Filmes

Notícia

Bilheteria USA: Avatar

Novo de James Cameron abre em 1o. nos EUA e faz bonito no mundo

20.12.2009, às 17H00.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 18H01

Apesar de todo o barulho, a abertura de Avatar, novo filme de James Cameron, não passou nem perto das previsões. Em seu primeiro fim de semana nos Estados Unidos, o longa-metragem fez 73 milhões de dólares - apenas a sexta maior abertura do ano por lá. Especialistas esperavam mais de 85 milhões. Já a Fox parece satisfeita - tinha expectativas ligeiramente inferiores para a abertura. Mundialmente, Avatar foi bem melhor, gerando 160 milhões. No total, o filme soma 232 milhões de dólares em apenas três dias. Na trama, Pandora, um planeta distante, atrai a ganância de uma empresa mineradora, desejosa do valioso unobtanium. Rico em fauna e flora, o planeta abriga também a cultura nativa Na´Vi, ameaçada pela expansão humana. Nesse cenário, Jake Sully, um fuzileiro naval paraplégico, chega para auxiliar uma equipe de cientistas, controlando a distância seu avatar: um corpo Na´Vi projetado para que ele possa se integrar à cultura local. Mas com os interesses crescentes no planeta e a impaciência militar, Jake terá que escolher o lado que tomará no inevitável conflito. Leia a crítica, veja galerias de imagens e trailers.

Avatar

None

A Princesa e o Sapo, animação que leva a Disney de volta ao seu estilo clássico de animação, em 2D, caiu mais de 50% em arrecadação (alto para produções infantis), ficando com a vice-liderança. Foram mais 12,22 milhões, que levaram o filme a 45 milhões. O longa se passa no bairro francês de Nova Orleans, na época do nascimento do jazz, reinventando o conto-de-fadas do príncipe que virou sapo. Leia a crítica e veja imagens e vídeos.

Na terceira posição, O Lado Cego (The Blind Side), estrelado por Sandra Bullock, segue atraindo multidões. Foram mais 10 milhões de dólares e o filme já soma 165 milhões, excelente quantia considerando o custo de 29 milhões. Na trama, um jovem com problemas de formação acaba ganhando apoio da família para seguir carreira no futebol americano. Baseado na história do jogador Michael Oher, vivido aqui por Quinton Aaron. O longa deve estrear no Brasil em março de 2010.

Abrindo fraca, na quarta posição, a comédia romântica Did You Hear About the Morgans?, que forma um casal com dois rostos conhecidos do gênero, Hugh Grant e Sarah Jessica Parker, fez apenas 7 milhões. Na trama escrita e dirigida por Marc Lawrence (Letra e Música, Miss Simpatia), os dois passam por uma crise no casamento quando presenciam um crime. Quando o programa de proteção à testemunha do FBI os manda de Nova York para uma fazenda no Wyoming, a rotina no campo coloca a relação à prova. O filme estreia no Brasil em 2010. Assista ao trailer.

Fechando o Top 5, A Saga Crepúsculo: Lua Nova fez mais 4,3 milhões e soma 274 milhões nos EUA. O romance vampiresco soma mundialmente 634 milhões de dólares, número que o coloca na sexta colocação no ranking dos maiores filmes de 2009. Na trama, é aniversário de Bella e após um pequeno acidente, ela quase é atacada por um dos Cullen. Com medo do que pode acontecer com sua amada se eles ficarem juntos, Edward decide ir embora. Entra em cena Jacob, que ajuda Bella a recuperar a vontade de viver. Mas será que ela vai esquecer o vampiro? O Omelete tem entrevistas com os astros, crítica dos filmes e uma extensa galeria de imagens e vídeos. Confira e saiba onde o filme está passando.

Na oitava posição, ampliando seu circuito, está o campeão de indicações ao Globo de Ouro 2010 - e possível candidato a vários Oscar no ano que vem -, Amor Sem Escalas (Up In The Air). No filme, acompanhamos Ryan Bingham (George Clooney), um Conselheiro de Transições de Carreira - seu trabalho é despedir pessoas. Ryan voa de uma cidade a outra, de um hotel impessoal a outro, aplicando seu talento em diversas empresas - mas como fica sua própria vida? Assista a clipes e veja trailer e imagens. O filme, que ainda não fez sequer 10 milhões apesar do falatório, estreia por aqui em 22 de janeiro.

Confira abaixo o ranking (valores em milhões de dólares):



Pos. Filme Bilheteria
11-13/12
Bilheteria
Total
Custo
1 Avatar $73,00 $73,00 -
2 A Princesa e o Sapo (The Princess and the Frog) $12,22 $44,75 $105
3 O Lado Cego (The Blind Side) $10,03 $164,73 $29
4 Did You Hear About The Morgans? $7,00 $7,00 $58
5 A Saga Crepúsculo: Lua Nova (The Twilight Saga: New Moon) $4,37 $274,56 $50
6 Invictus $4,17 $15,84 $60
7 Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol) $3,41 $130,78 $200
8 Amor Sem Escalas (Up In The Air) $3,10 $8,10 $25
9 Brothers $2,63 $22,09 $26
10 Old Dogs $2,28 $43,57 $35

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.