Filmes

Notícia

Fim da Linha

Doloroso desperdício de película

06.03.2008, às 15H00.
Atualizada em 06.06.2017, ÀS 05H01

Metáfora óbvia para a questão da distribuição de renda no Brasil, Fim da Linha é prova de um dos piores tipos de cinema que se faz no Brasil: o que tem boas intenções, realizadores inteligentes, mas carece de auto-crítica.

Uma produção primária, com cenários improvisados e inverossímeis (o filme me perdeu na primeira cena no gabinete do político) e texto pretensioso, Fim da Linha erra feio também na direção de atores. O trabalho do elenco é lamentável e não há um ator sequer remotamente convincente nele. Observe, por exemplo, a pior delas, Daniela Camargo, que vive a mãe que perdeu seu filho e que circula ao lado das amigas fúteis - chega a dar vergonha das cenas em que as três discutem, na loja de uma delas (Maria Padilha... igualmente sofrível) , que a mãe desgraçada devia parar de pensar no bebê.

Essa é apenas uma entre as várias histórias que a trama tenta costurar. Há um político corrupto cercado de assessores e seu filho, um jornalista de televisão em busca de sua grande chance, dois motoristas de táxi, um catador de papel, uma ladra surda-muda, um bebê seqüestrado, um grupo de velhinhos de um asilo e uma tribo de índios, todos às voltas com dois sacos de dinheiro. No entanto, a única remotamente bem construída é a do jornalista, que tem um certo desenvolvimento de personagem. As demais começam jogadas e não chegam a lugar algum.

Somam-se a tudo isso trechos em que somos apresentados de forma documental à história verídica de Charles Ponzi (1820-1949), um dos maiores fraudadores da história dos EUA e imortalizado como o criador de um dos mais bem-sucedidos esquemas de enriquecimento do tipo pirâmide. Tal segmento, supostamente uma alegoria para a ganância que conduz os personagens, é o ponto alto do filme e até que funcionaria bem na televisão, num desses canais universitários.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.