203

Assista Agora

Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres | Crítica

David Fincher enxerga em Lisbeth Salander uma heroína ao seu estilo - e a toma pra si

Marcelo Hessel
26 de Janeiro de 2012

Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres

The Girl with the Dragon Tattoo
EUA , 2011 - 158 minutos
Policial

Direção:
David Fincher

Roteiro:
Steven Zaillian, Stieg Larsson

Elenco:
Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer, Stellan Skarsgård, Robin Wright, Steven Berkoff, Joely Richardson

Ótimo
millennium
millennium
millennium

Se você assistiu ao original sueco ou leu a trilogia do escritor Stieg Larsson, pode achar maçante Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres, com seus 158 minutos dedicados à investigação de um crime cujo culpado você já conhece. A refilmagem de David Fincher vale a pena, porém, por resgatar vários elementos do livro que o filme sueco, bastante inferior ao remake, optou por substituir - falamos sobre isso no Da Frigideira.

Agora, questões. Fincher escolheu fazer de The Girl with the Dragon Tattoo o primeiro remake de sua carreira apenas para corrigir as más escolhas do outro filme? Seria uma forma de sinalizar à indústria que ele pode realizar filmes de encomenda com a mesma dedicação de seus projetos pessoais? (Assim como Millennium, os vindouros Cleopatra e 20.000 Léguas Submarinas também são projetos-de-produtor e seriam já os frutos a colher dessa disposição.) Ou há no material elementos que sempre interessaram ao cineasta? Embora Fincher não goste que apontem repetições de temas entre seus filmes, essa última opção parece digna de discussão.

Rooney Mara, a Lisbeth Salander de Fincher, é a mesma atriz que viveu a namorada de Mark Zuckerberg em A Rede Social, filme que reacendeu a acusação de misoginia que sempre recaiu sobre o diretor. Não parece coincidência que Fincher tenha escolhido fazer, em seguida, um filme justamente sobre misóginos, como este Millennium. Se a relação não é intencional, certamente há uma constante: Lisbeth é uma heroína tipicamente fincheriana, brutalizada por uma sociedade de homens como era, também, a Ripley de Alien 3 ou, em menor grau, a Jodie Foster de Quarto do Pânico.

Aquela Sigourney Weaver do primeiro longa do cineasta, aliás, com sua cabeça raspada, já passava uma imagem masculinizada que agora se repete com Mara, como se a única maneira de combater os homens fosse emulá-los - e então substituí-los. Até encontrar Mikael (Daniel Craig), Lisbeth caminhava para a substituição do homem (a vingança fálica contra o burocrata, o encontro com outra garota na balada). Lisbeth se apega a Mikael porque encontra nele algo que ela valoriza em si: uma morbidez, um orgulho de ser marginalizado, autosuficiente. São valores que Fincher, pelos seus filmes (a morbidez é declarada), também parece cultivar.

É muito boa a cena em que Mara começa a narrar, diante de fotos no computador, as maneiras como as vítimas foram mortas; Mikael pede-a que pare, apesar da visível empolgação de Lisbeth. É a mesma morbidez que, em outro momento, fará a hacker aceitar o jornalista como parceiro sexual digno: logo depois que ela sutura a ferida do tiro que ele tomou de raspão. O respeito à dor é caro para Lisbeth (a tatuagem feita em cima da ferida fresca no tornozelo), como já era para as demais heroínas masculinizadas de Fincher.

Em Millennium os poucos homens que não odeiam as mulheres são potenciais alcoólatras. Nunca bebeu-se tanto no cinema. A exceção é Mikael - que olha discretamente com reprovação quando Martin (Stellan Skarsgård) vira o jarro de vinho dentro da taça do jornalista, em outra boa cena. Mikael cai nas graças de Lisbeth também porque tem, ao contrário dos demais suecos, alcoólatras ou não, um certo domínio tecnológico - a manipulação das fotos feita por Mikael é passo crucial na resolução do crime.

Assim como a morbidez e a autosuficiência, o apreço pela tecnologia - e automaticamente o desprezo diante do que é institucional e "velho" - também é um traço do cinema de Fincher (particularmente em Clube da Luta). Embora o seu Millennium patine um pouco ao reiterar o choque do velho com o moderno - como o momento em que Lisbeth está entre um trem veloz e uma velha ponte de madeira, cena que não adiciona nada à investigação ou à trama em si - vale assistir ao remake só para acompanhar como a hacker desdenha de tudo que é "analógico", nem que seja só recusar-se a ajudar uma senhora a descer arquivos de papel de uma estante.

No fim das contas, Fincher adota Lisbeth porque é uma heroína bem ao seu gosto, castigada e petulante. Mas isso é misoginia? O remake não se encerra no mesmo tom irônico do outro filme (Lisbeth fingindo-se de loira, de "mulher normal"), e sim numa cena da hacker fragilizada por uma expectativa não correspondida. Termina como uma figura trágica, como já era antes, mas também inesperadamente emocional - e Lisbeth, enquanto personagem, tende a ganhar com isso.

Millennium | Trailer de oito minutos
Millennium | Trailer legendado
Millennium | Cinemas e horários


Compartilhar

Comentários (203)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Rafael (25/04/2012 07:44:38)   6 0
Muito bom filme! Gostei da crítica do omelete..



kauhl kauhl (16/04/2012 12:10:29)   38 0
Como todo filme do Fincher, é muito bem produzido. Bons atores e desenvolvimento dos personagens principais.

