Assista Agora

O Dublê do Diabo | Crítica

Dominic Cooper domina o filme com dois papéis mal desenvolvidos, mas marcantes

Marcelo Hessel
11 de Outubro de 2011

O Dublê do Diabo

O Dublê do Diabo

The Devil's Double
Bélgica, Holanda , 2011 - 109 minutos
Suspense

Direção:
Lee Tamahori

Roteiro:
Michael Thomas, Latif Yahia

Elenco:
Dominic Cooper, Ludivine Sagnier, Mimoun Oaïssa, Philip Quast, Mem Ferda, Dar Salim, Raad Rawi

Regular
duble do diabo
duble do diabo
duble do diabo

O Dublê do Diabo (The Devil's Double) é o filme que está fazendo o nome de Dominic Cooper, que aparece em Capitão América, Abraham Lincoln: Vampire Hunter e foi cotado para Bourne. O ator convence, apesar do eventual overacting, no papel do "diabo" e seu dublê, nesta romantização da história real do filho de Saddam Hussein.

Durante a adolescência, Uday, primogênito do ditador iraquiano, estudava com um colega de escola parecido com ele, Latif Yahia. Aos 23 anos, Yahia teria sido "convencido" pelo governo a passar por cirurgias plásticas para ficar mais parecido com Uday - e substitui-lo em aparições públicas. Depois de sobreviver a 11 tentativas de assassinato contra o filho de Saddam, Yahia conseguiu fugir do Iraque meia década depois, em 1991. The Devil's Double é o nome de um dos livros que ele escreveu contando sua versão da história.

O diretor Lee Tamahori (007 - Um Novo Dia para Morrer, O Vidente), que longa das telas tem seus próprios casos de vida dupla, parte do livro de Yahia e, portanto, está limitado ao ponto de vista do dublê - o que já tira um pouco o potencial do filme. Não espere, como o trailer pode sugerir, uma trama de sedução do poder e corrupção de caráter. Latif Yahia é em O Dublê do Diabo uma testemunha e não um cúmplice do terror.

Quem já conhece a fama de Uday, assim, pode se aborrecer com a narrativa escandalizada de Tamahori, que reencena as lendas que cercam o herdeiro psicótico (tiroteios em boates, bacanais com mulherio e cocaína, perseguição a colegiais em carros importados) mas não se importa em desenvolver a ação ou a reação de Latif diante desses eventos. O drama do dublê é acondicionado a uma subtrama amorosa: ele deseja a preferida de Uday, Sarrab (Ludivine Sagnier), e sua revolta contra os desmandos torna-se, então, não uma questão de princípios, mas uma reação emocional.

O Dublê do Diabo é certamente o melhor filme de Tamahori desde que o diretor trocou a Nova Zelândia por Hollywood, mas isso não quer dizer muito. Com alguns momentos interessantes mas repleto de oportunidades perdidas, o filme só serve mesmo como palco para Dominic Cooper. Os dois personagens que ele tem nas mãos são excelentes enquanto tipos, mostra que o ator sabe fazer tanto o vilão louco e carismático, um Tony Montana do deserto, quanto o mártir silencioso, um justiceiro de ternos bem cortados e óculos escuros, à moda 007.

O Dublê do Diabo | Trailer

Leia mais críticas do Festival do Rio 2011



Vídeos relacionados

Comentários (12)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Kokada Kokada (09/07/2013 01:42:05)   1 1
O nome da música do trailer é Personal Jesus do Depeche Mode. A resenha do Hessel tb não concordo só 2 ovos. Eu daria 4. Muito bom o filme. E discordo quanto aos 2 papéis mal desenvolvidos. Filme acima da média e memorável. História inacreditável.



sem avatar Paulo (30/07/2012 14:56:32)   1 1
Sempre vejos comentários falando mal desse Hessel, mas temos que nos lembrar que critico não faz história...
péssima resenha, esse filme merece 3 ovos, no minimo...
haha



sem avatar Eduardo (13/02/2012 11:15:30)   0 0
Olá pessoal.
Gostaria muito de saber o nome da música que toca no trailer deste filme.
Alguém sabe? Poderiam me ajudar?
Abraço à todos.


Kokada Kokada (09/07/2013 01:43:54)   1 0
Personal Jesus do Depeche Mode.


sem avatar vitor (03/12/2011 15:48:29)   -10 0
Bom filme mas a direção é PÉSSIMA..e o filme so mostra 10% do que o cara fazia..pelo menos foi o que disse o verdadeiro Latif.


Kokada Kokada (09/07/2013 01:44:21)   1 0
O que você quer dizer com "a direção é pessima"?


Igor Igor (17/10/2011 11:19:45)   226 0
O dublê do Diabo não é o Serguei?



Nelson Nelson (12/10/2011 15:01:57)   181 0
Pelo que eu tenho ouvido, pelo menos é um bom entretenimento.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.