Música

Artigo

Conheça o Allianz Parque, a nova arena de grandes shows

O Omelete entrou no novíssimo estádio paulistano e conta o que o público pode esperar para os próximos grandes eventos na cidade

25.11.2014, às 17H11.
Atualizada em 31.03.2017, ÀS 18H22

O ex-beatle Paul McCartney retorna à cidade de São Paulo em sua 15ª visita ao país, já tendo passado com a sua turnê Out There! com shows no Espírito Santo e em Brasília. Para receber um dos maiores astros da música, foi escolhida a mais nova arena multiuso da capital, a Allianz Parque.

Com uma estrutura concebida para receber desde jogos de futebol até mega shows, concertos e eventos corporativos, o Allianz Parque, nome do reformado Estádio Palestra Itália, localizado na Avenida Franciso Matarazzo entre os bairros de Perdizes e Água Branca, foi inaugurado no dia 20 de novembro com o jogo entre Palmeiras e Sport. E o seu primeiro grande evento, programado para receber um público de 48 mil pessoas, ocorre nos dias 25 e 26 com as apresentações do cantor britânico.

Uma área com cerca de 1800m² foi designada para dar liberdade aos músicos, com backstage e vestiário privilegiados para garantir o conforto da banda e equipe de produção. O local contém três entradas laterais para facilitar o acesso de caminhões que auxiliam na montagem do espetáculo, para garantir a ausência de problemas de espaço e comodação. Essas entradas também servem como acesso de pedestres que compraram ingresso para ficar na parte de pista e pista premium.

Allianz Parque vista aérea

A proximidade das estações de metrô (Barra Funda), uma estação de trem (Água Branca) e várias linhas de ônibus atrativos para quem não possui automóvel ou gostaria de evitar o trânsito. A arena dispõe, ainda, de estacionamento para até dois mil carros, sem contar ainda os espaços reservados para estacionar nos Shoppings Bourbon e West Plaza, localizados ao lado, o que totaliza um total de 4.800 vagas.

Gramado Allianz Parque

Segundo Rogério Dezembro, Diretor de Novos Negócios da WTorre, responsável pela reforma, os administradores mantém contato frequente com a prefeitura de São Paulo e Metrô sobre os horários de funcionamento em dias de shows. "Este diálogo é importante. Nós mantemos conversas frequente para que metrôs e ônibus ao redor possam ficar mais tempo em funcionamento, para garantir o conforto do nosso público na hora de retornar para casa". Um bicicletário também ficará a disposição do público para quem escolher ir para os eventos de bicicleta. Durante o show de Paul McCartney, porém, o metrô ficará aberto somente até a meia-noite.

O Allianz Parque contém 43 mil lugares sentados e cobertos, além de camarotes que comportam mais de três mil pessoas. Para receber concertos, uma cortina cairá por trás das extremidades do campo, servindo como um anfiteatro para cerca de 12 mil pessoas, o que não atrapalha o gramado reservado para jogos de futebol. Nos casos destes concertos e mega-shows, a arena possui uma cobertura com mais de 23 mil quadrados e projetada sobre 100% dos assentos.

Configuração para shows do Allianz Parque

Um dos principais diferenciais é a sua função termoacústica, que concede temperaturas agradáveis ao público e impedirá que os moradores da região se incomodem com os sons produzidos durante os espetáculos. Para garantir a redução dos ruídos na área externa, graves e agudos, a cobertura é composta com três camadas principais: telha inferior de aço galvanizado, que absorve o som; uma camada inferior de lã de rocha, que será responsável pela função termoacústica, e a utilização de telha em aço galvanizado zipado, que garante a vedação completa contra água.

Até mesmo os fãs mais fervorosos que costumam dormir em filas para garantir suas entradas antecipadas foram lembrados na reforma. "Temos um espaço coberto entre as passarelas de entrada ao estádio que podem garantir um conforto maior para quem quiser dormir na fila. Em algumas situações, os fãs não precisarão mais dormir na rua. Claro, se houver colaboração de todas as partes", garantiu Rogério. Ao final dos espetáculos, um funcionário informará via som e telões, os dois maiores de uso interno do Brasil, segundo a construtora, sobre os horários de encerramentos dos transportes públicos.

Um dos mapas para shows no Allianz Parque

A WTorre também implantou e revitalizou faixas de pedestres e placas no entorno do estádio, incluindo dispositivos de sinalização, placas com rotas alternativas e sinalização temporária para dias de jogos e eventos. Para quem prefere buscar informações via celular, 500 antenas de Wi-Fi foram implantadas para uso total do público.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.