Música

Notícia

Iron Maiden no Rock in Rio 2013

Grupo causa histeria ao tocar seus maiores sucessos e reafirma supremacia em seu terceiro Rock in Rio

Omelete
4 min de leitura
23.09.2013, às 16H21.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45

Iron Maiden subiu ao Palco Mundo, para encerrar o Rock in Rio 2013, com "Moonchild", de 1988, single do álbum Seventh Son of A Seventh Son no qual a turnê atual da banda se baseia. O som vindo da plateia era ensurdecedor. O vocalista, Bruce Dickinson, pegou carona na câmera da transmissão, posta sobre um trilho e passeou pela beira do palco para depois dançar com o pedestal do microfone, fazendo a alegria do público.

iron-maiden

None

Em seguida, tocaram "The Prisoner" e "Two Minutes to Midnight", tornando a histeria absoluta na Cidade do Rock. A atuação do grupo justificava a reação, quase não se via brechas próximo ao palco, o local ficou lotado. Dickinson cantou sobre duas caixas demonstrando uma atitude tremenda. Os guitarristas Adrian Smith e Dave Murray faziam seus papéis de forma arrasadora, enquanto Dickinson corria de um lado a outro do palco. Neste momento, Eddie, mascote da banda, surgiu pela primeira vez no show, no telão atrás do grupo.

"Grite para mim, Brasil!", pedia Dickinson, que provocava: "vocês podem fazer melhor que isso", conseguindo gritos ainda mais altos. O coro de "Maiden, Maiden", ecoava forte no local quando Bruce resolveu puxar papo em português: "tudo bem, Brasil? Obrigado!". O britânico também resolveu fazer piada com as palavras que sabe em português: "caipirinha, cachaça, samba...", dizia ele aleatoriamente antes de emendar outra frase, desta vez em inglês: "como vocês estão? Tiveram uma boa semana? O mundo todo está assistindo vocês agora na TV".

Este é o terceiro Rock in Rio da banda, que se apresentou na primeira edição do festival, em 1985, abrindo para o Queen; em 2001, na terceira edição, foi uma das bandas principais. "Afraid to Shoot Strangers" foi apresentada por Bruce, em tom de pesar, comentando que a música tinha tudo a ver com as notícias recentes do mundo. O público cantou junto cada faixa, sempre entoando o já conhecido "Olê, olê, olê, olê, Maiden, Maiden", durante os intervalos.

No momento em que começariam "The Trooper", Bruce vestiu seu tradicional uniforme de soldado e com uma bandeira do Reino Unido nas mãos deu início à canção. Em "The Number of The Beast", a comoção do público foi gigantesca. A locução antes da música foi acompanhada pelos fãs que anteciparam o coro de "six, six, six" (seis, seis, seis). A faixa teve labaredas e uma enxurrada de cores e luzes no palco, formando um cenário ainda mais impressionante. Logo em seguida, veio o anúncio de "The Phantom of the Opera", com um show de interpretação.

"Run to The Hills" foi ovacionada e teve Eddie surgindo ao vivo no palco, interagindo com a banda. "Wasted Years" causou uma recepção semelhante da plateia e "Seventh Son of A Seventh son" trouxe mais uma versão de Eddie ao telão. O instrumental roubou a cena por alguns minutos e recebeu aprovação da plateia. A apresentação solo de Steve Harris foi uma das mais aplaudidas.

Na sequência veio "The Clairvoyant", com uma nova carona do vocalista sobre a câmera do palco. "Are you still having a good time, Rio?", perguntava Bruce, que iniciava a famosíssima "Fear of the Dark", sucesso de 1992. Logo nos primeiros acordes o hit levantou o público, que cantou junto e se surpreendeu com o improviso do líder da banda que criou o "Rock in Rio in the Dark". O Maiden então puxou a música que leva o nome da banda, e a pedidos do vocalista de: "grite para mim, Rio", incendiou o povo.

O Iron Maiden se despediu, saiu do palco, mas diante do insistente pedido do público voltou para o bis. Enquanto imagens no telão eram exibidas ao som do discurso de Winston Churchill, o grupo se prepara para soltar uma trinca de sucessos: "Aces High", "Evil That Men Do" e "Running Free". Eles ainda arrumaram tempo para fazer uma brincadeira: "a cerveja aqui é tão ruim que tive que trazer a minha", disse pegando uma gelada da marca lançada pela banda. E encerrou o Rock in Rio com uma promessa: "esta é a terceira vez no Rio, mas não será a última, prometo". De fato, o grupo deixou o palco com a certeza de ter marcado na história do festival uma das mais memoráveis apresentações de 2013.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.