Há um choque particular de gerações que faz mais sentido na Europa do que em outros lugares do mundo. De um lado, pais e avós que ajudaram, em sindicatos e protestos sociais, a definir as leis de bem estar social que ainda hoje regem países como a França; do outro, filhos criados no neoliberalismo que não conseguem se inserir no livre mercado nem contar com o abrigo do Estado - e, por extensão, demonizam as "regalias" dos velhos "protecionistas" de esquerda.
as neves do kilimanjaro
as neves do kilimanjaro
Em As Neves do Kilimanjaro, o francês Robert Guédiguian (Lady Jane, Armênia) trata desse choque com seu habitual sentimentalismo. Colaboradores de sempre do diretor, Gérard Meylan e Jean-Pierre Darroussin representam a velha guarda, Raoul e Michel, operários sindicalizados que passam por mais um corte de custos no porto de Marselha. Raoul sobrevive à demissão coletiva, mas Michel, não. Aposentado à força, ele ganha com a mulher, na festa do seu aniversário de casamento, uma viagem para o Kilimanjaro - e aí começa a trama de fato.
Sem entregar muito, digamos que um assalto violento altera não só os planos da viagem como também a imagem que Michel faz dos jovens marselheses (entre eles, um adolescente que também perdeu o emprego). O porto e seus guindastes são uma presença constante no horizonte de As Neves do Kilimanjaro, para lembrar que, neste filme, as relações de trabalho - e as conquistas de direitos implícitas nessas relações - sempre ditam as demais.
O roteiro se diz livremente inspirado em Os Miseráveis, e de fato a subtrama do assalto, que leva à condenação e depois ao perdão, lembra o clássico de Victor Hugo. Guédiguian referencia a obra do século 19 para tentar dar à sua história uma legitimidade, como se coubesse a As Neves do Kilimanjaro defender a longa linhagem do pensamento de esquerda francês. Assim, não só o sentimentalismo marca o filme, mas também uma certa gravidade no discurso, de quem tenta acompanhar e entender as mudanças de mundo ao mesmo tempo em que formula sobre essas mudanças um juízo definitivo.