Mas, para mim, tem algo que inclusive muitos já disseram: o mistério principal da trama é digno de um episódio de Scooby Doo. Chegam os heróis na ilha onde um monstro tem aparecido, os suspeitos locais são apresentados, os heróis entram em alguns apuros... Mas tudo se resolve na maior facilidade (na base de fotografias), o vilão conta em detalhes tudo que o herói quer saber enquanto mantém o herói cativo e ainda tem a cena mega-clichê em que o herói é salvo no último momento.

Sinceramente, me decepcionei muito. Para um livro que tanta gente diz ser excelente, achei a trama primária.



Alex Bauer Alex Bauer (12/04/2012 22:12:49)   62 0
Esse filme é simplesmente SENSACIONAL!!!

Adorei tudo e me surpreendi bastante com a protagonista... torci muito por ela no final... uma pena!


sem avatar Hingrid (08/05/2012 16:44:00)   0 0
PO me cadastrei só pra te responder, POR QUE VOCE TINHA Q FALAR NO FINAL DO FILME ????? coloca spoleir sei la !!! presta atenção po!


sem avatar Josy (02/04/2012 13:51:52)   2 0
Não gostei do filme. Achei deprimente, com seus protagonistas tão confusos e erroneos quanto os antagonistas.
Lisbeth é uma das poucas personagens que gostei, mas sinceramente ela se tornou futil demais em diversos momentos. Não consegui vê-la como originalmente é descrita, uma mente ingenua (apesar de brilhante) em busca de onde se apoiar.

É o tipo de filme que jamais verei novamente.



claudio claudio (30/03/2012 03:37:08)   11 0
mais uma ótima critica do hessel !



sem avatar clarck (27/03/2012 03:50:32)   4 2
Não vou enrolar com detalhes

ESSE FILME É FUDEROSO, tudo perfeito, atores, diretor, roteiro, tudo.



Danielle Danielle (25/02/2012 18:07:48)   334 0
Única coisa que eu digo é: merece 5 ovos e não menos que isso. Que filme maravilhoso.



RAID RAID (23/02/2012 19:52:50)   6 0
Bom filme, sem duvida, 3 a 4 óvus.
Mas nao acho q seja o melhor do ano.



sem avatar DAY (23/02/2012 16:14:12)   0 0
É bom (é ótimo),mais eu prefiro A rede social.



Felipe Sotana Felipe Sotana (22/02/2012 11:49:38)   23 -1
Excelente!



Publicidade
fabio fabio (20/02/2012 23:23:31)   3 -2
melhor filme do ano,rooney mara arrasou mas provavelmente não vai levar o oscar de melhor atriz,uma pena ela merecia,o filme sueco é bom mas esse é ótimo,esse é o fincher se redimindo por aquela coisa chamada "the social network".



jurandi jurandi (19/02/2012 13:28:30)   1 1
Eu já vi muitos sites falarem sobre a característica misoginia do David Fincher, mas nenhum site falou que os filmes do David Fincher são impactantes e surpreendentes. Enquanto ser uma remake, cara, foda-se, o filme é ótimo.
Estou empolgado com vilte mil léguas submarinas, para mim, Andrew Kevin Walker teve o ápice de sua carreira como roteirista do Seven, acho que David Fincher e Andrew Kevin Walker formam uma grande parceria.



sem avatar Luciano (18/02/2012 21:39:14)   12 2
O filme é foda, a abertura ao som de Imigrant Song é mais foda ainda e a Rooney Mara detona, vi a atriz sueca no mesmo papel e de boa, não passa a mesma insanidade da Rooney.



sem avatar Vinicius (18/02/2012 13:35:39)   5 2
Li os livros, vi os filmes suecos e recentemente vi esse filme.
Também achei essa versão superior ao sueco, não que ele tenha sido ruim, mas eu concordo com os pontos que o Hessel ressaltou (principalmente o final).

Estou bem ansioso pra ver como vai ser essa trilogia completa, mas eu também recomendo a trilogia sueca, são bons filmes.



The Dark Knight The Dark Knight (15/02/2012 21:57:41)   117 -1
Só tive a oportunidade de assistir ontem. E que filme foda, o melhor filme do ano passado e o mais subestimado. Fincher conseguiu de novo.



