640

Assista Agora

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 | Crítica

Série se despede entre erros e acertos

Érico Borgo
08 de Julho de 2011

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2
Reino Unido/EUA , 2011 - 130 min.
Aventura / Fantasia

Direção:
David Yates

Roteiro:
Steve Kloves

Elenco:
Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Ralph Fiennes, Michael Gambon, Alan Rickman, Matthew Lewis, Evanna Lynch, Helena Bonham Carter, Bonnie Wright, Maggie Smith, Jim Broadbent, David Thewlis, Julie Walters, Mark Williams, James Phelps, Oliver Phelps, Natalia Tena, Emma Thompson, Jason Isaacs, Helen McCrory, Tom Felton, Warwick Davis, Domhnall Gleeson, Clémence Poésy, John Hurt, Geraldine Somerville, Adrian Rawlins, Robbie Coltrane, Gary Oldman, Chris Rankin, David Bradley, Kelly Macdonald, Ciarán Hinds, Hebe Beardsall, Devon Murray, Jassie Cave, Afshan Azad, Anna Shaffer, Georgina Leonidas, Freddie Stroma, Alfie Enoch, Katie Leung, Scarlett Byrne, Miriam Margolyes, Gemma Jones

Ótimo
HP 7.1 1
HP 7.1 2
HP 7.1 3
HP 7.1 4

A divisão de Harry Potter e as Relíquias da Morte em duas partes deu ao primeiro filme um ritmo nada usual (e louvável) em filmes de grande orçamento. A excepcional Parte I entregou a ação para Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 de forma acelerada, tornando o último longa-metragem que adapta a série literária também diferente em estrutura. Trata-se, afinal, de uma longa catarse fragmentada por momentos de respiro.

São várias cenas de ação separadas pelos momentos de drama pessoal de Harry Potter (Daniel Radcliffe, em seu melhor momento), que precisa lidar com a consciência de que seu levante contra as forças de Voldemort (Ralph Fiennes) está matando seus amigos. Para cada vitória, cada Horcrux encontrada e eliminada, ele se despede de um aliado. Tais momentos são verdadeiros em emoção - funcionam para o fã (ouviam-se soluços na exibição a cada instante desses), mas também ao "trouxa" - e são bem-sucedidos ao explorar ótimos personagens esquecidos dos filmes anteriores. A Professora McGonagall (Maggie Smith), por exemplo, tão importante nos primeiros filmes e relevada aos bastidores nos mais recentes, assume posição de destaque, assim como Neville Longbottom (Matthew Lewis), o professor Flitwick (Warwick Davis) e tantos outros.

A primeira metade do filme, conduzida com esmero por David Yates, é irretocável. Desde a invasão do Banco de Gringotes, em que a representação do dragão é inspiradíssima (uma verdadeira aula de como se contar uma história através dos detalhes), até a mobilização da defesa da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Nela, estudantes e professores se estruturam em determinada expectativa pelo ataque dos exércitos de Voldemort, que atacam em sequências de batalha muitas vezes violentas e sem receio de mostrar cadáveres e sangue (tanto que por pouco a classificação etária do filme no Brasil não subiu para 14 anos). Tudo em um ótimo, ainda que convertido, 3-D estereoscópico que trabalha muito bem a ambientação e os momentos de deslumbramento.

Até aí, tudo perfeito. O grande desfecho, porém, desmorona perante a imaginação do leitor. Cenas importantes, como a morte de Belatriz Lestrange (Helena Bonham Carter), estão entre as piores. Essa, especificamente, entra sem qualquer antecipação dramática e perde-se assim um dos grandes (e mais aguardados) momentos da saga. Outra que pareceu apressadíssima é a volta de Harry Potter, que rola do colo de Hagrid (que estava onde mesmo?) em uma cena quase inadvertidamente cômica. Com o discurso de Neville acontecendo simultaneamente, escapa aos realizadores uma bela oportunidade de criar uma elipse ali, remover alguns embates vazios que ocorrem a seguir, e trazer o final ao momento que parecia pronto para recebê-lo.

Assim, o final é falho justamente ao não se permitir, como todos os longas anteriores fizeram, desvios em relação à obra original. Não é tudo que funciona nas páginas que fica ideal nas telas, especialmente neste momento climático. A adaptação erra ao não usar a antecipação dos fatos conhecidos do livro corretamente. Se quase toda a audiência já sabe o que virá a seguir (um sujeito perto de mim no cinema recitava as falas), por que não alterar seu caminho para ampliar a surpresa, o drama e seu desfecho?

Ao fã que já vai ao cinema esperando o jogo ganho (em nota pessoal, o que mais recebo são e-mails de leitores exigindo nota máxima antes de sequer assistir ao filme), Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II deve, claro, funcionar a contento. Nada mais justo, afinal trata-se de uma das séries mais respeitosas a seu material original, que ao mesmo tempo buscou inovar com cineastas diferentes e apresentar ao grande público visões distintas de uma história. Mas se a série literária teve como grande contribuição o despertar de toda uma geração pela leitura e até a criação de suas próprias histórias (Harry Potter é campeã online de fanfics), que os filmes - seus erros e acertos - também tenham seu papel como formadores e sirvam como oportunidade para o público refinar o olhar, de refletir sobre aquilo que está consumindo.

