"Incompetência do governo", diz Walter Salles sobre Cinemateca; veja reações

Créditos da imagem: Reprodução

Filmes

Notícia

"Incompetência do governo", diz Walter Salles sobre Cinemateca; veja reações

Kleber Mendonça Filho, Leandra Leal, Carolina Dieckmann e mais famosos reagiram ao incêndio

Omelete
1 min de leitura
30.07.2021, às 09H58.
Atualizada em 31.03.2022, ÀS 15H20

O incêndio em um dos galpões da Cinemateca de São Paulo, na noite de ontem (29), provocou reações de revolta entre famosos envolvidos com o cinema e a cultura nacionais. Muitas das declarações apontam para o descaso do governo federal com a instituição como o grande responsável pela tragédia.

A Cinemateca é um órgão responsável por preservar a memória do audiovisual no Brasil desde 1940. Apesar de estar localizado em São Paulo, a gestão dela é de responsabilidade do governo federal.

Desde dezembro de 2019, ela está sem contrato formal de gerenciamento, obrigação da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Em janeiro de 2021, a Sociedade de Amigos da Cinemateca assumiu o gerenciamento do local até que uma empresa seja contratada.

Confira o que disseram várias personalidades:

Kleber Mendonça Filho

Em inglês, o diretor de Bacurau noticiou a situação e acrescentou: "Depois do incêndio no Museu Nacional do Rio e muitos pedidos de ajuda da comunidade cinematográfica (eu mesmo dei uma declaração 20 dias atrás, em Cannes), nada foi feito. Nem parece um acidente".

Leandra Leal

Gregorio Duvivier

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.