sem avatar Robson (14/02/2012 14:10:54)   -1 -1
Laio, Raul, Ulisses, ignorem os intelectualóides e pseudo cinéfilos de plantão. Fazer uma crítica parcial é uma coisa, ser ignorante é outra completamente diferente. Muita gente aqui não deveria abrir a boca, porque não tem conhecimento de mundo suficiente nem para justificar o papel da pipoca no cinema. Gosto do David Fincher, mas quanto a este filme, tenho certeza, a intimidade da consciência dele admite fracasso. Não gosto do tom que algumas pessoas usam para criticar a opinião alheia, apoiando-se na ideia cansada de "antiamericanismo". Me pergunto: em que mundo essa gente vive? Será que é difícil perceber que a indústria americana de filmes lapida seu produto com o único intuito de lucro, e para isso faz uso excessivo de apelos politicamente corretos? Quando é que as pessoas vão acordar? Dizer que "gostou" desse remake é uma coisa, dizer que é melhor que o sueco é outra "completamente diferente". Prefiro dizer que foram quase três horas de cansaço intelectual, de irritação com as inserções forçadas de Coca-Cola e Epson, de personagens que não me transmitiram VERDADE em seus motivos e ações, de um Daniel Craig patético e bobalhão, fazendo aquele biquinho manjado de Keira Knightley, uma Rooney Mara que é capaz de ganhar Oscar só porque é a garota da vez, de uma história que me deixou confuso (em nenhum momento consegui juntar as ideias e organizá-las de modo prático a fim de junto com o protagonista desvendar os mistérios) etc. Esteticamente trata-se de um filme honesto. A cinematografia do David Fincher é realmente muito competente e merece reconhecimento, mas a história está muito mal contadas.
Não me decepcionei porque já não esperava coisa boa. Remakes são sempre remakes. O filme sueco me emocionou e me manteve envolvido com os personagens e a história. A versão hollywoodiana me deixou triste e cansado. O que era pra ser um momento de imersão e boas sensações após um longo dia de trabalho acabou se tornando mais três horas de labuta e cansaço.
Não gostei.


Leandro Leandro (15/02/2012 09:22:16)   -13 -1
De acordo (a observação do biquinho do Daniel Craig foi d+, hehehe)...
Enfim, é só a gente se lembrar da refilmagem do "Deixa Ela Entrar"... esses americanos!!!

sem avatar gustavo (15/02/2012 17:41:21)   0 0
"remakes são sempre remakes"? ok...


Mariana Mariana (13/02/2012 14:54:59)   0 -1
Até que gostei da Rooney Mara como Lisabeth, merecia 5 ovos!



sem avatar Mabel (12/02/2012 22:41:05)   -12 -2
bem...quem disse que uma adaptação mais bem feita é sinônimo/garantia de filme melhor? prefiro o filme sueco [assim também como prefiro a 1ª Lisbeth).



Leandro Leandro (12/02/2012 20:43:29)   -13 -2
Apenas duas observações: 1ª> O filme Sueco é ótimo (Regular, na opinião do Sr. Forlani). 2ª> Esse de Hollywood é massante, confuso, chato mesmo, bem regular (ótimo, na opinião do Sr. Hessel).
Conclusão: esses malditos desses americanos deveriam para de refilmar os clássicos que não são dos Estados Unidos, pois já sabemos que nunca dão certo. Lembrem-se das malditas refilmagens dos clássicos: 9 Rainhas (Argentina), Rec (Espanha), Shutter - Espíritos: A Morte Está Ao Seu Lado(Tailândês) todos ótimos filmes. Imaginem se fizessem refilmagem, por exemplo de, Cidade de Deus, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (França), O Segredo dos Seus Olhos (Argentina), Incêndios (Canadá/França). Não dá, basta! É como refazer obras de Picasso ou Rodin... Fala sério!!!


Leandro Leandro (15/02/2012 09:10:37)   -13 -2
Lucas... faço minhas as palavras do Mabel (aí de cima): "... quem disse que uma adaptação mais bem feita é sinônimo/garantia de filme melhor?" Filme chato do cacete. 1000 vezes o sueco...


GUSTAVO GUSTAVO (12/02/2012 10:48:44)   33 0
Fala Marcelo Hessel... ontém assisti a esse filme. Muito bom mesmo. Mas, eu já havia assistido ao suéco por 3 vezes, justamente por ter gostado muito da interpretação da personagem pela Naomi Repace.
Mas como um filme original passa despercebido ao Oscar, como a sua interprete? E agora, no remake, a nova interprete recebe indicação a estatueta.
Eu achei fantástica essa atriz, mas ainda assim, prefiro a Naomi Repace.
Qual delas vc mais gostou?
Parabéns pela crítica.



Publicidade
sem avatar Kel (10/02/2012 11:17:49)   1 2
Quem é homem quer ficar com a Lisbeth

Quem é mulher, quer SER a Lisbeth



Rodolfo Rodolfo (10/02/2012 00:50:22)   11 0
Faz tempo que eu não assistia um filme tão bom assim. Recomendo



sem avatar Júh (09/02/2012 17:46:33)   0 0
Li o livro esses dias me encantei e me deixou mais intusiasmada pra ver o filme ainda



sem avatar Caio (08/02/2012 16:07:42)   2 0
Não vim fazer crítica ao filme. Pq to com preguiça, e acho que o pessoal já analisou o filme nos comentários abaixo.
Só queria dizer que a música final do filme deveria ter sido "sadness is a blessing" da cantora Lykke Li, alêm da música se encaixar muito bem na personagem principal. E tem o fato da cantora ser sueca, o que isso muda?, nada só mais um detalhe.



- Muuka - Muuka (06/02/2012 10:29:43)   104 3
Assisti ao filme ontem, não assisti a versão sueca e nem li a trilogia (mas pretendo !), mas o filme me surpreendeu muito !!!