Leia mais sobre Harry Potter e as Relíquias da Morte


Compartilhar

Comentários (640)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar \vinicius (20/03/2012 22:44:37)   6 0
Esse filme é perfeito. Um dos melhores que já vi, junto com O Retorno do Rei, Star Wars e outros.
Reliquias da Morte - Parte 2: 5 ovos
Reliquias da Morte - Parte 1: 4 ovos
Enigma do Principe: 4 ovos
Ordem da Fenix: 5 ovos
O Calice de Fogo: 5 ovos
O Prisioneiro de Azkaban: 4ovos
A Camara Secreta: 3 ovos
A Pedra Filosofal: 3 ovos

Essa seria minha lista para os filmes. Lamentavel Omelete....



sem avatar Yago (22/01/2012 20:29:59)   14 2
Essa foi a piore crítica que li do Érico aqui, cheia de equívocos e argumentos rasos e sem fundamentos, completamente sem fundamentos. Parece ter sido feita às pressas (não só parece como foi)
Ainda que EU dê nota máxima para o filme, não ficaria tão incomodado com esses 4 Ovos se ele tivesse escrito uma nota decente e bem articulada, vi textos de pessoas que deram a mesma nota, mas com argumentos mais bem expostos e mesmo que eu discorde, percebe-se que é um bom texto. Esse texto do Érico viu mais "defeitos" do que qualidades no filme, ficou até sem sentido os 4 Ovos, ainda mais com ele usando palavras como 'DESMORONA' - um tanto forte, não?. Devia ter procurado outro motivo para tirar 1 Ovo do filme (se ele existir, pra você), porque esse negócio "errou porque foi fiel" é completamente sem nexo. Ainda mais considerando a série de adaptações (pra melhor, diga-se de passagem) que o filme todo sofreu (incluindo o final). E é, no mínimo, ofensivo ele acusar o filme de não se importar em expor qualidades cinematográficas e na arte de contar histórias, aos fãs por ser fiel ao livro. Quando ele é tremendamente ousado ao insistir em trabalhar encima da humanização dos personagens e seus dramas íntimos e pessoais em sequencias arrebatadoras - e sem um pingo de ação (as memórias de Snape são o melhor exemplo) um texto completamente mal-humorado e até irônico. Decepcionante resenha para um filme espetacular.


sem avatar \vinicius (08/02/2012 15:34:20)   6 3
Concordo! O que não entendo é que na resenha do LIVRO eles deram 5 ovos e o Filme, que foi mto bem adaptado, eles dao 4 ovos? E eles mudaram sim muitas cenas dos livros. Deveriam ter deixado alguem que ENTENDESSE o que é Harry Potter para fazer a resenha.


sem avatar \vinicius (08/02/2012 15:37:27)   6 2
Mas tudo bem. Harry Potter foi o filme mais aclamado no ano de 2011. E afinal, quem é Érico no mundo dos criticos? Não é nada. OS CRÍTICOS DE VERDADE, elogiaram demais o filme.


sem avatar vitor (03/12/2011 16:04:58)   -13 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Wendell Wendell (10/12/2011 18:50:39)   234 2
è vc não entendeu nada do filme,coitado.

Adriano Adriano (14/12/2011 21:50:49)   20 2
kk, tadinho.
ou vc assistiu a parte 1 e ficou boiando ou viu e pensou estar entendendo tudo.

acho que esses dois filmes, mesmo não tendo tudo o que o livro tem, ainda consegue explicar algumas histórias, por exemplo a pedra. ela não fez isso que vc pensou que fez ._.

sem avatar Yago (22/01/2012 20:05:36)   14 1
haushahushaushaus, esse ai tá boiando. E ainda fala mal do filme.
O melhor de 2011 e o melhor da saga.

sem avatar Lennon (24/02/2012 15:03:40)   2 2
CARA , tu assistiu o filme em que idioma ?CHINES ? ...... DESDE QUANDO A PEDRA DA RESSURREIÇÃO FOI RESPONSÁVEL PELA VIDA DE HARRY ? .....
Antes de ficar criticando o maior filme de 2011 , faz um favor (já q vc não teve capacidade de entender o filme ) , LEIA O LIVRO


Junior Junior (25/11/2011 21:12:29)   111 4
Chegou o meu dvd hoje de manhã e terminei de assistir agora e pude analisar o filme com mais calma e devo retirar o que eu disse antes, por que é simplesmente perfeito em todos os sentidos.
Eu disse que o final ficou um tanto quanto vazio da ultima vez que falei sobre o filme.Bem...não é verdade...a cena te deixa preso sem piscar um segundo. Não só esta cena em especial mas o filme todo faz você vibrar com cada triunfo e se emocionar com cada morte, ao final do filme você já começar a sentir uma certa saudade que concerteza todos os fãs da série vão sentir, mas concerteza o filme cumpre seu papel e não deixa nada a desejar.
NOTA: 20


Adriano Adriano (14/12/2011 21:59:05)   20 2
Sabe, aconteceu quase a mesma coisa comigo...
No cinema, eu ficava tentando digerir toda a diferença que o filme estava tendo do livro (que não são tão tenebrosas assim) e por isso não tinha ficado tão contente com o resultado final, mas agora, com as duas partes aqui, julgando elas como um filme só, o resultado é excelente e vale sim 5 ovos/estrelas PARA ELAS JUNTAS, pois uma completa a outra (obviamente .-.).

Claro que existem coisas que por mim teriam sido melhores (como diz na crítica, a morte da Bella foi muito estranha e no momento errado - acho que o efeito foi apenas para dar sentido ao 3D), mas o final do filme, depois que o Neville acha a espada e antes do Epílogo, as cenas são de tirar o fôlego.

