Filmes

Notícia

William Monahan fala de Os Infiltrados 2, O Jogador e o que pensa dos remakes

Para o roteirista oscarizado, refilmar é parte da profissão desde os primórdios

17.10.2011, às 14H13.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 12H03

Nossos parceiros em Los Angeles do Collider conversaram durante 45 minutos com William Monahan, o roteirista de Os Infiltrados, Rede de Mentiras e Cruzada.

Os Infiltrados

None

O Jogador

None

Sin City

None

Monahan revelou que seu próximo projeto, depois de terminar o roteiro de Sin City 2, será o remake de O Jogador (The Gambler), filme de 1974 estrelado por James Caan e inspirado no conto homônimo de Fiodor Dostoievski. O roteirista disse que vai mudar a ambientação do filme e que voltará ao texto original de Dostoievski.

"O filme original tem uma boa estrutura. Mas tem algumas coisas, como a caçada nazista, que ficaram muito datadas. Eu gosto da estrutura e o filme é bem legal. Há sempre uma choradeira geral quando um remake é anunciado e isso me perturba", comentou Monahan, que explicou o que ele acredita ser um equívoco de percepção da maioria do público quando o assunto são refilmagens. "A nossa profissão é o drama, a dramatização, a encenação. É isso que o drama sempre foi desde o início: você reencena peças com novos elencos, com novas abordagens para histórias antigas. É isso que a profissão é - o foco no talento [...] Existe uma mentalidade, essencialmente masculina, em que homens precisam insistir na supremacia de algo, seja um filme, uma banda ou time esportivo ou uma moto. Cara... ninguém se importa. Todas as motos são boas. Encontre alguma maneira diferente de definir quem você é".

Pra completar, Monahan falou sobre a aguardada continuação de Os Infiltrados. "Duvido que aconteça. A Warner Bros. queria ver uma sinopse para o filme. Eu não escrevo sinopses e não faço apresentações de venda de projetos. Eu não acho que vá acontecer. Eu sei o que fazer e tenho o filme na minha cabeça. Mesmo que nem todo o elenco volte, e eles poderiam voltar no filme que eu escrevi, seria um filme caro para escrever. Teria que ser absolutamente soberbo. Minha ideia é situar o filme antes, durante e depois do primeiro, o que eu acho que seria extraordinário. Se a WB quiser liberar a grana, podemos fazer [...] Há cenas que são mencionadas no primeiro mas nunca foram vistas. A trama costuraria essas partes e funcionaria como um filme sozinho".

Monahan, atualmente, está na quinta semana de trabalho de Sin City 2. "Meu trabalho aqui é, essencialmente, ser Frank Miller, mas ao mesmo tempo continuar William Monahan. É muito legal isso pois, na dramaturgia, o que você faz o tempo todo é habitar personagens e improvisar. Escrever é quase como ser um ator de improvisação. Então estou aplicando essa experiência ao trabalhar como um roteirista se passando por outra personalidade e tentando entregar um texto no tom correto", disse.

Leia mais sobre William Monahan

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.