Não sabia nem do que se tratava o filme (estou sem pc no momento), mas as atuações foram excelentes, Rooney Mara é a anti-heroína do ano. Excelente atuação ! Daniel Craig tbm cumpriu muito bem seu papel, o clima frio do filme caiu como uma luva, as cenas foram fortes (vioência, sexo) e já estou pensando em comprar o livro, pois o filme foi muito bom !


David Fincher é o cara.



lennao lennao (06/02/2012 10:05:19)   142 0
não li o livro e achei o filme maravilhoso. saí do cinema apaixonado pela Lisbeth e com o coração partido pelo final.

agora tenho até medo de comprar o livro e perder o encanto.



Andrei Andrei (06/02/2012 00:39:47)   44 2
Misógino? Sério mesmo que há essas acusações contra Finch? Vejo o contrário, seus filmes mostram como os homens se perdem quando não tem uma mulher para dar suporte, mas essas acusações neopoliticamente corretas eu nem dou muita trela para não dar audiência para esses pensamentos medíocres. Quanto ao filme, como em toda adaptação... Sim, o livro é melhor. Mas se formos levar em consideração o tamanho do livro, a complexidade dos personagens e o número extenso de personagens, a versão americana agrada. Principalmente pela química entre os protagonistas, que na versão sueca não era tão intensa. O elenco é superior ao elenco sueco. Creio que Finch poderia ter deixado intacto pequenos detalhes do filme e ousado mais nas filmagens, mas isso é mera exigência de um fã da heroína Lisbeth Salander.



sem avatar Laio (05/02/2012 20:23:20)   -6 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Raul Raul (06/02/2012 23:04:15)   24 0
Laio, concordo com você. A versão americana ficou pior que a versão sueca. Achei uma refilmagem totalmente desnecessária, até porque a trilogia sueca é bem recente. Sai do cinema com a sensação de que gastei um ingresso a toa e sem necessidade. Fincher não trouxe toda a inovação que pregou para diferenciar sua versão da primeira (sueca).
Levando-se em consideração que o segundo filme sueco não é tão bom quanto o primeiro, tenho a esperança de que Fincher faça um trabalho mais convicente no segundo (americano). Com relação ao terceiro filme, na minha opinião, o sueca fecha a trilogia com maestria, e acho que Fincher não irá conseguir superar o terceiro sueco, assim como não conseguiu fazer o primeiro filme tão bem quanto os suecos.
E para fechar, a indicação de Rooney Mara ao Oscar, acredito que seja jogo de marketing para defender que ela atuou melhor que Noomi Rapace. Caso não saibam, a própria Noomi Rapace foi cogitada para reviver Lisbeth na versão americana, devido ao destaque da mesma na trilogia sueca. Porém, ela recusou, pois não gostaria de reviver a mesma personagem novamente. Para quem não conhece a atriz, em breve poderão vela em Prometheus... não citei Sherlock Holmes 2 porque ela não apareceu muito... Na minhao pinião, dois ovos são o bastante para a versão de Fincher, decepcionante... Até a cena do estupro ficou parecendo cena de filme 'B" na versão americana.


Raul Raul (04/02/2012 23:42:47)   24 1
Ontem assisti a versão norte-americana do filme e particularmente prefiro a versão sueca. Rooney Mara não tem o mesmo carsima que Noomi Rapace. Fiquei decepcionado com o filme, até porque, em várias cenas o diretor americano simplesmente copiou o filme sueco discaradamente, parecia até que era a mesma câmera, mas com atores diferentes. O pior foi ver que o ator que fez o vilão é praticamente identico ao ator sueco. Para uma versão que prometia muitas mudanças, pra mim, não causou tanto impacto.
Espero que se os americanos fizerem a trilogia, que pelo menos eles tenham o bom senso de fazer o segundo e o terceiro melhores que o primeiro, pois a trilogia de filmes sueca é perfeita. Tenho aqui em casa e já assisti cada um provavelmente cinco vezes...
Eis uma crítica a altura do filme: http://noticias.r7.com/blogs/rubens-ewald-filho/2012/01/26/estreia-millenium-os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres/
É a crítica do Edward Fiilho um cabeção do cinema brasileiro, na minha opinião um dos melhores críticos de cinema do Brasil.


sem avatar ulisses (05/02/2012 18:12:44)   -5 0
Concordo plenamente com o Raul, o filme sueco é muito melhor! A relação entre Lisbeth e Mikael no remake é bem fraca, o sueco sim entrega uma relação mais complexa e sutil. A impressão que tive ao ver o filme de Fincher foi a de que ele estava muito mais preocupado com a estética, insistindo em nos lembrar que ele foi diretor de videoclipes e de publicidade, muitas das cenas parecem encenadas demais, sem alma, falta naturalidade, os personagens não parecem espontâneos em muitos momentos, inclusive as cenas de sexo e estupro ganham uma certa artificialidade também, de fato falta a crueza do original sueco. Os minutos finais deste remake são bem fraquinhos, e esta é uma das cenas que torna a Lisbeth de Rooney Mara inferior, falta a personalidade e sutileza que foram tão bem trabalhadas no filme original, sem contar que Noomi Rapace é melhor atriz que Rooney. O final do original trazia um gancho para a sequência que nos deixava com muita vontade de saber mais sobre a menina que brincava com fogo. E além disso, algumas cenas, que já eram diferente do livro no sueco, foram mantidas aqui exatamente como são no filme sueco. Enfim, David Fincher é um diretor superestimado. Sim, ele fez o excelente “Zodíaco”, mas sua carreira é bem irregular.

