Assista Agora

Eu os Declaro Marido e... Larry!

Comédia faz graça com relacionamento gay

Érico Borgo
06 de Setembro de 2007

Eu os Declaro Marido e... Larry!

Eu os Declaro Marido e... Larry!

I Now Pronounce You Chuck and Larry
EUA , 2007 - 115
Comédia

Direção:
Dennis Dugan

Roteiro:
Barry Fanaro, Alexander Payne, Jim Taylor

Elenco:
Adam Sandler, Kevin James, Jessica Biel, Steve Buscemi, Dan Aykroyd, Nick Turturro, Richard Chamberlain, Ving Rhames, Steve Buscemi

Bom
2

Há uma piada clássica em Seinfeld sobre um dentista que se converte à fé judaica pelas piadas. Se ele é judeu, ninguém pode recriminá-lo por fazer graça com seu povo, certo?

De certa forma, Eu os declaro marido e... Larry! (I Now Pronounce You Chuck and Larry) segue a mesma estratégia. Como rir do universo gay, do casamento entre pessoas do mesmo sexo, do ativismo GLBT, sem parecer preconceituoso no mundo politicamente correto de hoje? Disfarçando Adam Sandler (Espanglês) e Kevin James (Hitch, sitcom King of Queens) de bombeiros homofóbicos que fingem a homossexualidade, aparentemente.

No filme, um bombeiro viúvo (James), devido a uma falha na lei, é incapaz de transferir seu seguro de vida aos filhos. A mudança, ele descobre, só virá com um segundo casamento. Mas em quem confiar, já que é o futuro dos filhos que está em risco? Apenas em seu melhor amigo (Sandler), que acaba convencido por ele a fingir-se de parceiro gay para obter a tal alteração. O problema é manter as aparências da armação, ainda mais quando o segundo se apaixona pela advogada do "casal" (Jessica Biel, mais perfeita que computação gráfica), e surge um oficial público encarregado de vigiar a suposta união (Steve Buscemi, mais sedutor que Jessica Biel, de pochete e gravatinha).

Usando seus protagonistas dessa maneira, o filme consegue fazer todas as piadas de mau-gosto possíveis, com todos os estereótipos que couberam na telona. Para não ofender, basta apenas não esquecer de mostrar depois como o preconceito é doloroso e encaixar o politicamente correto mais tarde, como uma merecida lição de vida.

Colocando nesses termos, a comédia parece até meio chata, admito. Não é. Rir de temas polêmicos é algo delicado e o filme faz isso até que bem. Exagera em incontáveis pontos, erra em inúmeros outros (piadas com gordos e flatulências não dá...), mas arranca umas risadas com uma ou outra bobagem bem empregada. Sim, o texto é inconsistente nesse nível... algo que dá pra explicar olhando os créditos de roteirista. Inexplicavelmente, ao lado do convencional Barry Fanaro (Homens de Preto II) estão Jim Taylor e Alexander Payne, dupla vencedora do Oscar por Sideways e que foi contratada para dar alguma sensibilidade ao roteiro (imagine só como o filme seria sem eles).

Pena que prevalece no roteiro a colaboração de Fanaro e que o filme opte pelo caminho descaradamente mais fácil, escancarando a pregação liberal no clímax para justificar os excessos prévios - algo a que a já citada (e genial) Seinfeld jamais precisou apelar.

Mas se isso serve para incutir alguma tolerância no público-padrão de Adam Sandler, que seja.

Ops, olha o preconceito aí...



Galeria de vídeos

Comentários (1)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Luiz Felipe Luiz Felipe (04/03/2011 14:30:23)   138 0
Muito bom!




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.