Assista Agora

Duna | Peter Berg explica o que houve com a adaptação

"Duna permanece algo muito, muito difícil de ser realizado"

Érico Borgo
11 de Maio de 2012

Duna

Durante nossa conversa com Peter Berg, o diretor de Battleship - Batalha dos Mares, aproveitamos para entender o que houve com Duna, a adaptação do romance de ficção científica que o cineasta dirigiria.

Berg explicou as razões pelas quais desejou realizar o filme, em especial sua paixão pelo romance, e revelou o resultado de seus oito meses à frente do projeto - que culmiraram na percepção que, devido aos riscos que ele representa, a versão que ele imagina para o projeto é inviável.

"Eu amo Duna", começou. "Sempre senti que o filme de David Lynch não era o filme que passou na minha cabeça quando o li. Acredito que exista algo ali mais voltado para a ação, mais aventuresco e áspero do que o que vi nas telas. Assim, sempre quis refazê-lo. Especialmente depois da série de TV, que ficou muito errada, na minha opinião".

O diretor comentou então seu período como contratado na adaptação. "Trabalhei com um roteirista durante oito meses nesse filme. Quando finalmente terminamos, tinhamos um roteiro de 200 páginas, era enorme e dava para pelo menos três filmes. E esse foi justamente o problema. Se era pra fazer, tínhamos que fazer realmente três filmes. Mas mesmo assim, há muito ali que é difícil de adaptar. A comunicação mental das Bene Gesserit, por exemplo. O silêncio. Muito do que acontece no livro é internalizado. Adaptar isso sem parecer brega ou gratuito, sem depender de falatório, é muito complicado".

"Assim, Duna permanece algo muito, muito difícil de ser realizado. Além de ser muito, muito, muito caro! Ao final, não conseguimos encontrar uma maneira de justificá-lo. E duvido que alguém consiga. Mas é um tremendo livro", concluiu.

O Messias de Duna, segundo livro da série, voltou este mês às livrarias do Brasil. Leia mais.

Saiba mais sobre Duna


Compartilhar

Comentários (45)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Maldito Kakarotto Maldito Kakarotto (03/07/2012 06:01:09)   518 0
O ÚNICO CINEASTA OUSADO O SUFICIENTE P/ TRANSFORMAR DUNA EM FILME É O MICHAEL BAY ! AÍ SIM VEREMOS UM FILME ESPETACULAR. E OLHA Q O CARA É CAPAZ DE FAZER ISSO SEM LER O LIVRO, NO MÁXIMO DAR UMA OLHADA NA WIKIPÉDIA E PRONTO !!!!



César Augusto Pereira de Araújo César Augusto Pereira de ... (01/06/2012 13:47:00)   -1 0
Realmente o filme do David Lynch foi um convite para ler a obra e acho que todo o cineasta devia aceitar isso em fazer o filme do livro pensando nisto.O Peter Berg não teve coragem em seguir adiante porque tinha tudo para que, ao menos, os personagens fossem bem fiéis ao livro.Só apenas fiquei chateado com o desenho do figurino do Paul Atreides na qual estava careca se não me engano.Se o personagem principal ficasse desse jeito ,aí estragaria tudo.Ainda bem que este diretor não seguiu adiante. Duna é para cineastas ousados e com capacidade.



Marcos Marcos (14/05/2012 12:30:42)   129 0
Concordo com os colegas que sugeriram uma série nos moldes de Game of Thrones. Duna é muito grande para um filme de 03 horas. Uma temporada por livro seria o ideal.
A grande dificuldade na adaptação (o que deixou o filme chato para algumas pessoas) é a introspecção dos personagens e como colocar essas reflexões, quase solilóquios, de uma forma que não comprometa o ritmo da narrativa.



James James (12/05/2012 09:43:50)   146 0
Infelizmente não conheço a obra original, entretanto, poucos livros são tão reconhecidos como obras-primas de um gênero.Amigos, parentes e ,por que não, a turma do Omelete em peso babam o trabalho de Frank Herbert.Logo,acho q a saga de Paul Atreides deva ser tudo isso mesmo.

