Assista Agora

Terry Gilliam critica Christopher Nolan, Steven Spielberg, John Williams, Michael Bay...

Diretor deixa claro seu descontentamento com a Hollywood contemporânea

Natália Bridi
06 de Dezembro de 2011

Terry Gilliam
Terry Gilliam

Terry Gilliam, cujo último trabalho na direção foi em Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009), falou ao Los Angeles Times sobre seu descontentamento com o cinema comercial contemporâneo. A lista de reclamações inclui Transformers, A Origem e As Aventuras de Tintim.

Sobre a franquia dirigida por Michael Bay, o diretor reclama da falta de interação do espectador com a trama: "[O terceiro filme] é horrível e tem todas essas coisas fálicas acontecendo. Eu não pude lidar com isso. Por favor, deixe um espaço para mim como público. O público é completamente excluído, você só senta lá e assiste às explosões. Não sabia dizer sobre o que aquele filme era. Boa parte da audiência está feliz em não se envolver. Eles trabalham em um emprego horrível o dia todo e só querem sair e ver um filme. Tudo bem, isso é ótimo. Mas prefiro algo que surpreenda e faça você pensar, sentir e sair [do filme] diferente do que quando você entrou".

Gilliam falou ainda da falta de realismo do filme: "O prédio caindo e tudo, há ótimas imagens, mas como as pessoas escorregam de um prédio desabando sem consequência, sem física? É só anestesiante. O filme leva o público à submissão. Eles são influenciados por videogames, mas pelo menos nos videogames você está imerso, nesses filmes você é deixado de fora. Nesses filmes, seres humanos servem apenas para cair, correr e, de alguma forma, atravessar janelas sem serem cortados em pedaços".

Críticas a Bay não são exclusividade de Gilliam, mas o diretor tem também algumas palavras para ícones como o compositor John Williams - que assina as trilhas dos dois novos filmes de Steven Spielberg, As Aventuras de Tintim e Cavalo de Guerra. "Ele é um ótimo músico, mas chega de John. Não é escolha dele, claro, são os diretores que o deixam tomar conta do filme e dizer [com a música] exatamente o que você deve sentir a cada segundo de cada minuto", disse.

As Aventuras de Tintim, no geral, não agradou a Terry Gilliam: "Pode desacelerar por um minuto? Para começar, não há um arco do personagem, e, por último, é apenas 'Vamos, vamos, vamos e esteja pronto para a sequência'. A cena de perseguição é extraordinária, mas é estranho que todos estejam empolgados por ser em um plano-sequência... É um filme de animação! Grande coisa! Li um artigo que dizia que eles tiveram que incluir várias histórias de Tintim ali para embalar tudo, mas na verdade não embalaram nada. Conte apenas uma história e vai devagar para as pessoas respirarem. Acredito que role uma insegurança, porque não se trata mais de fazer filmes como uma montanha-russa, porque ao menos as montanhas-russas desaceleram em algum momento, há mergulhos e tensão".

Ainda assim, Gilliam reconhece o talento de Steven Spielberg, além da sua própria falta de habilidade: "Sempre quis fazer mais com a câmera quando era jovem. Quando comecei a ver as coisas que Spielberg estava fazendo, lembro de pensar, 'Deus, como ele movimenta a câmera assim? Isso é brilhante'. Sei que não posso fazer isso. Não tenho o dinheiro para fazer e, na verdade, não tenho a habilidade. Minhas coisas são realmente velhas, clássicas. Há um plano-geral, um plano-médio e um close. É mais sobre usar justaposição ou sobrepor alguma coisa e deixar as ironias fluirem ali. Para mim sempre foi sobre as ideias. Não é habilidade técnica porque tenho limitação nessa área".

Christopher Nolan encerra a lista de descontentamentos, pela perseguição de carros em O Cavaleiro das Trevas ("aquilo é um videogame") e pelos sonhos nada oníricos em A Origem: "Eu pensava o porquê de todos os sonhos se parecerem como filmes de ação. As pessoas não sonham com outras coisas? E o interessante sobre os filmes [de Nolan] é que eles são assexuados. Talvez seja esse o problema. As mulheres representam o perigo mas ninguém parece estar transando. Na sociedade, de modo geral, temos pornô 24 horas por dia, todo mundo pode se masturbar, mas eu me pergunto por que ninguém mais faz sexo de verdade. São questões que eu me pergunto".

Leia mais sobre Terry Gilliam


Compartilhar

Comentários (227)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Eduardo (25/01/2012 12:24:35)   7 -1
qm é esse filho da puta, vai pra merda idiota, critica o q n entende pq é burro.
vai se fude



sem avatar Douglas (16/12/2011 14:39:32)   3 0
Exceto por BAY que os únicos filmes que(desculpem minha ignorância)tenha assitido, foram os 3 Transformers, os outros dois tem um habilidade incrível em desenvolver filmes tanto pra grande público quanto para os "cinecríticos". Quanto a Cavalo de Guerra Tintim e Batman só tenho lido coisas super positivas sobre os mesmos, então acho que a matéria está meio fora de tom, inclusive está bem estranha de se ler.



