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Sugestões dos chefs: <i>Substance - 1987</i>

Sugestões dos chefs: <i>Substance - 1987</i>

25.03.2004, às 00H00.
Atualizada em 06.01.2017, ÀS 10H10

Substance - 1987 - New Order

Lançamento: 01/08/1987



Produtor: New Order, Arthur Baker e Michael Johnson



New Order:



Bernard Summer - vocal, guitarra, teclados
Peter Hook - baixo
Stephen Morris - bateria
Gillian Gilbert - teclados e guitarra


Disco 1

"Ceremony"
"Everything´s Gone Green"
"Temptation"
"Blue Monday"
"Confusion"
"Thieves Like Us"
"Perfect Kiss"
"Subculture"
"Shellshock"
"State of the Nation"
"Bizarre Love Triangle"
"True Faith"












Disco 2



"In a Lonely Place"
"Procession"
"Mesh"
"Hurt"
"The Beach"
"Confusion Instrumental"
"Lonesome Tonight"
"Murder"
"Thieves Like Us Instrumental"
"Kiss of Death"
"Shame of the Nation"
"1963"










Lançado pela gravadora Factory Records.


Joy Division


New Order


Bernard Summer

No final dos anos 80 e início dos 90, a cidade inglesa de Manchester foi o grande foco musical do Reino Unido e do mundo.

Esse período foi mais conhecido por Madchester e sua música era uma combinação de indie rock, psicodelismo e dance music. Nessa época surgiram grandes bandas, reconhecidas internacionalmente, como The Smiths, Happy Mondays, The Stone Roses, The Charlatans, The Inspiral Carpets e New Order. Sendo este último um dos grandes destaques da cena musical criada por ali.

Depois que o vocalista do Joy Division, Ian Curtis, cometeu suicídio em maio de 1980, os três membros remanescentes do grupo continuaram na ativa sob o nome New Order. Bernard Summer ficou com os vocais e guitarra, Peter Hook no baixo e Stephen Morris na bateria. Logo mais, a namorada de Morris, Gillian Gilbert, seria recrutada para assumir os teclados. Ainda naquele ano eles lançaram seu álbum de estréia, Movement, juntamente com o single "Ceremony". Em 1981 eles estavam no Top 40 do Reino Unido, mas o legado do Joy Division ainda pesava nos ombros da banda. A linha de baixo de Hook e a bateria incessante de Morris eram a marca registrada do antigo grupo e Summer soava nos vocais como uma paródia de Curtis.

Em 1983, a banda começou a explorar novas tecnologias em sua música e a flertar com o acid house. A imersão na cultura dance, os experimentalismos com os aparatos eletrônicos junto com os elementos marcantes vindos do Joy Division (o baixo e a bateria) e com Bernard Summer encontrando seu estilo de cantar e compor letras, eles descobriram sua identidade.

Ao misturar todos esses elementos, o New Order foi o precursor do electropop e nos presenteou com canções ótimas e estilo inovadores como "Temptation", "Blue Monday", "Bizarre Love Triangle" e "True Faith".

O disco Substance

Bom, feita a apresentação, vamos ao disco em questão, que na verdade é duplo e contém singles e lados-B lançados entre 1980 e 1987. "Ah, nada mais é que uma compilação, um The Best of, não é um disco de verdade?". Sim e não. A questão é, o New Order nunca foi uma grande banda criadora de álbuns, mas uma extraordinária banda de singles.

Substance é um exemplo brilhante de como grupo verdadeiramente bom pode evoluir num curto espaço de tempo e como quatro músicos puderam moldar e definir todo um novo movimento musical.

O disco começa com "Ceremony" (1981), uma canção inédita do Joy Division e que remete ao início da carreira promissora, porém cautelosa da banda. Eles ainda soavam como seu antigo grupo com a única diferença de que a voz ouvida é a de Summer e não a de Curtis. As comparações foram a maior fonte de aborrecimento do New Order naquela época.

Em "Temptation" (1982) é possível notar o vocalista Bernard Summer mais confiante e dá pra perceber também que o som do grupo já tem seu estilo definido. Uma simples canção de três acordes e que utiliza a repetição de batidas e letras, causando um efeito hipnótico e o baixo conduzindo a melodia. Pronto! Aí está a marca registrada do New Order. Você tem um clássico da dance music pós era disco.

"Blue Monday" (1983) inicia o período de flerte com os aparatos eletrônicos. Basta ouvir as batidas iniciais da música, muito rápida, mecânica e calculada. A era da bateria programada. E não é só isso, os efeitos na voz, dos teclados e sintetizadores eram completamente inovadores na época. Quando a canção foi lançada, não havia nada parecido com ela antes. Obviamente ela causou um tremendo estranhamento, admiração e repulsa.

O que se segue no disco são faixas que representam o processo evolutivo da banda, pontos altos que vão além de "Blue Monday", como a romântica "Thieves Like Us" (1984), que já foi tema de filmes adolescentes dos anos 80; o hard-beat misturado com batidas tribais em "Perfect Kiss" (1985); o electro-hip-hop de "Confusion" (1983).

"Bizarre Love Triangle" (1986), que você já deve ter ouvido na versão fofinha do Frente!, é puro electro-pop, melodia agradável e letra que gruda na cabeça (Every time I see you fallin´ /I get down on my knees and pray...) e jogue a primeira pedra quem não cantarolou a música facilmente depois de ouvi-la.

"True Faith" (1987) já dá pistas de como será o som do New Order no futuro. É sofisticado, mais limpo, mas que ainda guarda sua marca registrada.

Além dos singles, o disco 2 está repleto de lados-B com remixes, experimentações e versões instrumentais, que vale a pena ser ouvido para se ter uma idéia de como as versões finais foram construídas a partir dos instrumentais.

Substance - 1987 está acima de qualquer compilação e vale a pena ter na coleção. E se você não tem nenhum disco do New Order, que esse seja o seu escolhido.

Leia

  • "New Order & Joy Division: Pleasures And Wayward Distractions", de Brian Edge
  • "New Order & Joy Division: Dreams Never End", de Claude Flowers

Assista

Ouça

Movement, Power, Corruption&Lies (1982), Brotherhood, Technique, Low Life, Republic, The Best Of, Get Ready, BBC Radio Live in Concert, New Order & Joy Division - Before and After: BBC Sessions

Trilhas sonoras

Psicopata Americano, Blade, The Wedding Singer, Trainspotting, Threesome, A garota de rosa shocking, Something Wild

Projetos Paralelos

Electronic (Bernard Summer e Johnny Marr), Other Two (Morris and Gillian), Monaco (Peter Hook)

Influências

Joy Division, cultura dance/house music, Kraftwerk

Influenciados

Toda música eletrônica produzida depois do surgimento da banda. Ex: Depeche Mode, Soft Cell, Duran Duran, Information Society...

Mais sugestões dos chefs:

London Calling
Paranoid - Black Sabbath

Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band - The Beatles

Pet Sounds - The Beach Boys

Revolver
- The Beatles
Parklife - Blur
Dois -
Legião Urbana
Never mind the bollocks (here´s the Sex Pistols)
- Sex Pistols


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