Aqui está uma crítica sensata:
http://www.cineclick.com.br/criticas/ficha/filme/millennium-os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres/id/2890


Victor Tintim Victor Tintim (03/02/2012 22:08:32)   187 0
Assisti o filme no domingo, estava com altas expectativas e o longa não me decepcionou nem um pouco. O filme, digamos que é uma mistura de Seven com Zodiaco; tem altas tensões como em Seven e momentos mais para invetigações como em Zodiaco, momentos mais "maçantes" para alguns, como diz na critica. Talvez o final seja um pouco alongado demais, o final mesmo ja tinha sido resolvido e depois resolveram fazer toda aquela tramóia da Lisbeth roubando o dinheiro e tal para devolver pro Mikael, ai talvez tenha ficada meio maçante mesmo.

O melhor filme do Fincher? Hm, para mim não, ainda acho Seven e A Rede Social os melhores dele, talvez Millenium fique num nivel do O Clube da Luta e Zodiaco. Mas ainda assim filme super recomendado, 4 ovos merecidos.



Publicidade
sem avatar BETH (03/02/2012 18:29:05)   168 1
Vale a pena! Eu não esperaria outra coisa dos filmes do Ficher. Em relação a Mara, ela mandou bem demais pra alguem que pegou sua primeira protagonista. Agora vou correr atras dos livros, pra me preparar pra os proximos filmes.


Raul Raul (04/02/2012 23:46:04)   24 0
Beth, assista a trilogia de filmes suecos. Noomi Rapace deixa Rooney Mara no chinelo como Lisbeth, sem cotar que os filmes suecos são mais fortes. Principalmente o primeiro e o terceiro, perfeitos.


Belial Belial (03/02/2012 11:49:08)   54 0
Fincher = Genialidade

Atores ótimos, diretor ótimo, retórica positiva. Vale a pena mesmo ver!



Bruno Bruno (03/02/2012 08:16:59)   55 2
Geralmente não gosto de filme americano e com atores americanos, mas que se passa em outro país com personagens de lá. Pois eles sempre inisitem em fazer aquele sotaque forçado. Porém, até nisso o filme do Fincher é superior. Há sim um leve sotaque nos personagens, mas é bem sutil na maior parte do tempo. Eu nem notei até o filme acabar.



Rodrigo Rodrigo (03/02/2012 02:33:34)   5 0
HESSEL SEMPRE COM AS MELHORES E MAIS SENSÍVEIS CRÍTICAS DO OMELETE!..PERFEITA A ATENÇÃO COM OS DETALHES!..PARABÉNS!....E REALEMENTE É UM ÓTIMO FILME!



Victor Victor (03/02/2012 01:43:37)   26 1
Finalmente vi o filme e o achei realmente fantástico. Fincher soube traduzir a atmosfera do livro para o cinema com maestria, aquela sensação crescente de que algo ruim está para acontecer que o livro passa está muito presente. As atuações são todas excelentes, Daniel Craig está perfeito como Mikael Blomkvist e Rooney Mara É Lisbeth Salander. Christopher Plummer e Stellan Skarsgard também estão ótimos. Quanto as mudanças em relação ao livro, acredito que elas tenham sido necessárias para tornar possível a adaptação de um livro de 522 páginas em um filme, e particularmente achei que algumas delas até tornaram o enredo mais interessante. Enfim, é o Fincher mais uma vez provando que é, de longe, um dos melhores diretores da atualidade, torço muitíssimo para que ele concorde em dirigir as sequências, para que elas fiquem tão boas quanto o primeiro filme.



sem avatar Simone (02/02/2012 12:24:07)   2 1
Eu não gostei muito das cenas em que ela é violentada, na verdade, não gostei nada.
O filme não é tão bom quanto eu esperava, mas nem por isso signifique que seja tedioso, em sumo foi bom..., mas eu sempre espero mais.
Para quem ainda não o viu, veja!


sem avatar Rodrigo (02/02/2012 14:59:51)   10 2
Se você não gostou das cenas que Lisbeth é violentada: Parabéns, sinta-se normal! Ninguém em sã consciência ia gostar dessa cena. Ela nem foi feita para ser legal!

Nozy-G Nozy-G (02/02/2012 19:09:50)   33 2
É o Rodrigo tem toda a razão, a cena foi feita para constranger. Talvez vc Simone não tenha lido o livro: esta parte é bem pior, a descrição causa muito mais desconforto pois coisas piores acontecem...

Débora Débora (03/02/2012 09:41:08)   768 2
Eu entendo como se sente.Senti um misto de ódio e desespero durante as cenas(e confesso que quase tive um orgasmo na hora da vingança).Ponto para os atores,em especial a Rooney Mara pela coragem de fazer uma cena tão forte.É pra não gostar mesmo.Enquanto aquele reality show NOJENTO trata do estupro como uma brincadeira,mero chamariz para aumentar o ibope,o filme veio em boa hora para colocar as coisas no lugar.