Marcelo Marcelo (14/12/2011 10:17:50)   619 0
Na verdade, na entrevista na íntegra, as palavras do Gilliam soam mais como observações (com muitos elogios, diga-se) ao trabalho do Nolan do que de fato críticas.

Foi o Omelete que editou as palavras e pôs como se o Gilliam estivesse criticando. O que não condiz com a verdade.

Péssimo trabalho jornálisto, heim.



Remdiel Remdiel (14/12/2011 09:37:16)   558 0
Não gostei nem um pouco do descaso e desprezo que ele demonstra por video-games.

Tem gente precisando se atualizar.

De qualquer forma, não é porque detestei a maioria do que ele disse, que vou simplesmente desconsiderar o que faz sentido prá mim:

"Eu pensava o porquê de todos os sonhos se parecerem como filmes de ação. As pessoas não sonham com outras coisas?"

Inception: O filme que passa o filme todo prometendo um milhão de loucuras que vão fritar a sua mente... e na hora de entregar vira um tiroteio no alasca. Tsc. Não sei vocês, mas eu fiquei extremamente decepcionado.



Jessy Jessy (09/12/2011 10:42:03)   18 0
Sobre o Bay é tudo verdade. +1



Lucas Lucas (08/12/2011 23:15:00)   3 0
http://vwdarkside.com/pt/jedi/lucas-paula-da-silva-gomes-484318
acessa e clica em "cadastrar & juntar-se à rebelião" para me ajudar a ganhar uma blusa : D
Por favor ajuda lá : DD
Ps. : Desculpa a invasão. Mas é pq quero muito ganhar essa blusa.



sem avatar bruxo (08/12/2011 22:55:47)   -55 0
Terry Gilliam TEM EM SEU CURRICULUM BRAZIL- O FILME.QUEM AINDA NÃO VIU AMA O CINEMA ASSISTA E DEIXE DE FICAR IRRITADINHO COM ESTE CINEASTA GENIAL.



Douglas Douglas (08/12/2011 16:02:15)   18 1
pela quantidade ABSURDA de gente falando que "tensão sexual" é sinônimo de "mostrar cenas de sexo" percebe-se a ignorancia de certos defensores do Sr. Nolan que se cegam de ráiva quando alguem critica o senhor perfeição.

Independente se a critica tenha lógica ou não, ela não é rebatida com argumentos, pois já é invalidada pelo simples fato de ser direcionada ao Nolan... (criticas ao mestre são prontamente ignoradas e classificadas como "invejinha" ou "querer aparecer") mas em uma coisa pelo menos eu concordo com alguns: um filme não precisa necessáriamente de tensão sexual pra ser bom, Cães de Aluguel por exemplo sequer tem personagens femininos e é um filmão... só que diferente do Nolan, se pegarmos qualquer outro filme do tarantino já encontramos conflitos sexuais, então essa desculpa de que "o contexto dos filmes dele não precisa disso" é meio furado, alias, um tanto ridiculo dizer que Batman não precisa de tal conflito, logo o universo dele que possui um dos melhores e ais fortes exemplos de tensão sexual entre personagens: Batman e Mulher Gato!

até hoje em todas as midias, a relação entre os dois sempre foi SIMBOLO disso e sem precisar necessáriamente de sexo consumado em si (aliás, eu pelo menos só fui ler histórias em que os dois tranzam "de verdade" agora recentemente) ironicamente tá chegando ai a vez do Nolan mostrar sua Mulher Gato, melhor oportunidade de calar a boca dos seus detratores e mostrar que seus filmes NÃO são assexuados não voltará tão cedo... isso se ele não preferir dar mais enfase na relação Batman e Bane


já começou bem... colocando a Catwoman com um uniforme SUUUUPER sensual


sem avatar Saint (12/12/2011 19:24:32)   5 0
"logo o universo dele que possui um dos melhores e ais fortes exemplos de tensão sexual entre personagens: Batman e Mulher Gato!"
pequena correção:logo o universo dele que possui um dos melhores e ais fortes exemplos de tensão sexual entre personagens: Batman e Robin!
hum se nas tramas do nolan ele acha que não precisa de tensão sexual e/ou sexo não tem pq colocar. Sexo é tão banalizado nas midias,melhor concentrar em outros aspectos. =Tmbm falta memória, em Memento tem tensão sexual. Mas o que prevalece nos filmes do Nolan é amor.
Tanta coisa pra criticar o Nolan e me veem com sexo é brincadeira né?


