Filmes

Crítica

Larry Crowne - O Amor Está de Volta | Crítica

Bem-intencionados, Tom Hanks e Julia Roberts amargam fracasso

08.09.2011, às 19H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H27

Já faz tempo que superastros não são mais garantia de sucesso. Mas ninguém esperava que Larry Crowne - O Amor Está de Volta (Larry Crowne, 2011) fizesse tão feio.

Larry Crowne - O Amor Está de Volta

None

Larry Crowne - O Amor Está de Volta

None

Imaginava-se, afinal que a força de Tom Hanks (que também corroteiriza e dirige o filme) e Julia Roberts, que já haviam trabalhado juntos em Jogos do Poder, conseguisse despertar interesse maciço pela história de Larry Crowne (Hanks), um homem que é forçado a se reinventar e encontrar uma nova carreira em tempos de depressão econômica. Não foi o caso.

Mais do que o dueto estrelado, também o tema cheio de otimismo em face da situação econômica dos EUA parecia um tiro certo, uma injeção de ânimo em uma faixa de público específica. A resposta pífia de bilheteria e crítica, porém, reforça a impressão que eu tive ao deixar a sessão: contos de fadas sobre problemas reais e imediatos não funcionam na vida adulta.

Crowne, a representação máxima do empregado esforçado, é despedido por um detalhe no sistema de promoções da rede de supermercados em que trabalha: eles precisam promover quem tem mais que um determinado tempo de empresa, mas só podem promover pessoas com nível superior. Crowne parte então para uma faculdade comunitária, onde conhece a amarga professora vivida por Roberts, às vésperas de sua separação (do excelente e aqui subaproveitado Bryan Cranston).

A comédia romântica trata problemas reais como meros obstáculos a serem superados com ações positivas. Parece correto, eu sei, mas ao final não passa de um filme de auto-ajuda dos mais superficiais. Foi demitido, está sem dinheiro, devendo no banco, divorciado e prestes a perder sua casa? Largue tudo e vá trabalhar de chapeiro e estudar em uma escola comunitária que tudo vai ficar bem. Mas o faça sempre com um sorriso no rosto! E se na metade do caminho você for convidado para ingressar em uma gangue de jovens que andam de scooter (?!), abrace a oportunidade! Imagino que se Hanks resolvesse escrever essa ideia em livro ao invés de lançar um filme emplacaria um sucesso no nível de O Segredo.

Ainda que fofo, inofensivo e bem-intencionado, Larry Crowne é simplista demais, higienizado demais e totalmente desconectado com a realidade. É a ideia de dois milionários (Hanks e Nia Vardalos, sua protegida e autora de Casamento Grego) de como a classe média pode superar a crise. Desde 1950 não se via nada assim.

Leia sobre Larry Crowne

Larry Crowne | Cinemas e horários

Nota do Crítico
Regular
Larry Crowne - O Amor está de Volta
Larry Crowne
Larry Crowne - O Amor está de Volta
Larry Crowne

Ano: 2011

País: EUA

Classificação: 10 anos

Duração: 99 min

Direção: Tom Hanks

Roteiro: Nia Vardalos

Elenco: Tom Hanks, Julia Roberts, Bryan Cranston, Cedric the Entertainer, Pam Grier, Taraji P. Henson, George Takei, Nia Vardalos, Sarah Mahoney, Roxana Ortega, Rami Malek, Wilmer Valderrama, Gugu Mbatha-Raw

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.