Aí discordo da crítica, pois achei muito legal quando o Harry rola dos braços de Hagrid. Realmente eu ri, mas foi do tipo: "Ha, bitch! agr vai!".

Minha nota: 5,1 ovos para RdM1/2.


Vinícius Vinícius (09/11/2011 07:29:59)   27 1
O filme é bom. Poderia ter sido melhor, da mesma maneira que outro diretor poderia tê-lo feito bem pior. David Yates é um ótimo diretor durante o filme inteiro, porém é um dos piores, senão o pior, diretor para cenas de morte que eu já vi.

[Spoiler]

[Spoiler]

O cara entra na série bem quando as mortes começam... e consegue melar TODAS as mortes mais importantes. Mela a do Sirius, mela a do Dumbledore (perder a chance de injetar emoção nessa cena foi o pior pecado da série, junto com o que Michael Gambon fez com o papel que Richard Harris já havia imortalizado), e nesse HP7-2 melou todas, mas TODAS as mortes, as deixando sem graça, inclusive a do Voldemort.

[Fim dos Spoilers]

Apesar de mais acertar que errar, acho que a série precisava terminar com um pouco mais de ousadia.



Luisin Luisin (07/11/2011 19:39:07)   -33 2
Nossa esse filme é muuito bom, me deixou com a mesma sensação e emoção de quando terminei de ver o cisne negro, não dá pra esprimir o que estou sentindo em palavras *_* esse filme emociona até quem não é fã, é um ótimo concorrente ao oscar de melhor filme.



sem avatar Thiago (29/10/2011 10:20:34)   -14 1
não entendi do erico reclamar que nao há surpresas no filme, como assim? se ele leu o livro deve ter percebido que muitas partes ficaram diferentes e alteraram pra melhor, nao entendi a historia de jogo ganho, por que ocorreram surpresas ao longo do filme tanto para os fãs ou para aqueles que so foram assistir o final da saga, achei injusta a critica com o filme em algumas partes, merecia 5 ovos, foi incrivel e emocionante...


Luisin Luisin (07/11/2011 19:39:09)   -33 -1
olhan... eu acho que entendi, lembra do ratatouile, quando o atoine ego pede ao linguini uma nova perspectiva? Ele quer dizer que quer algo mais que só comida, ele quer uma nova perspectiva, algo à mais do que esperar! acho que é isso que o erico quer, uma nova perspectiva, algo novo que surpreenda os fãs que leram o livro e não a história do livro contada à fio... acho que é isso
(filosofei auó)


sem avatar Leonardo (14/10/2011 21:43:18)   1 1
sério? sério? 4 ovos para harry potter? nada a desrespeitar, mais esse foi o melhor filme que eu já vi, quem não sentiu um friozinho na barriga quando molly ataca bellatrix, felicidade quando harry derrota lord voldemort, e tristeza vendo o trem da estação 9 3/4, sabe, até meus amigos que não veem gostaram do filme, bom, é só minha opinião.



Felipe Felipe (12/10/2011 15:47:47)   17 -1
O que as pessoas tem q entender é q o filme é inspirado na história do livro e não o livro em imagens!
Outra coisa é a besteira q fazem de comparar Senhor dos Anéis com HP. Senhor dos Anéis e HP são completamente diferentes!!! Ou por acaso o Frodo vai pra uma escola de magia q o diretor é o Gandalf e o animal secreto da escola é o Gullum?



sem avatar Lucimar (09/10/2011 17:43:17)   6 -1
A luta tão esperada foi uma porcaria...só uns raiozinhos....3 ovos no máximo!



Publicidade
Junior Junior (03/10/2011 22:58:00)   111 1
O filme fechou bem a série...só esperava mais daquele final que ficou um tanto quanto vazio, mas de resto o filme é otimo.
Nota: 9,5



sem avatar Mayra (02/10/2011 00:21:44)   5 5
Não sei porque as pessoas insistem em comparar a série cinematografica harry potter, com os livros, são midias completamente diferentes, é uma coisa muito idiota fazer menções aos livros numa crítica de filme, que ver como sua critica foi muito mal feita:
1º lugar: "Cenas importantes, como a morte de Belatriz Lestrange (Helena Bonham Carter), estão entre as piores. Essa, especificamente, entra sem qualquer antecipação dramática", sabe aquele lampejo verde que voa em direção á Gina, e é interrompido pela molly weasley, aquilo se chama avadakedavra, você considera isso uma antecipação dramatica, alguém tentar matar sua filha? Eu considero!
2º lugar: "Outra que pareceu apressadíssima é a volta de Harry Potter, que rola do colo de Hagrid (que estava onde mesmo?) em uma cena quase inadvertidamente cômica. Com o discurso de Neville acontecendo simultaneamente, escapa aos realizadores uma bela oportunidade de criar uma elipse ali, remover alguns embates vazios que ocorrem a seguir, e trazer o final ao momento que parecia pronto para recebê-lo."
Sobre isso, como já falaram aqui harry potter não estava no colo de Hagrid e sim, em seus braços, fingindo ser um cadáver, ele não rola dos braços de Hagrid, ele pula, e Hagrid estava ao lado dos comensais da morte, cena que é mostrada quando Hagrid aparece na ponte vindo para Hogwarts, talvez se você tivesse prestado atenção no filme veria, e o discurso de Neville foi para dar enfâse a volta de Harry, e os combates que você diz ser vazios, são para mostrar o quão grandiosa continua a ser a de Hogwarts mesmo depois de um dia inteiro de combate e funciona muito bem.
3º Lugar: "Assim, o final é falho justamente ao não se permitir, como todos os longas anteriores fizeram, desvios em relação à obra original."
Ta ai a prova do que eu disse no começo, é coisa de critico idiota comparar o livro com o filme, afinal você ta la pra jugar o filme e não o livro, e pra piorar você encheu a critica de spoillers quem nunca leu o livro, que nem eu, e veio ver sua critica ja ia chegar ao cinema com toda a emoção perdida.
Assim eu dou:
5 Ovos para o filme.
2 Ovos para sua crítica


