Cena de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (Reprodução)

Créditos da imagem: Cena de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Novo Jogos Vorazes tem Capital bem diferente: “É como a Berlim pós-2ª Guerra”

“Os fãs mal vão reconhecer a Panem que mostramos nesse filme”, diz produtora

Omelete
2 min de leitura
13.11.2023, às 12H00.

Prepare-se para encontrar uma Capital despida de (quase) todo o luxo e excentricidade que a tornou um cenário inesquecível na franquia Jogos Vorazes. Como a produtora Nina Jacobson avisou em entrevista ao Omelete, os fãs não vão reconhecer muita coisa da cidade em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, novo spin-off da saga.

Nossa primeira cena é um flashback para a Capital na época da guerra, um período ao qual nos referimos muito nos filmes anteriores, mas que nunca vimos em tela antes”, explica ela. “A ideia é que finalmente possamos sentir os efeitos da guerra na própria geografia da Capital, que se torna uma paisagem cicatrizada, deformada. E mesmo durante a nossa história principal, dez anos depois, a cidade ainda está em processo de reconstrução.

Para conceber a Capital dessas décadas sombrias, o diretor Francis Lawrence foi buscar inspiração em outra cidade que já viu a destruição da guerra: Berlim, onde a maior parte de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes acabou sendo filmada.

A nossa inspiração para o visual da Capital foi a cidade de Berlim logo depois da Segunda Guerra Mundial”, diz ele, creditando o designer de produção Uli Hanisch por dar vida a essa visão. “Queríamos retratar como era a vida em uma dessas cidades em recuperação. Filmar em Berlim ajudou muito a visualizar como seria a arquitetura clássica da Capital em um período no qual ela ainda estava sendo idealizada.

A Capital em Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (Reprodução)
A Capital em Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (Reprodução)

Na prática, isso significa que os “prédios fascistas gigantescos” - na definição de Jacobson - que vimos na quadrilogia Jogos Vorazes ainda são meros sonhos rabiscados no papel na era retratada por A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Fachadas semidestruídas, estátuas em construção e ruas mal pavimentadas, com apenas um indício da majestade opulenta que viria a surgir décadas depois, marcam o novo filme.

Era importante para nós que uma coisa ficasse clara: aquela fachada brilhante que vimos na Capital dos filmes originais demorou muito para ser construída”, aponta Jacobson. “Esta é a nossa versão de um filme de época, basicamente.

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes chega aos cinemas em 16 de novembro.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.