Rogue Rogue (03/02/2012 18:26:57)   594 1
Eu também me senti muito desconfortável com essa cena, em ambos os filmes, no sueco e no americano. Mas vibrei com o 'troco' da Lisbeth ao seu agressor. Lisbeth é aquela anti-heroina que faz todo mundo se desesperar de torcer por ela no final...


Renata Renata (02/02/2012 11:12:03)   3 3
Eu gostei muito da versao sueca. Nunca tinha ouvido falar da trilogia...vou procurar os livros. Quando soube que ia rolar uma nova versao, nao me empolguei muito nao...mas lendo as opinioes dos colegas aqui, me fez mudar de ideia.Os filmes do Fincher sao muito bons, com certeza esse tbm sera.


Raul Raul (05/02/2012 00:03:12)   24 -1
Renata, não perca seu tempo vendo a versão do Fincher, a sueca ficou melhor. Uma refilmagem desnecessária. Assisti ontem a versão "made in usa", e quando terminou fiquei com a sensação que já tinha visto aquele filme antes (ficou muito parecido com o sueco, mas é pior).


sem avatar Marcus (31/01/2012 23:00:05)   4 2
Já tinha lido a trilogia, e confesso que algumas mudanças feitas me surpreenderam positivamente. É realmente um filme "Do Caralho", em nenhum momento as 2h30 me deixou entediado. Fincher é uma unanimidade no cinema moderno. Desde Seven ele só faz filmão. No geral as atuações estão muito boa, como disse um brother aqui debaixo, a Rooney realmente incorpora a fragilidade da Salander.
Excelente filme, e mais do que recomendado!



sem avatar Raquel (31/01/2012 22:18:26)   1 0
Não li o livro, aliás, nunca tinha ouvido falar, nem vi o filme sueco, mas achei esse filme muito bom, como todos os filmes do Fincher que já assisti.
Mas acho que eles pecaram um pouco quando não terminaram o filme no ápice da estória, acredito que o final remete a uma continuação, só com a Lisbeth, o que seria foda.
Vou atrás desses livros.


sem avatar Luis (03/02/2012 11:44:48)   0 1
O final é exatamente como no livro e a continuação não é só com a Lisbeth, Mikael e todo o pessoal também fazem parte :D Vale a pena ler, a melhor trilogia que já li!


Débora Débora (31/01/2012 14:50:04)   768 5
Como não li os livros e nem a adaptação sueca,eu não sabia o que esperar do filme.E querem saber?Fiquei fã dessa trilogia,vou ler os livros assim que eu puder.O filme é eletrizante,amei a história.O elenco está maravilhoso.Christopher Plummer me comoveu,Daniel Craig foi uma surpresa ao fazer do Mikael um homem fragilizado diante dos fatos(diferente dos tipos durões que ele costuma fazer).Aliás,que família complicada é essa,meu Deus?Mas quem arrasa pra valer é a Rooney Mara.Não vou fazer comparações com a Noomi Rapace,até porque não vi o filme sueco,mas não dá pra negar que a caracterização dela como Lisbeth é de impressionar!Que garota!Que interpretação!Ela pode ser franzina,mas aquele olhar dela de bicho raivoso é de dar medo!E o David Fincher cada vez mais se confirma como um dos meus diretores favoritos.Arrasou!


Nozy-G Nozy-G (31/01/2012 18:36:34)   33 2
Assim que vc ler os livros vai se apaixonar por Lisbeth ainda mais. E vai ver que, enquanto Noomi Rapace interpretou bem sua versão de Lisbeth, Rooney Mara É Lisbeth, como se a personagem do livro tivesse ganhado vida.
Estou na metade do 2º livro, e se o 2º filme for feito pelo Fincher posso dizer que tem mais sucesso a caminho...

Rogue Rogue (03/02/2012 18:29:56)   594 0
Para mim as duas Lisbeth são interpretadas com maestria pelas duas atrizes. Ainda não me decidi qual das duas é a melhor rsrsrs


Publicidade
sem avatar Diogo (31/01/2012 10:54:17)   3 3
Filmaço!!!
Trilha, fotografia e personagens desconcertantes como o filme. Discordo dos que andam falando que a atuação da Noomi Rapace foi melhor. Onde está a fragilidade da Noomi no filme? E a apatia perante a maioria das situações que caracteriza para muitos uma Lisbeth com problemas mentais? A Lisbeth da Rooney é IGUAL a do livro. Desde o trailer dá para perceber. Quanto ao final, prefiro o final do livro, mas não muda em nada a essência do filme. Foi até uma pequena reviravolta para os que já conheciam a história. Direção competente e merece mais do que estão dizendo por aí. Quanto ao filme parecer filmes de encomenda, putz, o filme é baseado num livro de sucesso mundial, impossível não parecer um filme de encomenda. Mesmo assim, o David conseguiu imprimir seu estilo e fazer um filmaço. Repito. 5 ovos tranquilamente.



Diego Diego (31/01/2012 10:40:00)   -19 1
Adorei o filme NOta 1000000000000


vou ler todos os livros logo !!!!!



giuseppe giuseppe (31/01/2012 00:02:24)   31 3
O filme foi tudo o que eu esperava e mais. Já tinha lido o livro duas vezes, e tinha também visto a versão sueca, da qual eu não gostei.