sem avatar Nerd_girl (04/10/2011 12:53:45)   461 0
Análise perfeita da crítica.Concordo com a nota(ovos) dá por você , Mayra ,também daria 5 Ovos para o longa ,pena que foi o filme mais curto da saga cinematográfica.Eu às vezes não entendo as críticas do Omelete dão 4 Ovos para Amizade Colorida e mesma de HP8 e perceba que o site Rotten Tomatoes deram 96 % de aprovações do filme ,nota maior do que Planeta dos Macacos-A Origem 82%,X-Men: Primeira Classe 87% e até de Drive 93%.

Fazer o que crítico é crítico.

sem avatar Théo (28/10/2011 11:44:22)   6 0
Essa tem todo o meu respeito!!! *-*


VALÉRIO VALÉRIO (30/09/2011 17:01:44)   -3 0
Optica=
O plano de cenografia gótica possui luminosidade reduzida; o problema, que parece ser maior nas fachadas dos edificios, é menor no interior destes, onde a distribuição de energia eletrica é mais abundante, devido ao fato de ter maior requisição, supostamente, de acordo com condições horárias. Esta desigualdade apresenta uma redução sequencial que se estende do campo de percepção dos objetos até os próprios objetos, que, situados no período gótico, apresentam por si próprios redução de valores estéticos e temporais.



sem avatar Luiz Fernando (25/09/2011 01:16:59)   4 2
Aff vai pra aquele lugar, para de comparar Harry Potter com Senhor dos Anéis, são séries totalmente diferentes, e o Senhor dos Anéis só ganho oscar de melhor filme por causa do marketing, e ainda falam que foi porque o filme mereceu a faça mil favor que coisa, to cansado de ver gente comparado diretor do hp com diretor do sda, que saco, sda é uma coisa, hp é outra.
Sda teve marketing, eu me lembro até hoje de ver banners gigantes nos shoopings falando do filme, pelo amor, que saco.
Harry Potter é o que é por mérito própio e fim caramba.


Lauro Lauro (27/09/2011 13:54:30)   87 1
Ambas as franquias são excelentes.Eu prefiro Senhor dos Aneis,apesar de gostar muito de Harry Potter.E francamente:Olha a lista de indicados do Oscar de 2004.Qual daqueles você acha melhor que O Retorno do Rei?


sem avatar aurelio (22/09/2011 00:32:55)   1 0
SPOILER!

Pra mim faltou a história de Alvo com Ariana, a conversa de harry com Dombledore e mais explicação das relíquias da morte, como ouveram com as horcruxes em Denigma d p. ou da câmara secreta no filme 2. Tirando essas faltas, ótimo filme :)



sem avatar Nerd_girl (12/08/2011 23:23:08)   461 0
Um dos melhores filmes de 2011. HP7.2 merecia 5 ovos.



sem avatar Augusto (12/08/2011 18:49:04)   4 0
Simplesmente o Melhor de 2011!!
Merece o Oscar de melhor filme.
Na minha opiniao, ese HP é
5 ovos de ouro



sem avatar Gustavo (10/08/2011 20:29:10)   8 2
Roteiro muito bom,efeitos visuais incriveis,merece o oscar concerteza,...super bem feito,estrutura perfeita para um filme de açao,amei.


Darkseid Darkseid (17/08/2011 17:23:15)   379 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Gustavo (10/08/2011 19:30:37)   8 1
Ótimo,5 ovos,bem feito,com a dose exata de mistério,sombrio,adorei,um dos melhores que já vi,merece o oscar sim...



Rogério Rogério (07/08/2011 00:09:43)   -2 -2
Eu que só vi os filmes, acho que a Belatrix teve uma morte condizente com a participação dela nos filmes de coadjuvante de menor importância. Acho que nos livros ela deve ter tido mais destaque, por que nos filmes ela é só uma capanga meio doidinha.



Publicidade
Yde Yde (04/08/2011 11:11:03)   5 1
SPOILERS abaixo:
Demorei a assistir o filme, só tive oportunidade ontem, sou fã da série, e devo dizer que me decepcionei muito com seu desfecho no cinema, principalmente ao considerar a fidelidade ao livro que o filme anterior teve.
Óbvio que considero que são mídias diferentes e algumas mudanças são necessárias, contudo, há cenas no filme totalmentes dispensáveis, quando não inexistentes - Neville dizer que vai se declarar a Luna, por exemplo; enquanto partes importantíssimas do livro foram mal adaptadas - Snape morre na casa dos gritos, não em uma casa ribeirinha que sequer apareceu antes, nem em livro nem em filme.
As memórias de Snape foram corridas e não tiveram a mesma profundidade do livro assim como a conversa de Harry com Dumbledore e o que realmente mais me incomodou foi o confronto final entre Harry e Voldemort, pois, enquanto no livro ambos ficam se rodeando e Harry, literalmente, apavora Voldemort ante todos os presentes, dizendo que io fato de ter dado sua vida para que todos vivessem ampliou o feitiço de sua mãe tornando todo feitiço de Riddle inútil, no filme eles ficam voando de forma tosca e lutam sozinhos, longe de todos e pau a pau, sem explicação nenhuma ao público sendo que Harry jamais rivalizou em magia com Riddle e, em três filmes anteriores Voldemort luta de forma fantástica com Dumbledore, enquanto no embate final só solta raios sobre Harry.
Enfim, esperava bem mais do filme, sua conclusão no cinema não é sombra do que é nos livros, e isso me entristeceu bastante.


