Filmes

Notícia

O Senhor dos Anéis lidera lista de premiados com o BAFTA

O Senhor dos Anéis lidera lista de premiados com o BAFTA

25.02.2002, às 00H00.
Atualizada em 04.11.2016, ÀS 09H05
Com um clima tipicamente londrino (leia estava chovendo), foi entregue ontem o BAFTA, o Oscar do cinema inglês. Desde que mudou sua data e passou a acontecer antes do Oscar, o prêmio inglês se transformou em mais um termômetro para a estatueta dourada de Hollywood. Se isso for realmente verdade, os fãs de Tolkien podem ficar felizes da vida. O Senhor dos Anéis ganhou 5 dos 13 troféus a que concorria, incluindo Melhor Filme, Diretor e Escolha do Público.

A belíssima Nicole Kidman, apesar de perder o troféu de Melhor Atriz para Judi Dench, roubou a cena ao aparecer em Leicester Square num bem decotado vestido preto. Hoje cedo, ela era figura certa nas capas dos jornais matinais. A grande decepção da noite foi Harry Potter e a Pedra Filosofal. O menino-bruxo do livro de J.K. Rowling concorria a sete estatuetas, mas saiu do Cine Odeon de mãos vazias.

Cartas marcadas como Russel Crowe e Jennifer Connelly, respectivamente John Nash e esposa em Uma Mente Brilhante, levaram para casa os premios de Melhor Ator e Atriz Coadjuvante, como já havia acontecido no Globo de Ouro. Este fato nao foi muito bem visto pela critica inglesa. O critico do Guardian, Peter Bradshaw, afirmou que esta é uma das piores atuações da carreira de Crowe e que Connelly não chega aos pés do seu desempenho em Requiem para um sonho (Requiem for a Dream - 2000). O Melhor Ator Coadjuvante foi Jim Broadbent, por Moulin Rouge. No Globo de Ouro, ele ganhou o mesmo prêmio, mas por sua interpretacao em Iris.

O vencedor do melhor filme estrangeiro foi o mexicano Amores Brutos (Amores Perros). O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, que é um dos favoritos ao Oscar nesta mesma categoria levou para casa os prêmios de Melhor Roteiro Original (derrotando Amnésia) e Cenário. Shrek foi o vencedor de Melhor Roteiro Adaptado.

O melhor discurso da noite não foi de nenhum ganhador. Pelo menos não deste ano. Quem divertiu a platéia foi o jovem Jamie Bell, o Billy Elliot, o Melhor Ator em 2001. Antes de apresentar o premio de Escolha do Publico, o jovem ator falou que esquecera de agradecer sua mãe no ano anterior e desandou a elogiá-la. O menino aproveitou para tirar um sarrinho do sempre amargo Russel Crowe dizendo que estava dando uma chance ao ex-Gladiador, pois não estava concorrendo este ano.

Confira a lista completa:

Melhor filme
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
(The Lord of the Rings - The Fellowship of the Ring)

Escolha do Publico Orange (empresa local de telefonia movel)
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

Premio Alexander Korda para o Melhor Filme Britânico
Assassinato em Gosford Park (Gosford Park)

Premio David Lean de Melhor Diretor
Peter Jackson - O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

Melhor Filme Estrangeiro
Amores Brutos (Amores Perros - Mexico)

Melhor Ator
Russel Crowe - Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind)

Melhor Atriz
Judi Dench - Iris

Melhor Ator Coadjuvante
Jim Broadbent - Moulin Rouge

Melhor Atriz Coadjuvante
Jennifer Conelly - Uma Mente Brilhante

Melhor Roteiro Original
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux destin dAmélie Poulain)

Melhor Roteiro Adaptado
Shrek

Melhor Trilha Sonora
Moulin Rouge

Melhor Fotografia
O homem que não estava lá

Melhor Cenário
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Melhor Figurino
Assassinato em Gosford Park

Melhor Montagem
Mulholland Drive

Melhor Edicao de Som
Moulin Rouge

Melhores Efeitos Especiais
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

Melhor Maquiagem e Cabelo
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

Melhor Curta-Metragem
About a Girl

Melhor Curta em Animação
Dog

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.