Posto isso, os fãs só devem agradecer aos céus pelo fracassso da produção nas mãos de um diretor medíocre como este Peter Berg.Isso é coisa para alguém com cacife e talentos monumentais.David Fincher, Coppola (sim!) e até mesmo Cameron (caso perca as altas doses de sacarina de seus últimos trabalhos) são os primeiros nomes q vêm à mente. Mas existe mais gente com tanto poder de fogo (prestígio comercial) e talento para fazer a produção.

Não pode é um Zerão à esquerda brincar de Peter Jacksn. Aliás, corria há um tempo atrás um abaixo assinado na Internet de fãs dessa saga pedindo q o diretor da Trilogia do Anel assumisse o projeto.Alguém abe no resultou?

P.S.1 - Alejandro Jodorwski Lá pelos idos das décadas de 70 e 80 com a colaboraçao de Moebius tentou adaptá-la.

P.S.2 - O filme de Lynch é lindo, lindo! Acho até q Moebius tem culpa na elaboração visual mas ainda assim, é uma obra oca. Sem emoção, EXTREMAMENTE mal montada e as (seriam necessárias?) sequências de ação provocam um bocejo dos diabos. O próprio Lynch ficava num constrangimento absurdo todas as vezes em q era indagado sobre o filme.



sem avatar leonard (11/05/2012 19:06:57)   9 0
Há grandes livros que se tornaram grandes filmes: O senhor dos anéis, Narnia, Harry Potter... Mas por traz deles tem um apelo comercial enorme. Dunne é fantástico nas paginas do livro e no filme de 1984, porém hoje ele não renderia tanto dinheiro para seus produtores. Acho eu.



Satantango Satantango (11/05/2012 17:11:18)   173 4
"Duna permanece algo muito, muito difícil de ser realizado."

Não mais do que O Senhor dos Anéis.
Só precisam de um diretor de verdade: Peter Jackson.



sem avatar iarru (11/05/2012 15:56:34)   -4 -1
Ouvi dizer que vai ser filmado nos lençóis maranhenses, e a Fernanda Montenegro será a Bené Gesserite. O lance do tempero será a receita do vatapá.


ATIRA_COVARDE! ATIRA_COVARDE! (12/05/2012 11:13:55)   66 0
Agora eu digo que tu vacilou pois vou registrar isso ae que tu disse e vou vender a ideia para os produtores de roliude e vou ficar rico as tuas custa u.u


sem avatar Paulo (11/05/2012 13:07:38)   -2 0
O filme do Lynch foi bom dadas as limitações da época. O único grande pecado dele foi o final feliz que não tem pé nem cabeça (a chuva).
muita coisa fica jogada e sem explicação como o que é a criatura no aquário que vc só descobre ser um navegador se vc leu o livro.
Já a série da HBO foi mais fiel ao livro no roteiro, mas não teve aquela atmosfera "suja" do lynch que é o que o livor passa. Os fremen vivem em cavernas imundas em um planeta deserto, na série da HBO tinha um look clean tipo star trek que me incomodou.

recomendo mais as séries da HBO e hollywood tem que parar de refilmar e querer fazer de tudo trilogia!
Se querem explorar duna, peguem uma das prequels


Stuart Stuart (11/05/2012 13:56:14)   651 0
Paulo,eu acho q ns caso uma trilogia é aplicavel,pq é muita coisa!não dá pra colocar em um filme só!eu acho uma pena pq uma refilmagem poderia ficar otima.
De qlqr forma,fico esperando mais noticias.


Nando Nando (11/05/2012 12:59:55)   29 0
cara , eu adoro o duna do David Lynch. A serie é uma bomba , mas o filme é massa . mas se for para ser fielllll aos livros não tem dinheiro que paga mesmo não .



Patrão Bruce Patrão Bruce (11/05/2012 12:37:09)   632 1
duna realmente é muito dificil de ser feito... acredito q só em CGI, em forma de serie em 200 capitulos de uma hora de duração cada... e olhe lá! mas se estao conseguindo com game of thrones, pode ser feito com duna, q é mais complexo, eu sei.