Daniel McFly Daniel McFly (04/08/2011 17:32:34)   -8 1
Cara detesto fã chato. Mas concordo com certas coisas que você citou. Por outro lado não vejo o menor problema em Neville se declarar pra Luna, muito menos em alterar o local da morte do Snape. A casa "ribeirinha" dos filmes foi uma escolha muito melhor que a casa dos gritos na minha opinião. Ficou um cenário muito mais bonito. Enfim, gosto é gosto. E olha que eu sou muito fã dos livros.


Dalton Dalton (29/07/2011 05:13:32)   315 1
o melhor da série com certeza se não levar o oscar de efeitos visuais eu juro que nunca + acompanho o premio da academia! o roteiro mt bom tb! o final quando colocaram aquela musica do primeiro filme! não tem uma pessoa que se diga fã se não chorar no final! quero agradecer a JK.Rolling que fez essa serie maravilhosa que vai ficar na história do cinema e no coração dos fãns!


Darkseid Darkseid (29/07/2011 19:14:50)   379 1
Ele ganharia esse Oscar, se Peter Jackson fosse o diretor...

Yde Yde (04/08/2011 11:25:29)   5 0
Os efeitos são realmente muito bons, mas, concorrendo com Transformers 3, vai ficar muito dificil para a equipe de HP levar essa estatueta.


sem avatar Rogério (28/07/2011 10:07:42)   -7 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Anderson (28/07/2011 09:40:32)   1 1
Sai do cinema me perguntando pq? Pq as melhores partes foram tão mal adaptadas,pq a morte de Belatriz Lestrange(q eu esperava mais q a do próprio Voldemort foi tão mal mostrada?)Sou fã de Harry Potter desdes dos meus 9/10 anos(hj tenho 19) e acho q essa troca constante de diretores prejudicou mto a saga,pois cada um adaptou as sequencia ao seu modo.Diferentes modos de vista.Emfim, a primeira parte de HP7 pra mim foi incrível apesar de alguns cortes,achei q teve bastante ritmo e.Mas a segunda me decepcionou e mto.


sem avatar Rogério (28/07/2011 10:09:48)   -7 0
pelo menos avisa que tem SPOILER


Alisson Alisson (26/07/2011 19:08:38)   34 0
O filme é perfeito.
Realmente o 3D ñ faz mta diferença,mas ver Voldemort se destruir em 3D ja vale o ingresso.



Darkseid Darkseid (26/07/2011 16:39:20)   379 1
Foi um filme muito bom, mas ficou longe de se comparar a O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.

As alterações no desenvolvimento da história, e, principalmente, a correria para passar de uma cena para outra, estragaram muitas cenas emocionantes do livro, como por exemplo aquela que eu considero a mais emocionante: as memórias finais de Snape, no livro a narrativa é perfeita, não tem como não se sentir fortemente atraído pela triste história de vida dele, mas no filme foi tudo muito rápido, tão rápido que a emoção transmitida nela foi equivalente a 30% daquela que se vê no livro, e olhe lá...

O mesmo vale para a cena final: SPOILER - algumas falas foram ignoradas, como a piada que Rony Weasley solta a respeito de sua suposta fama, no filme Rony quase não fala nada na última cena, também tem o momento final em que no livro Harry dá tchau pro filho mais novo e continua acenando com a mão mesmo depois que o trem some de vista, aí Gina fala que está tudo bem no ouvido dele, e, quando ele abaixa o braço acaba passando levemente a mão na cicatriz em forma de raio na testa que a 19 anos não doía, no filme simplesmente ele fica olhando trem se afastar, e pronto.

Foi um filme que prometia muito, até que foi muito fiel, mas foi muito rápido, não explorou devidamente a emoção e a empatia transmitidas no livro.

Nota 9,5, mas pode valer 5 ovos.


Lucas Lucas (02/08/2011 13:20:25)   45 0
Achei o filme muito bom e concordo com o que você falou do epílogo. No livro a emoção é muuuuito maior, finalmente poder ver aqueles garotos que você acompanhou e torceu durante toda a saga como adultos e em paz foi muito recompensador, mas o filme não soube trabalhar isso. Pra mim esse foi o mesmo caso que aconteceu -SPOILER- quando o Harry usa a pedra da ressurreição.


Darkseid Darkseid (26/07/2011 16:38:03)   379 1
Parece que o crítico não leu o livro direito, Harry não estava no colo de Hagrid, nem no livro e nem no filme, ele estava nos braços dele, como um verdadeiro cadáver, carregado pelo amigo meio gigante.