GUILHERME GUILHERME (08/12/2011 14:32:03)   26 0
Cada um tem sua critica e opiniao, mas sobre o que ele disse sobre steven spielberg,crhistopher nolan,michel bay,john willians senti que e uma pitada de inveja.



sem avatar Rodrigo (08/12/2011 14:25:13)   13 0
Acho importante respeitar a opnião do cara, mas eu particularmente nao concordo. Os filmes do Spielberg, do Nolan entre outros, são para alcançar um publico diferente. Ninguem imagina a maioria dos jovens por exemplo, criando uma grande espectativa pra ver o filme do Dr. Parnasus(nao estou dizendo que o filme é ruim), mas e muito mais propenso se criar expectativa para se ver um filme como a origem(que na minha modesta opniao e muito bom). Resumindo cada um tem um gosto, se o cara acha isso do cinema atual(que vive uma crise criativa estrondosa),tudo bem, mas ele critica justamente os poucos que ainda nos dão esperança (exceto o Bay é claro)



Publicidade
sem avatar Isadora (08/12/2011 14:10:25)   52 0
Não aprecio a todos os filmes do Terry Gillian, mas reconheço que ele é um dos poucos que tem colhões em mexer com metáforas e símbolos e ainda assim se preocupar com a história.




Kratos (screaming): Zeus!!! Kratos (screaming): Zeus!!! (08/12/2011 10:24:31)   470 0
1- Sobre o Bay é tudo verdade.

2- Ele esqueceu de citar James Cameron e o (lixo) do Avatar.

3- E o Nolan num é esse deus todo, ele fez um trabalho ótimo como batman? Sim!
Mais a Origem foi escroto.

Noletes e Cameretes (de onde veio essa, não me pergunte kkkk) me negativando por pura ignorância em:

5

4

3

2

1




Igor Igor (08/12/2011 08:54:31)   146 1
Sinceramente, ele não está tão errado assim.



Andrei Andrei (07/12/2011 23:54:10)   69 0
A página está com defeito, os primeiros comentários estão impossibilitados de serem lidos.



sem avatar bruxo (07/12/2011 22:47:39)   -55 1
EU JA ESTAVA COM SAUDADES DE DIZER O QUANTO A ORIGEM É CHATO PRETENCIOSO E ESQUECIVEL. FILMAÇO? MAS NEM SONHANDO...



fabio fabio (07/12/2011 22:40:31)   5 0
Xiiiii!!!!

Falou mal do John Williams, do Christopher Nolan e do Steven Spielberg, esse cara vai queimar no inferno!


Sobre o Michael Bay é tudo verdade....



THE SITH THE SITH (07/12/2011 22:37:47)   64 0
Dor de cotovelo.

Só.



Gustavo A. Gustavo A. (07/12/2011 22:06:48)   69 1
O melhor filme do Gilliam, pra mim, é "Bandidos do Tempo". Pra quem gosta de História com H maiúsculo, é um prato cheio. Procurem, é diversão garantida.

E isso, independentemente das opiniões dele, que como a de todos que comentaram aqui, merecem pelo menos uma consideração desapaixonada. Só assim a gente vai entender que sim, ele tem algo a dizer.

Parece que ele defende o cinema de autor, contra o cinema-comércio. Claro que tem público pra todo tipo de filme. Dá pra curtir "Os 12 Macacos" e "A Origem" sem problemas.

Numa coisa eu concordo com ele: é muito chato quando você tá vendo o filme e entra uma música exageradamente triste ou alegre pra você perceber que a cena é triste ou alegre! Pô, será que o trabalho dos atores interpretando o roteiro não bastaria? Só falta aparecer um pop-up escrito "Chorem!" ou "Riam!"

E outra: tem muito filme por aí onde a música é tão alta que até nos distrai da história do filme. Em vez da música trabalhar em conjunto com o filme, parece que o compositor quer chamar atenção pra si próprio. "Ei, esqueçam esse filme besta! Ouçam minha música! Eu não sou genial, mesmo?"



marcoiran marcoiran (07/12/2011 21:52:34)   -107 -1
eu comcordo em parte com ele mas eu acho que ele ta falando isto pra se aparecer pois ele ta meio sumido quanto ao que falou sobre fzer sexo eu queria mas nao aparece mulher eu me msturbo sim com muito orgulho comcordo que as pessoas nao fazem mais sexo principalmente eu



Breno Breno (07/12/2011 20:34:52)   34 0
Sabe o que eu acho engraçado? As pessoas criticam o Hessel por escrever bem... É que o pessoal tá acostumado com textinho de Power Point, sem vírgulas, cheio de tópicos e gráficos bonitinhos com estatísticas felizes e saltitantes.



Publicidade
DAREDEVIL DAREDEVIL (07/12/2011 19:52:02)   172 0
Não acho q Terry esteja equivocado não,afinal essa é a visão dele sobre Hollywood.
Eu gosto do Bay e do Nolan,mas respeito a opinião dele de critica-los.

Acho q Hollywood ja teve dias melhores,e hoje tudo é grana e nada mais.Aquele glamour q os meios de comunicação exaltam sempre q vai ter festa do OSCAR não existe mais,é só aparencia.

Spielberg não é mais aquele genio q fez ENCURRALADO e TUBARÃO mais por amor ao cinema doq por grana.Hoje em dia seus filmes são apenas caça-niqueis,bem feitos tecnicamente,mas apenas caça-niqueis.

