Filmes

Notícia

Emoji - O Filme é o primeiro longa exibido publicamente na Arábia Saudita em 35 anos

Governo baniu cinemas do país no início dos anos 1980

15.01.2018, às 19H44.
Atualizada em 16.01.2018, ÀS 21H38

A Arábia Saudita voltou a exibir filmes publicamente 35 anos após o governo banir os cinemas no país. No último sábado (13), espectadores se reuniram num salão cultural estatal na capital Jidá, para assistir a uma dobradinha: Emoji - O Filme e, na sequência, As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme (via Reuters).

Sony/Divulgação

"Até agora, não temos infra-estrutura para os cinemas, então estamos tentando aproveitar locais alternativos que tenham um sistema parecido", contou Mamdouh Salim, o organizador do evento.

O primeiro cinema deve ser aberto no país somente em março, mas outros 300 estabelecimentos como esse são planejados até 2030. Ainda assim, o governo mantém a censura prévia dos filmes, para garantir que eles se adéquam aos padrões culturais da Arábia Saudita.

A decisão de banir os cinemas se deu no início dos anos 1980. Segundo o governo na época, estes espaços incentivariam que homens e mulheres convivessem em público. Porém, com o passar dos anos, o interesse em fazer e assistir a filmes cresceu no país.

A trama de Emoji - O Filme se passa dentro da cidade de Textopolis, a terra secreta dos emojis que fica dentro dos smartphones, e acompanha a história de Gene, um emoji com múltiplas expressões que embarca em uma viagem para se tornar um emoji normal. A estreia no Brasil está marcada para 31 de agosto.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.