Filmes

Crítica

Deu Zebra | Crítica

<i>Deu zebra</i>

01.09.2005, às 00H00.
Atualizada em 06.11.2016, ÀS 21H07

Deu zebra
Racing Stripes
EUA, 2005
Comédia - 84 min

Direção: Frederik Du Chan
Roteiro: David Schmidt, baseado em história de David Schmidt, Steven P. Wegner, Kirk De Micco e Frederik Du Chau

Elenco e vozes no original
: Bruce Greenwood, Hayden Panettiere, Gary Bullock, Wendie Malick, M. Emmet Walsh, Caspar Poyck, Frankie Muniz, Mandy Moore, Michael Clarke Duncan, Jeff Foxworthy, Snoop Dogg, Joe Pantoliano.

Há fases na vida de todo ser humano em que alguns programas, por mais elogiados que sejam, não despertam o menor interesse. Isso aconteceu comigo quando Babe, o porquinho atrapalhado (1995) entrou em cartaz por aqui. Mesmo com 7 indicações ao Oscar (ganhou na categoria Efeitos Especiais) e um Globo de Ouro em cima da pocilga, eu achava que aquilo não era para mim, parecia infantil demais.

Mas desta vez fui conferir Deu zebra! (Racing Stripes, 2005), filme que segue a mesma linha de colocar animais de verdade "falando" entre si por meio de animação digital. O que a princípio tinha jeito de ser mais um daqueles produtos de segunda linha que precisam usar a muleta da contratação de atores globais para conseguir chamar alguma atenção da mídia, acabou se mostrando divertido. Na medida do possível, claro! Não vá esperando um enredo inovador ou piadas que farão você sair do cinema com dor na bochecha.

O argumento que move todo o longa é a bizarra possibilidade de uma zebra participar de uma corrida de cavalos. Quando ainda era um filhotinho, o animal africano é achado por um fazendeiro do interior dos Estados Unidos. Ao ver aquele frágil quadrúpede, Channing (Hayden Panettiere), única filha de Nolan Walsh (Bruce Greenwood), implora para ficarem com o animal e convence o pai a adotá-lo. Listrado, como ele é batizado, divide o estábulo com um pônei resmungão, uma cabra sabichona, um galo atrapalhado e outros animais. Como vizinhos, eles têm o hipódromo onde treinam alguns dos melhores puros-sangues da região. Como nunca foi avisado que não é um cavalo, a zebra sonha em um dia correr por lá e ser um campeão.

O desenrolar segue a trivial fórmula de sonho, queda, treino e superação. E não estou falando apenas de Listrado, mas também da família Walsh. Nolan perdeu sua esposa em uma corrida de cavalos e não quer correr o mesmo risco com sua filha, que sonha ser campeã como a mãe. Como vilã da história aparece Clara Dalrymple (Wendie Malick), vaidosa e gananciosa dona do haras onde foram criados grandes campeões do passado.

Quem não tem cão, caça com zebra

Aqui no Brasil, serão exibidas nos cinemas apenas cópias dubladas em português. O que pode até ser uma heresia para alguns, parece ser na verdade o ponto forte do longa. Explico: ver o filme todo na nossa língua ajuda a baixar a nossa expectativa. Neste formato, a impressão é a de que estamos vendo um filme na Sessão da Tarde. As atuações cartunescas - como a da malvada Clara - ficam suavizadas e o final previsível é esperado.

Infelizmente, não tenho como comparar a versão brasileira (Alamo) com a original, mas a adaptação do roteiro e das piadas foram muito bem feitas e a dublagem foi bem dirigida. Além dos profissionais Sergio Moreno, Antonio Moreno, Tati Keplmair, Leticia Quinto, Guilherme Lopes, Cecilia Lemes, Luis Carlos de Moraes, Marcelo Campos e Wendel Bezerra, Evandro Mesquita conseguiu criar um personagem divertido como o pelicano chamado Ganso, João Gordo e Matheus Nachtergaele estão muito engraçados como as moscas Buzz e Scuzz e Bruno Gagliasso não compromete como Listrado. Só Cissa Guimarães é que deu um ar de chata à cabra Franny, mas talvez fosse justamente este o motivo dela ter sido a escolhida para o papel. ;-)

Nota do Crítico
Bom
Deu Zebra!
Racing Stripes
Deu Zebra!
Racing Stripes

Ano: 2005

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 84 min

Direção: Frederik Du Chau

Roteiro: Frederik Du Chau

Elenco: Bruce Greenwood, Hayden Panettiere, Gary Bullock, Wendie Malick, M. Emmet Walsh, Frankie Muniz, Mandy Moore, Michael Clarke Duncan, Jeff Foxworthy, Joshua Jackson, Snoop Dogg, Joe Pantoliano, Michael Rosenbaum, Steve Harvey, David Spade, Dustin Hoffman, Whoopi Goldberg

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.