Filmes

Artigo

Capitão América: Guerra Civil | Um dia nos bastidores de um filme da Marvel

Descubra como é uma visita a um set de filmagens

27.04.2016, às 18H12.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Em junho de 2015, o Omelete foi convidado para ir ao set de Capitão América: Guerra Civil. Como já estava nos EUA para outro evento, fui agraciada com a visita ao estúdio de um dos mais aguardados filmes de 2016. Foi uma viagem bem puxada. Meu primeiro compromisso era em Los Angeles e Capitão América estava sendo rodado em Atlanta, um trajeto de mais de sete horas de avião. Mas desafio aceito, segui para os EUA para cumprir a agenda.

None

Depois de um longo dia de trabalho em Los Angeles e um longo voo noturno, cheguei em Atlanta às 6h. Do aeroporto ao hotel foram mais ou menos mais duas horas. Às 8h, descobri que as camareiras ainda não tinham chegado e não havia quartos disponíveis. Como ia conhecer Robert Downey Jr., Chris Evans e Cia. em algumas horas, expliquei ao bom senhor que me atendia que precisava tomar um banho e me arrumar... A única saída era o banheiro da academia.

Pois bem, lá fui tomar meu banho, maquiar e trocar de roupa para encontrar os outros jornalistas do mundo todo (sendo o Omelete o único veículo brasileiro), que também iriam aos estúdios Pinewood desvendar os bastidores da Guerra Civil. Era uma viagem de mais de uma hora do hotel, no centro de Atlanta, até o complexo. Ao chegarmos, fomos levados ao quartinho que ficaríamos a maior parte do dia. 

Depois de um bom tempo de espera, fomos levados a um gigantesco pátio cercado por um paredão imenso de tela verde com três lados. Não havia nada no meio além das câmeras, um trailer de descanso para os atores e um filete do qual sairia uma labareda de fogo. Apesar de estarmos num set de filmagens, pouco foi dito sobre o que assistíamos. Somos informados apenas que aquela cena é uma das primeiras da guerra, que continuaria a ser filmada em Berlim, onde ganharia continuidade num aeroporto.

None

A cena era bem simples: Chris Evans (Capitão América), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Elizabeth Olsen (Feiticeira Escarlate), Anthony Mackie (Falcão), Paul Rudd (Homem-Formiga)e Jeremy Renner (Gavião Arqueiro) saíam correndo em direção ao filete no chão, que soltava uma alta labareda - que provavelmente foi transformada numa grande explosão após a pós-produção. Eles então paravam, ofegantes, encarando as chamas. Para capturar a ação, a produção usava duas câmeras: uma na grua supertechno que pode subir até 18 metros e outra edge arm, um carro com uma câmera presa em um braço mecânico na frente.

None

Vi essa cena ser repetida três vezes; uma com fogo e as outras duas vezes sem fogo. Como o dia estava muito quente, os intervalos entre as repetições duravam cerca de dez minutos - uma boa pausa para os atores e um bom tempo para a produção "ressetar", incluindo tirar o capacete de Rudd, refrescar o ator com água e ventiladores portáteis, e recolocar o capacete, o que exigia um time de quatro pessoas e mais ou menos cinco minutos.

Apesar de ser um set repleto de segredos - mesmo com embargo, poucas coisas foram reveladas pois as filmagens ainda estavam no início -, uma importante informação acabou ficando exposta aos jornalistas por acidente: um storyboard que mostrava a chegada do Homem-Aranha à briga. Reparei na imagem atrás da assessora que nos acompanhava e enquanto víamos o time do Capitão América ao vivo, o quadro mostrava Homem de Ferro chegando acompanhado de Visão e do amigão da vizinhança. Assim que perceberam o que haviam revelado, correram para esconder e fingir que nada tinha acontecido.

None

 De volta ao nosso quartinho, começaram as entrevistas. Foram, na ordem, os roteiristas Stephen McFeely e Christopher Markus, o produtor-executivo Nate Moore, o Visão Paul Bettany (leia aqui), os diretores Joe e Anthony Russo, o Pantera Negra Chadwick Boseman (leia aqui),  o Homem de Ferro Robert Downy Jr., o Capitão América Chris Evans e a Viúva Negra Scarlett Johanson. Apesar do bate-papo incrível, ninguém podia revelar muita coisa e várias perguntas acabaram sem resposta. Alguns momentos, porém, se destacam, incluindo a triunfante entrada de RDJ e o meu encontro com o Visão:

  • Downey Jr. e Boseman estavam de folga no dia em que visitamos Pinewood, o que significaria apenas um personagem do time Homem de Ferro para as nossas entrevistas. No entanto, a Marvel e a Disney arranjaram para que os dois fossem até o estúdio somente para falar conosco. Enquanto Boseman, o novato da equipe, chegou ao nosso quartinho de carrinho de golfe, costumeiro meio de transporte em sets de filmagem; o veterano RDJ apareceu com um luxuoso sedan preto e um ótimo humor.
  • Pela imprevisibilidade da agenda de gravações, que às vezes sofre alterações por causa das condições meteorológicas e outros fatores, ninguém sabe ao certo dizer qual será o próximo entrevistado. Sendo assim, por vezes entrava na salinha um ator seguido do outro; por vezes ficávamos horas aguardando. Em um dos intervalos, fui ao banheiro. Quando estava retornando ao quartinho, ouvi alguém gritando "Paul está aqui". Saí correndo, sem explicações, com Paul Rudd em mente e, ao abrir a porta, topei com um homem roxo, de 1,90m. Era o Visão. O Visão de jaqueta jeans e chinelo Raider. Nunca esquecerei o choque. Segue a reconstituição do momento:

Todos os entrevistados foram extremamente corteses e gentis, mesmo sem poder dar detalhes sobre seus personagens ou sobre a trama de Guerra Civil. Passei um dia inteiro nos bastidores de um filme da Marvel e vi coisas que gostaria de gritar aos sete ventos, mas precisei me segurar até agora. Esse foi o primeiro grande set que visitei. O que vi foi incrível e o resultado na tela de cinema deu um novo sabor a essas lembranças.

Capitão América: Guerra Civil estreia no Brasil nesta quinta, 28 de abril.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.