, mas...) ter um novo filme, o primeiro foi histórico, o segundo foi épico, um terceiro poderia descambar para algum lado que estragaria o trabalho feito antes.
Estou contando os minutos para o lançamento com o BD sobre o filme com o máximo de extras possível, melhor filme brasileiro que assisti? De longe o melhor filme que já assisti! Não somente brasileiro.



sem avatar João Vitor (10/11/2010 19:45:24)   0 0
Um dos melhores filmes que já vi em toda a minha vida. Realmente muito bom!

Só pra quem não percebeu ainda... A intuição do diretor não é mostrar o BOPE dando porrada, e sim, mostrar a triste realidade que vivemos hoje. O que o filme quer passar é que O ESTADO TEM CULPA. Isso vocês podem confirmar assistindo as entrevistas do José Padilha no Jô e no Altas Horas!



Henrique Henrique (06/11/2010 20:38:03)   82 1
Os mais pudicos que me perdoem, pois não costumo qualificar filmes com este tipo de termo, mas "Tropa de Elite 2" é um PUTA filme... Repito... Um PUTA filme para o qual bato palmas e que entra na lista de obras das quais tenho orgulho... Verdadeiro orgulho.

Parabéns a José Padilha e a todos os envolvidos na realização desta obra, que pode realmente ser qualificada como "de arte"... Corajosa e tecnicamente bem executada, onde a narração de Nascimento não é muleta, e sim aço de armação.

Vocês fizeram mais política (no raro bom sentido da palavra) com este filme do que qualquer político com suas ações paliativas obscuras... Alguns de nós, através da arte, da livre expressão, das ações no dia a dia, somos os verdadeiros políticos, os que sustentam o pouco de bom que resta no Brasil, os que mantêm a frágil sensação de que ainda vale à pena lutar e se dedicar em prol de uma sociedade mais justa e harmônica.

Assistir e divulgar este filme é muito mais "dever cívico" do que votar... Ação esta que denota apenas uma das ilusões democráticas do sistema: uma falsa escolha.

Chorei de orgulho ao final... Chorei pelo estado de minha nação... Chorei porque não consigo cantar o hino nacional de meu país desde que minha consciência despertou prematuramente em minha infância... Despertou para o fato de que o que cantamos não significa nada frente ao estado real... Frente às intenções, esquemas e funcionamento de nossa nação... Não enquanto as coisas permanecerem como eram... E como infelizmente ainda são.

Dá de colocar a cara de todos os políticos que conheço na do político que apanha, e assim fazer um tipo de terapia de relaxamento, de liberação da tensão durante a sessão... Recomendo.

Dentre os ingredientes que recheiam o saboroso filme, cito alguns para aguçar o apetite dos que ainda não o provaram:

- "A Máfia Italiana Tupiniquim"

- O apresentador de TV político, híbrido entre os "Datenas" e o “Comandante Prothero” de "V de Vingança".

- A manipulação das instituições e órgãos.

- O BOPE e a Polícia como cachorrinhos.

- O uso político da mídia na manutenção de um sistema fascista.

- A "Operação Iraque".

- Nascimento “Frank Castle”.

Tropa de Elite 2 é o "Senhor das Armas" nacional, apontando para os maiores inimigos da nação, nossos governantes, os maiores interessados em manter o sistema...

Você já se perguntou por que o tráfico de drogas, de armas, de órgãos, a pedofilia, a prostituição, o estelionato, o roubo, os assassinatos, os "gatos", a corrupção... enfim... o crime... São todos problemas que não deixam de expandir?

E que crescem no “mercado” em comunhão com serviços sociais decadentes na área de saúde, educação, limpeza, ambiente, segurança, lazer...?

Será que é porque quem ganha com o crime e a desordem social não são os próprios governantes... Líderes de nossas comunidades, sindicatos, conselhos, bairros, cidades, estados, e por fim, do país? Aqueles em quem votamos?

E ainda me criticam por nunca ter votado em ninguém...

Eleições são como as greves... Não são espontâneas... Elas têm hora pra começar e terminar, e tudo que é presumivelmente decidido já foi pré-acordado faz tempo. Tanto as greves como as eleições funcionam como ferramentas de manipulação para se criar a ilusão de que escolhemos ou influímos e participamos em alguma decisão, que lutamos pelos direitos adquiridos... Que escolhemos um representante... Diante do cenário atual, talvez devessem fazer eleições para decidirmos se precisamos de eleições...

