Filmes

Artigo

<i>Demolidor - O Homem Sem Medo</i>: O Omelete assistiu

<i>Demolidor - O Homem Sem Medo</i>: O Omelete assistiu

14.02.2003, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H13

Demolidor (Ben Affleck)

Elektra (Jennifer Garner) enfrenta o Homem Sem Medo

Mercenário (Colin Farrel) encara a ninja Elektra

Wilson Fisk, o Rei do Crime (Michael Clarke Duncan) contrata o Mercenário

Matt Murdock e o jornalista Ben Urich (Joe Pantoliano)

Acabei de chegar do cinema. Fui ver uma pré-estréia do Demolidor - O Homem Sem Medo (Daredevil, de Mark Steven Johnson, 2003). Tenho algumas notícias boas e outras ruins. Qual você quer primeiro? :-)

O que NÃO é bom

Como é que todo mundo ali pode voar? O Peter Parker ganha a agilidade e força de uma aranha e isso explica suas acrobacias e saltos gigantescos. Mas o Matt Murdock (Ben Affleck), não. Ele sofre um acidente que o deixa cego, mas em troca deixa seus outros quatro sentidos super-aguçados. Porém, ele continua sendo apenas um homem. A Elektra (Jennifer Garner), pelo menos até a inventarem aquela história da Hidra ressuscitá-la nos quadrinhos, era uma menina qualquer com um ótimo treinamento em artes-marciais e o Mercenário (Colin Farrel) nada mais é do que um assassino cruel. Mas todos dão saltos de vários metros de altura no filme. Vai entender...

Jennifer Garner disse à revista Total Film que gostava de humilhar Ben Affleck durante as gravações. Na seqüência em que os dois se enfrentam durante o dia, dá para perceber que ela falou sério. Affleck não tem a aptidão física necessária para o papel. Ele não é agil o suficiente. Para a sorte do ator, a maioria das cenas de ação acontece à noite e com cortes rápidos.

O diretor Mark Steven Johnson, fanboy assumido do Homem Sem Medo, quis mostrar muita coisa e acabou deixando o filme muito corrido e seus personagens muito superficiais. O romance do Matt com a Elektra é tão instantâneo que acaba soando falso.

A computação gráfica é outro fator que deixou a desejar em alguns momentos, como quando o herói está escalando um prédio ou se balançando de um lado para o outro.

Colin Farrell, um dos novos queridinhos de Hollywood, foi subaproveitado neste filme. O Mercenário só grunhe. Não criaram um único diálogo digno da inteligência do personagem. Ele só não foi mais banalizado que o Bane no filme do Batman, ou o Dentes de Sabre em X-Men.

O que É bom

Quando anunciaram Michael Clarke Duncan para o papel de Wilson Fisk, minha primeira impressão foi negativa, mas depois, parando para pensar, vi que era uma ótima escolha. E foi mesmo. O Rei do Crime ser um negrão careca, em vez de um branquelo careca não fez a menor diferença.

O filme é bem sombrio, fazendo jus ao personagem principal, que durante o dia é um advogado, mas que à noite veste uma roupa de couro vermelha para prender uns bandidos.

As homenagens vão deixar os fãs loucos. Marcam presença o arroz-de-festa Stan Lee (co-criador do personagem), Kevin Smith (escritor que trouxe o Demolidor de volta ao seu melhor momento há uns dois anos) e Frank Miller (que escreveu os melhores arcos de histórias do personagem). Tem ainda a luta entre Jack Murdock (o pai de Matt) contra John Romita (desenhista veterano clássico) e a citação de vários outros artistas.

A maneira como o mundo é mostrado através da percepção de Matt Murdock não chega a ser um diferencial do filme, mas a cena em que ele "descobre" seus poderes e quando ele "vê" a Elektra pela primeira vez são muito boas.

Eles acertaram na mosca ao deixar uma cena escondida no meio dos créditos finais ;-)

Não cheira, nem fede
(curiosidades, ou impressões que não ajudam nem prejudicam a nota do filme)

No filme, o jornalista Ben Urich (Joe Pantoliano) não trabalha no Clarim Diário, mas sim no New York Post. Seria legal ver o fotógrafo Peter Parker tirando as fotos para a reportagem, não acham?

O diretor deve ser fã do Sylvester Stalone. Só assim para entender porque ele fez o Demolidor apanhar tanto quanto o Rocky Balboa. Ah, e a primeira transformação do Matt em Demolidor parece a seqüência de transformação do Rambo, colocando a faixa vermelha na cabeça, amarrando o coturno, etc. :-)

Não gostei da trilha sonora. Não tem jeito, este tal de NU metal não é pra mim... sorry, fãs de Limp Bizkit e KoRn.

Mesmo depois de tomar a maior chuva, o cabelo da Elektra continua lindo. Ela deve usar o mesmo shampoo das Panteras :-D

O Demolidor tem várias cicatrizes nas costas, uma idéia criada pelo desenhista Alex Ross para o Batman no álbum Guerra ao crime.

No filme, o pai da Elektra deixou de ser diplomata para virar "só" um milionário.

O filme deixa clara a religiosidade de Matt, mas não mostra porquê. Um ótimo assunto para Demolidor 2.

Sabe qual parte do filme do Demolidor que mais me arrepiou? O trailer de X-Men 2 que passou antes. Hehehe :-)

Demolidor
(Daredevil) EUA, 2003

Direção: Mark Steven Johnson

Roteiro: Brian Helgeland, Mark Steven Johnson

Elenco: Ben Affleck, Michael Clarke Duncan, Jennifer Garner, Colin Farrell, Jon Favreau, Joe Pantoliano, David Keith, Coolio, Ellen Pompeo, Kevin Smith, Stan Lee, Erick Avari, Scott Terra

Demolidor entra em cartaz em 14 de março no Brasil.

Leia mais sobre o Demolidor. Clique aqui.

Imagens © 20th Century Fox

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.