Filmes

Artigo

DVD: Ultraman - The Next: O filme

DVD: Ultraman - The Next: O filme

16.11.2006, às 00H00.
Atualizada em 08.11.2016, ÀS 11H03

Ultraman - The Next: O filme
Ultraman
Japão, 2004
Aventura/Ficção Científica - 97 minutos

Direção: Kazuya Konaka
Roteiro: Keiichi Hasegawa

Elenco: Tetsuya Bessho, Kyoko Toyama, Kenya Osumi, Nae Yuuki, Ryohei Hirota, Toshiya Nagasawa, Masao Kusakari


Parece difícil levar a sério um filme japonês que mostra um gigante com cara de peixe - o bom e velho Ultraman - e um dragão espacial trocando golpes entre os edifícios de Tóquio. Mas pela primeira vez tal experiência ganha uma produção caprichada e consegue êxito do ponto de vista cinematográfico. Infelizmente o tal filme não chega para estrear nos cinemas brasileiros, mas o que importa é que um antigo herói de seriados nipônicos está de volta em um DVD lançado oficialmente em português.

O piloto de caça Shunichi Maki (Tetsuya Bessho) está prestes a tomar uma difícil decisão. Seu filho pequeno, Tsugumu (Ryohei Hirota), sofre de uma rara doença e poderá ter uma vida muito curta. Assim, ele pede afastamento da Força Aérea, para poder ficar mais tempo com sua família. Mas em uma de suas últimas missões, seu jato colide com um meteoro radiante e ele desaparece. Logo depois, Maki ressurge misteriosamente, já como hospedeiro de um ser espacial que precisa agir oculto na Terra.

Perseguido pela cientista Sara (Kyoko Toyama), ele descobre que um meteoro semelhante atingiu antes um outro militar, transformando-o profundamente. O nome dele era Udo (Kenya Osumi), namorado de Sara, e ele se torna um monstro sanguinário, que fugiu deixando um rastro de morte. Como o acidente de Maki foi idêntico, Sara e os militares esperavam uma transformação semelhante.

O monstro fugitivo, batizado pelos militares como The One, encontra Maki e o ataca. Então, ele manifesta o poder que ganhou após o acidente e se transforma em um gigante prateado. No laboratório, Sara se refere a essa forma alienígena como The Next. A perseguição a The One se intensifica, as situações chegam ao limite e Maki, enquanto luta para salvar a humanidade, ainda precisa dar apoio a seu filho e sua sofrida esposa, Yoko (Nae Yuuki). Assim como o monstro, Next também evolui para uma forma ainda mais gigantesca e os dois titãs lutam nos céus de Tóquio.

De volta às origens

Essa é a trama de uma das muitas versões do clássico super-herói japonês. A idéia básica da chegada do herói e seu inimigo à Terra foi tirada do primeiro episódio do seriado original, de 1966. Com uma ambientação mais realista e uma produção que em nada lembra os improvisos de antigamente, o resultado foi um longa de aventura de alto nível, sem perder aquele charme ingênuo de filmes de monstros japoneses.

Para os fãs do gênero tokusatsu (os efeitos especiais japoneses), tão acostumados a produções pobres e divertidas, esse filme surpreende, pois é uma produção de primeira linha para os padrões japoneses. A trilha sonora é do guitarrista Tak Matsumoto, astro do pop-rock japonês e membro da dupla B´z. O tema de encerramento foi tocado pela sua banda, TMG (Tak Matsumoto Group), uma reunião de músicos internacionais. Tak é tão popular no Japão que teve sua participação no filme mais alardeada do que o elenco ou o diretor. E falando no diretor, Kazuya Konaka é um veterano do Universo Ultra, seja na TV ou no cinema. Competente nas cenas de ação e na condução do enredo, ele é péssimo com atores e alguns coadjuvantes têm reações ridículas. Outro problema é que a atriz Kyoko Toyama é inexpressiva como uma porta e nem de longe transmite o conflito de sua personagem, que tem a missão de ajudar a matar o próprio namorado, transformado em ameaça. Mas o diretor deu sorte com o ator principal, Tetsuya Bessho, que é seguro e transmite o carisma necessário ao papel sem cair nas canastrices tão comuns a esse tipo de aventura.

O filme foi parte do Ultra N Project, uma tentativa do estúdio Tsuburaya Productions em renovar sua milionária franquia almejando um público mais velho. O projeto também incluiu a série de TV Ultraman Nexus, com uma forma mais evoluída de Next, que utiliza diferentes hospedeiros humanos para agir na Terra. A empreitada não vingou e o estúdio voltou a reverenciar seu passado, resgatando personagens e atores das primeiras séries para o longa Ultraman Mebius & Ultraman Brothers, que estreou em 16 de setembro no Japão.

O DVD distribuído no Brasil pela Impact Records não apresenta extras, somente a opção de se escolher o áudio (original em japonês ou dublado em português) e também a opção com ou sem legendas. No DVD original, além da seleção de cenas (outra coisa que não tem no DVD brasileiro) e coletânea de trailers, havia também o making of, ignorado pela distribuidora quando enviou cópia para o mercado brasileiro. Dá pra avançar cenas, mas não selecionar cenas-chave. A capa também não ajuda muito e a foto no verso da embalagem (com os protagonistas em um cenário bem falso) não faz jus à qualidade técnica da fita. Mas pra quem ignorar tudo isso, sobra um filme bem interessante, que mostra um dos mais tradicionais super-heróis japoneses em uma de suas melhores versões.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.