Andrei Andrei (25/07/2011 21:35:46)   44 2
O desenvolvimento da carreira de Daniel Radcliffe ao longo dos 7 filmes foi semelhante a uma preparação de atleta profissional; entre erros e acertos, nos filmes anteriores, treinava para brilhar onde importava, na competição mais importante. A dúvida era se ele teria sucesso ou se fracassaria justamente na hora mais esperada. Com a estréia de HP 7 - parte 2, as Olimpíadas chegaram e, mostrando um amadurecimento espantoso (até mesmo comparado à parte 1) e um timing perfeito, Radcliffe manuseia da maneira que bem entende o personagem que está em sua vida há quase 10 anos, ganhando com sobras a medalha de ouro. Já o filme como um todo, ganha no máximo medalha de prata, e para o diretor, vale a mesma prata, pois apesar de ter sido a sua melhor realização, ainda manteve o seu mau hábito de correr nas cenas mais importantes, que deveriam ser degustadas com calma pelos fãs.


ARS ARS (26/07/2011 09:54:00)   54 0
Gostei do seu comentário, Andrei !


sem avatar Marcavi (25/07/2011 09:56:27)   -2 0
Poxa, fiquei muito triste.

Li todos os livros, sou fã da série... e estou muito, mas muito decepcionado.

As cenas mais emocionantes do livro foram retratadas em 2 min no filme, somando-as!!

Abaixo o raiozinho!!! Harry e Vold nunca duelam... eles só ficam naquela me*#$ de raio-cabodeguerra.

Carga dramática zero... em quais cenas as pessoas choram hein?

Triste!! Burn, David Yates, BURN!


Felipe Felipe (12/10/2011 15:48:14)   17 1
O que as pessoas tem q entender é q o filme é inspirado na história do livro e não o livro em imagens!
Outra coisa é a besteira q fazem de comparar Senhor dos Anéis com HP. Senhor dos Anéis e HP são completamente diferentes!!! Ou por acaso o Frodo vai pra uma escola de magia q o diretor é o Gandalf e o animal secreto da escola é o Gullum?


Jamerson Jamerson (23/07/2011 17:49:32)   9 2
- Simplesmente parecia que estavam me arrancando a infância e adolescencia pelas lágrimas! Eu nunca senti algo tão parecido assistindo algo como foi esse último Harry Potter. Minha mãe que me induziu a assisti-lo com 12 anos de idade nunca iria imaginar que 10 anos depois eu teria lido os 7 livros e assistido todos os filmes com tal fidelidade que só quem é fã pode ter, a Warner tal qual a Paramount (digo ela pelos filmes da Marvel) está dando a essa geração aquilo que as outras nao puderam ter... a honra de ver seus heróis em tela como imaginamos!

Mas dor pior é saber que ano que vem não tem outro Harry pra ler ou assistir! E a partir de agora a geração que aprendeu a ler, escrever e assistir com o Harry irá crescer e tornar-se madura! E um dia eu estarei com meus filhos e/ou netos lembrando que eu fui fã da MAIOR SAGA DA HISTORIA DO CINEMA MUNDIAL.

=D Valeu omelete.



Publicidade
Victor Tintim Victor Tintim (23/07/2011 15:45:47)   187 1
Ontem revi o filme, e realmente é muito bom, mas como eu disse na semana passada: não é o melhor. Agora que eu assisti de novo da para fazer uma lista dos filmes:

1. Relíquias da Morte - Parte 1 (5 ovos);
2. Enigma do Príncipe (5 ovos);
3. Prisioneiro de Azkaban (5 ovos);
4. Relíquias da Morte - Parte 2 (5 ovos);
5. Ordem da Fênix (4 ovos);
6. Cálice de Fogo (4 ovos);
7. Pedra Filosofal (3 ovos);
8. Câmara Secreta (3 ovos).


ARS ARS (23/07/2011 21:19:07)   54 1
Poxa, Victor, eu acho complicado (e nem me arrisco) fazer uma lista assim.
Mas posso dizer que gostei muito dos 2 últimos.
Gostei muito também da Ordem da Fênix, em especial pelo início e pelo final.
Gostei do Cálice do Fogo, pela competição e pelo encontro com "você sabe quem" no final.
Goste muito ainda da Pedra Filosofal, por ser o primeiro, quando ele chega a Horwarts e onde todo o mundo de magia vai sendo apresentado.
Putz! Quanta indecisão para escolher o melhor!!!???


Glenda Glenda (23/07/2011 02:15:50)   15 0
Filme legal, mas pra quem como eu ja leu todos os livros é tranquilo assistir, agora pra quem não leu, fica muito vago tem coisas que não explica nada, como: PQ a mulher cinzenta que que o diadema seja destruído ou pq o diadema foi destruído quando caiu no fogo e esquece de mostrar que a tia do Harry tinha tanto ódio pela mãe dele pq ela também queria ser bruxa e que mandou uma carta a Alvo Dumbledore e foi recusada na escola de magia.