Ficava imaginando se o Daniel Craig ia ser um bom Mikael e se a Roonei estaria a altura da personagem, se a fotografia ia ser boa e tudo o mais. Se as mudanças em relação ao livro seriam boas e se a violência e a graficidade do livro passariam para a tela.

O Craig está competente como sempre, com seus momentos de brilhantismo, a Roonei surpreende totalmente, com uma atuação corajosa, todo o elenco de apoio está muito bom, a fotografia está fria e impactante, a violência é cruel e realista, as mudanças do roteiro ajudam a história a ficar dinâmica, e achei muito bom terem eliminado a mãe e a irmã da Lisbeth da trama. 3 horas de filme passam e eu quero mais.

Mas a grande surpresa para mim foi a trilha sonora. Inquietante, desagradavel. Complementa com o visual como poucas trilhas conseguem. Como certos ruidos se fundem com a música, como os personagens se usam dela. E put* merd*! Quase morri na parte da Enya.

Nota 9,5! Mas sendo um filme do Fincher já era de se esperar.



Marcus Santana Marcus Santana (30/01/2012 17:21:41)   3195 3
O longa concorre em 5 categorias:

Melhor atriz(Rooney Mara);melhor montagem;melhor fotografia;melhor edicao e melhor mixagem de som!

Excluiram os de melhor filme e melhor diretor segundo uma reportagem da Leitura Digital da Rede Tv por que ja havia concorrido de melhor diretor e melhor filme ano passado com A Rede Socail do mesmo David Fincher!

Se concorresse iria ganhar esse ano,e quarta-feria vou assisti-lo de novo de tao bom que e!




sem avatar Victor (30/01/2012 14:34:05)   114 3
Assisti o filme ontem e achei excelente. O Fincher conseguiu adaptar muito bem o livro, apesar de algumas sutis alterações q não influenciam diretamente o trancorrer do roteiro.
Espero q ele retorne para os outros dois livros, pois tem um material muito bom para ser explorado ali.
Essa crítica do Hessel não está boa, ele interpretou vários aspectos de forma errado, tanto q na entrevista concedida pelo David Fincher para ele, o Fincher negou categorigamente esse pontos observados pelo Hessel.
Recomento o filme e dou cinco ovos fácil!



Renato Renato (30/01/2012 01:10:39)   3 3
5 estrelas facinho. Mas o Hessel contou o final de novo... kkk
Nossa... Tem outra coisa, o filme é longo viu... Quase umas 3 hras, praticamente.
MAS É ÓTIMO.



Nozy-G Nozy-G (29/01/2012 22:45:56)   33 4
Eu ainda não consigo acreditar que alguém acha o filme sueco mais fiel ao livro que a versão do Fincher. Pra achar isso só se não leu, ou se leu, não entendeu patavinas. Daniel Craig encarnou perfeitamente o Mikael descrito por Larson, diferente do palerma do Michael Nyqvist, que passa o filme todo com cara de bocaberta. E onde está a filha de Mikael no filme sueco? Ela tem um papel importante na solução do mistério da trama. Como a Lisbeth logo se encanta com Mikael sem nem o conhecer, logo ela que possui um histórico tão traumático de relacionamentos com o sexo oposto? E o mais importante: como Mikael aceita tentar resolver o caso Harriet só porque se trata de sua babazinha querida? O que leva Mikael a aceitá-lo é a promessa de Henrik Vanger de entregar Wennerstrom em uma bandeja para se vingar!
Só nomeei algumas coias que não estão no filme sueco e ESTÃO no filme americano! Como ele é mais fiel? Fidelidade de onde?

Fui ver o filme ontem e achei ótimo! O clima está perfeito, esse sim é um thriller e não um dramalhão que chega a dar sono. Rooney Mara é mais fiel a Lisbeth original e, na minha opinião, deixou Noomi Rapace comendo poeira (até pq Noomi tava meio passada de idade para viver Lisbeth, ou os leitores não se lembram que em Hedestad Mikael chega a ser visto com maus olhos por acharem que estava andando com uma menor de idade?).
Fiquei bobo com a introdução, perfeita!
O tom sombrio combina e, em muitas partes, tive a mesma sensação claustrofóbica de quando li o livro.
Esse vou comprar o Bluray, e dos outros quando virem.
E que venham as continuações (com o Fincher na direção, pelamordeDeus!!!).


sem avatar Luis (30/01/2012 21:22:23)   0 -1
"Como a Lisbeth logo se encanta com Mikael sem nem o conhecer, logo ela que possui um histórico tão traumático de relacionamentos com o sexo oposto?"
------------------

Cara, no livro é assim... Ela começa a ajudá-lo antes de ele pedir. Ela começa a enviar algumas coisas para ele até que ele descobre e tal (:

Nozy-G Nozy-G (30/01/2012 22:38:22)   33 1
Não é mesmo Luis. Ela fica intrigada com o caso Wennerstrom e decidi investigar o magnata por conta própria, mas não manda nada pro Mikael não, tenho certeza. Até ele falar com o Frode dizendo que precisa de um pesquisador profissional ele nem sabe que Lisbeth existe. Vc está bastante enganado.

