Filmes

Notícia

Ingleses querem mais filmes não-hollywoodianos

Ingleses querem mais filmes não-hollywoodianos

19.03.2003, às 00H00.
Atualizada em 17.02.2017, ÀS 20H06

Se mundo afora o noticiário coloca os Estados Unidos e a Inglaterra no mesmo balaio, as indústrias cinematográficas dos dois países parecem não contar com a mesma harmonia.

Preocupada com o índice assustador de filmes hollywoodianos nas salas britânicas, o Film Council vai distribuir um polpudo subsídio de mais de um milhão de libras para que os cinemas encham suas telas com filmes britânicos e de outras nacionalidades.

Segundo a avaliação da entidade, em dezembro, seis em cada dez salas britânicas estavam ocupadas por apenas dois filmes: O Senhor dos Anéis - As Duas Torres e Harry Potter e a Câmara Secreta. Tudo bem que um deles foi feito na Nova Zelândia, com elenco multinacional e roteiro baseado num livro inglês, e o outro é uma produção com elenco britânico, filmada na terra da Rainha e produzida a partir de uma série de livros também britânica. Contudo, nada perdoa o fato de que o público tinha uma escolha muito limitada do que assistir.

Com o subsídio, o Film Council espera dar ao público maior variedade de programação, principalmente fora de Londres. Embora interessante como princípio, a idéia lembra a lei brasileira que impunha filmes nacionais e acabou torturando o público com documentários sobre futebol e curtas detestáveis que davam uma desculpa digna para todo mundo chegar atrasado ao cinema.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.