Filmes

Notícia

Festival de Gramado | Ausência leva prêmio de melhor filme

Mariana Ximenes foi eleita melhor atriz, Otávio Muller o melhor ator coadjuvante

16.08.2015, às 09H55.
Atualizada em 14.11.2016, ÀS 09H00

Ensaio sobre fraturas afetivas do amadurecimento, Ausência, do cineasta Chico Teixeira, foi o melhor filme do 43º Festival de Gramado, encerrado na noite de sábado sob o açoite de protestos políticos contra as manifestações de repúdio à Presidência da República, na atual gestão de Dilma Rousseff. Centrada na angústia de uma adolescente (Matheus Fagundes) diante do sumiço do pai, do alcoolismo da mãe e do clamor do sexo, a coprodução Brasil/Chile, orçada em cerca de R$ 4 milhões, conquistou ainda os Kikitos de melhor diretor, roteiro e trilha sonora. Em meio a uma quimioterapia, Teixeira não compareceu ao evento, mas enviou um vídeo (doce, como lhe é peculiar) para agradecer ao carinho do evento, que acabou convertido em láureas. 

None

"Chico é o diretor que todo ator sonha ter", gritou no palco a atriz (e musa de AusênciaGilda Nomacce, em agradecimento pelo sucesso do colega.

None

Responsável pelos momentos de maior emoção de Gramado em 2015, a dramédia brasiliense O Último Cine Drive-In, de Iberê Carvalho, com estreia marcada para quinta-feira, foi coroado com três prêmios de peso. Venceu nas categorias melhor direção de arte, atriz coadjuvante (Fernanda Rocha, numa interpretação antológica) e ator, dado ao estreante em longas Breno Nina. “Foi uma coragem sua, Iberê, de confiar seu filme a um ator que está no primeiro longa”, disse Breno, festejando um desempenho comovente como Marlombrando, um jovem em busca do pai há muito ausente. O longa de Iberê conquistou ainda o troféu da imprensa especializada, coroando o esforço da Associação Brasileira de Críticos de Cinema em flertar com narrativas de tônus mais popular. O trabalho do cineasta de Brasília é uma ode à resistência cultural das salas de exibição de rua. 

Com visual de HQ e energia de filme de animação, a sci-fi Um Homem Só (grande surpresa do festival deste ano - leia mais) foi terceiro longa brasileiro mais premiado da noite. Rendeu a Mariana Ximenes um merecidíssimo Kikito de melhor atriz e a Otávio Müller o troféu de melhor ator coadjuvante. Fechou o pacote com o prêmio de melhor fotografia, consolidando o esforço de Gramado em ressaltar produções com fôlego para dialogar com plateias inchadas de gente.  

None

Na seara latino-americana o vencedor foi o argentino La Salada, de Juan Martín Hsu, sobre imigrantes asiáticos em territórios de colonização hispânica. O melhor curta foi o terror O Corpo, uma aula de direção (assinada por Lucas Cassales) na composição de uma localidade do interior gaúcho onde a aparição de um corpo provoca gestos insólitos e liberta carregos. A fotografia do curta foi a melhor de todo o festival, que peca por ter ignorado, em sua premiação, filmes de solidez inquestionável como Os Fins e Os Meios, de Murilo Salles, e Ochientaisiete, de Anahí Hoeneisen, do Equador. Da mesma forma, foi injusto o desempenho dos atores veteranos Ney Latorraca (em Introdução à Música do Sangue) e Othon Bastos (em O Último Cine Drive-In) não ter recebido uma distinção com um prêmio especial do júri.  Que melhor sorte os aguarde.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.