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Ao Lado da Pianista

Suspense francês remete a Chabrol, mas esbarra em limitações

31.01.2008, às 17H00.
Atualizada em 10.11.2016, ÀS 11H02

Além de cineasta, Denis Dercourt é também músico clássico e professor de viola no Conservatório Nacional de Strasburgo, na França. De música ele entende, portanto, e música é o que de melhor tem para nos oferecer o limitado suspense Ao Lado da Pianista (La Tourneuse de Pages, 2006).

Começamos ao piano, acompanhando a preparação da pequena e disciplinada Mélanie para uma prova no conservatório. Quando chega para tocar diante do júri, Mélanie se sai bem - mas só até o momento em que irrompe na sala uma fã da pianista Ariane Fouchécourt (Catherine Frot), uma das juradas. Ariane aceita autografar uma foto para a mulher, e Mélanie interrompe sua apresentação. Quando retoma, a menina está nervosa. Não é aprovada.

ao lado da pianista

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Corta para Mélanie anos depois, crescida, interpretada por Déborah François, bela moça belga com cara de safada. Depois de rápida tática, Mélanie consegue um trabalho de babá na casa dos Fouchécourt. Igualmente rápido, ao dizer que um dia tocara piano também, conquista a confiança de Ariane Fouchécourt e se torna a sua viradora de páginas, a importante pessoa que manipula a partitura quando a pianista toca em concerto. Daí o nome do filme.

É evidente que Mélanie guarda rancor de Ariane desde criança, mas, inteligentemente, o filme não escancara esse rancor. Antes de mais nada, quando está ao lado da pianista, Mélanie demonstra, sim, obsessão. Fica olhando com sua cara de safada Ariane tocar lindamente um prelúdio bachiano. Ariane sofrera anos antes uma tentativa misteriosa de atropelamento, e desde então sua música não tem sido mais a mesma. Mas com Mélanie ao seu lado, Ariane volta a tocar muito bem.

É essa cumplicidade entre a pianista e a viradora de páginas que sustenta o filme, e dali Dercourt tira os seus melhores momentos. O seu suspense tem um pouco de drama interiorizado, como nas obras do mestre Claude Chabrol - referência imediata quando se fala do gênero do suspense no cinema francês. A tensão que Dercourt cria entre as intenções escondidas de Mélanie e o desconhecimento de Ariane sobre a verdadeira identidade de sua auxiliar se intensifica com a música. Como já disse, o que Ao Lado da Pianista tem de melhor é a trilha que embala o suspense.

Mas, como também disse, é um filme limitado. De tanto fitar as duas atrizes, de tanto insinuar significados mais profundos na relação das duas, Dercourt cria uma expectativa maior do que consegue cumprir. Essa expectativa é pontual: a partir dela, imaginamos que possa existir algo mais na cabeça de Mélanie do que a mera consumação da vingança. Um desenvolvimento tão elaborado não mereceria um desfecho previsível. O problema, sintetizando tudo, é o final. Que final mais banal esse de Ao Lado da Pianista...

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