Publicidade
sem avatar leandro (11/05/2012 12:18:32)   6 1
É realmente complexo, mas um artista bom de sua área (no caso, cinema) saberia como transpor a obra para este formato. Creio que Berg não é este artista talentoso e, portanto, Duna ainda espera por um artista maior.



Adauto Adauto (11/05/2012 11:54:28)   -12 0
Muito difícil porque é extremamente complexo.

Frank Herbert criou a "The One" das histórias Sci-Fi.

A United Artist acreditou que David Lynch , com seus filmes de sonhos malucos, traria algo realmente inovador.

Acontece é que deu sono na galera do cinema e a United Artist teve o sonho invadido por Fred Kruger.

U$50kk ainda hoje é uma grana respeitável, imaginem nos 80's.

Ainda assim, eu venero de verdade a versão de David Lynch.

Porque pelo menos ele, em minha opinião, entendeu a essência da história.

E se alguém tentar fazer isso de maneira aventuresca e heróica, tem que dizer ao mundo, que realmente é complicado e difícil de fazer.


vicente vicente (11/05/2012 12:23:57)   -15 0
sim


IgorLiraVox IgorLiraVox (11/05/2012 11:37:02)   1345 1
na boa o primeiro me fez dormir e isto é quase impossível quando vejo um filme.......

Foi uma das minhas maiores decepções em relação a sétima arte.......


Patrão Bruce Patrão Bruce (11/05/2012 23:11:18)   632 0
tambem acho o filme muito cansativo. os livros sao muito mais interessantes e prendem a atenção!



sem avatar Suzana (11/05/2012 10:50:52)   26 0
Eu gostaria de ver uma superprodução de Duna. É um assunto muito atual: um mundo sem água!!!!
Infelizmente ainda não li o livro, portanto, minha opinião é baseada no filme e na série, que apesar de todas as críticas, gostei muito.
Peter Jackson faria um trabalho primoroso.


sem avatar danielpaz (11/05/2012 11:10:50)   42 0
Oi, Suzana: ói... o assunto central não é um mundo sem água, mas, se for apenas olhar geopoliticamente, o monopólio do tempero.

O interessante do mundo sem água é seu papel na formação dos Fremen; e, em outros livros, se percebe que isso tem implicação nos Sardaukar.

E, em Duna, a água está ligada à transformação ecológica; de um lado a outro, vamos dizer assim, como se vê na série inteira.


curisco curisco (11/05/2012 09:49:52)   533 0
eu achei bacana a versão do Lynch.

Não li os livros, e quero fazê-lo. Mas me disseram que é um universo muito maior que o retratado.

Mas creio que Duna merece uma refilmagem. Mas se for para fazer dele um filme só de ação, deixa logo na mão do Bay para avacalhar de vez.

Duna é muito mais que ação. Tem um que de Game of Thrones na questão de intrigas, de magia e isto tudo.
]
Creio que para fazer legal seria muito bom o Del Toro.



Lauro Lauro (11/05/2012 09:46:42)   3258 1
Pensavam que Senhor do Anéis também era "inadaptável" e deu no que deu com Peter Jackson...

É isso que Duna precisa, de alguém que realmente "compre" o projeto, saiba o que está fazendo e convença algum estúdio a investir nele.

O ruim é que depois de "John Carter", duvido que algum estúdio banque um filme caro que se passa em um mundo desértico.



marcos marcos (11/05/2012 09:42:44)   32 1
Peter Berg é um bubdão!duna tem u potencial imenso!!merecia um remake arrasa quarteirão.peter Jackson sería perfeito pra esse filme.tô na tocida pra um bom diretor fazer esse filme



Claudio Claudio (11/05/2012 09:40:40)   27 0
Eu gosto da série do John Harrison. Apesar dos problemas evidentes com a cenografia e algumas péssimas escolhas de figurino, achei a bastante fiel ao livro (na medida que uma mini série pode ser).

É verdade que do ponto de vista psicológico, Duna é uma obra dificil de se adaptar, mas ele dizer que é inviável do ponto de vista financeiro é pura balela.

