Filmes

Notícia

Sombras de Goya

Milos Forman mostra a Inquisição Espanhola através do olhos de Goya

20.10.2007, às 14H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H29

O consagrado Milos Forman (O povo contra Larry Flynt) e o produtor Saul Zaentz, com quem ele trabalhou em Um estranho no ninho e Amadeus, estão de volta trabalhando juntos em Sombras de Goya (Goya´s Ghosts). Mas comparar o novo filme aos dois citados seria covardia...

A história se passa em 1792, na Espanha, quando o pintor Francisco Goya (Stellan Skarsgård, de Exorcista: O início) era o artista mais famoso do país. Contratado por reis, burgueses e pela Igreja para registrá-los para a posteridade, o artista levava uma vida de privilégios - mesmo manifestando-se contra a mesma Igreja que o contratava. Mas os tempos são difíceis e a Inquisição Espanhola, liderada por um monge ganancioso (Javier Bardem, de Mar adentro, ), faz um violento retorno, colocando agentes nas ruas em busca de hereges e bruxas. Numa dessas batidas, porém, captura a bela Ines (Natalie Portman, em dois papéis e maravilhosa em ambos), musa de Goya e filha de um rico mercador. Ela é acusada de ser judia e sua prisão coloca em movimento peças que se desenrolarão ao longo de 15 anos.

Sombras de Goya

None

Sombras de Goya

None

Forman não repete aqui as obras-primas do passado. Mas o drama de época, que ficionaliza momentos da Inquisição e as Guerras Napoleônicas, tem vários méritos. Seus pontos fracos basicamente se restringem ao roteiro de Forman e Jean-Claude Carriere. Numa comparação curiosa, são os mesmos defeitos de Homem-Aranha 3: A trama é simplesmente repleta de coincidências difíceis de engolir. Tudo acontece no momento certo em prol do andamento da história, numa série de acasos convenientíssimos. O bebê do final, por exemplo, é quase a Gwen Stacy do filme do aracnídeo.

Os citados méritos ficam todos por conta de como Forman sabe conduzir a fotografia, dirigir seu excepcional elenco, criar clima e recriar o passado. Seus planos pelos calabouços da Inquisição (onde Ines definha e é torturada - Portman outra vez apanha feio, como em V de Vingança), a cena do jantar na casa do mercador, a caçada real e o julgamento da Igreja, entre vários outros, são trabalhos de um mestre. Aliás, algumas dessas cenas foram extraídas diretamente dos trabalhos políticos de Goya e recriadas com enorme beleza sombria pelo diretor de fotografia Javier Aguirresarobe. Ele inspirou-se especificamente na série de gravuras "Los Caprichos", do pintor.

Enfim, se não é irretocável feito Um estranho no ninho, ao menos o filme merece ser conferido pela empenhada execução.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.