Filme legal, mas mudaram coisas que não precisava ser modificada.



sem avatar Michel (22/07/2011 17:38:19)   -7 1
O filme ficou excelente, merecia 5 ovos. Sobre a questão do desfecho, J.K. Rowling deu uma de Machado de Assis (Obs.: Machado de Assis muito melhor), em que ele prende o leitor e faz o leitor ficar naquela maldita dúvida "Será que é? Será que aconteceu?". Ainda na questão do desfecho, Rowling me fez ficar naquela dúvida de: "Harry Potter seria filho do Snape?". Pra alguns a minha questão é meio idiota, mas quem assistiu e analizou o filme parece que é esta a conclusão. Aí que fica, o desfecho quem faz é o leitor ou a pessoa que assiste o filme. Embora Machado de Assis sendo muito craque nestas coisas, Rowling só pode ter se inspirado no próprio. Assumo não ter lido os livros dela, li o Enigma do Príncipe somente, o que me fez decepcionar-se literalmente com o filme. Mas o filme sobre um visão de assistidor ficou excelente.



sem avatar Rogério (22/07/2011 15:54:43)   -7 0
Será que da pra comentar sem SPOILERS, oh loco tem gente que ainda nao viu o filme



Victor Victor (22/07/2011 14:43:40)   75 2
Despois desse filme só penso em mais um filme em que Ralph Fiennes e Alan Rickman contracenem juntos novamente



sem avatar matheus (22/07/2011 01:21:09)   1 1
Alguém aqui é fã de Harry Potter? Alguém aqui realmente leu os livros? Porque eu nunca me decepcionei tanto com uma adaptação. Simplismente o pior filme da saga, sem dúvida alguma. O filme é um erro atrás do outro, com extensões completamente desnecessárias, erros de contiuidade e, principalmente, adaptações nojentas. 4 ovos nisso? Nisso? Daria 1 sendo muito maleável. Com tanto dinheiro, com tantos recursos, alguém consnegue, simplismente, destruir o final de uma série. Elogiei Yates na primeira parte, mas ele simplismente conseguiu destruir a segunda. Infelizmente, isso vai ficar marcado na minha memória no momento infeliz que decidi ir ao cinema. O que me resta, é pensar que o filme nunca existiu, que apenas o livro vai nos suprir sendo nossa fonte de imaginação.



Thiago Lee Thiago Lee (21/07/2011 22:27:11)   3 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Morpheus Morpheus (21/07/2011 14:25:14)   54 1
vi o filme ontem...

dizer que os três últimos livros eu não li (os justamente dirigidos pelo David Yates), mas posso afirmar: esse último filme é muito bom!!!

Até agora estou com essa sensação de nostalgia, pensando como será para os atores terem passado por todos esses momentos juntos, esses dez anos...

E o final achei muito bom... o discurso do Neville achei irado.

Gente, então é isso, acabou... esse último filme foi foda mermo.



ARS ARS (21/07/2011 10:12:32)   54 2
Eu não li os livros (apesar de ter em casa toda a coleção) e não posso opinar quanto a adaptação. O que posso dizer é que gostei pra caramba, não dizendo só do filme mas como um todo, do final da saga. Eu diria que tinha que ser assim mesmo.
Muita ação. Acho que o filme poderia ter mais uma hora de duração. Digo, como fã da saga.

PS [1]: Ralph Fiennes é phoda!
PS [2]: Até aqui, já assisti 2 vezes o filme.


Sparrow Sparrow (21/07/2011 16:38:43)   24 2
Concordo que o filme deveria ter uma duração maior, no mínimo mais 30 minutos de película. O filme acabou ficando corrido demais, percebe-se claramente isso nas cenas que precisavam de mais carga dramática, a morte de Snape, a própria morte de Potter... personagens que apareceram só para marcar presença sem ser relevantes para o enredo...
Muita ação, pouco enredo, não que tenha sido ruim em tempos de ação descerebrada.
Para mim o melhor da franquia foi o 3º.

ARS ARS (21/07/2011 17:12:34)   54 1
É verdade, poderiam ser mais caprichadas as partes onde precisava de carga dramática.
A gente vê as vezes filmes longos com pouco conteúdo... com "encheção de línguiça". Mas neste filme conteúdo não faltava.

Será que ano que vem sai uma versão extendida?!? hehehe


Sparrow Sparrow (22/07/2011 11:24:25)   24 1
Também estou na expectativa de que saia uma versão extendida, e acho que em breve teremos o anúncio de um box da saga completa de Harry Potter repleto de extras. Não podemos esquecer que essa foi uma das franquias mais retanveis da história, a Warner sabe que ainda pode fazer muita grana com coleções de DVD's e Blue Ray's.


Fausto Fausto (20/07/2011 18:49:59)   0 0
Bom, assisti ao filme ontem e como eu já sabia o q viria, pois li os livros (mas não me lembrava dos detalhes), me deixei levar pela ação do filme...mas eu realmente esperava mais do final do filme, a parte do discurso do neville e o harry caindo das maos do hagrid, que não sei pq diabos foi parar la no meio do povo do mal...isso sem falar da luta dos principais!!!...mas tirando os feridos e mortos, foi um filmão...nem cristo agradou todo mundo entaum...hehe



Publicidade
Rodrigo Rodrigo (20/07/2011 10:37:16)   -4 0
Assisti ontem o filme, não sou fã da Harry Potter mas gosto dos filmes. Achei muito bom a Segunda parte do final da história, mas esperava mais. Criei muita expectativa diante do grande número de fãs e pessoas como eu que apenas gostaram da franquia. Para mim, a real luta entre Harry e Valdemort foi muito curta. Falo do momento em que estão frente a frente. Como não li os livros e fugi dos spoilers, pensei que Harry iria morrer na batalha, mas fora isso...gostei deste final.