O sistema do crime e da desordem social é o sistema mantido pelos nossos governantes. Sempre foi (é "história recente antiga"). E eles o mantêm através de manipulações de instituições, inclusive da própria mídia.

Se você quer chegar mais perto da verdade, desligue os noticiários televisivos, feche os jornais (e achavam que era a MAD que não servia nem pra limpar a bunda...), e vá absorver a arte onde ainda existe alguma verdade a ser extraída, lendo bons livros, vendo bons filmes, escutando boa música, admirando belas telas e esculturas...

É na arte que uma fração da verdade persiste e ainda encontra espaço para se expressar em raras ocasiões...

E o problema não é o Rio, não é São Paulo, não é Brasília... É no Brasil... É no mundo... É global.

Para saber contra que inimigo estamos lutando basta olhar sua abrangência: ela é mundial. Quem é mundial? Quem influi nos além mares? Quem senão as corporações?

Em uma escala maior, nossos governos são máfias e nossos políticos e partidos são as milícias de mega-corporações... E estas respondem somente ao dinheiro, ao consumo, ao lucro, à economia... Uma economia não só insustentável, mas também irresponsável, inescrupulosa e maquiavélica.

Corporações... As "Umbrella Corporations" da vida real. As "The Corporations", dignas de documentários (recomendo o de Mark Achbar). Não à toa são as vilãs em grande parte das ficções, em uma caricaturização da realidade, talvez com intenção de desacreditar a realidade, da mesma forma que a autópsia bem forjada de um E.T.

E só mais uma coisa... "Ficção my ass".

O filme é convenientemente ficção: para os que fogem da lei opressiva que combate a livre expressão, e para os idiotas que se refugiam no alívio de virar o rosto para realidade usando o "é só ficção"... Como é bom voltar pro sofá e não sofrer o desconforto de encarar a face deformada da realidade... Bom para os zumbis que abundam por aí, não os "Zumbis dos Palmares" (como deviam ser os descendentes verdadeiramente brasileiros), mas sim "Zumbis de Romero", que tomam TNT energy drink...

Que venham a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016...

Assinado: Membro da Aliança Rebelde quase sem munição, cercado em um coffee shop, com poucos amigos ainda não contaminados.



@yasmiindiiz @yasmiindiiz (01/11/2010 12:02:57)   5 0
@marlos...

eu não esperava ver só sangue, mas o filme me decepciono mto, quase não vimos o bope em ação. O nascimento fico como idiota no filme, e realmente não é o melhor filme do ano..
_______ aqui é p dar opinião, escrevi o q achei do filme.



Moisés Moisés (31/10/2010 19:19:04)   4 0
ESPETACULAR, não só o melhor filme brasileiro como um dos melhores filmes que já vi na vida, fantástico, a realidade atirada na sua cara sem dó nem piedade, um filme antológico, que merece figurar em qualquer lista respeitável sobre cinema. Só achei a crítica do Forlani um tanto quanto superficial...



Β•Я•Ц•Ŋ•Ø Β•Я•Ц•Ŋ•Ø (31/10/2010 13:13:01)   18 0
Bora dar votos no IMDb, http://www.imdb.com/title/tt1555149/
Vai que entra mais um filme brazuca no Top 250. Precisa de 3mil votos.



Β•Я•Ц•Ŋ•Ø Β•Я•Ц•Ŋ•Ø (31/10/2010 13:07:58)   18 0
Fiquei um pouco decepcionado ao final do filme. Talvez por esperar (não por minha vontade) outra coisa (menos falação, mais ação), e por algumas coisas forçadas (o tal triângulo amoroso). Mas foi mto válido pela crítica político-social q é enfiada goela abaixo pra qm só foi ver corpo abatido na favela. Brasileiro tá precisando disso mesmo.



sem avatar Luciano (26/10/2010 22:23:12)   14 0
Filmo excelente, até sonhei com o filme no dia seguinte, de tanto que gostei. Muito foda.



sem avatar Diogo (26/10/2010 16:16:27)   12 0
1º - O fato do filme do Lula ser o candidato brasileiro a concorrer o oscar de melhor filme estrangeiro, com certeza é pura política, com certeza tem o dedo do Lula ai (talvez o que esta faltando na mão dele), essa merda desse filme jamais teria sido escolhido se fosse de qualquer outra pessoa, haja vista “Dois filhos de Francisco”.
2º - Concordo plenamente com o Élio, Yasmim, quer ver sangue ? corta os pulsos.
3º - TROPA DE ELITE 2 É FODA DEMAIS !!!!!



