Filmes

Notícia

Oscar 2016 | Academia pode mexer nas regras para aumentar a representação de minorias étnicas

Jornal diz que a organização estuda ampliar o número de indicados a melhor filme e também nas categorias de atuação

Omelete
2 min de leitura
21.01.2016, às 14H13.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

A falta de representação negra no Oscar 2016 já está gerando boicotes - Spike Lee, Jada Pinkett Smith e Will Smith aderiram ao #OscarSoWhite e anunciaram que não vão à cerimônia - e pode provocar mudanças no sistema de categorias da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

None

Na segunda-feira, a presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, que é negra, fez um pronunciamento dizendo que "esta é uma conversa difícil mas importante, e é hora para grandes mudanças". Segundo o jornal The New York Times, fontes dizem que a organização do Oscar já estuda aumentar imediatamente o número de indicados a melhor filme para 10 longas (neste ano são oito). Pela regra vigente desde 2010, podem ser finalistas de cinco a dez filmes; para entrar, um filme precisa ser o favorito de pelo menos 5% dos votantes.

Outra mudança, menos provável, que tem circulado nos últimos dias seria aumentar para oito ou mesmo dez o número de indicados nas categorias de atuação. Defensores da medida acreditam que isso aumentaria as chances de representantes negros, latino e asiáticos emplacarem na premiação, mas o formato com cinco indicados nas categorias de atuação é um dos mais antigos do Oscar e está em vigência desde os anos 1930.

O jornal diz ainda que o conselho da Academia se reunirá na próxima terça-feira e deve discutir formas de abordar o assunto.

A cerimônia de entrega acontece em 28 de fevereiro.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.