E ainda tem gente q fala q ainda veremos novos classicos.Desencana,pq todos os grandes classicos ja foram feitos.
No maximo oq vira pela frente são filmes cults e só.





Krypto Krypto (07/12/2011 18:56:23)   856 0
Ele falou merda mas com algumas pérolas perdidas aí.

Em relação aos Transformers, concordo com tudo.

Em relação ao John Williams, falou merda. O cara tá reclamando porque ele é simplesmente perfeito no que faz, como é isso? Me parece recalque por não ter ele em seus filmes.

Quanto ao Nolan ser "assexuado", o admiro justamente por isso, ou seja, todos os demais filmes tem que ter sempre uma apelação sexual e ele não precisa disso, suas histórias são tão inteligentes que não precisa apelar.



DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! DR. Zaius, ministro da ... (07/12/2011 18:47:37)   804 0
Eu sempre gostei mais do Terry Jones. Esse cara só confirma o fato de sempre ter sido o mais sem graça dos Monty Pyton. Alias, se fizessem uma reunião dos membros ainda vivos do grupo, esse não faria falta...



Roberto Roberto (07/12/2011 17:53:00)   314 0
nossa, o que ele falou to Michael Bay eu assino embaixo.
o primeiro filme (transformers) foi bacana e tal, mas as duas sequencias são péssimas, mesmo adorando os robos disfarçados desde criança, não pude suportar os 2 filmes.
ao John Willians não posso falar muito, pois não ouvi a trilha do filme citado, mas o curriculo do cara é invejável, e o talento inquestionável.
ao Nolan o cara pegou pesado, pqp, qem vai lembrar de sexo vendo o Batman??
ou se preocupar se os sonhos das pessoas são sempre filmes de ação?
porra, será que ele não entendeu, ou eu entendi errado A Origem?
as pessoas são levadas a sonhar os que eles querem, seguindo o que o construtor define.
bom, no fim das contas, o cara é um chato de galochas. rs

abraços!



nelson nelson (07/12/2011 17:24:17)   126 0
de verdade, nao entendi as criticas ao cristopher nolan (embora eu ache q a origem n seja esse rocambole de chocolate todo...) e ao jonh willians, cade o nexo?



DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! DR. Zaius, ministro da ... (07/12/2011 16:08:30)   804 1
Adoro a filmografia do Gilliam desde o Monty Python até o Dr. Parnassus. Mas esse comemtário foi de última! Parece que a moda agora é falar merda para conseguir publicidade quando se está na entre-safra. Me dá vontade de amarrar o Frank Miller, o Terry Gilliam , o Lars Von Trier e o Ronald Moore num saco e atirá-los do alto da ponte do Guaíba (o Tietê ou o Tâmisa também servem).
Ps: me esqueci de incluir o Damon lindelof



fabio fabio (07/12/2011 15:52:36)   18 1
Não entendo essa celeuma por causa das críticas do Terry Gilliam. Muito melhor se o gosto de cada um fosse munido de senso crítico, que leva ao questionamento e não à submissão. As pessoas se apavoram quando são tiradas de suas zonas de conforto, não estão preparadas para PENSAREM um pouquinho, só um pouquinho a respeito do que fora criticado...

Acho o Cavaleiro das Trevas um filmaço, talvez o melhor que já tenha assistido em termos de adaptações de super-heróis no cinema. Mas as frases do Gilliam me fizeram PENSAR, sair do já estabelecido: "As mulheres representam o perigo mas ninguém parece estar transando. Na sociedade, de modo geral, temos pornô 24 horas por dia, todo mundo pode se masturbar, mas eu me pergunto por que ninguém mais faz sexo de verdade. São questões que eu me pergunto". - falem sério, alguém parou para pensar sob este ponto de vista???

Por mais que julguemos algo como "perfeito" ou "próximo à perfeição", sempre haverá espaço para questionamentos. Não sou favor da acomodação, nem que me paguem por isso.



sem avatar Ralph (07/12/2011 20:58:45)   2 1
Verdade... concordo muito com vc. Tb me peguei pensando no que ele falou do John Williams e, nunca imaginei isso, concordei!!! Ele não quer mais o JW ditando a emoção do filme de forma tão competente, pq não concorda que isso deva ser feito, mas não criticou sua qualidade nem nada assim. Pensando nisso eu acho que tem filmes mais adequados às trilhas dele e outros menos... ninguém imagina Tubarão ou Star Wars sem os acordes compostos pelo maestro, uma ferramenta usada por Spielberg com muita competência, mas, de fato, isso pode tornar-se uma muleta. Interessante, Mr Gilliam...


José K. José K. (07/12/2011 15:48:41)   1 0
Não sei como pode falar do John Williams, o cara é genial, é a primeira vez que vejo uma crítica destinada a ele.


sem avatar Ralph (07/12/2011 20:49:37)   2 1
Não foi uma crítica a ele em sí e sim ao fato de Spielberg e outros diretores usarem o Williams para ditar as flutuações emocionais de um filme, ao invés de recursos dramáticos ou visuais. Ele quis dizer que isso tem vez, já teve, mas que está saturando...


