Filmes

Crítica

Anjos da Noite - A Evolução | Crítica

Anjos da Noite - A Evolução

16.03.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H19

Anjos da Noite - A Evolução
Underworld: Evolution
EUA, 2006
Ficção - 106 min

Direção: Len Wiseman
Roteiro: Danny McBride

Elenco: Kate Beckinsale, Scott Speedman, Tony Curran, Derek Jacobi, Bill Nighy, Steven Mackintosh, Shane Brolly, Brian Steele, Zita Görög, Scott McElroy, John Mann, Michael Sheen, Sophia Myles, Richard Cetrone, Mike Mukatis, Lily Bo Sheen

O alerta no início da crítica de Anjos da Noite (Underworld, 2004) continua valendo para sua continuação. Se você não se liga em RPG, vampiros e lobisomens, definitivamente deve manter-se longe também do novo longa. Aliás, com um agravante - este Anjos da Noite - Evolução (2006) concentra-se muito mais na ação vertiginosa e barulhenta do que nas tramas políticas vampirescas do primeiro filme. São mais tiros e explosões e menos conspirações.

A história começa do ponto em que o original parou. Kate Beckinsale vive novamente a formidável guerreira vampira Selene, uma chupadora de sangue coberta de couro lustroso e armas automáticas. Depois de ter assassinado o ancião Viktor (Bill Nighy), o responsável pelo extermínio de toda a sua família séculos atrás, ela foge ao lado de seu amor, Michael (Scott Speedman), um híbrido vampiro/lycan (lobisomem) que está apenas começando a entender seus poderes e força.

Seus perseguidores são Marcus (Tony Curran), um vampiro ancestral recém-acordado, e seu pai, Alexander Corvinus (Derek Jacobi), um rico imortal. O primeiro busca Selene para obter, através do sangue da moça, a localização de seu irmão William (Brian Steele), o lobisomem original, algo que Alexander pretende impedir, por conhecer a ameaça que o filho selvagem - aprisionado há centenas de anos - representa.

Evolução cumpre - pelo menos em parte - o que promete já no título. Traz efeitos bastante superiores aos do original (especialmente as transformações dos licantropos e o trabalho no vampiro Marcus, quando transformado), bem como cenas de ação mais elaboradas. Há mais pele também, já que Kate Beckinsale e Scott Speedman têm uma sensual cena de sexo - prova de que SE existe algo mais tentador que a atriz enfiada em roupas de couro apertadíssimo é ela fora dessas mesmas vestimentas.

O diretor Len Wiseman, que acertou também fora das câmeras ao se casar com Beckinsale, volta a mostrar que é um criador cuidadoso. Manteve seu universo interessante especialmente pela inclusão de mais flashbacks medievais, um item predileto da cartilha nerd. O terceiro e inevitável filme da série deve seguir por aí também.

A trama, trabalhada por Danny McBride, segue de cena em cena buscando maneiras de mostrar confrontos maiores e mais empolgantes. E tome helicópteros caindo, vampiros alados, esquadrões de assassinos treinados, presas e garras brilhando e todos esses elementos que também alegram os amantes do gênero. Por outro lado, traz pouca inovação narrativa. Fora as ínfimas informações novas, como o desinteressante passado de Selene ou o nascimento das duas raças, fica a impressão de que o filme poderia ser bem mais abrangente se fossem exploradas com mais cuidado as sociedades vampírica e lycan, suas organizações e histórias.

Mas como a pancadaria e os decibéis são mesmo o foco, fica aqui o alerta. Anjos da Noite: Evolução deve agradar ainda mais ao público-alvo, mas afastar categoricamente outras pessoas. Seja qual for o grupo ao qual você pertença - lycan, vampiro ou apenas alguém com vontade de comer uma pipoquinha tranqüila -, esteja avisado.

Nota do Crítico
Regular
Evolução
Evolution
Evolução
Evolution

Ano: 2001

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 105 min

Direção: Ivan Reitman

Elenco: David Duchovny, Julianne Moore, Orlando Jones, Seann William Scott, Ted Levine, Dan Aykroyd, Ty Burrell, Andrew Bowen, Sarah Silverman, Katharine Towne, Stephanie Hodge

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.