Ming-Na Wen em cena de Agents of SHIELD (Reprodução)

Créditos da imagem: Ming-Na Wen em cena de Agents of SHIELD (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Depois de Marvel e Star Wars, Ming-Na Wen revela saga que falta no seu currículo

Atriz explica ao Omelete sua conexão com o sci-fi e diz que torce por retorno de Fennec Shand

Omelete
3 min de leitura
16.05.2023, às 10H00.

Como será que eu poderia ser mais ganaciosa?, reflete Ming-Na Wen quando o Omelete pergunta se falta alguma grande franquia de Hollywood em seu currículo. 

Pudera: a atriz já deu vida a Chun-Li no live-action de Street Fighter; faz parte do rol de princesas da Disney por ter dublado Mulan; foi a voz da Dra. Aki Ross no filme da saga Final Fantasy; passou quase uma década interpretando a brutalmente eficiente Melinda May em Agents of SHIELD, da Marvel; viajou para uma galáxia muito, muito distante como a mercenária Fennec Shand em vários títulos da saga Star Wars; e agora dubla Fong Wing, a mãe do protagonista Sam em Gremlins: Secrets of the Mogwai.

A lista é extensa, mas ela não se dá por satisfeita: Bom, sempre tem Star Trek… Eu sou fã de todas essas grandes franquias de ficção científica e fantasia. Sempre que eu puder trabalhar nesse mundo, estarei feliz. Quero mais bonecos meus para colecionar.

“Todos queremos ser heróis de nossas histórias”

Essa afinidade pelas histórias fantasiosas, nas palavras da própria Ming-Na Wen, vem da infância passada no interior da Pensilvânia (EUA), onde sua família era uma das poucas asiáticas - ou, de fato, não-brancas - da vizinhança.

Quando comecei a fazer teatro na escola, os lugares em que sentia que me encaixava melhor eram as histórias de ficção científica e fantasia. Era um escapismo para mim, porque me tirava deste mundo em que eu não sentia que era bem-vinda, e me colocava em um onde tudo o que importava era a humanidade de cada personagem. Essas costumam ser histórias sobre indivíduos buscando seu lugar, buscando seu potencial, e eu conseguia me relacionar com isso”, comenta.

Um desses indivíduos era ninguém menos do que Luke Skywalker, personagem de Mark Hamill em Star Wars. Ming-Na Wen, que viu o filme aos 13 anos nos cinemas, certamente se identificou com ele: “Luke era um rapaz que só queria sair do seu mundo chato para poder cumprir o seu destino. Todos nós queremos ser os heróis de nossas histórias.

“Quero continuar trabalhando”

Ming-Na Wen em cena de O Livro de Boba Fett (Reprodução)
Ming-Na Wen em cena de O Livro de Boba Fett (Reprodução)

Essa conexão inicial com Star Wars faz do sucesso como Fennec Shand uma realização ainda maior para a atriz. Introduzida na primeira temporada de The Mandalorian, a pistoleira fez sucesso e retornou como o braço direito de Boba Fett (Temuera Morrison) no segundo ano da série e no spin-off O Livro de Boba Fett, além de ter aparecido na animação The Bad Batch, que explorou o passado da personagem. 

Sobre o futuro de Fennec, Ming-Na Wen desconversa: “Eu certamente espero que ela retorne! Eu amo esta personagem, mas não tenho controle nenhum sobre as histórias que eles escolhem contar... e, mesmo se eu soubesse de algo, não poderia dizer.

Eu sempre falo que, se não puder trabalhar nunca mais, pelo menos fui Fennec Shand por um tempo”, comenta ainda, mas trata de emendar. “Mas que fique registrado que eu quero continuar trabalhando!”.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.