L. L. (07/12/2011 15:37:08)   27 -2
Só tenho uma coisa a dizer: O cara foi totalmente anti-ético. Ele por acaso é o melhor diretor do mundo pra ficar criticando o trabalho dos outros? E mesmo que fosse não teria esse direito.


Eduardo Eduardo (08/12/2011 00:15:36)   28 0
Como assim???
Então você quer dizer que as pessoas não tem direito de ter gosto próprio e senso crítico??
É isto??

O cara tem o direito sim de expressar a opinião dele,assim como você tem o direito de dizer que ele é anti-ético!!!

Em alguns lugares isto se chama liberdade de expressão e goste ou não você e ele estão usufruindo disto.

Ninguém é obrigado a concordar com ele,

Mas ele tem o direito sim de expressar a opinião dele (assim como você,eu e todo mundo).

Aliás quem crítica cinema faz o que mesmo???

Lico Blade Lico Blade (08/12/2011 00:41:35)   1521 0
Desde quando críticas construtivas, ditas publicamente são consideradas anti-ético?

Seria anti-ético se ele falasse tudo isso fazendo fofoca, soltando boatos, na clandestinidade.

Mas não, ele deu a cara pra bater e disse que pensava. Ele deu a chance pros "atacados" se defenderem.

Douglas Douglas (08/12/2011 16:08:47)   18 1
como é que é?

ele não tem o direito de criticar prq é do mesmo ramo? é isso?

e como o pessoal disse... ter opinião e criticar alguem é sinonimo de NÃO TER ÉTICA?

L. L. (11/01/2012 11:13:43)   27 0
Não estou questionando aqui a liberdade de expressão.
Sim. Cada um tem direito de se expressar da maneira que quiser.
No entanto, todos nós devemos ter um senso de até quando nossa expressão pode ultrapassar o limite da ética e na minha opinião ele ultrapassou.
Respeito a opinião dele, inclusive concordo com alguns posicionamentos, o entanto ele, assim como os outros também é diretor. Erra como qualquer um e não é melhor nem pior que estes citados.
Como se diz popularmente, cada um tem que cuidar do seu rabo. E pelo o que eu vejo ele ta querendo mesmo é se promover.
A respeito dos críticos de cinema, eles fazem isso porque é a profissão deles, já o Terry Gilliam é DIRETOR.
Me diz se vocês gostariam que no seu ambiente de trabalho viesse alguem e ficasse criticando seu trabalho pra terceiros? Você acham isso ético? Eu sinceramente não acho. E foi isso que foi feito neste caso.

L. L. (11/01/2012 14:57:53)   27 0
Na minha opinião sim. Pois, como diz no popular, ele está metendo o bedelho aonde não lhe diz interesse. Tudo isto, no meu modo de ver, é uma atitude de quem está tentando se promover, criticando o trabalho dos outros. Pra mim, isso sim é antiético.
Eu nunca seria capaz de fazer o que ele fez. Se acho que a pessoa pecou em determinado ponto, chego e falo diretamente. Ae sim acho válido. Mas chegar na imprensa e sair atirando para todos os lados, na minha humilde opinião é sim antiético.
Se quer criticar pela imprensa, vira crítico de cinema ué!
Pooooode não ter sido a intensão dele esta autopromoção,mas, por ele também ser diretor, pode dar esta impressão.


Romualdo Romualdo (07/12/2011 15:36:33)   1616 2
Esse Terry Gilliam é bem chato hahaha! Concordo na maior parte da crítica que ele fez ao Michael Bay... mas sejamos claros: é um filme de ficção e é um tipo de ficção em que a física e outras leis da natureza podem ser ignoradas... afinal carros não se transformam em robôs letais e o contrário também não acontece!
Sobre Steven Spielberg, ainda bem que o cara reconhece o diretor, mas falar de As Aventuras de Tintim só pq ele precisa respirar... hahahaha... toma um ar, arruma um balão de oxigênio... o filme não precisa ser devagar só pq seu coração não aguenta!
No final vem Nolan... bem, não acho que tenha tanta ação em A Origem... tem muita conversação e isso não torna o filme chato nem nada disso... achei o filme ótimo e quanto a assexualidade... se o cara quer se masturbar com os filmes de Nolan é pq é bem perturbado mentalmente... aluga um daqueles pornôs que faz sátira de filmes e realiza tuas fantasias hahaha!
O filme que esse cara dirigiu: O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus, apesar de receber crítica máxima do omelete, é bem chato... tem um visual ótimo e uma história bacana, mas entra naquilo que ele falou... tem que desacelerar: ficou tão desacelerado que enjoa rápido... é filme que só consegui ver inteiro uma única vez... de resto, eu ficava fatigado e desligava a TV... isso não acontece com Batman, A Origem e com os filmes do Spielberg... aliás os do Michael Bay eu não vejo muito, mas consigo ver mais de uma vez pelo menos!



Publicidade
The Dark Knight The Dark Knight (07/12/2011 15:21:11)   154 0
Ele está certo em alguns pontos, como tudo o que disse sobre michael bay.