Se é possível fazer filmes como Avatar e o SdA, Duna é perfeitamente adaptável nesses dias de CGI e tela verde.

Agradeço que Peter Berg tenha pulado fora no final das contas. Um cara que aceitou digirir uma adaptação de Batalha Naval com a Rihana realmente não estava a altura do projeto.



sem avatar Jefferson (11/05/2012 09:18:04)   44 1
"Especialmente depois da série de TV, que ficou muito errada, na minha opinião."

Ai está uma coisa que concordo plenamente!
Eu não consegui assisti aquele troço todo, péssimo, sério!
________

Mas eu espero ver uma nova adaptação de Duna enquanto vivo!



Apolo Apolo (11/05/2012 08:52:18)   -2 1
Um breve sobre Duna.

O cineasta chileno surrealista (hoje escritor) Alejandro Jodorowsky sonhava desde os anos '70 em fazer uma adaptação de Duna para o cinema, contando com seu velho amigo Moebius para fazer a arte referencial, além dos artistas H. R. Giger e Dan O'Bannon.

O filme começou a ser planejado na França e teria a participação especial de Orson Welles e Salvador Dali e a trilha sonora seria de ninguém menos que Pink Floyd. Imaginem que clássico!

Infelizmente na época o orçamento do filme foi retirado e o sonho do diretor de El Topo e A Montanha Sagrada foi por água abaixo.

O filme foi finalmente realizado por David Lynch em 1984, depois do cultuado Eraserhead e do sucesso O Homem Elefante.

Tem a participação do Sting e é considerado por muitos - por mim também! - o maior erro na carreira do diretor.


Sirius Sirius (11/05/2012 10:27:48)   22 0
Achei interessante as informações Apolo, onde vc conseguiu?
Eu sou muito fã do David Lynch, principalmente pelo seu surrealismo,e já que Alejandro Jodorowsky tbm trabalha com o surrealismo (é tbm uma grata surpresa) mas eu acho que diretores surrealistas ou por possuir um estilo forte que os influencia não sejam os mais adequados. Como o Peter Berg disse, é um filme de sfi fic com ação, então deve ser um diretor com estilo assim. Peter Berg é um diretor da nova geração, está inspirado nessa carreira dele que se inicia, já que tbm é ator, mas o seu cinema é um tanto truculento, barulhento, meio Michael Bay, talvez não seja o mais adequado, mas um diretor mais cerebral, ou menos "barulhento".
J.J. Abrams, Brad Bird, Mathew Vaugh por exemplo seriam os mais adequados.

Marcos Marcos (14/05/2012 12:23:48)   129 0
IMDB, Sirius. É só entrar na seção de Trivia que tem essas informações.


Publicidade
Leandro Leandro (11/05/2012 08:47:16)   476 3
Duas opções: ou coloca o Peter Jackson para dirigir e adaptar. Ou mandem para os carinhas de Game of Thrones/HBO.



Rogério Rogério (11/05/2012 08:12:07)   123 0
Duna é, de longe, uma das maiores obras de ficção-científica. É o equivalente ao Senhor dos Anéis do mundo sci-fi. E, se o livro do Tolkien conseguiu ser bem adaptado (e melhorado!) para sair do papel e ir para a telona, a obra de Frank Herbert também pode. A grande diferença é que, no caso de SdA, cortar elementos, falas e genealogias intermináveis foi essencial para o sucesso do filme. Fazer o mesmo com Duna é mutilar a obra, porque, como disse algum crítico, o livro é baseado em uma "ação psicológica", realmente difícil de transformar em linguagem cinematográfica.



sem avatar Vinícius (11/05/2012 01:34:17)   -1 -1
A única coisa errada em uma nova adaptação de Duna é Peter Berg. Que, segundo boatos, começou a filmar "Gamão", um longa metragem inspirado no famoso jogo que ninguém joga.



