Assista Agora

Regras da Atração | Crítica

Regras da atração

Érico Borgo
28 de Agosto de 2003

Regras da atração
Rules of attraction

EUA/Alemanha, 2002
Comédia/drama - 110min.

Direção: Roger Avary
Roteiro: Bret Easton Ellis (livro), Roger Avary

Elenco: James Van Der Beek, Shannyn Sossamon, Ian Somerhalder, Kate Bosworth, Jessica Biel, Kip Pardue, Thomas Ian Nicholas, Clifton Collins Jr., Joel Michaely, Jay Baruchel, Faye Dunaway, Swoosie Kurtz, Clare Kramer, Fred Savage, Eric Stoltz

Não se deixe enganar pelas aparências. Apesar de ter o astro de Dawnson´s Creek como protagonista e ser rotulado como uma comédia dramática, Regras da atração (Rules of attraction, 2002) não tem nada a ver com o seriado de TV cheio de adolescentes inteligentes e românticos que falam demais e agem de menos. Pelo contrário. Os diálogos rebuscados simplesmente inexistem na fita e a relevância no conteúdo fica mesmo para as cenas de sexo, drogas, orgias e violência.

O filme é uma adaptação para as telas do livro de Bret Easton Ellis, o mesmo escritor de Psicopata americano (American Psycho, 2000). Há inclusive uma interessante ligação entre as duas obras, já que Patrick e Sean Bateman, os perturbados personagens principais dos dois filmes, são irmãos no universo criado pelo autor! O longa é escrito e dirigido por Roger Avary, roteirista que criou diversas histórias ao lado de Quentin Tarantino enquanto ambos ainda trabalhavam numa videolocadora. A parceria dos dois gerou produções como Pulp Fiction - Tempo de violência, Cães de aluguel e Parceiros do crime, que Avary também dirigiu.

Regras da atração é ambientado em meados dos anos 80 numa liberalíssima escola de artes. Nela, Sean Bateman (James Van Der Beek, numa versão Dawson no lado negro da força) curte ao máximo sua vida acadêmica. Traficante de drogas da faculdade, Sean vive se esquivando de uma dívida com o seu fornecedor, entra e sai de festas selvagens e transa com boa parte da população feminina do campus. Contudo, seu estilo de vida desregrado sofre um verdadeiro abalo quando ele começa a receber perfumados bilhetinhos de amor, que acredita serem de Lauren Hynde (Shannyn Sossamon), a última virgem do local.

Lauren está só esperando seu namorado voltar de uma viagem pela Europa para finalmente entregar-se a ele. Enquanto isso, para desviar sua mente das tentações da carne e de potenciais traições, ela folheia freneticamente um livro ilustrado de doenças venéreas, capaz de dirimir qualquer apetite sexual. Apesar do amor pelo namorado, Lauren tem uma forte atração por Sean. Contudo, não está sozinha. Sua colega de quarto, Lara (Jessica Biel), o amigo Paul Denton (Ian Somerhalder) - atualmente explorando sua bissexualidade - e até a cantineira da escola também estão atrás do bad boy. Enfim, uma anti-comédia romântica, na qual todos os personagens são desprezíveis e assustadoramente verdadeiros.

Do ponto de vista técnico, o filme - regado ao rock/pop dos anos 80 - também é um deleite. A fita começa do final, rebobina (literalmente!), segue um caminho, rebobina outra vez, segue outro personagem, divide a tela em quadros que se fundem e surpreende até no último segundo, quando começam os créditos na ordem inversa, depois de uma embasbacante seqüência final. Merecem destaque também as atuações de Van Der Beek, que soube livrar-se do estigma Dawson que sua carreira poderia seguir e de outro ícone das séries de TV, Fred Savage (o Kevin Arnold, de Anos incríveis), que faz uma participação curta, mas memorável.

Uma produção para quem não tem medo de encarar uma comédia adolescente pouco convencional, que deve fazer fãs dos filmecos de Freddie Prinze Jr. saírem correndo do cinema aos prantos.



Publicidade

Comentários (0)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.


Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.