Assista Agora

A Tentação | Crítica

O amor em meio ao fundamentalismo religioso

Érico Borgo
09 de Agosto de 2012

A Tentação

A Tentação

The Ledge
EUA , 2011 - 101 min.
Drama / Suspense

Direção:
Matthew Chapman

Roteiro:
Matthew Chapman

Elenco:
Charlie Hunnam, Terrence Howard, Patrick Wilson, Liv Tyler

Regular
A Tentação
1

Primeiro filme do diretor inglês Matthew Chapman em 13 anos, o independente A Tentação (The Ledge) apresenta uma mistura de drama e suspense, pontuada por um debate superficial sobre a questão do fundamentalismo religioso.

Na trama somos apresentados a um sujeito (Charlie Hunnam) que se prepara para saltar do topo de um edifício. Um policial (Terrence Howard) é enviado para cuidar do caso e tentar impedi-lo de suicidar-se. Não demora, porém (em uma excelente cena em que somos confrontados com nossos próprios pré-conceitos), para que o homem revele que sua motivação não tem nada de suicida - ele está ali na verdade para salvar uma vida - e comece a contar uma história de amor e entrega nada convencional.

Ainda que busque uma estrutura narrativa que foge do lugar-comum, com diversos flashbacks, o filme não consegue estabelecer a tensão que deveria pela sua própria premissa: por ter uma hora marcada para o suicídio, sabemos que o protagonista não fará nada até que os ponteiros do relógio que ele vê do topo do edifício marquem o meio-dia. Essa certeza tira das cenas de diálogo entre Hunnam e Howard o suspense e geram contestações de roteiro (se já sabia do horário, por que o policial esperou até o último minuto para agir?), mas dão espaço para o drama se desenvolver.

De qualquer maneira, haja drama... Chapman pesa a mão no roteiro, tentando justificar demais as histórias passadas de todos os envolvidos. Todos têm algum esqueleto no armário para amarrar seu comportamento - e frequentemente isso parece forçado. Em A Tentação ninguém é o que é por escolha, mas por imposição dos erros do passado e da realidade.

As atuações são o ponto alto do filme. Hunnam e Patrick Wilson (como um fundamentalista cristão) fazem bons debates sobre religião, mas que infelizmente alongam-se demais e parecem condenar com certo pré-conceito o personagem do segundo, o que deixa claro o que acontecerá no clímax. É curioso como, mesmo que se repita o tempo todo que o religioso tem como hábito fazer o bem, na hora de pirar é sempre o crente quem paga o pato. Por outro lado, o tempo de tela entre Hunnam e Liv Tyler é muito bem empregado. Há espaço para o relacionamento entre os dois se desenvolver de maneira realista e esses encontros geram alguns dos melhores momentos do filme (Hunnam explicando sua técnica de sedução infalível de maneira calculista é excelente).

Ao final, A Tentação não é um filme ruim, mas fica a impressão de que poderia ter sido excelente se fossem tomados alguns cuidados. Há 13 anos afastado da direção, talvez Chapman ainda esteja desenferrujando... que seu próximo filme não demore tanto.

A Tentação | Cinemas e horários



Vídeos relacionados

Publicidade

Comentários (9)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Luiza (21/11/2012 09:53:17)   26 0
Gostei do filme (embora o final seja um tanto irritante e sem sentido) e, ao contrário do borgo, achei as discussões sobre fé um tanto quanto superiores aos demais filmes que já assisti abordando o tema.



sem avatar Bruce (13/08/2012 10:15:27)   144 0
Tem um conto do Stephen King que, curiosamente, tem o mesmo nome em inglês, "The Ledge", e fala sobre a mesma coisa, rs - e não é plágio.



Breno Breno (10/08/2012 13:50:32)   93 1
realmente alguns aqui precisam conhecer um tal de Torrent, é uma grande pessoa. Se não fosse por ele não teria assitido metade dos filmes.



Jetro Jetro (09/08/2012 23:06:01)   216 0
Aff... assisti esse filme no ano passado.



Rafael Rafael (09/08/2012 21:02:30)   95 0
Eu já assistir este filme, baixei ele faz algum tempo.

E eu gostei bastante dele, não vou fazer uma critica do filme, mas eu daria uns 3 ovos.



Alerson Alerson (09/08/2012 20:17:52)   1349 0
Sou fã da Liv Tyler,mas esse vai esperar pro DVD.Ainda espero q façam uma continuação de O Incrível Hulk e ela volte como a Betty.


Rafael Rafael (09/08/2012 21:01:38)   95 1
Este filme já esta disponivel download. Fica a dica.


Ozir Ozir (09/08/2012 19:33:19)   1657 0
Bom , acredito que mesmo com alguns erros este filme será bom para assistir.

Acho até que o Erico falou certo que Chapman deve estar enferrujado e pode demorar um pouco mais para ele entrar no jogo novamente.

Agora só resta saber se ele chegará em minha cidade ou se só o assistirei em BLU RAY.


Renato Renato (10/08/2012 00:41:59)   22 0
Otimo Filme!!! Tenso do começo ao fim; Vale a pena assistir!



Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.