Nozy-G Nozy-G (30/01/2012 22:42:56)   33 0
Aconselho a ler de novo com um pouco mais de atenção...

sem avatar Fernanda (02/02/2012 08:28:38)   2 1
Nossa, finalmente alguém que também achou o Nyqvist um pateta!!
Também acho a versao do Fincher muitíssimo mais fiel. Tudo que vc citou, e ainda no livro o relacionamento do Mikael com a Erika é importante, mas na versao sueca esse relacionamento é apenas sugerido, se muito!
Por que será que o Fincher optou por nao colocar o Blomkvist na cadeia??
Só nao acho que a Rooney deixou a Noomi comendo poeira... a interpretaçao da Noomi também é ótima, demais! mas ela definitivamente nao se parece com a Lisbeth que eu tinha na minha mente, muito menos com a do livro, que é pequena, parecendo uma menina denustrida. A Noomi está toda musculosa no filme! :O

Victor Victor (03/02/2012 01:20:30)   26 -1
A interpretação da Noomi Rapace pode até ser boa, mas realmente a aparência dela não se encaixa em NADA com a descrita pelo Stieg Larsson. A Lisbeth é descrita como uma mulher com a aparência de uma garota de uns 14 anos, quase anoréxica e muito baixa, a Rooney Mara está muito mais próxima dessa descrição.

sem avatar Luis (03/02/2012 11:47:46)   0 0
Nozy-G, realmente, eu fui dar uma conferida no livro e é isso mesmo, valeu :D

sem avatar ulisses (05/02/2012 18:02:21)   -5 -1
O filme de Fincher colocou algumas coisas que ficaram de fora do filme sueco, mas tem muita coisa que tem no livro e no filme original que não estão no remake. Fincher copiou várias cenas do outro filme e ainda manteve várias das mudanças que foram feitas no sueco em relação ao livro. E sim, este filme é mais um remake do que nova adaptação do livro e sim, o filme sueco é muito melhor!


sem avatar Lays (29/01/2012 22:23:19)   7 7
não é REMAKE, é READAPTAÇÃO! por que nem os próprios editores de site e críticos entendem isso? REMAKE é inspirado na obra anterior, esse é inspirado no LIVRO, é outra versão cinematográfica do LIVRO.


Nozy-G Nozy-G (29/01/2012 22:47:00)   33 1
Aeeee, corretíssimo! ganhou meu "certinho"!!! rsrsrsrs

Victor Victor (03/02/2012 01:12:05)   26 0
Exatamente. O próprio Fincher disse numa entrevista que o filme dele é uma adaptação do material do livro, e não um remake do filme sueco.


Letícia Letícia (29/01/2012 19:21:48)   -2 -2
Bom, eu fui assistir ao filme ontem, dia 28/01. Achei interessante, mas ainda sim sai do cinema decepcionada. Primeiro porque o trailer causou impacto mas o filme em si, não. Segundo porque alteraram partes.
Por mais que um filme não possa seguir à risca um livro, não é de melhor escolha alterar o final, como fora feito na versão hollywoodiana. Dentre as duas versões, ainda prefiro a sueca, foi mais fiel ao livro, como deveria ser e a atuação da Noomi Rapace foi mais 'natural', ela dominou melhor a personagem.


Nozy-G Nozy-G (29/01/2012 22:49:52)   33 2
A versão sueca alterou as características de todos os personagens, excluindo alguns muito importantes, que o filme americano não faz. A questão do final é menos que 10% do todo, não influencia a história principal. A versão sueca não é mais fiel que a americana nem aqui, nem na china e nem na suécia...

sem avatar Joe (30/01/2012 17:36:18)   -9 1
P***A!
A versão sueca tá bastante fiél, mas o diretor não soube aproveitar as cenas. A cena que Lisbeth bate com o taco no Martin Vanger é pica narrada pelo livro, já no filme( SUECO) é um lixo de simples, na versão de Hollywood é bem mais interessante pq ficou idêntico o enforcamento do Mikael. Sem contar que o final do filme americano é idêntico ao fiunal do livro: Lisbeth jogando a Jaqueta Elvis no lixo, por causa da rejeição do Blomkvist. No sueco, termina ela o Blomkvist publicando a matéria sobreo Wennerströn... além de um monte de outros detalhes que tornaram o filme de David Fincher ZILHÕES de vezes melhor.

A únika coisa que o filme Sueco teve de melhor foi Lisbeth Salander (Naomi Rapace). Rooney Mara foi ÓTIMA, PERFEITA, MARAVILHOSA, mas é Naomi que encorporou Lisbeth Salander de verdade.

Nozy-G Nozy-G (30/01/2012 18:06:17)   33 2
Amigo Joe, tudo bem vc preferir a Rapace, respeito sua opinião, mas o nome dela é
Noomi e não Naomi, ok?

flw!


sem avatar lucas (29/01/2012 17:25:17)   4 3
Achei sim o filme em si muito melhor que o original. Muitos tavam dizendo que a atuação de Rooney é melhor do que a da Noomi, não achei a Noomi Rapace está muito melhor que a Rooney e merecia mais uma indicação ao oscar do que ela... Gostei muito da atuação Daniel Craig e Christopher Plummer e tbm da fotografia e da trilha sonora... E Deve admitir que o Davis Fincher é o meu diretor favorito e só faz filme maravilhosos...



Publicidade

Omeletop : cinema

None