Publicidade
Levi Levi (26/10/2010 13:38:09)   0 0
Melhor filme brasilei que eu já vi, e um dos melhores de todos os filmes que vi, certamente. Pena que existe muito brasileiro puxa-saco e quem vai tentar disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro seja o "Lula, o filho do Brasil" uma história mentirosa e um filme tão fraco que não arrecadou nem para bancar os custos de produção. E VIVA O MENSALÃO!



Marco Aurélio Marco Aurélio (25/10/2010 14:47:57)   -1 0
Pô, Forlani, falando de coisas muito óbvias. Tá legal, mas essa era uma boa chance de aprofundar tanto a crítica quanto o filme tenta fazer.



sem avatar Élio (25/10/2010 11:19:52)   0 0
O que é o comentário dessa Yasmin aí embaixo? Acorda pra vida, minha filha! Quer ver sangue? Vá assistir filmezinho de vampiro! Pelo visto você nunca entendeu o espírito de Tropa de Elite (nem o 1 nem o 2). Enquanto tiver brasileiro com essa visão bitolada, vamos continuar elegendo bandido, e achando que os verdadeiros inimigos são os pobres das favelas, que merecem morrer com tiro na cabeça. Tropa de Elite 2 é um amadurecimento em relação ao primeiro. O próprio Nascimento diz: "eu demorei pra perceber quem eram meus verdadeiros inimigos". E pelo visto, o brasileiro ainda não entendeu.



sem avatar josé (24/10/2010 19:58:47)   -36 0
estritamente sobre o filme, tecnicament impecável, narrativa ágil, alívio-cômico providencial. Atuações magistrais (como o Wagner Moura ainda não ganhou um Oscar cara!) eu não via personagens, via pessoas reais numa tragédia shakesperiana...
defendo q o bom cinema emociona e q tropa 2 foi como passear num bom trem-fantasma: vc sab q vai se assustar, mas aí t assustam muito mais...



sem avatar josé (24/10/2010 19:42:48)   -36 0
falta 1 semana pra eleição... tropa me fez sentir tanto nojo, tanta vergonha d ser carioca/brasileiro (sim, pq cada um só quer saber d si mermão!) q não posso e não quero votar num sistema movido a bolinha d papel e dossiês... EU financio essa merda toda e os caras nem se dignam falar d cara limpa e discutir o q REALMENT interessa: Descontinuar a corrupção q lega o q há d pior pra um povo: a incapacidad d VER o qto somos ultrajados. e muito mais, A CAPACIDAD D NOS RESPEITARMOS COMO CIDADÃOS e EXIGIR a mudança pra TODOS (não pra SUA rua, pro SEU emprego, pro SEU estado)!...
ORGULHO D SER BRASILEIRO É O CARALHO!
FACA NESSES FILHOS DA PUTA!



Alex Alex (24/10/2010 10:23:09)   7 0
sensacional melhor filme nacional que eu ja vi esses 4 ovos tão errados , coloca 5 ovos ai xD



sem avatar virginia (24/10/2010 00:13:00)   0 0
O filme Tropa de Elite 2 conseguiu com ceteza superar todas as expectativas daqueles que só sabem criticar o cinema brasileiro,pois a produção é excelente!Fotografia,som e enredo tudo caminhou para uma magnífica obra,um verdadeiro orgulho para esse país.Alguns até comentaram que o filme ficou devendo por não focar tanto assim na história do esquadrao para contar mais sobre a vida do capitão Nascimento,porém ,na minha opnião isso tornou o enredo mais suave,mostrando o lado humano do herói.E a coisa mais legal do filme na minha é o final,que parece mais cena de filme de herói americano,qdo eles enchem o carro dele de balas...(bom não vou contar o que acontece p não dar spoiler),mas quando começa o filme você pensa ,como ele vai se salvar dessa?O que resta são os meus parabéns para a produção,e a atuação do ator Wagner Moura merecedores de oscar mesmo!



