Filmes

Crítica

Flor da Neve e o Leque Secreto | Crítica

Filme é um exemplo de um mau produto Made in China

19.04.2012, às 20H00.
Atualizada em 04.11.2016, ÀS 09H08

Diz o texto de Flor da Neve e o Leque Secreto (Snow Flower and the Secret Fan, 2011) que até pouco tempo, os matrimônios na China eram todos arranjados - premiando com belos casamentos meninas que tiveram os pés amarrados para ficarem pequenos e delicados (dentro de seus sapatos) - e que, para uma mulher, só havia amor verdadeiro entre as laotong, palavra que pode ser traduzida como "irmã do coração". O filme, que adapta o livro escrito por Lisa See, usa esta história do século 19 entre as laotong Flor de Neve e Lírio e cria também um paralelo nos dias atuais, entre duas meninas chamadas Nina e Sophia.

Flor de Neve e o Leque Secreto

None

Flor de Neve e o Leque Secreto

None

Flor de Neve e o Leque Secreto

None

Como o filme foi criado para mostrar que a história de amor e devoção à amizade entre meninas se repete desde aqueles dias longínquos até o comercialismo em que vivemos hoje, Li Bingbing interpreta tanto Nina quanto Lírio e Gianna Jun faz os papéis de Sophia e Flor de Neve.

Isso não seria um problema se estas histórias paralelas ajudassem no desenrolar da trama, o que não acontece. Não ajuda também o fato do diretor Wayne Wang optar por uma narração construída a partir de flashbacks, que começa em uma festa feita para celebrar a transferência de Nina para Nova York e tem como catalizador um acidente que leva Sophia ao coma. Enquanto isso, nos anos 1800, a história vai se desenvolvendo de forma mais cronológica, desde a primeira vez que os pés das meninas são enfaixados, passando pelo primeiro encontro, a sua ligação imediata e seu aprendizado, que inclui uma linguagem secreta, que ajudará nas correspondências entre elas quando estiverem casadas e separadas geográfica e socialmente.

Apesar de ter sido rodado na China e em co-produção do país asiático com os Estados Unidos, Flor de Neve... é americanizado demais. A troca de olhares entre as meninas que estão ali se conhecendo pela primeira vez é mais sincronizado do que as atletas chinesas que roubam aplausos nas provas olímpicas. Tudo é tão milimetricamente calculado, que acaba perdendo a pureza da arte que ele tenta mimetizar.

Resta, então, elogiar a linda fotografia de Richard Wong, que abusa do contra-luz e deixa linda a China antiga e mostra beleza também nos arranha-céus de Xangai. E não se deixe enganar pelo nome de Hugh Jackman nos créditos do filme. O ator australiano só aparece depois de 1h05min de projeção e não soma mais do que 2 minutos de tela no papel do namorado galanteador de Sophia.

A estética, porém, não é suficiente para tirar o projeto do lugar-comum para onde Wang o arrastou. A história não consegue achar seu ritmoe ele falha também na construção de carisma para suas protagonistas. Com tudo isso e ainda os takes mais longos que ele acaba deixando no corte final, Flor de Neve e o Leque Secreto soa falso como um mau produto made in China.

Flor da Neve e o Leque Secreto | Cinemas e horários

Nota do Crítico
Regular
Flor da Neve e o Leque Secreto
Snow Flower and the Secret Fan
Flor da Neve e o Leque Secreto
Snow Flower and the Secret Fan

Ano: 2011

País: China, EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 120 min

Direção: Wayne Wang

Elenco: Li Bingbing, Jun Ji-hyun, Vivian Wu, Hugh Jackman

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.