Orlando Orlando (11/05/2012 01:22:02)   1865 1
Põe na mão do Ridley Scott :D


sem avatar scratred (11/05/2012 01:49:27)   383 1
Ridley Scott mataria todos os personagens no primeiro filme e não teriamos uma trilogia hehe, passa pro peter jackson, quero muito ver essa mistura de Games of thrones + senhor dos aneis futurista.

Orlando Orlando (11/05/2012 02:05:42)   1865 1
Pows amigo, ótima sugestão a sua também... peter Jackson seria uma pedida mesmo. Acho até que um Spilberg ou um James Cameron dos bons tempos seriam boas opções também.

To com o livro aqui e esperando a vida descomplicar para começar a ler :D

Gustavo Gustavo (11/05/2012 07:58:22)   587 1
Põe na mão do Guillermo del Toro =D

Opções para a direção não faltam, o que me deixou curioso é o tal do roteiro de 200 páginas. O entusiasmo de Peter Berg com o projeto mostra uma preocupação em fazer um verdadeiro fanfilm, um épico, só falta convencer o estúdio a liberar o orçamento.

Aê Orlando, leia logo pra me emprestar depois. hehehe =)

Inté.

Orlando Orlando (11/05/2012 14:11:19)   1865 1
Boa Gustavo meu velho. Del Toro seria uma grande pedida também... mas enrolado como ele tá com "Nas montanhas da loucura" que vai ficar, sei lá, mais uns 10 anos só no projeto, acho que ele não toparia pegar uma trilogia de Duna.

Mas que seria ótimo seria.

Cara, quanto ao empréstimo, até rolaria, mas moro em Belém... acho que você não mora para esses lados daqui não né? :D

Charles Charles (11/05/2012 16:44:10)   485 1
Nossa véi.. ia postar isso... mas blz.. huahuaha

Concordo plenamente que um filme desse deve ser entregue a um diretor pica das galáxias!

Peter Jackson seria a primeira pedida por ter feito milagre com Senhor dos Anéis.. Aliás, ele também nos deve um filme Sci-Fi, não? Não me recordo no momento de nenhum Sci-Fi de PJ... será que ele representaria? Não tenho dúvida.. pra adaptação ainda, o cara é o cara!
Mas um sujeito interessante também é David Fincher... o cara é muito bom!

Ou uma parceria de Ridley Scott com PJ.. \o/

Ai é sonhar alto demais!! rsrs


TOMMY MONAGHAN TOMMY MONAGHAN (11/05/2012 01:08:32)   21 1
DAVID LYNCH QUANDO DIRIGIU DUNA TINHA: BEBIDO CRACK,CHEIRADO MACONHA E FUMADO COCAINA...


Marcos Marcos (11/05/2012 12:23:36)   129 0
A culpa não foi exatamente do Lynch. Os produtores (sempre eles) queriam uma coisa mais palatável para o público médio e mutilaram o filme.
O Lynch ficou tão possesso que queria tirar o nome dos créditos e assinar Alan Smythee.


claudio claudio (11/05/2012 00:25:51)   20 0
acho que sou o unico fã da versão do david lynch !


without without (11/05/2012 00:57:18)   52 1
Não chego a ser fã, mas gosto e acho subestimado.

sem avatar Marcos Vinicius (11/05/2012 02:08:53)   338 1
Apesar de eu nunca ter visto, conheço pessoas que gostam também.

Mas mesmo elas admitem que é guilty pleasure...

Apolo Apolo (11/05/2012 08:44:03)   -2 0
Sou fã do David Lynch, mas pra mim Duna foi o maior erro da carreira dele. Aliás, o próprio pensa assim.

James James (12/05/2012 09:48:38)   146 0
Ok, respeito a opinião, mas Duna independente do valor q possa ter como adaptação, é um filme...Péssimo!

Dizem q todas as vezes em q o Lynch é obrigado a comentar o filme é acometido de severas enxaquecas. Houve ao menos um vez em q foi obrigado a se ausentar de uma coletiva por conta desse Abacaxi.

É sério!


Gabriel Gabriel (11/05/2012 00:05:43)   16 1
"Ao final, não conseguimos encontrar uma maneira de justificá-lo. E duvido que alguém consiga." VALEU FODÃO




Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.