Greta Gerwig em evento do American Film Institute, em outubro de 2023 (Chris Delmas / AFP)

Créditos da imagem: Greta Gerwig em evento do American Film Institute, em outubro de 2023 (Chris Delmas / AFP)

Filmes

Notícia

Festival de Cannes 2024 | Greta Gerwig será presidente do júri

Diretora de Barbie é apenas a segunda cineasta mulher a exercer a função - e a primeira estadunidense

Omelete
2 min de leitura
14.12.2023, às 08H37.

Greta Gerwig vai presidir o júri do Festival de Cannes 2024, se tornando assim a segunda cineasta mulher (após Jane Campion, em 2014) a exercer a função, e a primeira estadunidense. A informação é do Deadline.

A diretora de Barbie comemorou o convite dizendo-se "surpresa e emocionada" com a oportunidade: "Eu amo filmes - amo fazê-los, amo assistí-los, amo falar sobre eles. Como cinéfila, Cannes sempre foi a epítome do cinema como linguagem universal... Estar naquela posição de vulnerabilidade, em uma sala lotada de estranhos, assistindo a um filme novo, é minha sensação preferida. [...] Mal posso esperar para descobrir quais jornadas nos aguardam no Festival do ano que vem."

Por sua vez, a organização de Cannes foi só elogios à sua nova presidente do júri. "Esta é uma escolha óbvia: Greta Gerwig é a encarnação da renovação do cinema mundial, movimento do qual Cannes quer continuar sendo o pioneiro. Além da sétima arte, ela também representa uma era que está quebrando barreiras e misturando gêneros, assim elevando os valores da inteligêcia e do humanismo", comentaram Iris KnoblochThierry Frémaux.

O 77º Festival de Cannes acontece entre 14 25 de maio em 2024. Fique de olho no Omelete para detalhes sobre a seleção de filmes e tudo o que vai rolar no evento.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.