9 Canções | Crítica

9 Canções

Mario “Fanaticc” Abbade
23 de Junho de 2005

9 Canções
9 Songs, 2004
Inglaterra - 66 minutos
Romance/Musical

Direção: Michael Winterbottom
Roteiro: Michael Winterbottom

Elenco: Kieran O’Brien, Margot Stilley, The Dandy Warhols, Franz Ferdinand,
Primal Scream, Black Rebel Motorcycle Club, Super Fury Animals

Sabe aquela máxima: sexo, drogas e rock n roll? 9 canções (9 songs, 2004), de Michael Winterbottom (Código 46), é sobre isso. Um filme sobre sentimentos comuns e vividos por pessoas simples.

Em Londres, a história de um jovem casal, formado por Matt e sua namorada americana Lisa, é contada a partir de seu relacionamento sexual. As cenas que mostram seus encontros, de teor explícito, são alternadas a trechos de apresentações ao vivo de grupos como o Primal Scream, Black Rebel Motorcycle Club e Franz Ferdinand, entre outros.

A história começa com Matt narrando como foi sua relação com Lisa. Ele está a caminho da Antártida e começa a relembrar os acontecimentos. O diretor quis recriar o dia-a-dia de um casal de jovens apaixonados. Eles se conheceram num show na Brixton Academy, em Londres, e acabaram vivendo um romance. A partir daí, assistimos a cenas comuns do casal. Eles acordam, fazem sexo, tomam café-da-manhã, fazem sexo, almoçam, fazem sexo, trabalham, fazem sexo, saem e, antes de dormir, fazem sexo. Fatos que acontecem quando o relacionamento é recente e apaixonado.

O sexo protagonizado pelo casal é forte e bonito. Eles praticam de todas as formas e fazendo jogos. Todos os movimentos em busca do prazer são mostrados explicitamente. Os mais puritanos podem pensar que se trata de uma desculpa para se mostrar cenas pornográficas. Não é isso. É simplesmente um casal apaixonado derrubando todos os limites. Eles se divertem, transam e até brigam. Logo que acontece essa briga, Matt acaba indo sozinho para o show do Super Fury Animals. A música apresentada é Slow Life. A letra da canção retrata metaforicamente o mix de sentimentos que ele está vivendo.

Todas os acontecimentos vem pontuados pelas apresentações das bandas. Não é um filme intelectual, é simplesmente um exercício sobre os relacionamentos. A reflexão de Matt vai levá-lo a comparar sua situação com seu trabalho. Na Antártida, blocos de gelo se separam e depois trafegam em direção aos oceanos. Esses blocos chamados icebergs, ao derreterem acabam fazendo parte do mar. É justamente isso que ele viveu. O jovem inglês se separou de um bloco maior e se uniu a Lisa. Ao término, ele faz o caminho inverso e volta à sua origem. O ciclo se fecha com a apresentação da banda Black Rebel Motorcycle Club, a mesma de quando eles se conheceram.

9 canções é direcionado a um público jovem interessado em curtir a vida onde ela se faz mais comum. Rock e sexo na medida certa como fonte inspiradora da própria realidade.



Comentários (1)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Elizeu Eduão Ferreira (01/03/2014 01:00:16)   0 0
jkg




Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.