Realmente não há sexualidade nos filmes do nolan, mas isso não é algo ruim (parece que todo o filme agora precisa disso). O problema é que as mulheres ficam apagadas, não tendo a importância que deveriam, mesmo desencadeando a história de muitos deles (memento, the prestige e inception). Espero e acho que isso vai mudar com a mulher gato.

Discordo totalmente do que disse sobre john williams e as perseguições de carro. Parecido com GTA? WTF? Elas são sensacionais....

E Não entendo porque criticam inception por não ter sonhos oníricos, sendo que isso é muito bem explicado (o alvo não poderia saber que estava sonhando). Tudo bem que no limbo isso não era necessário, mas acredito que foi feito propositalmente para combinar com a estética do longa, e não vejo nenhum problema nisso. Parece mais birra com o filme.


sem avatar Tiago (07/12/2011 16:42:59)   -35 0
"(o alvo não poderia saber que estava sonhando)" mas ele conta ao alvo que está sonhando... furo de roteiro? ou furo de ideia?

The Dark Knight The Dark Knight (07/12/2011 17:25:53)   154 0
Esse não era o plano original, eles tiveram que improvisar por causa do saito, tanto que arthur era contra pois nunca tinha funcionado. A partir daí não seria preciso causar essa impressão.

Remdiel Remdiel (14/12/2011 09:49:39)   558 0
Dark Knight, você tocou num ponto muito interessante.

Mesmo as mulheres desencadeando as histórias de muitos filmes do Nolan, as pessoas acham os personagens apagados e inexpressivos, aparentemente por falta da sensualidade.

Olha só que bacana.

Será que estamos tão mentalmente entorpecidos, será que esperamos tão automaticamente que em filmes "mulher = sexo" que somos incapazes de aproveitar personagens femininas que não tenham alguma ponta de sensualidade...?

Dá prá parar e pensar nisso, viu.


Pedrinho!!! Pedrinho!!! (07/12/2011 14:03:22)   -3 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Rodrigo Rodrigo (07/12/2011 13:59:01)   27 2
- Quem é Terry Gilliam para criticar assim esses cineastas(Nolan)?
- Um dos criadores do Monty Python...
- Ok, vamos prestar atenção então nos comentários dele .


sem avatar Tiago (07/12/2011 14:52:38)   -35 1
As pessoas mais novas não conhecem Monty Python, infelizmente...

fabio fabio (07/12/2011 15:51:32)   18 0
Exato!

Moral ele tem de sobra para fazer tais críticas. Não vi incoerências no que ele disse, e isso não significa que ele esteja 100% certo no que diz. Apenas induz à reflexão e ao próprio questionamento do que ele disse e isso seria muito bom.



Kainã Kainã (07/12/2011 18:42:19)   57 0
Beleza, ele fez Monty Python e...? O Terry Gilliam fez um ótimo trabalho com Monty, mas ele tem que começar a ver que o mundo mudou e filmes como Monty não cabem hoje em dia. O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus que eu saiba não fez muito sucesso.

Do Nolan, simplesmente birra, implicar com a não sexualidade? É uma adaptação de um quadrinho, faz favor. E a não exploração da mulher, não pode ser uma coisa que ele simplesmente não quer, pra colocar o foco em outra coisa?

Do Bay, os filmes são de ROBOS! O cara quer ter drama nisso? os filmes do Bay são de completo entretenimento, não são para serem maior que isso, e nem para terem história ou roteiros bons.

Mas agora criticar Steven Spielberg e John Willians, o cara é completamente maluco, um velho gaga, ele que vá voltar para o seu Monty Pyton (que é o único que gostei)

Remdiel Remdiel (14/12/2011 09:45:50)   558 0
Argumentum Ad Autoritas.

Não interessa quem é.
Interessa o que diz.

Se eu (que sou ninguém na indústria do entretenimento) dissesse as mesmas coisas que ele acabou de dizer, magicamente tudo viraria mentira? Não.


Chuck Chuck (07/12/2011 13:06:05)   -161 -1
O John Williams é um dos últimos compositores decentes em Hollywood, pois o resto ou morreu ou se aposentou. Qualquer porcaria do Williams vale mais do dez Hans Zimmers juntos. Em relação à música de cinema tradicional, essa morreu. O que temos agora é uma música pasteurizada e do tipo "copiar e colar", você vê vários filmes e acha que a música é a mesma, tamanha é a falta de criatividade. Mas também, com esses lixos que Hollywood produz anualmente, não tem como qualquer músico de talento fazer um bom trabalho.


DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! (07/12/2011 15:56:46)   804 0
Cara, concordo totalmente contigo. John Williams é o último dos gigantes da música em Hollywood. E se ele consegue ser mais expressivo que os diretores que fazem o filme o problema é dos diretores...


