Transformers 4 - A Era da Extinção | Da Frigideira

Antigravidade deve ser o diferencial nas cenas de ação do filme

28/01/2014 - 17:18 - Marcelo Hessel

Éramos uma dezena de jornalistas num café chinês, ao lado da ruína de uma pagoda, entre gaiolas com pássaros artificiais e muitos potes de cerâmica. Sentado diante de um jogo de mahjong e um conjunto de chá, Michael Bay interrompeu a nossa visita ao set de Transformers 4 - A Era da Extinção no Centro de Detroit para mostrar, numa televisão, dez minutos de cenas do filme.

A trama de Trasformers 4 se passa quatro anos depois do fim de Transformers 3: O Lado Oculto da Lua , e os destroços de Autobots e Decepticons deixados na batalha de Chicago são parte desta continuação. O designer vivido por Stanley Tucci lidera uma iniciativa milionária e inescrupulosa que constrói Transformers a partir da tecnologia alienígena. Segundo ele, que compara Bumblebee (em sua forma Camaro "vintage" de 1967) a uma sucata, fazer seus próprios robôs gigantes é uma forma de poesia. Quando é arrastado para o meio das cenas de ação, porém, Tucci corre e grita sem a mesma pose. Ele deve assumir um papel de alívio cômico parecido com o de John Turturro nos longas anteriores.

Na prévia, o protagonista Cade Yeager ( Mark Wahlberg ) surge em cena carregando em seu caminhão o que parece ser um pedaço de um Transformer. Ele é um inventor viúvo que cria sozinho sua filha adolescente ( Nicola Peltz ) sem saber que ela namora em segredo um jovem piloto de corridas ( Jack Reynor ). Quando o destroço é acionado, Cade atrai a atenção do governo e de "caçadores de recompensa alienígenas" - elemento inédito que Bay preferiu não explicar. Questionado sobre uma possível relação desses mercenários do espaço com os Decepticons, o diretor também desconversou.

E então podemos ver o primeiro relance do que promete ser o diferencial das cenas de ação neste filme: a antigravidade. Os caçadores de recompensa chegam à fazenda de Cade e abduzem a garota com uma atração gravitacional, antes de prendê-la numa rede. A cena lembra um pouco Guerra dos Mundos , quando Tom Cruise se recusa a entregar sua filha aos aliens. O mesmo princípio está na cena que vimos ser rodada no set (objetos e carros flutuando de repente no ar) e Bay nos mostrou no computador uma grandiosa cena de ação à beira-mar, ainda em estágio de pré-visualização, em que um transatlântico começa a levitar, sai da água e atravessa uma avenida em frente ao carro em fuga dos protagonistas.

Como esses dez minutos de cenas inacabadas não incluem os robôs - apenas Bumblebee em sua versão automotiva "ameaçando" os vilões com roncos de motor - dá pra ter uma ideia apenas das relações entre os humanos. Titus Welliver faz o líder dos capangas do governo (que usam carros militares tipo esporte) no encalço de Cade, e Kelsey Grammer , no papel do diretor de contrainteligência do governo Harold Attinger, deve ser o principal antagonista humano.

Sophia Myles , no papel de uma arqueóloga assistente de Tucci, completa o "bonde" dos mocinhos e quase-mocinhos que deve correr de um lado para o outro ao longo do filme (Sophia, Tucci, Wahlberg, Peltz e Reynor ocupam o velho Toyota utilitário que vimos sendo usado no set). Nesse núcleo, a subtrama principal é o esforço do jovem piloto para provar seu valor ao sogro, que acaba de descobrir o namoro da filha. No vídeo, na cena em que Bumblebee é desprezado pelo designer de Transformers, Wahlberg chama o carro de "Bee" e tenta acalmá-lo, como Shia LaBeouf fazia anteriormente. Tudo indica que o carismático Autobot terá um novo dono ao longo de A Era da Extinção .

A impressão que fica é que mesmo depois da troca completa do elenco (nem o núcleo militar liderado por Josh Duhamel permanece) os humanos normais - agora o fazendeiro inventor e sua filha - continuam tendo papel mais importante do que Optimus e Cia. Embora todos já saibam da presença dos Dinobots no filme, eles não foram mencionados nenhuma vez no vídeo que vimos no set. Talvez Michael Bay tenha guardado a surpresa para o primeiro trailer, que será revelado no próximo domingo, durante o Super Bowl. Já o relato completo da nossa visita às filmagens em Detroit você poderá conferir aqui no Omelete nos próximos dias - aguarde!

Veja o nosso tributo explosivo a Michael Bay no OmeleTV

Ehren Kruger escreve o roteiro. Transformers 4 tem lançamento marcado para o dia 27 de junho nos EUA e 18 de julho no Brasil.

Leia mais sobre Transformers 4

Veja também:
Transformers
Transformers
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Imagens (6)

Omeletop As 5+

  • Lidas
Publicidade

Fotos

ejU2vwXkx1bwcaVpBNH7Fz8Zy4D.jpg
the-theory-of-everything
The-Second-Best-Exotic-Marigold-Hotel-teaser-poster.jpg
the-second-best-exotic-marigold-hotel
TS0220_v079_1080.jpeg
quarteto-fantastico-filme
Grandes-Olhos.jpg
estreias-da-semana-29012015
Entourage-filme-05.jpg
entourage-filme
The Walking Dead S04E11 Claimed 05
walkingdead
freaks.jpg
Filmes-polemicos
FIN16_Insurgent_Guns_1Sht_Trim-1422379653-mtv-1422453461.jpg
insurgente
Game-of-Thrones-S05-set.jpg
game-of-thrones
The-Lazarus-Effect-27jan2015-07.jpg
the-lazarus-effect
Child-44-16Dez2013_02.jpg
child-44
O-Destino-Jupiter-41.jpg
jupiter-ascending
Publicidade