Filmes

Notícia

Festival de Berlim | Documentário Zero Days mostra guerra cibernética

Vírus online foi criado como arma de guerra pelos governos dos EUA e de Israel

17.02.2016, às 13H42.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Tendo como favorito ao Urso de Ouro de 2016 um documentário, o longa italiano Fuocoammare, o Festival de Berlim abriu um espaço a mais em sua competição oficial para a estética do real ao projetar em concurso, nesta quarta-feira, Zero Days, do americano Alex Gibney. Centrada na denúncia sobre um vírus cibernético criado como arma de guerra pelos governos dos EUA e de Israel, a produção foi a que mais mobilizou a plateia estadunidense de passagem pela capital alemã. Tinha americano por todo lado no Berlinale Palast (o centro nervoso do evento) e seus arredores para conferir o olhar deste diretor ganhador do Oscar (por Táxi para a Escuridão) sobre os mendros políticos do país. O fato de o The New York Times ter aberto um artigo sobre o filme eriçou ainda mais os ânimos acerca dele.

None

"Quando um amigo produtor me falou da existência desse vírus, eu não podia imaginar que haveria tanto segredo enterrado sobre essa operação. E isso só expõe nossa vulnerabilidade", diz Gibney, que usa uma narrativa documental clássica, com entrevistas, arquivos e gráficos.

Sua ironia habitual fica aqui para um segundo (quase invisível) plano diante de toda a perplexidade e temor que ele compartilha com a plateia ao retratar o estrago que um software pode criar. A abordagem gravita além da esfera da conivência institucional dos EUA com a criação de ferramentas virtuais dr destruição, indo para uma reflexão sobre o autismo digital dos nossos dias. "Existem muitos documentos a serem abertos sobre guerras cibernéticas. Nós tivemos acesso a alguns arquivos do Snowden, mas tem muita verdade enjaulada", disse Gibney. 

Em paralelo a Zero Days, outro doc sobre as ações militares e sobre as jogatinas governamentais dos Estados Unidos aquece a Berlinale 66: Where To Invade Next, de Michael Moore. Mas o premiado diretor de Tiros em Columbine declinou do convite de vir a Berlim por conta de compromissos com a estreia do longa no circuito americano. Dos filmes em concurso até agora, fora Fuocoammare, os mais cotado para prêmios são o alemão 24 Weeks, que pode render o prêmio de melhor atriz a Julia Jentsch, e o bósnio Death in Sarajevo, que deve render uma láurea de roteiro a Danis Tanovic.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.