Filmes

Crítica

Fixação | Crítica

Hollywood é cheia de idéia divertidas para adaptar gêneros consagrados e testados por outras plateias.

14.11.2002, às 00H00.
Atualizada em 11.11.2016, ÀS 14H03

Como fazer crianças assistirem a filmes de samurais? É fácil. Faça um desenho animado e coloque insetos no lugar dos atores. O foco é espionagem? Então troque os protagonistas por crianças. Quer fazer adolescentes assistirem a um filme sobre a idade média? Coloque trilha sonora de bandas de rock contemporâneas e um galã no papel principal. O que vai dar dinheiro é suspense? Então, escolha um bom representante do gênero no passado, ambiente a ação em um colégio e voilá!

É exatamente isso que acontece em Fixação (Swimfan, por John Polson, 2002), uma cópia descarada de Atração Fatal (Fatal attraction, por Adrian Lyne, 1987). Quer dizer, nem tão descarada assim. Afinal, o próprio estúdio vendeu a produção usando esse argumento. Todavia, o problema não é nem tanto esse, mesmo porque, em 1987, o público-alvo de Fixação ainda usava fraldas (literalmente); e, como é difícil convencer um adolescente a assistir a um clássico, pelo menos que conheçam a história com uma nova roupagem.

No entanto, o novo filme não tem as sutilezas de seu objeto de inspiração. Enquanto, até a metade de Atração fatal, as mulheres sentem-se vingadas pela personagem de Glenn Close e os homens na mesma proporção aterrorizados, em Fixação ninguém tem dúvida de que a gatinha Madison Belle (Erika Christensen, de Traffic) é doida de pedra desde o começo.

No filme, Ben Cronin (Jesse Bradford) é um membro do time de natação do colégio com um futuro extremamente promissor. Prestes a conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade e apaixonado pela boazinha Amy (Shiri Appleby), ele está no melhor momento de sua vida. Porém, com a chegada de uma linda e nova estudante no colégio, o moço acaba seduzido e se deixa levar pelos avanços da garota, apenas para se arrepender depois. Tentando consertar o erro, o jovem atleta tenta argumentar com Madison, cuja presença está cada dia mais inconveniente. Logo depois de rejeitá-la, ele é acusado de tomar esteróides, despedido do seu emprego e acusado pela polícia de tentar matar Amy. Agora, com a ajuda de amigos, o rapaz precisa encontrar uma maneira de parar a doida e retomar sua vida.

Enfim, só não vou falar pior do filme porque tenho certeza absoluta de que muitos adolescentes por aí vão curtir e eu não quero passar por tiozinho. ;-)

Nota do Crítico
Regular
Fixação
Swimfan
Fixação
Swimfan

Ano: 2002

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 85 min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.