Karen Karen (20/07/2011 00:04:33)   24 2
Filmaço Relíquias da Morte - Parte 2! Sem dúvida o melhor de todos os de Harry Potter. Fechou com chave de ouro a saga. Sentirei saudades :'(



Mad Max Mad Max (19/07/2011 20:04:38)   6 0
Agora que acabou a saga do Harry Potter bem que poderiam pegar carona no sucesso dele e fazer uma adptação para o cinema da missérie do Tim Hunter do Neil Gaiman, semelhanças os dois tem de sobre mas a obra de Gaiman é mais sombria, vejam um comparativo entre os dois aqui mesmo no omelete. http://www.omelete.com.br/games/duelo-de-bruxos-harry-potter-x-tim-hunter/



Pablo Pablo (19/07/2011 19:59:28)   -2 0
Superou em muito a minha espectativa, ainda mais depois do que eles fizeram com os filmes 5 e 6, mas eu acho que todas as diferenças colocadas no filme que não estavam no livro foram positivas, para quem não leu o livro, e serviram de surpresas para quem leu.
Fui ver em 3D e adorei, mas foi tudo tão rápido, tão surpreendentemente ótimo, que vou querer ver de novo em 2D e tirar conclusões melhores.



Marcos Marcos (19/07/2011 17:47:12)   1 1
Não costumo comentar por aqui, mas achei perfeita a crítica. Achei o filme quase perfeito até a metade, faltou o desfecho.



sem avatar Marcelo (19/07/2011 14:41:35)   2 1
Achei o filme realmente bom, um dos melhores mas só faltou um pouquinho mais de emoçao.
Eu gostaria de esclarecer uma duvida em relaçao ao filme:



Spoiler:
Na morte do Harry porque a mãe do draco pergunta assim:
"- Draco ele está vivo?"


Coruja Coruja (19/07/2011 15:30:06)   196 1
A mãe do Draco não estava nem aí para Voldemort e os Comensais da Morte, ela só queria saber se o filho dela estava bem e no castelo, por isso ao ver que Harry estava vivo ela pergunta isso e ajuda o ajuda dizendo que o mesmo está morto.

No livro o próprio Harry nessa cena até responde a ela baixinho:

'' - Está.''

Coruja Coruja (19/07/2011 15:30:19)   196 1
Ops, o ''o ajuda'' saiu duas vezes, ignore. :S

Silmara Silmara (19/07/2011 17:21:52)   0 0
Ela está perguntando para Harry se Draco está vivo.


May May (19/07/2011 14:12:39)   1 1
O filme foi lindo, melhor do que todos os que eu assisti da série de Hp, eu li alguns comentários e vi q tem gente reclamando q nao mostrou a morte de Lupin e Tonks...gente não mostra a morte deles nem nos livros.
E outra a conversa de Dumbledore e Harry era realmente muito longa e também nos filmes anteriores eles nao desenvolveram isso, entao n tinha como colocar, mais o Diretor disse que vai estar nos extras do DVD.



Gustthavo Gustthavo (19/07/2011 12:34:48)   191 0
SPOILER

O filme é perfeito.Mas eu fiquei com muita raiva vendo Amico e Aleto sendo derrotados daquela maneira!!Acho que mereciam um pouco de atenção,os dois não falam nada no filme.Queria ver o Harry usando Crucio!



ramon ramon (19/07/2011 09:00:15)   -4 0
Li os livros. assisti aos filmes.

Olhando a saga cinematográfica em retrocesso, penso que David Yates foi um erro na franquia. Baita diretor burocrático e asséptico, que não se envolve com os personagens, nem com a trama.

Faltou emoção para a conclusão da saga. Faltou dizer para David Yates que era o ultimo filme (será?) e que aqueles personagens que ele vai matando ao longo do filme, não são meros coadjuvantes. Eles importam muito, significam muito para a trama e para nós. Então cada morte, cada sacrifício feito pelos amigos do Potter, mereciam mais destaque, e não deveriam só ser usados como pano de fundo enquanto a pirotecnia dos efeitos visuais corre solta.

Desculpa aí, fãs do Yates, mas faltou Chris Columbus para terminar a saga no cinema tão bem como ele começou. Ele saberia dar a importância merecida aos personagens. Acharia tempo pra uma ceninha de Harry com o amigão Hagrid, as mortes honrosas dos membros da ordem da fênix, a despedida do Harry e do primo mala, que já não era mais tão mala assim, enfim, dar mais valor aos personagens. Mas...tá feito. É o que tem pra hoje. Se serve de consolo, poderia ser bem pior.

Nota 7,0 convertido para a moeda corrente no Omelete: 3 ovos



Thiago Lee Thiago Lee (21/07/2011 22:17:37)   3 0
Concordo plenamente com vc. Faltou emoção e atenção a diversos personagens. Coitada da Emma Tompson! Pra que fazer aquilo com ela? Boba dela que aceitou voltar depois de dizer que não voltaria.
David Yates pode criar belas cenas, mas se esquece um pouco dos personagens. Ainda bem que ele não tirou a Luna completamente da história.


Fabio Fabio (18/07/2011 23:26:52)   0 0
Sinceramente na minha humilde opnião pode até ter faltado emoção e muitas outras coisas mais no filme, mas ele cumpriu seu papel, encerrou com dignidade esta grande saga que se tornou o Harry Potter, eu da minha parte só posso dizer que sentirei muita saudade de nos últimos dez anos todo o ano esperar anciosamente pela estréia do novo filme e descobrir um pouco mais sobre os mistérios que envolviam o menino bruxo. Sentirei muitas saudades de Harry, Hermione e Rony e todo o universo mágico criado por J. K. Rowling.



Publicidade

Omeletop : cinema

None