Horton e o Mundo dos Quem

Ótima animação gera polêmica... mas a culpa não é do elefantinho

13/03/2008 - 0:00 - Érico Borgo

No simpaticíssimo Horton e o Mundo dos Quem (Horton Hears a Who, 2008), um elefante bonachão (existe outro tipo?) descobre sem querer que há vida num grão de poeira, quando a diminuta partícula passa flutuando perto das suas aguçadas orelhonas. Desacreditado por toda a floresta em que vive, o paquiderme coloca-se à disposição dos habitantes do grão - moradores da cidade de Quem-Lândia - para ajudá-los a encontrar um abrigo seguro, mesmo que isso signifique colocar sua própria liberdade em risco. Enquanto isso, o prefeito da microscópica cidade enfrenta seus próprios obstáculos, não menos desafiadores que os do elefante.

O Blue Sky Studios faz seu melhor trabalho até aqui, superando os dois primeiros A Era do Gelo, com Horton. A animação por computação gráfica - que inclui dois bacanas segmentos em desenho animado tradicional (um é mangá!) - inspirada no romance infantil de Dr. Seuss (1904-1991, criador de O Grinch e O Gato), tem visual cativante e estilizado e uma trama extremamente bem construída e interessante tanto para os pequenos quanto para os adultos. Aliás, esse segundo grupo é mesmo quem mais deve discutir o longa-metragem...

Isso porque Horton foi alvo de manifestações pró-aborto e pesquisas de células-tronco nos Estados Unidos. Sim... a animação infantil é considerada panfletária por alguns grupos, o que imediatamente a tornou bandeira de manifestantes pró-vida. Tudo por conta de uma frase repetida quatro ou cinco vezes ao longo da trama, algo mais ou menos como "uma pessoa é uma pessoa, não importa seu tamanho". O acalorado debate, porém, não é de hoje, assim como não é novidade o sequestro político da frase e do filme, algo que o próprio autor, que publicou sua história em 1954, detestava, prova de que o texto não foi pensado para defender essa ou aquela posição.

Obviamente, tudo isso passa batidaço pelas crianças, que vão mesmo gostar das lindas cenas de perseguição, do visual amalucado da Quem-Lândia e... hum... de ouvir a voz de Tom Cavalcante dublando (decentemente, vale dizer) o Prefeito, personagem cuja voz é de Steve Carrell no original. Aliás, o filme marca a reunião de Carrell com Jim Carrey (pela segunda vez num filme de Seuss, depois de O Grinch), que dubla Horton - eles trabalharam juntos em Todo Poderoso, comédia de 2003.

Ciente do inevitável burburinho, o filme até faz graça com tais idéias, especialmente numa canção final, na qual o Prefeito de Quem-Lândia fica apontando certas frases da letra e comentando "ei, isso é uma metáfora! isso também!". Ótima idéia... e um lembrete de que Horton é um entretenimento leve e que se tem algum intuito "educacional" é meramente o de promover o entendimento. E a genialidade do texto vai além... na minha análise a idéia do "mesmo que você não possa ver ou provar algo não significa que não existe" é muito mais deliciosamente científica (Horton me pareceu um Galileu paquidérmico fugindo da inquisição do que um pró-vida extremista) ou mesmo religiosa. E há ali pelos cantos um bichinho fofo amarelo e bizarro, uma das crianças, que é praticamente um experimento metafísico/lisérgico. Definitivamente um filme a ser conferido e discutido.

Veja clipes do filme

Veja também:
Horton e o Mundo dos Quem!
Horton e o Mundo dos Quem!
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Imagens (6)

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - Batman vs Superman - A Origem da Justiça | Veja a primeira foto oficial de Jesse Eisenberg como Lex Luthor

    Batman vs Superman - A Origem da Justiça | Veja a primeira foto oficial de Jesse Eisenberg como Lex Luthor
    Filme chega aos cinemas em 2016
  2. 2 - Deadpool | Filme ganha sua primeira imagem oficial
  3. 3 - Esquadrão Suicida | Jared Leto mostra a possível voz do Coringa [ATUALIZADO]
  4. 4 - Capitã Marvel | Marvel já teria escolhido a atriz que viverá a heroína
  5. 5 - X-Men: Apocalipse | Jennifer Lawrence diz que filme será o seu último da franquia
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

Mad-Max-omelete-arte.png
madmax4
Vingadores-Era-de-Ultron-27mar2015-02.jpg
Vingadores-Era-de-Ultron
Demolidor-1a-temporada-11Mar2015-EXCLUSIVA-OMELETE.jpg
demolidor-tv
Esquadrao-Suicida-David-Ayer-Arkham-28Mar2015.jpeg
esquadrao-suicida
spectre-teaser-poster-a.jpg
james-bond-spectre
Effie-Dakota-Fanning-set-27ago2012-05.jpg
effie
transformers_14.jpg
transformers
5KbQJEj.jpg
Jurassic-World
89914.jpg
terminator-genesis
Deadpool-primeira-imagem.jpg
deadpool-filme
Forza-Horizon-2-07.jpg
forza-horizon-2
Southpaw 01Dez2014 versao com qualidade
southpaw
Publicidade