Cena de Gremlins: Segredos dos Mogwai (Reprodução)

Créditos da imagem: Cena de Gremlins: Segredos dos Mogwai (Reprodução)

Séries e TV

Entrevista

Gremlins | Série foca em personagens asiáticos: “No original, eram estereótipos”

Ming-Na Wen e Tze Chun falam de representatividade na série da HBO Max

Omelete
3 min de leitura
26.05.2023, às 06H00.
Atualizada em 28.02.2024, ÀS 00H45

A atriz Ming-Na Wen, que empresta sua voz a Fong Wing em Gremlins: Segredos dos Mogwai, é a primeira a admitir que os filmes originais da franquia não davam muita nuance aos personagens asiáticos da trama. Ou melhor, personagem, no singular. 

Mr. Wing, vivido por Keye Luke, era uma espécie de estereótipo”, na avaliação da própria Ming-Na - só mais um senhorzinho asiático usado como fonte de sabedoria e treinamento pelos jovens protagonistas brancos. Ele demonstrava muita dignidade, mas era um personagem muito misterioso, que não era desenvolvido de nenhuma forma”, diz a atriz.

Por isso mesmo que a premissa de Segredos dos Mogwai a atraiu imediatamente: retornando à China dos anos 1920, a série animada acompanha um jovem Sam Wing (voz de Izaac Wang) em seus primeiros encontros com Gizmo e os outros monstrinhos derivados da mitologia chinesa que conhecemos nos filmes originais.

Que fantástico pensar que, todos esses anos depois, eles finalmente querem ir mais fundo com esse personagem. Me pareceu uma grande ideia, e ainda me convidaram para interpretar a mãe dele! Foi isso que me fisgou”, diz ela, sublinhando a oportunidade de encarnar uma personagem que nunca vimos antes.

Criador e showrunner de Segredos dos Mogwai, Tze Chun assina embaixo da avaliação de sua estrela. “Até alguns anos atrás, mesmo se tivéssemos personagens e atores asiáticos na frente das câmeras, certamente não teríamos pessoas asiáticas trabalhando nos bastidores. Eu me sinto muito grato de viver em uma era em que as duas coisas são possíveis”, comenta.

O curioso é que, quando pesquisamos criaturas do folclore chinês para integrar a nossa trama, percebemos que muitas delas eram bem parecidas com os mogwai. Normalmente há algumas regras sobre como lidar com elas, e elas podem ser tão engraçadas quanto aterrorizantes ou bizarras. Essa combinação funcionou muito bem”, completa.

O produtor Brendan Hay adiciona: “Eu simplesmente acho que uma série de TV com especificidade cultural é uma série melhor. As melhores histórias são as mais específicas, porque os detalhes que você inclui vão fazendo a produção toda tomar vida.

Cena de Gremlins: Segredos dos Mogwai (Reprodução)
Cena de Gremlins: Segredos dos Mogwai (Reprodução)

Esse equilíbrio entre especificidade e universalidade parece ter guiado muito de Segredos dos Mogwai - e segue sendo um ajuste fino com o qual profissionais não-brancos de Hollywood precisam se confrontar, em algum momento de suas carreiras.

Quando eu era mais nova, só aceitava papéis que não pareciam escritos especificamente para atores asiáticos. Eu queria que meus personagens fossem universais, de certa forma... Que eles fossem só personagens, que não lidavam com questões de etnia”, conta Ming-Na Wen. “E eu tive sorte, acabei conseguindo ganhar muitos personagens desse tipo, mas quando envelheci e tive filhos passei a entender o valor de representar a cultura chinesa de forma mais específica nos roteiros.

Hoje, a atriz acredita que o importante não é ser universal, mas sim “acessível”. Ela cita O Clube da Felicidade e da Sorte (1993) e Mulan (1997), clássicos de sua própria filmografia, como exemplos do que busca nos roteiros que recebe.

Todo mundo tem uma família, todo mundo tem um desejo de descobrir aquilo que é capaz de fazer, e às vezes você precisa passar por situações perigosas e arriscadas para descobrir sua coragem, seu intelecto, seus sentimentos”, comenta. “É isso que valorizo hoje em dia, porque esses temas aproximam as pessoas.

Os dois primeiros episódios de Gremlins: Segredos dos Mogwai já estão disponíveis na HBO Max. O restante da temporada será lançado semanalmente, sempre às terças-feiras.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.