Luiz Guilherme Luiz Guilherme (07/12/2011 13:04:39)   70 0
Você tem razão Thiago,

se chama opnião E velhice, hehehe.


sem avatar Tiago (07/12/2011 13:35:24)   -35 -1
hehehehehehe


Travis Travis (07/12/2011 12:40:05)   68 4
De certa forma, eu concordo com ele quanto ao sexo nos filmes do Nolan, mesmo que não ache isso um problema grave.

Em Amnésia, particularmente, isso se torna evidente. Chega a quase dar pena de ver como o Nolan dá tudo de si pra criar algum envolvimento do espectador com o drama pessoal do Leonard ao mostrar flashbacks da esposa dele com planos fechados e inquietos, mostrando muita pele, muitos toques suaves, mas é incapaz de extrair o mínimo de sensualidade disso, o que dificulta a identificação com o personagem. Nós entendemos o amor que ele sente pela esposa, mas não sentimos isso. É diferente do que o Terrence Mallick faz em A Árvore da Vida, por exemplo, onde, com o mesmo recurso, ele faz com que o público se encante e se apaixone pela Sra. O'Brien.

E acho que isso pode ser sentido também em seus outros filmes (talvez não em O Grande Truque). Eu não consigo acreditar que a Rachel tem uma relação íntima com o Harvey, por exemplo, principalmente ao ponto dele pedir ela em casamento. Em A Origem a Marion Cotillard consegue extrair sensualidade da Mal, porque ela de fato está encarnando o arquétipo da femme fatale dos filmes noir, mas vemos muito pouco - ou nada - da sexualidade sendo abordada no mundo dos sonhos, o que é esquisito se pensarmos como esses assuntos estão relacionados.

Quando o Terry Gilliam fala sobre os filmes serem assexuados, ele não está falando de cenas de sexo, ele está falando de (des)envolvimento de personagens.


Joel Joel (07/12/2011 13:18:59)   188 0
I liked da sua opinion.
Positivate-o!

sem avatar Tiago (07/12/2011 13:47:19)   -35 0
muito boa sua observação!

without without (07/12/2011 13:56:52)   52 3
"Quando o Terry Gilliam fala sobre os filmes serem assexuados, ele não está falando de cenas de sexo, ele está falando de (des)envolvimento de personagens."

Justamente, galera parece que não entendeu muito bem esse ponto da crítica dele.

Sobre Grande Truque, faço a ressalva que só vi inteiro 1 vez, mas lembro o quanto me pareceu sem consistência, sem envolvimento a relação que os gêmeos tinham com suas respectivas amantes(e olha que um delas era a Scarlet). Algo frio e foi ai que me chamou atenção essa assexualidade em seus outros filmes.

Bruce e Rachel nunca parecem sair do amor infantil do começo de Begins. E o fato deles nunca terem um envolvimento mais físico ou mesmo uma aproximação maior não é desculpa para essa total falta de desejo.


sem avatar Marco A (07/12/2011 12:35:42)   500 0
Concordo com tudo que ele disse, não vi Tintim, mas não duvido que seja isto mesmo.
Mas todos que ele citou são muito talentosos em suas atividades. Mas é realmente impossível salvar o terceiro Transformers.



Marcus Kent Marcus Kent (07/12/2011 12:22:18)   3475 3
Eu gosto do trabalho do Terry,ja vi todos os seus filmes,mas criticar Jhon e Nolan,me pareceu mais para querer aparecer do que outra coisa.Se ate nos filmes dele nao tem cenas de sexo(so insinuacoes)como pode falar do telhado dos outros?

Se eu quiser ver um filme de acao com cenas de sexo eu vejo os de Zack Snyder.



Silvio Silvio (07/12/2011 12:08:59)   13 -1
Entendo as críticas do Gilliam. Principalmente quanto à Transformers e a cena de de carros do Batman. É muito videogame mesmo.


Agora as críticas pra A Origem e pro John Williams não vejo muito sentido.



Narayana (Rodrigo) Narayana (Rodrigo) (07/12/2011 12:08:40)   105 0
Sobre Michael Bay concordo sobre a critica.
Mas como já mencionaram, cada filme é para cada tipo de público.
Eu nem pretendo assistir Os Mercenários, mas já ouvi pessoas elogiarem dizendo que é muito bom.
A Origem eu achei muito bom, mas teve pessoas que acharam parado demais ou não entenderam a moral do filme.
Enfim...cada um tem sua opinião e Terry demonstrou a dele.
Mas alguém me explica sobre o sexo que não entendi direito. Ele queria que tivesse cenas de sexo em a Origem?


Thiago Thiago (07/12/2011 16:58:00)   70 0
Cara, eu não entendi tbm o que ele quis dizer com isso.

Ele disse que os filmes são assexuados do Nolan, peraí, quer dizer que se tiver mulher, e perigosa, tem que ter cenas de sexo!?!??

ALGUEM EXPLICA, pq se for isso, aff véi.

Narayana (Rodrigo) Narayana (Rodrigo) (08/12/2011 10:35:44)   105 -1
Obrigado ChloMoLover. ;)


Publicidade
PHANTOM PHANTOM (07/12/2011 12:06:43)   -40 -1
SE O GILLIAM OFENDESSE A MAE DE CADA TIETE DO NOLAN QUE COMENTA NESSE SITE, RENDERIA BEM MENOS COMENTARIOS.



