Elenco / Direção

A Vida Secreta de Walter Mitty

The Secret Life of Walter Mitty
(Regular)

Aventura, Drama, Comédia

  • Estreia: 20 de Dezembro de 2013
  • País / Ano de Produção: EUA / 2013
  • Duração: 114 minutos
Publicidade

A Vida Secreta de Walter Mitty | Crítica

A jornada de autodescoberta enquanto Power Point motivacional

17/10/2014 - 14:21 - Marcelo Hessel

"Coisas belas não precisam pedir atenção", ensina o fotógrafo de vida selvagem vivido por Sean Penn em A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty). Embora tenha dirigido a cena e atuado nela, Ben Stiller não parece ter assimilado a lição, porque seu remake de O Homem de 8 Vidas (1947) está cheio de floreios para embelezar o que já é belo.

Stiller vive Walter Mitty, funcionário da revista Life encarregado de revelar negativos. Por anos, Walter recebeu e tratou os rolos do fotógrafo Sean O'Connell (Penn), que viaja o mundo atrás de maravilhas, e por isso talvez o protagonista sonhe acordado com grandes aventuras, mas seja incapaz de sair do lugar. Até o dia em que todos recebem a notícia de que a Life vai fechar sua versão impressa e Walter perde o negativo da fotografia de O'Connell que seria a capa da derradeira edição.

É a senha para que Walter Mitty deixe a inércia e, como o Chance de Muito Além do Jardim, influência confessa de Stiller, largue seu subemprego para descobrir o mundo, intercalando câmera lenta e correria, porque as típicas jornadas de autodescoberta do cinema indie - cujos chavões Stiller reproduz aqui - obrigatoriamente envolvem canções catárticas em slow-motion (Arcade Fire, David Bowie...) e muito suor (desde Forrest Gump é imperioso dar pelo menos um tiro de 100 metros por filme para aprender mais sobre si mesmo, como bem sabem os personagens corredores de Alexander Payne).

À mão pesada nessas cenas some-se a discutível decisão de emular a diagramação de uma revista e inserir frases nos cenários - como se as paisagens que Walter visita mundo afora fossem de fato fotografias pedindo legendas. A intenção pode parecer boa no papel, mas na prática deixa o filme parecido com aqueles Power Points motivacionais que todo fim de ano as pessoas recebem por email - mensagens escritas, neste caso, pelo mesmo roteirista de clássicos modernos da palestra motivacional, como O Sol de Cada Manhã e À Procura da Felicidade, Steve Conrad.

Para um filme que prega a beleza sem afetação, a necessidade de Stiller intervir em tudo com seus efeitos de velocidade e texto realmente incomoda - sem falar nas inserções de merchandising: de fato A Vida Secreta de Walter Mitty parece uma revista, não só ricamente photoshopada como também cheia de anúncios.

Em cenas que fazem piada com filmes específicos, como Benjamin Button, é possível rever o Stiller que demonstrou ter um senso preciso de ironia em Trovão Tropical, seu filme anterior por trás das câmeras. É uma pena, portanto, que ele não tenha tido a sensibilidade de perceber que A Vida Secreta de Walter Mitty, com seus lugares-comuns reciclados dos filmes edificantes, no fundo daria um ótimo trailer-paródia dentro de Trovão Tropical.

A Vida Secreta de Walter Mitty | Cinemas e horários

Trailers em destaque

Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade
Publicidade
Publicidade