Filmes

Crítica

Dois Lados do Amor | Crítica

Ned Benson faz experiência cinematográfica para contar história de amor

13.03.2015, às 15H24.
Atualizada em 13.03.2015, ÀS 15H40

Dois Lados do Amor (The Disappearance of Eleanor Rigby: Them) é a versão comercialmente possível de um experimento. Interessado na dicotomia dos relacionamentos, Ned Benson fez dois filmes: The Disappearance of Eleanor Rigby: Her conta a experiência dela (Jessica Chastain) e The Disappearance of Eleanor Rigby: Him (James McAvoy) narra a relação pelos olhos dele.

Os longas circularam por festivais em sessões duplas, criando uma nova experiência cinematográfica. Him e Her se completam e jamais se repetem; dois filmes diferentes sobre a mesma coisa. Até as cenas em que o casal interage são diferentes, com novos ângulos e desfechos.

Dois Lados do Amor não tem o mesmo impacto da sobreposição dos filmes (para chegar aos cinemas, as duas histórias de 90 minutos foram reduzidas a uma história de 123 minutos). Ainda assim, carrega a delicadeza da história de Eleanor e Conor. Estreante em longas-metragem, Benson, que também assina o roteiro, usa a crise de um amor que parecia inabalável para estudar as diferentes reações dentro de um casal. Em meio a uma tragédia, ela quer desaparecer da própria vida. Ele quer sufocar o sentimento e seguir em frente.

Não é um filme sobre diferença entre gêneros ou solidão, como poderia sugerir a divisão dos longas ou a referência à canção dos Beatles no título original, mas sobre reencontro. De si mesmo e do outro. O diretor os segue de perto, mostrando a alternância entre doçura e dor dos olhos de Chastain, a paixão e a desolação em McAvoy. Os dois atores, amparados pelo forte elenco de apoio (que conta com Viola Davis, Ciarán Hinds, William Hurt, Isabelle Huppert, Bill Hader, entre outros), dão força a uma narrativa sem muitos detalhes. Um quebra-cabeça que vai se construindo aos poucos pela emoção, não pela lógica.

Relacionamentos não dependem apenas de amor para dar certo. Na sua investigação, Benson descobre que o caminho para o equilíbrio no casamento, principalmente em momentos difíceis, é espaço. Distância para que um casal não seja uma unidade, mas a soma de duas forças.

Nota do Crítico
Ótimo
Dois Lados do Amor
The Disappearance of Eleanor Rigby: Them
Dois Lados do Amor
The Disappearance of Eleanor Rigby: Them

Ano: 2014

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 123 min

Direção: Ned Benson

Roteiro: Ned Benson

Elenco: James McAvoy, Jessica Chastain, Nina Arianda, Viola Davis, Ciarán Hinds, William Hurt, Isabelle Huppert, Bill Hader

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.