Deadly Deadly (07/12/2011 11:56:40)   -2 -1
Tá bom mano... tu é o cara!



sem avatar Fernando (07/12/2011 11:45:42)   146 0
Olha gente, eu sempre acompanhei a carreira do Terry de forma meio marginal, mas ele acabou de ganhar um balde de respeito com a minha pessoa. Vou ser muito honesto, eu adorei TDK e A Origem, mas sob essa nova análise eu percebi que esses filmes realmente não são ousados, são simplesmente muito bem roteirizados. Destaco que a critica ao estilo de A Origem foi muito cabível no universo em que o filme está inserido(eu, pelo menos tenho sonhos psicodélicos para dizer o mínimo). Agora quanto ao Spielberg, sou fã do cara mesmo, desde sempre, mas concordo com o que ele disse. Não assisti Tintim nem Cavalo de Guerra ainda, mas basta ver Guerra dos Mundos para perceber o descaso do diretor com seu trabalho...



Grillo Grillo (07/12/2011 11:22:55)   31 -1
Senti um tom de inveja ai



LUIZ OTÁVIO LUIZ OTÁVIO (07/12/2011 11:03:19)   226 4
Opiniões válidas...

Só acho que algumas pessoas vem com a crítica sobre "estilo videogame"... nada a ver... sou das antigas, e se for falar sobre isso, existem filmes bem antigos que já possuem essa linguagem "videogame" que tanto os críticos ou "entendidos" gostam de citar...

Cada época tem seu público...
Cada filme tem seu público...

Quando era mais novo, gostava mais de filmes de ação e fantasia.... com o passar do tempo passei a gostar mais de filmes com conteúdo dramático mais forte... atualmente gosto de todos os tipos de filmes...

Continuo achando:

SPIELBERG - grande diretor (consegue fazer qualquer tipo de filme)

NOLAN - grande diretor (é depois do BATMAN que eu realmente quero ver o que ele vai fazer)

TERRY GILLIAM - grande diretor (possui uma linguagem própria, todos os seus filmes são marcantes)

MICHAEL BAY - bom diretor de filmes de ação (ele apenas se propõe a fazer filmes com toneladas de ação e efeitos visuais e tem seu público)


sem avatar Fernando (07/12/2011 12:09:20)   146 0
Muito bom mesmo!!! É sempre bom lembrar a todos que cinema é arte, e como tal tem vários estilos e públicos diferenciados. Por exemplo, eu gosto de Dali e não gosto de Picasso, mas nem por isso deixo de reconhecer o trabalho do cara. Parabéns por seu comentário, você foi de longe quem mais agregou conteúdo à essa notícia!!!


CHUCK NORRIS CHUCK NORRIS (07/12/2011 10:47:11)   55 4
tudo bem seu seu terry gilliam desabafa ,mas agora me diz uma coisa onde estava toda essa macheza quando voce estava no topo ao lado de spielberg john willians la pelo meio dos anos 90 depois do sucesso dos doze macacos?.



cassiano cassiano (07/12/2011 10:45:47)   -7 2
o mundo precisa de pessoas c senso crítico. Pessoas com senso crítico fazem a diferença. Principalmente pque essas pessoas são capazes de criar produtos que se diferenciam de alguma forma. Sobretudo para tentar a se igualar ou superar ícones. Mas os filmes atuais são reflexo da cultura atual, e por mais que essa arte tente se atualizar, nunca via se igualar ao potencial dos video games. E esse diretor precisa se atualizar no contexto p seus novos trabalhos.

E sobre as críticas sobre Spielgerg, TDK, e Jhon Willians AH VA CHUPAR UM PREGO!



Dênis Dênis (07/12/2011 10:43:06)   10 2
Ele pode ate queimar o bay e spilberg mas pow, o nolan... o argumento dele nao tem sentido.


sem avatar Fernando (07/12/2011 11:48:48)   146 1
nada contra a sua visão cara, mas pra chegar a Spielberg o Nolan vai ter que suar muuuuuuito a camisa


Carlos Carlos (07/12/2011 10:36:20)   189 2
Estive pensando, qualquer dos filmes cults do Terry Gilliam são mais parecidos com sonhos do que A Origem. O filme do Nolan obedece a uma lógica interna muito rígida, e o que menos se percebe em sonhos é rigidez. Há leis que não podem ser desobedecidas, e mesmo quando ele gira tudo de ponta cabeça, elas estão lá, intactas, obedecendo a uma lógica criada para só para o filme. Nos filmes do Gilliam, nos deparamos com coisas e situacões absurdas o tempo todo. Como nos sonhos!



KiLL KiLL (07/12/2011 10:34:11)   66 1
Opinião cada um tem a sua, e respeito a do Gilliam, mas na minha opinião, ele mais quis aparecer do que fazer uma, ou várias, crítica(s) concreta(s)...



Publicidade

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.