Alexandre Alexandre (23/10/2010 00:06:43)   2 1
Sinceramente! Eu também dou 4 ovos para Tropa de Elite 2. Sai um pouco decepcionado do Cinema pois esperava ver mais o BOPE em Ação e na minha opinião o BOPE ficou em segundo plano. A trama girou muito em cima do CEL Nascimento que sai logo no inicio do filme do BOPE do que do próprio BOPE em si. Acho que os produtores perderam a chance de criar uma excelente franquia de filmes policias ao estilo SWAT ao focar o filme só nos problemas sociais e querer combater o sistema de uma tacada só. Também não consegui ver o gancho que todos comentam para o 3º filme pois “ALERTA PARA SPOILER” no final temos um Capital do BOPE morto e Nascimento expulso da PM!.
Agora em termo de qualidade o filme merece nota 10! Fotografia e som pra Ninguém botar defeito. A interpretação do Wagner Moura é Antológica, o cara merece um Oscar com todo mérito e se os produtores quiserem ele pode sim concorrer ao Oscar, e só lançar lá a tempo como fez Cidade de Deus.



sem avatar Breno (22/10/2010 02:53:52)   2 0
Filme de Máfia
Enquanto eu assistia a TE 2, só pensava nos grandes filmes de máfia norte-americanos, como os do Scorsese dos anos 1990. Padilha bebe direto na fonte e fez no melhor estilo:

http://artedamiseenscene.blogspot.com/2010/10/tropa-de-elite-2-de-jose-padilha.html



M. Galego M. Galego (22/10/2010 02:11:43)   123 0
Alguém sabe o que significa "deverião"?



Publicidade
Álvaro Álvaro (21/10/2010 18:23:31)   -3 0
acredito que deverião colocar os atletas do UFC PRA MELHORAR QUEM SABE TROPA DE ELITE 3



Breno Breno (20/10/2010 17:45:20)   34 0
Finalmente vi o filme. Eu estava com medo de ter acabado um produto mas o que vi foi muito além do produto. Confesso que eu quase chorei em alguns momentos. Eu tinha esquecido que muito mais do que divertido, Tropa de Elite é relevante e isso supera qualquer expectativa. Quanto ao soco no estômago, eu já esperava. Não esperava era terminar o filme me sentindo um CDF que acabou de levar uma surra no colégio.



sem avatar Carlos (19/10/2010 23:47:40)   0 -1
Simplesmente um dos melhores filmes do ano (e que eu já assisti).
E o Forlani dá 4 ovos,.. se fosse filme do
Quentin Tarantino, ou se fosse americano, com certeza teria ganho 5 ovos. Simplesmente inaceitável.
Era pra o filme ter sido lançado a tempo de concorrer ao oscar internacional, mas não, vai ser aquela bomba do Lula.
Tenho que comentar também atuação do Wagner Moura, digna de um oscar, é uma lenda aquele cara, orgulho d'ele ser nordestino.



Caetano Caetano (19/10/2010 23:26:45)   188 0
o filme é um verdadeiro soco no estômago pra gente enxergar a realidade cruel e hipócrita da política brasileira e foi genialmente lançado em ano de eleição.
Não que o resto do mundo seja uma maravilha, mas ao sair do cinema após ver Tropa de Elite 2, senti nojo desse nosso país governado por quadrilhas e milícias que estão cagando e andando pra população. Ta na hora do povão acordar e parar de eleger bandido.



sem avatar mariochipes (19/10/2010 10:35:44)   -2 0
nao sei pq nao gostei do tropa 2 ,achei o primeiro filme muito bom e esperava que a continuaçao fosse melhor ainda ,mas nao gostei.achei que o filme mudava de cena muito rapido ,mas gostei da qualidade.



sem avatar LUCIANO (19/10/2010 06:18:20)   0 0
Adorei o filme e vamos valorizar o cinema nacional que esta cada vez mais melhor.O filme é muito bom,mas tenho que concordar com a chatice de quase 3 minutos de agradecimentos à patrocinadores antes de começar o filme.



Marlos Marlos (18/10/2010 22:54:03)   434 0
@Yasmin É triste ler comentários como o seu, que esperam apenas sangue por todo o lado de um filme.



M. Galego M. Galego (18/10/2010 19:41:47)   123 0
Wendell, amigão. O personagem de Sandro Rocha é o "Russo". E o Fábio já é coronel.

Alexandre, a idéia que o final do filme dá é exatamente essa, um "Tropa 3" com um inimigo ainda maior. O bom é que Nascimento já poderia contar com um meio aliado no Congresso, o Fraga.



Edu Edu (18/10/2010 15:02:36)   -3 0
Melhor filme brasileiro do ano, deveria concorrer ao Oscar no lugar daquele lixo politico que nem merece ter o nome citado.

O final abre claramente uma ideia para a sequencia, que não sera Tropa de Elite 3 e sim o filme "Nunca antes na historia desse pais", outro que agora aguardo com enormes expectativas.

