Filmes

Notícia

VFX | Festival de efeitos visuais chega ao Brasil pela primeira vez em dezembro

Evento trará responsável por Groot em Guardiões da Galáxia

19.11.2015, às 15H27.
Atualizada em 11.11.2016, ÀS 22H05

Alguns dos mais importantes nomes dos efeitos especiais do mundo do cinema e dos games desembarcam no Brasil no início de dezembro, para o VFX Rio, primeiro evento exclusivamente dedicado a efeitos visuais no país, que acontece dias 1º e 2.

None

O VFX Rio – em inglês é a sigla para efeitos visuais desenvolvidos e criados para filmes, games, aplicativos e produções para TV - vai reunir profissionais e talentos de peso dos mais renomados estúdios de Hollywood, além das produtoras brasileiras O2 e Conspiração. Os efeitos de alguns dos mais importantes filmes e games serão vistos pela plateia em grande estilo: na tela do Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - Cine Odeon, na Cinelândia, um dos mais antigos cinemas em funcionamento da cidade, recém-reformado. O público que comprar o ingresso para os dois dias terá acesso a palestras, cursos, apresentações e uma pré-estreia.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Odeon, ou neste link.

Entre os convidados, está o indicado ao Oscar Mike Sanders, Senior Visual Director dos estúdios da Activision. Antes de juntar-se à empresa, Sanders trabalhava na Industrial Light and Magic, onde participou do desenvolvimento de tecnologia para 80 longas, entre eles vários blockbusters. É dele o elenco digital de Titanic; muitos dos efeitos das três últimas sequências de Star Wars e de O Despertar da Força, que estreia em dezembro; a tecnologia por trás de Avatar, e os personagens impressionantes de Piratas do Caribe, pelo qual foi indicado ao Oscar de Desenvolvimento Científico.

E, para os fãs de games, ele fará a palestra “Criando os novos Call of Duty: Black Ops III e Guitar Hero Live”. Além de falar de sua experiência, ele vai mostrar como o desenvolvimento de um game nada deixa a dever aos grandes estúdios de Hollywood.

Outro nome confirmado é Sheldon Stopsack, responsável pelo personagem Groot, de Guardiões da Galáxia. Stopsak trabalhou também para recriar o jovem Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro – Gênesis. Supervisor de VFX de longas por mais de dez anos, Sheldon Stopsack ingressou no estúdio The Moving Picture Company em 2007, para trabalhar nos efeitos visuais de Harry Potter e o Enigma do Príncipe e As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian. Desde então tem liderado times de produção para longas como Robin Hood, 007 – Operação Skyfall, O Cavaleiro Solitário e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Além do lado pop, o VFX tem também foco em formação e aprimoramento de mão de obra para o mercado audiovisual. Por isso, firmou parceria com a ACM Siggraph empresa voltada para pesquisa, desenvolvimento e difusão dos profissionais e das empresas de efeitos visuais e o maior evento de computação gráfica e VFX do mundo. Pam Hogarth, consultora da Eidos e copresidente da Comissão de Educação do Visual Effects Society vem ao Brasil para falar sobre “Como construir uma carreira internacional em Efeitos Visuais”. E ela receberá cinco jovens profissionais, selecionados entre vários inscritos e fará uma revisão do portfólio de cada um.

Outro nome importante que marca presença no evento é Lucia Modesto, executive supervisor of VFX Production da TV Globo. Ela foi diretora e gerente técnica de projetos em empresas importantes como a Dreamworks, onde esteve envolvida na criação de filmes como o ganhador do Oscar de Animação Shrek, além de Madagascar e Como Treinar Seu Dragão. Modesto vai mostrar os últimos projetos desenvolvidos em animação e VFX pela emissora. 

Partindo para o mercado nacional, Claudio Peralta, da Conspiração Filmes, e Sandro diSegni, da O2 Filmes, vão falar de como o cinema nacional vem desenvolvendo expertise própria em efeitos especiais. Peralta vai dissecar os efeitos especiais de filmes como O Homem do Futuro e Rio Eu Te Amo, na palestra “Produzindo VFX no Brasil”. E Segni vai lembrar os laboratórios de grandes filmes como O Homem de Aço, John Carter – Entre Dois Mundos e Harry Potter e as Relíquias da Morte. Além de mostrar o que vem sido produzido pela 02Produções na apresentação intitulada “VFX para grandes estúdios no Brasil e no exterior”. Sandro voltou ao Brasil para chefiar o departamento.

A academia também estará presente no evento com Luiz Velho, Visual Computing Researcher do Instituto Nacional de Matemática Pura. No evento, ele vai ministrar a palestra “Uma visão panorâmica do futuro das mídias audiovisuais”.

Confira a programação completa do evento e tenha mais informações no site oficial do evento:

1º de dezembro, 20:00

Noite de abertura com a presença de todos os convidados e do Secretário de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio.

Apresentação da Premiére “Eletronic Theatre” da Siggraph, por Mikki Rose (codiretora Computer Animation Festival Siggraph 2015), pela primeira vez no Brasil um levantamento do que de melhor foi produzido no mundo da animação, computação gráfica e VFX recentemente

Duração: 120 minutos

2 de dezembro

9:00  Credenciamento

10:00 Abertura VFX – Lucia Modesto, Executive supervisor of VFX PRoduction da TV Globo  

Palestra: Desenvolvendo Personagens na Dreamworks e TV Globo

11:00 Claudio Peralta, Supervisor de VFX da Conspiração Filmes

Palestra: Produzindo VFX no Brasil

12:00 Luiz Velho, Visual Computing Researcher - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

Palestra: Uma visão panorâmica do futuro das mídias audio-visuais

14:00 Pam Hogarth, Consultora da EIdos e Vice-presidente da Comissão de educação

Palestra: Como construir uma carreira Internacional em Efeitos Visuais

15:00 Mike Sanders, Diretor Senior da Activision Central Studios

Palestra: ActivisonStudios: Criando os novos CallofDuty: Black Ops III e GuitarHero Live

17:00 Sandro diSegni, Supervisor de VFX da O2 Filmes 

Palestra: VFX para grandes estúdios no Brasil e no exterior

18:00 Sheldon StopSack, Supervisor VFX Supervisor da The Moving Picture Company

Palestra: Criando maravilhas visuais: A arte do VFX para filmes  

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.