Filmes

Crítica

Crítica: Mulheres... O Sexo Forte

Diane English esculhamba o sexo feminino em personagens estereotipadas

25.09.2008, às 15H00.
Atualizada em 26.11.2016, ÀS 20H01

Terrível, terrível, terrível esse Mulheres... O Sexo Forte (The Women, 2008). Creio que trate-se de algo inédito na história do cinema o desserviço que a roteirista e diretora Diane English fez ao sexo feminino em seu filme, supostamente inspirado em As Mulheres (The Women, 1939), de George Cukor.

O longa consegue estereotipar vergonhosamente cada uma de suas personagens, reduzindo as mulheres a 1) Shoppaholics/Workaholics, 2) Donas de Casa traídas, 3) Mães, 4) Vagabundas e 5) Lésbicas. Nenhuma delas - vividas nessa ordem por Annette Bening, Meg Ryan, Debra Messing, Eva Mendes e Jada Pinkett Smith - demonstra qualquer traço de personalidade que não os citados acima. Ah, tem a fofoqueira também, mas essa é atriz terciária.

the women

None

É surpreendente como um filme feito por mulheres e para mulheres consiga ser tão restrito e superficial. É também inexplicável como atrizes do gabarito das protagonistas tenham aceitado fazê-lo, já que todas as personagens são absolutamente dependentes de seus homens, sejam eles família ou patrões, no início - um conceito jurássico para um filme moderno. Creio que a única razão da existência desse filme - e sua distribuição no Brasil - seja uma possível comparação com o fenômeno Sex and the City, que, com todos os seus problemas, oferece ao menos personagens críveis. Mas a comparação pára nas bolsas e sapatos fashionistas.

Salva-se apenas Candice Bergen (a Murphy Brown) como a espirituosa mãe da personagem de Meg Ryan e Cloris Leachman como a empregada. São as duas únicas que tem diálogos com alguma inteligência e saem ilesas, com alguma dignidade. Quanto à comparação com o original de Cukor, é apenas em termos de elenco. Como o filme da década de 1930 este tem apenas mulheres - os homens não aparecem em momento algum, o que desperta um interesse vago.

A desinteressante trama gira ao redor de uma dona de casa da alta sociedade (Ryan) que descobre que está sendo traída pelo marido. Seu apoio vem das amigas, especialmente da editora de uma revista de moda (Bening), que luta pelo seu posto enquanto a circulação cai. No entanto, quando uma amiga trai a outra visando lucros pessoais, o grupo é abalado e enfrenta algo muito pior que a separação marital, o rompimento da amizade.

Um projeto vazio e que passa todas as idéias erradas. Condução nota zero e amadora de Diane English.

Nota do Crítico
Ruim
Mulheres - O Sexo Forte
The Women
Mulheres - O Sexo Forte
The Women

Ano: 2008

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 114 min

Direção: Diane English

Elenco: Cloris Leachman, India Ennenga, Annette Bening, Eva Mendes, Debra Messing, Jada Pinkett Smith, Bette Midler, Candice Bergen, Carrie Fisher, Debi Mazar, Meg Ryan

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.