Tropa 2 merecia um Oscar, ou no minimo a indicação, mas por motivos políticos semelhantes aos mostrados no filme perdemos mais uma vez a chance de concorrermos com dignidade ao premio da academia.



sem avatar Andreia (18/10/2010 14:29:10)   0 0
O filme é excelente! O melhor do ano até o momento e merecia ter recebido cinco ovos.




Publicidade
sem avatar Andreia (18/10/2010 14:27:35)   0 0
O filme é escelente! O melhor do ano até o momento e merecia ter recebido cinco ovos.



Morpheus Morpheus (18/10/2010 14:17:40)   81 0
Eu achei ótimo o filme, dentre vários pontos iraados, a questão do Nascimento com o Fraga.

Os dois se odiavam por questões pessoais e até profissionais, mas quando a questão é combater o sistema corrupto os dois se juntaram, pois tem seus valores e princípios dentro de si muito fortes e gritando alto.

Muito bom que cada um teve seu jeito de combater o sistema, ambos perseguiam os mesmos ladrões e corruptos, mas cada um do seu jeito, e no final (spoiler) juntaram suas forças!

Esse filme representou uma onda cada vez maior no Brasil, a de todos estarem cansados com a politicagem e de corrupção. Foi um tapa na cara dos políticos corruptos.

Agora, um bom tema para o Tropa de Elite 3 (o que vai ser muuuuito mais difícil) é atacar não só os Corruptos, mas os Corruptores!!! Os bancos e empresas privadas que financiam campanhas e candidatos também, para depois cobrarem seus favores com dinheiro público!

Quero ver se a vai existir alguma empresa ou entidade privada que financie um filme que meta pau na Imprensa e nas empresas privadas, HEIM?!!




@yasmiindiiz @yasmiindiiz (18/10/2010 08:51:19)   5 0
calma aii o filme não é tão bom comparado com o 1°, o filme deixa a desejar, os minutos iniciais são bons parece bem violento, mas depois caii na rotina e outra o filme dexo de ser ação p virar critica social.. e não houve ligação de tempo, passava - se uma cena, daii já era tipo 5 anos depois, o roterista forço quando coloco o Fraga (Iradhir Santos) como marido da ex mulher do Nacimento.



Mauro Mauro (17/10/2010 23:48:14)   34 0
Gentchy perai... Já faz 15 anos q fizeram o tropa de elite 1??? Nossa como passou rápido...



sem avatar Wendell (17/10/2010 22:51:41)   0 0
estão bem atentos ao filme que fazem a critica, o personagem de Sandro Rocha é o ROCHA e não RUSSO.

Segundo, quem diz "que cada cachorro que lamba a sua caceta", foi o próprio Rocha e não o capitão Fabio Fábio (Milhem Cortaz)



Vanildo Vanildo (17/10/2010 20:14:23)   1 0
O melhor filme de todos os tempos!! Nota 10!! 5 ovos!!



M. Galego M. Galego (17/10/2010 11:23:31)   123 0
Infelizmente, mais gente com preguiça de ler. Não lê direito, tem dificuldade para entender (ou as duas coisas) e acaba escrevendo besteira.

E quando não entende, acha que os outros que são pretensiosos. Lamentável.

Falar do roteiro, do personagens, as situações que o colocam no contexto social (exatamente o que o filme se propõe)não é falar sobre o filme?

Então, não sei mais o que é falar de filmes!



Sandro Sandro (16/10/2010 21:12:56)   13 0
Concordo Plenamente com o post "M. Galego (15/10/2010 13:08:31)".

Esse filme, para mim é muito superior ao primeiro.. o Enredo é melhor.



Rodrigo Rodrigo (16/10/2010 16:39:47)   4 0
A evolução do personagem central é o elemento chave do filme.

Isso porque os acontecimentos não nos são apresentados de forma imparcial (por uma consciência externa à história). Quem narra tudo é o próprio Capitão Nascimento, um tipo social que tem o seu discurso influenciado pelas suas crenças, ideologias, enfim, sua visão de mundo. E sendo ele um narrador-personagem, a nossa própria percepção de espectador fica comprometida. Se ele evolui, tudo evolui por extensão.

Alguns sites apontaram uma similariade do Nascimento com o Batman (The Dark Knight), por haver uma autoavaliação do herói em relação ao seu papel como tal nos dois casos. E se essa comparação é justa, talvez não seja exagero dizer que há um pouco também da ironia machadiana nessa narrativa em primeira pessoa do filme.



Dalton Dalton (16/10/2010 12:59:33)   327 0
@clayton apoiado ! e ate um crime nao da menos de 5 ovos pra esse !



Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.