Feriado Sangrento “é sobre consumismo correndo solto”, diz Eli Roth

Filmes

Entrevista

Feriado Sangrento “é sobre consumismo correndo solto”, diz Eli Roth

Diretor fala da inspiração por trás da melhor cena do longa: o massacre em uma loja de departamento

Omelete
2 min de leitura
09.12.2023, às 11H30.

Como um bom slasher, Feriado Sangrento é sobre uma série de assassinatos. Um grupo de adolescentes, uma cidade pequena, uma boa máscara, um motivo misterioso: todos os elementos estão lá para criar um terror clássico. Mas o diretor Eli Roth vem uma carta na manga que eleva seu novo filme para além do básico: uma ótima cena de massacre - acidental, diga-se de passagem - em uma loja de departamentos. A Black Friday começou mais cedo, humanos não conseguem conter a ansiedade e se estapeiam até a morte por um desconto em uma torradeira.

É uma longa cena aflitiva, engraçada e horrível ao mesmo tempo, daquela que tira risos nervosos não só pelo absurdo que se passa mas também porque há algo de muito real na tela. Roth, inclusive, tirou a ideia de vídeos reais de YouTube, que mostram a ansiedade crescente da multidão, ainda mais em uma época em que as promoções de Black Friday - que sempre acontece no dia seguinte do Dia de Ação de Graças - começam cada ano mais cedo. 

“Não era assim quando eu era criança. É uma coisa relativamente nova que a promoção de Black Friday começa [no Dia de Ação de Graças]”, explicou. “Primeiro era 'ah, vamos abrir a loja às 9h'. E daí 'agora vamos abrir às 6h'. E então ‘vamos abrir à meia-noite!’, e daí invadiu o feriado. As pessoas sentavam ao redor da mesa falando 'ah, somos gratas por isso e aquilo' e daí iam massacrar umas às outras por fornos de waffle”. 

A ideia era fazer a versão extrema do que já era retratado nestes vídeos de YouTube, mas “um pouquinho mais doido”. “Pensamos que tinha algo muito verdadeiro, genuíno, e muito doido no fato de que mundo se degladia por coisas em promoção. Mas há algo muito doente e pervertido nisso”. No fim das contas, a afobação geral acabou entregando a Roth o tema principal de seu filme. Ele relembra de quando encontrou a influência nos vídeos: “Eu pensei 'agora eu sei sobre o que é esse filme’. Não é só uma série de assassinatos no Dia de Ação de Graças, é sobre comercialismo, consumismo correndo solto”. 

Feriado Sangrento já está em cartaz nos cinemas brasileiros. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.